Gatos

As 10 raças de gato mais comuns do Brasil

Descubra as raças de gato mais populares no Brasil, com pelagens exuberantes, temperamentos encantadores e curiosidades fascinantes. Encontre o companheiro felino perfeito para alegrar sua vida!

Anúncios

Foi-se o tempo que o cachorro era “o melhor amigo do homem”. Ou pelo menos, o único. Isso, porque, hoje ele divide esse posto com os gatos.

Isso significa que, apesar de ainda temos mais casas com cachorros, as pessoas estão adotando mais gatos.

E você, já pensou em adotar um?

Mas antes, você sabe quais são as 10 raças de gato mais comuns no Brasil sabe identificar cada uma delas? Aqui, listamos para você.

Angorá, persa, pelado… São tantas! Leia e se surpreenda com o primeiro lugar!

10. Sphynx ou Pelado

Raça inusitada, originária do gelado Canadá, foi registrada pela primeira vez em 1966.

Por sua aparência, foi apelidado de Sphynx (Esfinge) por se parecer com os antigos gatos egípcios.

Não é fácil de ser encontrada em criadouros do Brasil, mas está cada vez mais popular.

É bastante desajeitado e, apesar da aparência de agressivo, pela falta de pelos, é extremamente afetuoso, com crianças, inclusive.

Seu porte é médio (até 7 kg) e uma de suas (muitas características) são suas enormes orelhas.

09. Siberiano

Gato de grande porte (entre 9 e 10 kg), originária da Rússia e, possivelmente, a raça que deu origem a todos os gatos de pelo longo conhecidos hoje em dia.

Apesar de ser uma raça antiga, o gato siberiano só foi classificado como raça, nos anos 80.

Seus pelos enormes ajudam ele a aguentar as baixas temperaturas do norte da Europa, mas, mesmo assim, se tornou uma raça popular no Brasil.

É um gato com musculatura desenvolvida, e é extremamente paciente, inclusive com crianças, mas tem um temperamento calmo até demais.

08. Himalaia

Raça que é cruzamento do gato siamês com outras, e tem como característica o rosto e as patas escuras e os pelos do corpo claros.

O gato himalaio é afetuoso e paciente com crianças, mas tem um comportamento inconstante.

Então, haverá dias que ele vai querer brincar por muitas horas, correr pela casa e mexer em tudo, e em outros ele vai passar um dia inteiro deitado, se mexendo quase nada.

Seus pelos, bem mais longos que o siamês, e fazem ele parecer maior do que é, mas em geral é de médio porte (entre 3 e 5 kg).

07. Angorá

Uma das raças de gatos mais conhecidas, o angorá, em geral, tem o olho esquerdo de cor diferente do direito e os pelos longos e amarelos ou brancos.

É de porte médio (até 5 kg), mas não deve ficar rechonchudo; por isso, é um gato que precisa escalar e se movimentar, então, deve ter arranhadores com vários andares e passagens, senão, pode ficar obeso ou até com depressão.

O gato angorá, geralmente, é surdo no ouvido do lado da cabeça com o olho azul, e isso é uma falha genética própria da raça.

06. Pelo Curto Inglês

É um gato musculoso, de porte médio 9até 7 kg) e tem suas formas mais arredondadas.

Uma das raças mais populares da Europa, e provavelmente, a mais antiga raça de pelo curto do mundo, o gato inglês de pelo curto costuma ser escalado para filmes, comerciais e fotografias publicitárias por ser tranquilo.

Gosta de brincar, mas não demanda atenção constante, e muitas vezes, gosta de brincar sozinho, sendo ideal para pessoas que moram só, ou em uma casa com poucos moradores.

05. Persa

Raça de gatos de tamanho médio (até 6 kg), conhecida por ter seu rosto mais achatado, e pelos longos.

Originária do Irã, são animais tranquilos e afetuosos, de forma que são ideais para casas com crianças pequenas.

O gato persa é uma raça caseira, que gosta de brincadeiras tranquilas, mas geralmente prefere ficar horas descansando no sol.

Como é uma raça sem instintos selvagens fortes, exige que sua caixa de areia esteja sempre limpa.

