Gatos

Conheça algumas raças de gatos pequenos: felinos fofos e dóceis!

Existem algumas raças de gato com estatura tão pequena que aparentam ser gatos que nunca crescem! Além de fofos, eles podem ser brincalhões, companheiros e muito dóceis. Veja alguns dos menores gatos do mundo!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 10/08/2022

Descubra quais são os menores gatos do mundo e suas características!

Conheça algumas raças de gatos que não crescem! Fonte: AdobeStock.
Conheça algumas raças de gatos que não crescem! Fonte: AdobeStock.

Se você gosta de gatos, com certeza é daqueles que suspira de fofura ao encontrar um filhote. Afinal, quem é que resiste a um gatinho? Mas, você sabia que existem algumas raças de gatos pequenos que nunca crescem?

Isso mesmo! Existem alguns gatos de porte pequeno que permanecem com peso e altura bem menores do que as raças mais comuns. Nesse sentido, sua estatura chama a atenção dos amantes de animais.

As 15 raças de gatos mais carinhosas

Nem sempre os gatos gostam de contato com os seus donos, não é mesmo? Porém, você sabe quais são as 15 raças de gatos mais carinhosas que existem? Conheça!

Existem algumas raças de gatos pequenos com pernas mais curtas, e outros que são apenas menores e mais magros. No entanto, a maioria deles são raças específicas que você pode adquirir de um criador.

Quer saber mais sobre as raças, suas origens e as principais características? Então continue a leitura e confira um conteúdo exclusivo para conhecer os menores gatos do mundo e escolha o seu!

Anúncios

O que é um gato anão?

Afinal, quais as características de um gato com nanismo? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quais as características de um gato com nanismo? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, existem algumas raças de gatos que não são apenas menores. Nesse sentido, eles possuem patas mais curtas, dando a impressão de que são gatos anões. Na verdade, essa é uma alteração genética.

Ou seja, embora existam raças onde o gene que causa o nanismo é passado propositalmente para as próximas gerações, alguns gatos podem apresentar essa mutação naturalmente.

De acordo com veterinários especialistas, a mutação causa uma espécie de má formação que afeta a cartilagem do corpo. O resultado são patas mais curtas, muito embora o corpo continue com um tamanho normal.

Ademais, vale lembrar que as raças de gatos pequenos não necessariamente apresentam o nanismo. Algumas são apenas de gatos com patas proporcionais, mas de peso e altura menores do que o comum.

Gato branco sendo examinado por veterinário

Primeira visita do gato ao veterinário

Se você é um tutor de primeira viagem, ou mesmo tendo mais de um animal de estimação, é importante entender o que fazer na primeira visita do gato ao veterinário.

Conheça as menores raças de gato do mundo: veja 5 gatos que nunca crescem!

Então, confira algumas raças pequenas! Fonte: AdobeStock.
Então, confira algumas raças pequenas! Fonte: AdobeStock.

Um dos animais mais populares e fofos para se ter como companheiro em casa, o gato possui tantas variedades de raça quanto o cachorro. Entretanto, uma das mais desejadas entre tutores são aqueles que ficam pequenos para sempre.

Pois bem, estamos falando das raças de gatos pequenos, com estatura miniatura. Então, se você também morre de amores por animais de estimação pequeninos, veja a seguir algumas das menores raças do mundo!

Anúncios

Gato Munchkin

Um dos gatos mais populares da nossa lista, o Munchkin é uma das raças que possui pernas mais curtas. Ou seja, esse pode ser um bom exemplo de gato anão, o que significa que ele não pode pular ou correr demais.

Embora tenha algumas limitações quando se trata de exercícios físicos, essa é uma raça com personalidade encantadora! Nesse sentido, se você mora em apartamento, o Munchkin é o gato perfeito para você.

Ademais, esse felino pode chegar a 15 centímetros de altura e pesa entre 3 e 4 quilos. Além de um gato pequeno e fofo, ele também é bastante carinhoso, companheiro e gosta de ficar próximo aos seus tutores.

Gato anão: conheça a raça Munchkin

O Munchkin é uma raça doméstica de gato anão. Possui pernas curtas devido à uma mutação genética natural e se parece com um gato em miniatura.

Gato Korat

Se você gosta de gatos com pelagem exótica, então precisa conhecer a raça de gato Korat. Com lindos pelos de tom cinza azulado, esse felino de origem tailandesa também é um dos menores do mundo.

Nesse sentido, o Korat pode chegar a medir até 25 centímetros de altura e não pesa mais do que 4 quilos apenas! No entanto, suas patas tem tamanho proporcional ao seu corpo e esse bichano tem uma aparência bastante esbelta.

