Animais

Gato persa: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato persa é uma das raças mais conhecidas de gatos, por seu jeito peculiar e cara de mal humor, ele conquista muitos corações! Veja mais.

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato persa

Descubra tudo sobre a raça de gato persa
Descubra tudo sobre a raça de gato persa

O gato persa é um dos queridinhos de quem ama gatos e isso não é à toa! Pequeno, de pelos fartos e focinho achatado, ele é um encanto! Conheça tudo sobre a raça, hoje.

Esses gatos são originários da Pérsia (atual Irã), como o nome já indica. Contudo, hoje estão presentes no mundo todo, sendo bastantes comuns também no Brasil. E isso se deve, principalmente, pelo encanto que eles exercem!

O gato persa possui diversas características especiais. Eles estão dentre as raças favoritas de quem busca um pet para ficar em casa. Também, para fazerem companhias para crianças. E isso se deve à personalidade dócil e tranquila desses felinos.

Interessou-se? Então para conhecer mais sobre os gatos da raça persa continue lendo. Abaixo separamos tudo sobre esses bichinhos encantadores. Com isso, conheça-os e veja se eles são ideais para serem o pet dos seus sonhos!

Anúncios

Qual é o gato persa?

Qual é o gato persa?
Qual é o gato persa?

O gato persa, como brevemente dito, caracteriza-se por ter focinho achatado. Igualmente, pelos seus pelos densos, em comprimento médio a longo. Ainda, veja outras das características principais desse pet:

  • Orelhas pequenas e arredondas;
  • Corpo compacto;
  • Pernas curtas;
  • Peito largo;
  • Musculatura desenvolvida;
  • Pescoço curto e firme;
  • Cabeça redonda e de distribuição bem equilibrada, além da testa redonda e das bochechas proeminentes;
  • Olhos grande e redondos, além de bem separados;
  • Tamanho médio a grande (embora boa parte sejam pelos!);
  • Cor: existem mais de 100 colorações diferentes dos persas, de forma que é possível encontrá-los em tonalidades bem diferentes e, é claro, nas mais comuns.

Outras características do gato persa

As características da raça persa vão muito além das questões físicas. Esses gatinhos são cheios de personalidade e encantam pelo jeito de ser, e não apenas de parecer. Por isso, não poderíamos deixar de citar outros pontos que lhes identificam.

Por exemplo, o gato persa é um gato silencioso. Com isso, ele tem baixíssima tendência a miar. Assim, ele é ótimo para quem precisa manter um certo grau de silêncio no interior do lar.

Falando em interior do lar, saiba que os gatos da raça persa são bastante caseiros. Com eles você não deve ter grandes dificuldades em mantê-los em casa ou trabalho exacerbado para evitar fugas.

Apesar disso, é claro que cuidado com telas e com portas e janelas continuam sendo essenciais. Afinal, isso é uma responsabilidade do tutor para evitar qualquer tipo de acidente com seu pet.

Além disso, eles são bastante calmos e dóceis. E é isso que lhes permite manter amizades com crianças e ter apego com os tutores. Contudo, não se engane. Apesar de amoroso ele não será o mais chegado a colos e carícias de estranhos. Por isso, não espere grandes exibições às visitas.

Ainda, é importante destacar que o gato persa é conhecido pela inteligência. E ela se reflete justamente nessa capacidade de se adaptar à família e à obediência. Esse, aliás, é um fator extremamente importante. Afinal, ele dispensa a necessidade de preocupação quanto à adaptação.

Nesse sentido, por exemplo, considere que diferentemente de outros gatos o persa não tem grandes costumes de subir em móveis. Ainda, não tem necessidade de grandes espaços e sequer se irrita com lugares menores.

Portanto, você encontra nele um companheiro que é fácil de lidar e que não demandará muitas coisas além de atenção e cuidados básicos.

Cuidar de cachorro em apartamento

Você sabe como cuidar de cachorro em apartamento? Ter um animal de estimação nesses espaços requer cuidados específicos. Confira quais são.

Anúncios

Quanto custa um gato dessa raça?

Quanto custa um gato dessa raça?
Quanto custa um gato dessa raça?

É muito raro ver, no Brasil, um gato persa disponível à adoção. Por isso, quem quer ter um felino desse tipo geralmente precisa recorrer à compra. Nesse caso, então, será preciso desembolsar de R$ 2 mil a R$ 3 mil.

E isso é apenas o valor inicial. Ele pode variar de acordo com tamanho da ninhada, com os cuidados que os procriadores têm com os pets e com o local. Quanto a isso, lembre-se sempre de garantir que está comprando de um local que trata os animais com carinho.

Qual tamanho chega essa raça?

Os gatos persa são de estatura média. Com isso, a altura deles costuma variar entre 20 e 25 cm de altura. Já o peso deles varia entre 3 e 6 kg, sendo que os machos costumam ser maiores do que as fêmeas.

Além disso, cabe lembrar que esses gatos têm muitos (muitos!) pelos. Por isso, eles podem parecer maior do que realmente são. Afinal, são os pelos que dão volume ao corpo do felino.

A título de curiosidade, aliás, saiba que o gato persa Colonel Meow, de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi parar no Guiness Book. E isso se deve ao fato de que ele possui os pelos felinos mais compridos do mundo!

De acordo com 03 veterinários que fizeram a medição dos fios, Colonel tem pelos que medem 22,87 centímetros da raiz às pontas. E isso é coisa pra caramba, de forma que ele conquistou merecidamente seu espaço na história dos recordes.

Anúncios

Como cuidar de um gato persa?

Por fim, veja algumas dicas de como criar um gato da raça persa de forma saudável, garantindo o bem-estar do pet e o bom convívio com a família. Ele, como outros gatos, possui necessidades especiais. E observá-las é necessário.

Veja, então, as principais questões de destaque quando o assunto se refere aos cuidados com os pelos dos felinos persas:

  • Escovação dos pelos: é indispensável que haja escovação diária dos pelos dos felinos da raça persa. Eles possuem pelos longos que tendem a fazer nós, acumular sujeira e células mortas;
  • Alimentação de qualidade: gatos persas precisam comer rações com fórmulas especiais que levem em consideração as características dos seus organismos. Por exemplo, a predisposição de desenvolvimento de doenças renais;
  • Exercícios e brincadeiras: por serem gatos calmos, eles podem ter alguma resistência a se mexer. Dessa forma, é necessário estimulá-los para quef se mexam, desenvolvam seus músculos e evitem a obesidade felina.

As 10 raças de gato mais comuns do Brasil

Você não sabe quais são as 10 raças de gatos mais comuns do Brasil? Veja aqui!

Em Alta

content

Cuidados ao castrar o gato: entenda quais são!

Existem vários cuidados ao castrar o gato que são necessários, principalmente para não ocorrer nenhum problema após o procedimento. Veja!

Continue lendo
content

Hotel para pet: tudo que você precisa saber sobre!

O hotel para pet é uma solução muito interessante, caso você queira viajar mas não possa levar seu pet e não tenha com quem deixar! Entenda!

Continue lendo
content

Recomendações importantes para a dieta felina

Existem várias recomendações para a dieta felina! Desde se o gato pode beber leite ou comer frutas, até dieta para gatos obesos. Veja aqui.

Continue lendo