Gatos

Gato siamês: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato siamês é comum no Brasil e no mundo todo. Conheça hoje essa raça encantadora de felinos que esbanja energia e beleza!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 17/08/2021

Descubra tudo sobre a raça de gato siamês

Gato siamês
Gato siamês

O gato siamês é com certeza uma das raças mais bonitas de felinos. E os gatinhos dessa raça são cheios de curiosidades e de características especiais. Conheça quais são.

Os gatos da raça siamês são considerados os primeiros felinos orientais. Ele é original da Tailândia e era comum em palácios reais e entre a nobreza. E isso não é à toa, pois esse gato esbanja elegância e encantos.

Além disso, eles exercem essa hipnose sobre os humanos também pelo seu comportamento. Eles são bastante interessantes além de, claro, muito bonitos. Abaixo, conheça mais sobre os gatos dessa raça e se apaixone por eles você também!

Gato persa: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Muito se fala em raças de cães, mas existem várias de gatos. Conheça o gato persa, um dos queridinhos dos amantes de felinos, com uma carinha de mal humor!

Anúncios

Qual é o gato siamês?

O gato siamês se caracteriza pelos olhos de cor azul-safira. Além disso, sua pelagem geralmente tem variações de cores. Dentre as cores mais comuns estão branco, marrom claro e escuro e creme. Elas se distribuem pelo corpo do felino, de modo que as extremidades são mais escuras e o corpo mais claro.

Seus pelos, aliás, são curtos e finos. Assim, eles não possuem fios compridos. Além disso, geralmente eles possuem calda e patas mais finas, além de mais escuras. E é importante ter isso em mente, uma vez que não raro confundimos gatos vira-latas com os siameses.

Não é apenas o gato siamês que possui esse tipo de coloração na pelagem. Existem muitos outros, como o gato Thai, que conta com pelagens mais claras no peito, barriga e costas, e mais escuras no rosto, patas e cauda.

Contudo, lembre-se que a raça siamês é uma raça nobre. E, por isso, ela é mais rara. O que temos, então, são raças parecidas ou provenientes de misturas.

Veja, então, quais são as principais características de um gato siamês para além da coloração dos pelos:

  • Cabeça triangular;
  • Corpo longilíneo e esbelto;
  • Membros posteriores longos e finos;
  • Pés pequenos e ovais;
  • Musculatura forte;
  • Nariz longo e reto;
  • Olhos oblíquos em formato de amêndoa com inclinação em direção ao nariz;
  • Cauda pontiaguda;
  • Orelhas grandes, eretas e triangulares.

Ainda, os gatos dessa raça também possuem traços de personalidade bem marcantes. Veja quais são os principais:

  • Dóceis;
  • Brincalhões;
  • Curiosos e exploradores;
  • Pouco obedientes;
  • Amam acompanhar a rotina dos seus tutores;
  • Muito expressivos e comunicativos, usando muito os miados para pedir o que querem;
  • Cheios de energia;
  • Inteligentes, capazes de aprender truques;
  • Grandes amigos das crianças.

E tudo isso justifica o fato do gato siamês fazer tão sucesso. Afinal, quem não quer um gatinho inteligente e brincalhão? E, de quebra, lindo e cheio de características bem particulares? Pois é, tudo isso faz dele uma verdadeira paixão!

Quanto custa um gato da raça siamês?

Gato siamês
Gato siamês

Como falamos anteriormente, os gatos da raça siamês são felinos nobres. Assim, eles são mais raros e dificilmente você encontrará um (que não seja em verdade um vira-latas parecido, mas não necessariamente siamês) para adoção.

O valor de um filhote de gato siamês varia entre R$ 500 e R$ 1.000. Mas isso irá variar de acordo com o local do país e do criadouro. Quanto a este último, aliás, lembre-se sempre de pesquisar a procedência e o carinho que eles concedem aos procriadores e animais em geral.

Anúncios

Qual tamanho chega essa raça?

Eles são gatos de médio porte. A altura, dessa forma, varia entre 15 e 20 centímetros. Por outro lado, o peso geralmente varia entre 2 a 6 kg.

