Cachorro

Cachorro Basenji: saiba tudo sobre essa raça aqui!

A raça de cachorro Basenji tem origem africana é uma forte candidata a ser a mais antiga do mundo! Esse cão pode ser considerado semisselvagem e tem a personalidade parecida com a de um gato. Saiba mais sobre ele!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 30/10/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Basenji

Então, que tal conhecer tudo sobre essa raça antiga e inteligente? Fonte: AdobeStock.
Então, que tal conhecer tudo sobre essa raça antiga e inteligente? Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma raça conhecida por sua teimosia, o cachorro Basenji é um dos cães mais inteligentes no mundo. Aliás, ele pode facilmente chamar a atenção do seu tutor apenas para conseguir o que quer.

Enquanto isso, a raça é tranquila e não costuma latir com frequência. Quando o faz, seu latido tem um som mais baixo e quase como um canto tirolês. Então, se você gosta de cães silenciosos, vai gostar do Basenji.

Cachorro Standard Schnauzer em um gramado

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre ele!

Famoso pelo seu bigode característico, o cachorro Standard Schnauzer é uma excelente companhia para famílias. Conheça a raça!

Ademais, essa é uma raça afetuosa e muito companheira, razão pela qual já é um dos cães mais queridos pelo mundo. Que tal conhecer mais sobre as origens e personalidade desse animal afetuoso?

Pois bem, preparamos um guia completo com todas as informações sobre a raça como tamanho, história, comportamento e dicas de criação. Então, continue a leitura e conheça tudo sobre o cachorro Basenji!

Anúncios

Qual é o cachorro Basenji?

Mas, afinal, qual é esse cachorro e quando surgiu a raça? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, qual é esse cachorro e quando surgiu a raça? Fonte: AdobeStock.

Além de ser uma das raças mais antigas do mundo, o Basenji é um dos poucos cães com origem africana. Isso é, a raça, muitas vezes considerada semisselvagem, tem suas origens na República Democrática do Congo.

Aliás, existem até mesmo pinturas desse cão espalhadas por tumbas egípcias e registros em tribos isoladas. Talvez por essa razão a raça tenha permanecido no anonimato até meados do séculos XVII.

Embora já fosse uma raça reconhecida pelo povo africano, os europeus levaram os primeiros exemplares para a Inglaterra no século XIX. Foi somente então que a raça ficou mais conhecida mundialmente.

cachorro Chow Chow olhando para câmera

Cachorro Chow Chow: saiba tudo sobre essa raça!

Os cachorros da raça Chow Chow possuem pelagem farta e expressão dócil, mas são animais reservados. Aliás, a raça é considerada uma das mais antigas do mundo!

Esse cão logo se destacou na Europa por sua adaptabilidade e aparência amigável. Com pelos curtinhos e cauda curta e enrolada, a pele de seu rosto é enrugada e ele costuma parecer sorridente quando atento.

Ademais, as cores mais aceitas são o creme, preto, vermelho e tigrado, sempre acompanhadas por manchas brancas pelo corpo. Enquanto isso, seus olhos pequenos e amendoados também são uma característica marcante.

As orelhas eretas e corpo leve e ágil também são marca registrada do Basenji. Na verdade, a raça é famosa por sua inteligência e independência, além de ser um animal com forte instinto caçador.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Ainda que não seja uma raça tão conhecida no Brasil, o cachorro Basenji não tem uma valor tão elevado. Além do mais, é comum encontrar criadouros e canis que oferecem filhotes dessa raça.

De um modo geral, esses cãezinhos custam entre R$2.000,00 e R$3.000,00 dependendo do sexo do animal e sua ancestralidade. Por exemplo, se o seu filhote for descendente de cães premiados, com certeza seu valor será maior.

Cachorro e seringa

Vacinas para cachorro: veja quais são essenciais!

Além de vacinas essenciais para o seu pet, existem outras opcionais que também podem ser importantes de acordo com a vivência do seu cão.

Aliás, é muito importante que você visite o canil escolhido para conhecer a linhagem do cachorro que pretende adotar. Desse modo, você garante que vai levar para casa um filhote saudável e que mantém os padrões da raça.