Além de ser muito bonito, o Korat tem personalidade tranquila e gosta de companhia. Mas se você decidir adquirir um filhote dessa raça, prepare-se para uma longa jornada. Afinal, ele tem expectativa de vida de mais de 20 anos!

Filhote de Korat

Gato Korat: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Korat é uma raça com pelos cinzas bastante característicos. Além disso, são carinhosos e gostam de estar perto do seu tutor a todo o momento.

Gato Minskin

Mais uma raça de aparência exótica, o gato Minskin é uma mistura de vários outros gatos. Nesse sentido, a raça surgiu pela mistura do Munchkin, Sphynx, Birmanês e Devon Rex, resultando nesse felino peculiar.

Primeiramente, além de suas pernas mais curtas, outra característica que chama a atenção no Minskin são seus pelos. Aliás, há quem o confunda com o Sphynx! No entanto, esse felino não possui ausência de pelagem e sim uma camada bastante fina de pelos.

Ademais, essa também é uma das raças de gatos pequenos que encanta com sua personalidade. O Minskin é um animal dócil, brincalhão e muito inteligente. Um exemplar adulto não deve passar de 20 centímetros de altura.

Siamês

Talvez a raça de gato mais famosa no Brasil, o Siamês também é um dos menores do mundo. Isso porque esse felino tem estatura menor e um corpo esbelto e proporcional. Sua altura não deve ultrapassar os 25 centímetros.

Além disso, esse gato também não costuma pesar mais do que 4 quilos, possuindo um corpo magro e ágil. Aliás, seu físico condiz com sua personalidade, já que o Siamês é bastante brincalhão!

Se você tem crianças em casa, essa raça pode ser ideal já que ele gosta da companhia dos pequenos e costuma ter muita paciência e energia. Além de uma personalidade cativante, sua pelagem característica também chama a atenção.

Gato siamês: saiba tudo sobre essa raça!

O gato siamês é comum no Brasil e no mundo todo. Conheça hoje essa raça encantadora de felinos que esbanja energia e beleza!

Gato Singapura

Por fim, temos a raça de gato considerada a menor do mundo, o gato Singapura! Entretanto, esse felino não possui as patas mais curtas e portanto não é um gato anão. Ele é apenas um gato com estatura menor.

Nesse sentido, o Singapura pode medir até 22 centímetro de altura e seu peso varia entre 2 e 4 quilos apenas. Ou seja, é uma daquelas raças de gatos pequenos que não cresce nunca e mantém a aparência de filhote!

Além de uma pelagem sépia bastante exótica e olhos grandes e brilhantes, a personalidade do Singapura também encanta! Esses felinos são excelentes companhias para famílias com criança e são muito espertos e carinhosos.

Ademais, gatos com alguma alteração genética que os impedem de crescer podem frequentemente apresentar alguns problemas de saúde. Então, já pensou em fazer um plano de saúde para ele?

Pois bem, o Dog Life é um plano de saúde animal que funciona como o de humanos. Nesse sentido, existem diversas clínicas cadastradas e você pode acabar economizando com os checkups e tratamentos do seu pet. Veja a seguir como contratar!

Plano de saúde Dog Life: como fazer para seu pet?

Se você quer dar a melhor proteção ao seu pet, então confira como fazer o plano de saúde Dog Life.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Estética Facial grátis da Certificado Cursos Online: conheça e saiba se vale a pena!

O curso de Estética Facial grátis da Certificado Cursos Online vale a pena para quem quer ter o primeiro contato com a profissão! Confira!

Continue lendo
content

Como alisar o cabelo naturalmente: sem química nem chapinha!

Veja aqui como alisar o cabelo naturalmente sem danificar a saúde e estrutura dos fios usando as técnicas de touca e elástico!

Continue lendo
content

Aves exóticas domésticas: saiba espécies e como cuidar!

As aves exóticas domésticas podem ser criadas em um ambiente propício para manter sua saúde em dia. Veja mais sobre elas a seguir.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na NTour Viagens?

Com excelência em atendimento ao cliente, a NTour oferece pacotes e cruzeiros exclusivos para mulheres. A agência tem mais de 10 anos de experiência na área, então veja a seguir como comprar com ela!

Continue lendo
content

Pacotes de viagens internacionais valem a pena?

Será que os pacotes de viagens internacionais valem a pena ainda em 2021? É essa a pergunta que nos propusemos a responder hoje. Abaixo, confira tudo sobre o assunto!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Air France: veja antes de viajar!

A companhia aérea Air France disponibiliza o check-in online cerca de 30 horas antes da partida! Os passageiros podem realizá-lo online ou direto no guichê da companhia com a ajuda de um atendente.

Continue lendo