Como cuidar de um gato siamês?

Gato siamês
Gato siamês

Por fim, separamos alguns cuidados de como criar com qualidade um gato da raça siamês. Assim, veja nossas dicas de como cuidá-lo e garantir o bem-estar e a longevidade do seu pet e companheirinho!

Tele as saídas

Em primeiro lugar, como falamos anteriormente o gato siamês costuma ser muito curioso, inteligente e cheio de energia. E essa é a soma perfeita para que ele não apenas queira fugir, mas encontre formas de fazê-lo.

Ao mesmo tempo, então, cria espaços para acidentes e perigos. Por exemplo, é imprescindível telar as janelas e sacada, especialmente se mora em apartamento. Igualmente, crie uma rotina em que as saídas estão sempre protegidas contra fugas.

Gatifique a sua casa

Ainda, os gatos siameses têm muita energia e são brincalhões. Por isso, gatificar sua casa é uma forma de entretê-lo, ajudar a gastar energia e trabalhar em prol da sua saúde e felicidade. 

Mas o que, exatamente, é gatificar? É adaptar o seu lar para que ele tenha apetrechos para os felinos. Com isso, eles se sentem bem e encontram locais em que se sentem seguros e que podem se divertir.

Para isso, é indispensável ter pelo menos um bom arranhador. O ideal é ter mais do que um. Seus móveis e seu gato agradecem! Igualmente, invista em nichos e use as paredes da sua casa para construir um verdadeiro parque de diversões felino que não atrapalha a rotina humana.

Tenha tempo para o gato siamês

Os siameses amam atenção e carinho e volta e meia saem miando pela casa em busca da sua atenção. Por isso, se você quer ter um gato dessa raça certifique-se de que terá tempo para ele. É imprescindível brincar, dar carinho e atenção para esse pet.

Aposte na alimentação de qualidade

O gato siamês pode viver em média 15 a 20 anos, desde que conte com alguns cuidados. E um dos principais deles é a alimentação de qualidade, que deve ser equilibrada. Ainda, eles requerem cuidado com a hidratação.

Por isso, busque uma ração que não tenha excesso de minerais. É preferível que ela seja premium e seja especial. Igualmente, invista em uma fonte de água para pets. Com isso, seu gato tende a se hidratar mais.

Higiene especial

Por fim, o gato siamês costuma criar mais secreções nos olhos e nariz. Assim, lembre-se de limpá-los diariamente com um pano limpo e úmido para que não acumulem. Da mesma forma, adote uma rotina de escovação dos pelos que tendem a cair mais do que em outras raças.

Maine coon: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Os gatos da raça maine coon conquistam pelo tamanho, majestade e pela beleza. Conheça, hoje, tudo sobre eles e se encante você também!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Border collie: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O border collie é uma raça de cachorro com pelos longos, muito amigável e perfeito para a convivência em família. Veja mais sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Cachorro Pastor dos Pirineus: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor dos Pirineus é uma das raças de cão pastor mais antigas e remotas do mundo. Confira tudo sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Melhores areias para gatos de 2021: conheça 8!

Você sabe como escolher a areia para o seu gato? Aqui você descobre quais são as melhores areias para gatos e escolha para seu gato!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na Max Milhas?

Através de uma plataforma simples e intuitiva, você poderá encontrar voos para o mundo todo com descontos incríveis. Então, veja aqui como aproveitar ofertas imperdíveis de passagens aéreas na Max Milhas.

Continue lendo
content

TOP 15 melhores viagens baratas e incríveis pelo Brasil!

Buscando opções de viagens baratas no Brasil? Pois então encontrou! Conheça 15 destinos imperdíveis para fazer turismo sem precisar de muito dinheiro, como Ouro Preto, Brotas e muito mais!

Continue lendo
content

Guichê Virtual é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com o Guichê Virtual, você compra passagens de ônibus de forma prática e fácil, sem precisar sair de casa! Então, confira se a empresa é confiável para fazer as suas viagens.

Continue lendo