Cachorro

Cachorro Chow Chow: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os cachorros da raça Chow Chow possuem pelagem farta e expressão dócil, mas são animais reservados. Aliás, a raça é considerada uma das mais antigas do mundo, com registros que datam de 206 a.C.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 06/05/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Chow Chow

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: Pixabay.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: Pixabay.

O famoso “cão urso” tem suas origens obscuras na China há cerca de 2 mil anos! Pois bem, estamos falando do cachorro Chow Chow, um dos poucos animais no mundo que possuem a língua azul. Embora tenha uma aparência fofa e dócil, esse cão possui uma personalidade forte!

Ou seja, se você está pensando em adquirir um exemplar da raça, é importante ter em mente que você pode ter um animal um tanto teimoso em casa. Portanto, continue a leitura e veja todas as características e comportamento do cachorro Chow Chow para não ser pego de surpresa depois! Confira mais a seguir!

Esquimó Americano na neve

Cachorro Esquimó Americano: saiba tudo sobre ele!

Se você gosta de cachorros inteligentes, companheiros e fofos, precisa conhecer o Esquimó Americano. Conheça!

Anúncios

Qual é o cachorro Chow Chow?

Primeiramente, vale destacar que o cachorro Chow Chow é uma das raças de cachorro mais antigas de que se tem registro. Nesse sentido, suas origens estão na China e estima-se que a raça tenha mais de 2 mil anos. Aliás, existem esculturas datando de antes de Cristo em que esses animais aparecem!

De um modo geral, a raça surgiu como um cão de guarda da época e, devido a sua força e corpo robusto, era até mesmo usado como animal de tração. Infelizmente, o Chow Chow também esconde um passado triste, já que sua carne era vendida como uma iguaria e muitos cobiçavam sua pele macia, especialmente a nobreza.

No entanto, a raça seguiu apenas na China até o final do século XVIII, quando migrou para a Inglaterra através de embarcações. Logo, ele se tornou popular devido sua aparência diferenciada, além, é claro, de sua língua azul. Foi apenas no século XX que o Chow Chow ganhou o mundo, sendo reconhecido nos Estados Unidos em meados de 1900.

Ademais, segundo os padrões da raça sua pelagem é farta e comumente encontrada na cor caramelo. Entretanto, existem exemplares brancos, beges, pretos e avermelhados. Aliás, seus pelos densos acabam impedindo que a raça se acostume a um clima tão quente quanto o nosso, razão pela qual ele se adapta melhor em países mais frios.

O focinho desse cão é largo, um tanto achatado e suas orelhas são triangulares e bem inseridas. Na verdade, sua expressão possui dobrinhas de pele e pelos que faz com que o animal se pareça com um urso. Mas não se engane, a postura de um Chow Chow é imponente e esse é um cão bastante reservado.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pixabay.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pixabay.

Como já mencionamos, o cachorro Chow Chow é um animal que dificilmente se adapta ao Brasil devido ao clima quente e úmido. Entretanto, a raça é popular e desejada por sua aparência fofa e exótica ao mesmo tempo. Então, se você quiser adquirir um filhote da raça, é importante começar a pesquisar um bom canil ou criadouro para encontrar um filhote saudável.

Nesse sentido, um filhote de Chow Chow costuma ser vendido por R$3.000,00 ou mais. Desse modo, evite estabelecimentos onde o preço foge demais dessa média, já que você poderá acabar financiando canis clandestinos onde os padrões da raça não são mantidos. Por isso é importante verificar opiniões e recomendações de clientes anteriores.

Ademais, também é interessante visitar o canil e conhecer os pais e ancestrais do filhote que você vai adquirir. Assim, você poderá ter certeza de que a linhagem é saudável e não apresenta nenhum problema de saúde hereditário. Então, fique de olho!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de mais nada, a estrutura de um cachorro Chow Chow é bastante forte e imponente, razão pela qual a raça era muito utilizada como cães de guarda e de tração. Dessa forma, seu corpo não possui somente uma pelagem farta, como também uma musculatura densa, quadris largos e uma altura média de 50 centímetros de cernelha.

