Gatos

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? Saiba aqui!

Você sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos? Pois isso é uma maneira de mensurar a idade do filhote. Aprenda mais, hoje.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 02/07/2021

Descubra com quantos dias os gatos filhotes abrem os olhos

Com quantos dias gatos abrem os olhos
Com quantos dias gatos abrem os olhos

Felinos nascem de olhos fechados e ficam assim por um tempo. Mas com quantos dias gatos abrem os olhos? Veja a resposta, hoje, junto a outras curiosidades sobre os filhotes.

Os filhotes de gatos têm várias características bastante interessantes e únicas. A gestação das gatas é bastante curta, de apenas 02 meses. Por isso, eles ainda não saem prontos para encarar o mundo sozinho.

Afinal, os olhos não abrem assim que nascem. Da mesma forma, nas primeiras semanas o felino também não ouve. Ou seja, ele é completamente dependente da mãe durante essa para encarar o mundo sozinho.

Afinal, os olhos não abrem assim que nascem. Da mesma forma, nas primeiras semanas o felino também não ouve. Ou seja, ele é completamente dependente da mãe durante essa fase. Saber com quantos dias os gatos abrem os olhos, então, ajuda na sua criação.

Mas como assim? O tempo que eles demoram para abrir os olhos irá influenciar no tempo em que precisam ficar com a mãe. Ainda, no cuidado que merecem nos primeiros dias Por isso, não deixe de conferir, hoje, como funciona a abertura dos olhos dos felinos.

Anúncios

Qual o tempo de desmame dos gatos?

Veja com quantos dias gatos abrem os olhos
Veja com quantos dias gatos abrem os olhos

O desmame dos gatos acontece, geralmente, entre 04 e 10 semanas de vida do gato. Ou seja, eles devem receber leite materno por ao menos 01 mês até 2,5 meses de vida. Por isso, assim como a gestação o período de amamentação é curto.

O leite materno é ideal nessa fase inicial. Assim como ocorre com os humanos, é ele que possui nutrientes e anticorpos cruciais à saúde do felino. Além disso, nesse momento ele é completamente dependente da mãe.

Por isso, é essencial que o filhote fique em companhia da mãe durante essa fase de desenvolvimento. Isso deve se dar em lugar tranqüilo e confortável.

Aliás, depois do desmame saiba que não se deve mais servir leite aos gatos. Eles desenvolvem intolerância à lactose a partir disso. Assim, o leite passa a lhes fazer mal, uma vez que são incapazes de digerir a proteína.

Cuidados com gatos filhotes

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Os gatos, como dissemos, não nascem com os olhos abertos. Eles ainda são muito frágeis nesse primeiro momento. Isso ocorre, inclusive, porque o desenvolvimento deles termina fora do útero materno.

Mas isso não significa que eles são cegos ao nascerem. Apenas mantêm os olhos fechados. E com quantos dias gatos abrem os olhos? Não há um dia certo. Porém, isso costuma ocorrer entre 15 e 20 dias de vida. Ou seja, entre 2 e 3 semanas de vida.

Anúncios

Outras curiosidades sobre gatos filhotes

Com quantos dias gatos abrem os olhos
Com quantos dias gatos abrem os olhos

Agora que você já sabe com quantos dias gatos abrem os olhos, que tal conferir algumas curiosidades a mais sobre felinos? Eles possuem diversas características diferentes e interessantes. Por isso, não deixe de conferir quais são elas!

Gatos não ouvem ao nascer

Com quantos dias gatos abrem os olhos? Entre 15 a 20 dias. E com quantos dias começam a ouvir? Pois bem, assim como o sentido da visão, ao nascer os gatos também não têm capacidade de ouvir. 

Essa é mais uma razão pela qual são completamente dependentes das mães ao nascerem. Afinal, não enxergam e não ouvem. Apesar disso, sentem cheiros e têm paladar. Igualmente, contam com tato. É isso que lhes permite encontrar as mamães.

Todos os gatos nascem com os olhos azuis

Outra questão interessante é que com 15 a 20 dias os gatos abrem os olhos e eles são sempre azuis. Mas como assim? E o que acontece com os gatos de olhos verdes ou castanhos? Na verdade, eles também nasceram com olhos azuis.

