Animais

Vacinas para cachorro: veja quais são as mais essenciais!

Além de vacinas essenciais para o seu pet, existem outras opcionais que também podem ser importantes de acordo com a vivência do seu cão. Entenda como cada uma delas funciona e a importância para seu amigo peludo!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 27/09/2022

Entenda tudo sobre a vacinação dos cães: proteja seu amigo peludo!

Então, confira as principais vacinas para os cachorros! Fonte: AdobeStock.
Então, confira as principais vacinas para os cachorros! Fonte: AdobeStock.

Ainda que não exista nenhuma lei ou calendário oficial para vacinação do seu cão, manter seu pet protegido é muito importante! Mas, você sabe quais são as vacinas essenciais para aplicar no seu cachorro?

Isso mesmo, existem algumas vacinas que são mais importantes e, portanto, consideradas as principais por médicos veterinários. Enquanto isso, se você leva seu pet a hotéis e creches pode ser que também precise aplicar outros tipos.

Veterinário e assistente cuidando de cão

A importância do veterinário!

O médico veterinário tem uma ampla área de atuação e sua profissão está ligada tanto à saúde do pet quanto à saúde da sociedade de um modo geral. Veja sua importância!

Embora não haja nenhum protocolo oficial, é muito importante que você não atrase ou pule nenhuma etapa de vacinação no seu bichinho. Afinal, ter um cachorro feliz também significa ter um pet saudável!

Portanto, se você quer se programar e entender melhor como funciona e quais são essas vacinas essenciais para o seu cachorro, continue a leitura. Veja a seguir por que são importantes e consulte um veterinário para agendar a aplicação.

Anúncios

O que são as vacinas para cães e por que são importantes?

Afinal, por que as vacinas são tão importantes? Fonte: AdobeStock.
Afinal, por que as vacinas são tão importantes? Fonte: AdobeStock.

Assim como as vacinas para humanos, esse é um método de imunização para os animais. Nesse sentido, eles contém o vírus ou bactéria atenuados e tem como objetivo induzir o organismo do pet a produzir anticorpos.

Ou seja, as vacinas vão ajudar no sistema imunológico dos bichinhos. Por isso elas são tão essenciais para o cachorro e outros animais, já que protegem contra doenças e zoonoses que podem afetar também os seres humanos.

Portanto, para impedir a disseminação dessas doenças é muito importante que você mantenha as consultas veterinárias em dia com seu pet, além da vacinação.

De acordo com profissionais, as primeiras vacinas acontecem, geralmente, aos 45 dias de vida do animal. Além disso, é essencial que você faça o reforço anual conforme as orientações do médico veterinário.

Afinal, atrasar a vacina do seu pet vai resultar em um animal desprotegido e suscetível às doenças. Então, é melhor protegê-lo, certo?

Quais as vacinas não-essenciais para o cão?

Primeiramente, lembre-se que apenas alguns estados determinam a vacina contra a raiva como sendo compulsória. Ou seja, existem outras tantas que, embora sejam importantes, são consideradas como “não-essenciais”.

No entanto, se você faz uso de hotéis para cachorro ou mesmo creches, esses estabelecimentos podem pedir certas vacinas para que seu pet tenha acesso as dependências. Veja a seguir algumas delas.

Anúncios

Leishmaniose

Embora não seja uma vacina obrigatória, se o seu cão vive perto de matas como sítios ou casas de campo, o médico veterinário pode recomendar a vacina contra Leishmaniose. A doença é causada por um mosquito e é considerada uma zoonose.

Ademais, a imunização deve acontecer logo no início da vida do cão, geralmente com 4 meses. Mas cuidado! É preciso realizar exames específicos para ter certeza de que o pet está saudável para receber a vacina, tudo bem?

Leptospirose em gatos e cachorros: veja tudo sobre

Um dos cuidados cruciais de tutores se refere à leptospirose em gatos e cachorros. Conheça hoje essa doença silenciosa.

Giárdia

A vacina contra a giardíase também não faz parte do grupo de vacinas essenciais para o seu cachorro. Entretanto, pode ser recomendada pelo veterinário dependendo da região onde vocês residem.

A doença também é uma zoonose e pode causar diarreia, vômito, desidratação e outros sintomas relacionados. Ainda que a primeira dose aconteça com apenas 8 semanas de vida do pet, também é preciso reforço anual.

Tosse dos canis

Assim como nos humanos, essa vacina é muito importante durante o inverno. Isso porque ela vai proteger contra a gripe nos cães. Embora tenha sintomas leves, a infecção causa sintomas desagradáveis como tosse, coriza e febre.