Aliás, esse cão possui um porte médio, mas devido ao seu corpo maciço e forte, seu peso pode chegar a 30kg! Além do mais, é importante manter uma alimentação saudável para que os pelos fiquem bonitos e lustrosos. Então converse com um médico veterinário de sua confiança e mantenha exames de rotina em dia.

Vale lembrar que a raça também pode apresentar problemas de dermatite ou fungos caso seus pelos não sejam bem cuidados. Além disso, outra doença bastante comum do Chow Chow é a displasia coxofemoral, um problema de articulação no quadril que pode causar dor e dificuldade de locomoção. De um modo geral, esse pet possui uma boa expectativa de vida, em média 13 anos.

Como criar um cachorro Chow Chow?

Então, como criar essa raça? Fonte: Pixabay.
Então, como criar essa raça? Fonte: Pixabay.

Pois bem, se você deseja adquirir um pet dessa raça, lembre-se que o Chow Chow é um cão independente e reservado. Ou seja, não se espante se ele não te receber com pulos e latidos quando você chegar em casa. Aliás, uma característica importante da sua personalidade é que ele é indiferente a carinho.

Mas, não se preocupe, isso não significa que ele não gosta de receber carinho. Na verdade esse cão precisa ser socializado desde filhote para não se tornar um animal agressivo e desconfiado depois de adulto. Entretanto, esse é um cachorro paciente e tranquilo e gosta de ficar deitado e quieto.

Desse modo, não se preocupe com exercícios físicos diários ou intensos, já que o cachorro Chow Chow não gosta muito de se cansar. Ademais, ele é um cachorro protetor, leal e pode ser um excelente cão de guarda da família embora não tenha costume de latir muito. No entanto, caso se sinta ameaçado, irá assumir um papel mais agressivo.

Nesse sentido, esse animal pode apresentar uma personalidade dominante, tornando-se difícil de seguir ordens. Então, é interessante pensar em adestrá-lo logo no início da vida para evitar problemas nesse quesito.

Por fim, também é importante cuidar dos seus pelos, mantendo uma rotina de escovação frequente. Além do mais, caso seja necessário banhá-lo, é imprescindível que seu pelo seja seco completamente para evitar fungos e alergias. Nesse sentido, pode pensar em fazer tosas a cada 6 meses para aliviar o calor do seu pet.

Então, gosta de raças de cachorro que são exóticas? Pois você precisa conhecer o Boykin Spaniel! Esse cão com pelos encaracolados possui uma personalidade dócil que encanta qualquer humano apaixonado por cachorro. Acesse nosso conteúdo a seguir e confira tudo que você precisa saber sobre ele!

cachorro Boykin Spaniel na neve

Cachorro Boykin Spaniel: saiba tudo sobre ele!

O Boykin Spaniel surgiu no início do século XX como um cão recuperador de caça, mas logo chamou a atenção por sua personalidade encantadora. Confira!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer o Curso de sobrancelhas Prime Cursos?

Deseja fazer o curso de sobrancelhas Prime Cursos? Acompanhe aqui o passo a passo e comece hoje mesmo seus estudos para se profissionalizar!

Continue lendo
content

Gato Siberiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Siberiano, a raça de porte médio a grande que possui dupla camada de pelos para suportar as temperaturas drásticas da Sibéria!

Continue lendo
content

Curso de Fotografia Digital INEAD: conheça e saiba se vale a pena!

Realizado online, o curso de Fotografia Digital da INEAD vale a pena para profissionais e entusiastas da área. Conheça mais sobre ele!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Ainda que o valor das passagens aéreas leve embora a maior parte do nosso orçamento para viagem, existe uma forma de conseguir descontos e ofertas de modo a economizar e muito! Confira algumas dicas para comprar seus voos pagando menos.

Continue lendo
content

Ônibus ou avião: qual vale mais a pena para viajar agora?

Muitas pessoas ainda pensam que viajar de avião é sempre a opção mais cara. No entanto, tudo vai depender do trajeto que você vai percorrer. Portanto, confira aqui nossa comparação entre ônibus e avião e descubra qual vale mais a pena!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Unlimited Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Unlimited Visa Infinite é exclusivo para clientes Private e Select do Banco Santander. Com benefícios incríveis, pode ser o produto ideal para quem viaja ou compra em moedas estrangeiras com frequência.

Continue lendo