Também é essencial escolher um canil com boas recomendações e exigir o Pedigree do cachorro que vai levar para casa. Evite adquirir filhotes através da internet, ou você pode acabar financiando a crueldade animal.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Assim como outras raças que tem sua origem de forma natural, o Basenji é um cão bastante saudável! Aliás, seu físico é enxuto, com ossos leves e corpo magro. Seu porte pode ser considerado médio.

Nesse sentido, o Basenji tem altura que varia de 43 centímetros de cernelha para os machos a 40 centímetros para as fêmeas. Enquanto isso, seu peso também possui pouca variação, de 9kg a 11kg.

Como você pode ver, esse é um cão com bom condicionamento físico e que gosta de praticar exercícios. Por ser de uma linhagem semisselvagem, seu instinto caçador é bastante aguçado.

Além de ser um cão musculoso e ativo, a raça não tem propensões genéticas a doenças específicas. No entanto, é essencial seguir as orientações do médico veterinário e passar em consultas regulares.

Exames de rotina também são recomendados para ficar de olho na saúde do cachorro, assim como qualquer outro animal. De um modo geral, o Basenji tem uma boa expectativa de vida, podem ultrapassar os 10 anos.

Como criar um cachorro Basenji?

Veja algumas dicas para criar um cachorro dessa raça antes de adotar o seu! Fonte: AdobeStock.
Veja algumas dicas para criar um cachorro dessa raça antes de adotar o seu! Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, vale ressaltar que o Basenji é famoso por ser quase como um cachorro mudo! Isso mesmo! Essa raça não costuma latir, e quando o faz seu latido tem quase que um som de canto tirolês.

O cachorro Basenji tem uma personalidade bastante parecida com a de um gato, tendo um instinto caçador apurado. Ademais, ele é bastante inteligente e independente, e precisa de estímulos mentais e físicos diariamente.

Aliás, a raça é conhecida por ser um tanto teimosa! Portanto, se você pretende levar um exemplar para casa é preciso investir em sessões de adestramento e ter muita paciência com sua personalidade obstinada.

cachorro Bulldog brincando com bola

Cachorro Bulldog: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os Bulldogs surgiram entre os séculos XVII e XVIII e possuem diversas variações pelo mundo. Entretanto, uma coisa é certa, esses cães são muito amáveis e carinhosos!

Mas não se preocupe! Essa teimosia não interfere em nada com seu instinto protetor e sua lealdade. O Basenji é muito companheiro e afetuoso, embora seja um tanto desconfiado com outros adultos e desconhecidos.

Caso você possua criança pequena em casa, o convívio é possível, mas recomenda-se em ambiente supervisionado ok? Enquanto isso, devido ao seu instinto caçador, a raça não se dá bem com animais de outras espécies.

Então, está interessado em levar um filhote de Basenji para ser seu amigo peludo? Que tal investir em um curso com dicas incríveis de comportamento? Pois é exatamente isso que o Programa Meu Filho Cão pode te oferecer.

O curso foi desenvolvido pelo treinador Henrique Perdigão, profissional que cuida dos cães de famoso como Cláudia Raia. Quer saber como adquirir o curso online para conferir dicas incríveis? É só acessar a seguir!

Logo do programa Meu Filho Cão

Como fazer o Programa Meu Filho Cão?

Através do curso Programa Meu Filho Cão, você terá acesso a passos essenciais para melhorar o comportamento do seu cachorro.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato Van Turco: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com pelagem farta e olhos brilhantes, o gato Van Turco chama a atenção por onde passa. Conheça sua personalidade e suas origens misteriosas!

Continue lendo
content

Curso de aromaterapia: saiba tudo sobre ele e como fazer!

O curso de aromaterapia é uma opção incrível para você que está buscando uma atuação estratégica na área de cuidados pessoais e saúde! Veja.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem na Max Milhas?

A Max Milhas é uma plataforma que oferece passagens com descontos imperdíveis. Além disso, você também pode vender seus pontos e milhas aéreas. Confira o passo a passo de como comprar no site!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo PackPoint?

Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo PackPoint é gratuito e você só precisa fazer o download para começar a aproveitar. Veja um passo a passo simples para começar a usar!

Continue lendo
content

Azul Viagens: saiba como funciona e se é confiável!

A Azul Viagens é uma operadora de turismo que pertence a Azul Linhas Aéreas. Desse modo, você pode encontrar diversos serviços em sua plataforma, todos com valor bastante acessível. Confira como a Azul Viagens funciona e se é confiável!

Continue lendo