O que ocorre é que todos nascem com os olhos azulados. Entretanto, é um azulado diferente. Depois, então, a cor estabiliza. Assim, pode tomar diversas colorações, como o típico azul, a verde e a castanha.

Hábitos sociais

Ainda, os gatos passam a interagir socialmente a partir dos 02 meses. Nessa fase é muito importante que ele ainda esteja em companhia da mãe ou de outros gatos. Afinal, ele tende a repetir os comportamentos que vê ao seu redor.

Assim, aqui ele não apenas começa a interagir. O gato filhote, nesse momento, aprende a usar a caixa de areia e já é capaz de comer alimentos sólidos e mastigar. Ou seja, começa o seu período de independência, aos poucos.

Cordão umbilical

Os gatos, ainda, permanecem com o cordão umbilical por somente 04 a 05 dias. Por isso, perdem ele de forma muito mais rápida a quantos dias gatos levam para abrir os olhos. 

Gatas fazem o parto sozinhas

Outro fator muito interessante sobre gatos é que as fêmeas são capazes de fazer o parto sozinhas. Isto é, elas possuem instinto de forma a controlar tudo o que está acontecendo. Primeiramente, buscam um lugar confortável e silencioso ao perceber que o parto está próximo.

Depois, é capaz de expelir os gatinhos um a um. Nesse momento, eles saem em bolsas individuais com líquido amniótico. Assim, a gata rasga cada um deles com os dentinhos. Logo em seguida, limpa cada gatinho com a língua.

Com isso a gata não apenas limpa o gato e descarta o líquido que está no pelo dos pequenos. Ela também os estimula a respirar. Assim, ela faz, um a um, esse processo. Muitas vezes entre um gato e outro levam 30 a 60 minutos.

Por isso, a mamãe gata tem tempo para dar atenção para cada um dos gatinhos. E esse processo é muito importante. Somente é necessário o auxílio de um veterinário caso a gata apresente dificuldades ou sangramentos;

Gatinhos precisam da mãe até ao menos os 02 meses

Como vimos, os gatos abrem os olhos com 15 a 20 dias. Além disso, ao nascerem não ouvem, têm músculos e ossos frágeis e mal se deslocam. Por isso, eles precisam da mãe por perto. E esta necessita de comida, atenção, água e de um local limpo.

Somente retire o gatinho de perto da mãe quando ele tiver mais de 02 meses.

Gestação felina

A gestação felina causa muitas dúvidas. Sabendo disso, separamos hoje todas as principais informações sobre o período e cuidados. Veja quais são, abaixo.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Viajar com gatos: é possível? Como?

Tomando alguns cuidados especiais, é possível sim viajar com o seu gato de forma tranquila e saudável para vocês dois. Confira nossas dicas!

Continue lendo
content

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Standard Schnauzer é um animal extremamente inteligente, além de ser corajoso e amigável. Conheça tudo sobre a raça dele aqui!

Continue lendo
content

5 motivos para o gato estar com fome excessiva

O gato com fome excessiva pode ser motivado por vários fatores, incluindo o estresse e o tédio, já que os felinos são muito ativos. Veja aqui

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Latam Pass Itaucard Gold: viaje e ganhe pontos e milhas!

O cartão de crédito Latam Pass Itaucard Gold é um produto com benefícios exclusivos para viajantes, como Seguro Viagem ou descontos em passagens Latam. Então, confira mais características do cartão antes de solicitar!

Continue lendo
content

Como saber se uma agência de turismo é confiável? 5 dicas!

Se você está planejando suas próximas férias, mas ainda tem receio de comprar serviços de turismo online, saiba que existem maneiras infalíveis para descobrir se a agência de viagens em questão é de fato confiável ou não.

Continue lendo
content

5 dicas para sua viagem de ônibus: viaje de forma tranquila e sem contratempos!

Muitas vezes o ônibus pode oferecer o melhor custo benefício para uma viagem. Além disso, as rotas podem ser mais confortáveis, mesmo com percursos mais longos. Então, veja dicas para viajar de ônibus tranquilamente!

Continue lendo