Aliás, se seu pet frequenta creches e tem contato frequente com outros cachorros, essa pode ser uma vacina muito importante! Então, converse com seu médico veterinário para saber a real necessidade da aplicação.

Veja as vacinas essenciais para o seu cachorro!

Confira quais as vacinas que seu cachorro precisa tomar! Fonte: AdobeStock.
Confira quais as vacinas que seu cachorro precisa tomar! Fonte: AdobeStock.

Além de vacinas essenciais, você já conhece as vacinas éticas? Pois bem, esse termo é bastante importante para a saúde do seu amigo peludo! Isso porque ele se refere a vacinas que são aplicadas apenas por médicos veterinários.

Ademais, o profissional realiza exames para avaliar a condição imunológica do animal e só então recomendar a melhor opção. Portanto, faça uma consulta veterinária antes de aplicar as vacinas essenciais para seu cachorro, ok?

Antirrábica

Ainda que apenas alguns estados tenham essa vacina como compulsória, ela é uma das mais importantes para o seu pet! Afinal, é ela que vai proteger seu cão contra a raiva, uma zoonose grave causada por infecção viral.

A doença é fatal e não tem cura! Portanto, é de extrema importância que você vacine seu cão contra a raiva. A primeira dose deve acontecer logo com 4 meses de vida do animal e seu reforço é anual.

V8

Uma das vacinas mais populares entre os veterinários, a V8 protege contra múltiplas doenças, sendo elas:

  • Parvovirose;
  • Adenovirose;
  • Coronavirose;
  • Leptospirose;
  • Cinomose;
  • Parainfluenza;
  • 2 tipos diferentes de hepatite infecciosa.

A primeira dose dessa vacina deve acontecer, geralmente, quando o animal tem 45 dias de vida. Enquanto isso, você também precisa fazer um reforço anual para que seu pet continue totalmente protegido.

V10

Além da V8, outra opção bastante recomendada por veterinários é a V10. Como o próprio nome diz, ela protege contra 10 doenças simultaneamente, razão pela qual é uma das vacinas essenciais para o seu cachorro.

Para quem prefere uma proteção mais completa, pode escolher aplicar a V10 no lugar da V8. Além das outras 8 doenças que a V8 protege, a V10 também inclui mais 2 cepas de leptospirose.

Ademais, lembre-se que quem deve determinar a melhor vacina para o seu pet é o médico veterinário. Então, é importante que você agende uma consulta para fazer o exames necessários antes da aplicação.

Como você pode ver, ter um cachorro ou qualquer outro pet é muita responsabilidade. Além de saúde, carinho e atenção, muitos precisam de um treinamento para terem um bom comportamento!

Nesse sentido, você já conhece o Programa Meu Filho Cão? Esse curso foi criado por Henrique Perdigão, o veterinário das estrelas! Quer saber como funciona e como fazer sua inscrição? Então é só acessar a seguir para conferir!

Logo do programa Meu Filho Cão

Como fazer o Programa Meu Filho Cão?

Através do curso Programa Meu Filho Cão, você terá acesso a passos essenciais para melhorar o comportamento do seu cachorro. Veja como se inscrever!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso online de Massagem Instituto Experience: conheça e saiba se vale a pena!

Massagem terapêutica, relaxante, e mais! O curso online de Massagem do Instituto Experience vale a pena e te ensina todas essas técnicas!

Continue lendo
content

Curso de alimentação natural para pets: veja 6 opções!

Um curso de alimentação natural para pets é uma boa forma de promover o bem-estar do seu melhor amigo. Veja aqui as melhores opções!

Continue lendo
content

Treinar o gato para usar a caixa de areia: 8 dicas incríveis!

Treinar um gato para a caixa de areia é simples, porém pode ser um pouco trabalhoso. Por isso, separamos algumas dicas simples! Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Ônibus ou avião: qual vale mais a pena para viajar agora?

Muitas pessoas ainda pensam que viajar de avião é sempre a opção mais cara. No entanto, tudo vai depender do trajeto que você vai percorrer. Portanto, confira aqui nossa comparação entre ônibus e avião e descubra qual vale mais a pena!

Continue lendo
content

Submarino Viagens: conheça tudo sobre a agência de viagens

Você ama viajar e busca economizar sempre que possível? Pois com a Submarino Viagens isso é possível. Conheça, abaixo, como ela opera e quais são os seus serviços.

Continue lendo
content

Aplicativo Yandex Translate: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 90 idiomas disponíveis para tradução, o Yandex Translate é o aplicativo perfeito para quem vai fazer uma viagem internacional e não fala o idioma do destino. Veja como ele funciona e se vale a pena para você!

Continue lendo