04. Maine coon

Uma das mais populares raças de gato dos Estados Unidos.

É maior raça do mundo (em média pesando 11 kg), e é conhecida por seus pelos longos e suas orelhas com um tufo na ponta, parecidas com a dos linces.

Extremamente inteligente, afetuoso, mas sem excessos, gosta de interagir com sua família, mas evitam contatos com estranhos.

Aprendem truques com facilidade, e diferente de outras raças de gatos, adoram brincar na água, mas os pelos longos dão trabalho, porque exigem a escovação diária.

03. Siamês

Uma das raças de gato mais conhecidas em todo o mundo, sua aparência é característica: pelos mais claros, e patas e rosto mais escuros.

Os olhos, na grande maioria das vezes, de um azul intenso também chamam a atenção.

O siamês tem um porte médio (até 6 kg) e um comportamento afetuoso com crianças e seus donos, e a raça aprende truques com facilidade.

Por outro lado, siameses são extremamente curiosos e, às vezes, podem ser rebeldes, por quererem explorar o ambiente, então, exigem donos atentos.

02. Pelo Curto Americano

A raça mais popular do Estados Unidos, os gatos de pelo curto americano são, geralmente, acinzentados, com listras pretas, e grandes olhos verdes. São de porte médio (até 6 kg), de comportamento afetuoso e tranquilo e muito apegados aos donos.

Por outro lado, são gatos independentes, que conseguem se distrair sozinhos.

Assim, podem viver bem em casas com poucas pessoas, mas sua musculatura forte faz com que ele exija ter arranhadores e brinquedos diferenciados para gastar sua energia, e evitar a obesidade.

01. Pelo Curto Brasileiro

Raça brasileira reconhecida internacionalmente apenas em 1998, é o que se pode chamar um “gato comum”, por ser resultado do cruzamento de várias raças e, por não ter um diferencial na sua aparência.

Tem pelo curto, geralmente, branco no abdômen e porte médio (até 6 kg), mas sua musculatura e sua capacidade de resistir a doenças e outros problemas próprios do ambiente brasileiro fazem a raça ser única.

Suas origens remontam às navegações, quando eram trazidos pelos portugueses, nos navios, para caçarem ratos e, uma vez na terra, eram largados nas ruas.

Por esses motivos, seu comportamento pode ser um pouco imprevisível, porém, os gatos de pelo curto brasileiro são sempre afetuosos e pacientes com seus donos.

É uma raça que se adapta muito bem a apartamentos de qualquer tamanho e, diferente da maioria dos felinos, consegue conviver tranquilamente com outros animais – inclusive cães.

E então? O que você achou dessa lista? Sentiu falta de alguma raça?

Reconheceu os traços do seu gato, nas raças descritas aqui?

Escreva para nós, contando!

E assine nossa newsletter para não perder mais nenhuma postagem!

Sobre o autor  /  Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Plano de saúde para animais Dr. Pet: conheça e veja quanto custa!

O Plano de saúde para animais Dr. Pet chegou no mercado para oferecer serviços de qualidade e boa cobertura. Clique aqui e leia mais!

Continue lendo
content

Sobrancelha para rosto redondo perfeita: qual a melhor?

A sobrancelha para rosto redondo precisa valorizar os traços do rosto, deixando tudo em harmonia perfeita. Veja mais sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Remessa Conforme Shein: como funciona e novidades!

Quer saber como a Remessa Conforme funciona? Essa nova regra organiza as importações e tira a possibilidade de taxação da sua encomenda!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aerolíneas Argentinas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Aerolíneas Argentinas é resultado da fusão de diversas companhias argentinas, daí o seu nome. Com dezenas de destinos, ela é uma excelente opção de voos diretos para Buenos Aires. Veja os detalhes!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Zupper?

Comprar passagem na Zupper pode ser o primeiro passo para a viagem dos seus sonhos. Veja como fazer e garantir suas férias no exterior.

Continue lendo
content

Pegue sua Mochila é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Disponível no mercado desde 2006, a agência de viagens Pegue sua Mochila é a ideal para quem procura viagens curtas de fim de semana e feriados. Entenda como seus roteiros funcionam e veja se vale a pena comprar com ela!

Continue lendo