Dicas

Cutilagem perfeita: confira o passo a passo!

A cutilagem faz parte do procedimento de cuidados de manicure. Para fazê-la são necessários alguns cuidados, conheça hoje quais são!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/05/2021

Descubra como tirar uma cutícula perfeita e rápida

image

Uma cutilagem bem feita garante a você a cutícula perfeita. Ou seja, sem fiapos e, principalmente, sem “bifes” e cortes. Veja hoje como fazê-la perfeitamente e sem perigos.

Retirar e cuidar da cutícula são partes importantes da arte da manicure. Seja para aplicar nas clientes ou em casa, nas suas próprias mãos, requer cuidados. Afinal, considere que ela depende do uso de instrumentos pontiagudos.

Além disso, a região em que a cutilagem se aplica é bastante delicada. Essa soma de fatores resulta em uma atividade com brechas para acidentes. Eles se referem a cortes que podem inflamar ou até mesmo levar à transmissão de alguma doença.

Portanto, esse é um procedimento que requer todo o cuidado possível. Ao mesmo tempo, existem formas de melhorar a cutilagem e a extração da cutícula. Para ajudar você, nós as listamos abaixo. Por isso, continue lendo e confira como obter cutículas perfeitas!

Anúncios

O que é cutilagem?

A cutilagem nada mais é do que o cuidado que se aplica às cutículas das unhas. Assim, envolve inúmeros processos. Dentre eles, a extração do excesso, cortes e hidratação.

Profissionalmente, quem se responsabiliza por esse processo é a manicure. Porém, você também pode fazê-lo em casa. Para isso, basta seguir alguns cuidados para a sua segurança e proteção. Com isso, é possível ter unhas sempre em dia.

Existem alguns truques para tirar a cutícula que servem para as manicures amadoras e profissionais. São eles que permitem a qualidade do processo e a conquista de uma cutícula perfeita.

Uma cutilagem bem feita é a chave de uma unha bonita. Em caso contrário, ela fica com o aspecto de mal cuidada ou, ainda, de mal acabada. Por isso, de nada adianta uma bela esmaltação sem que se dê o devido cuidado às cutículas.

Em suma, a manicure profissional é responsável por tirar a cutícula, somente. Mas ela pode usar uns truques que permitam que esse processo seja mais rápido, seguro e efetivo. Ao mesmo tempo, existem outras dicas para as cutículas que podem facilitar o trabalho dela.

Nesse sentido, são cuidados que a cliente aplica em casa. Eles tornam a unha muito mais bonita e com aspecto saudável. Conheça abaixo quais são esses cuidados que somam à extração da cutícula para uma cutilagem perfeita.

Faz mal tirar as cutículas das unhas?

image

Essa é uma dúvida que muitas clientes e até mesmo manicures têm. Afinal, existem muitos mitos sobre cuidados de beleza. Isso se aplica, também, em relação às unhas. 

Retirar o excesso das cutículas não faz mal. Ele é aquela pele que se sobrepõe à unha, surgindo da parte da raiz. Essa é uma pele morta que não tem papel ali. Aliás, ela atrapalha a esmaltação e o resultado final.

Por outro lado, retirar a cutícula que não está sobre a unha é prejudicial. Ali ela não é apenas uma pele morta, mas uma camada de proteção. As cutículas protegem a entrada dos dedos e das unhas. Por isso, são muito importantes.

Dessa forma, a extração do excesso as cutículas por meio da cutilagem não faz mal. O mesmo não se aplica a tirar as peles que não são excesso.

E como reconhecer quais partes retirar ou não? Para isso, use um amolecedor de cutículas. Aplique-o sobre a cutícula, ao redor de toda a unha, por cerca de 05 minutos. Após, passe a espátula delicadamente, na ponta da unha em direção a raiz.

Após fazer isso por toda a unha e ao longo de toda a cutícula, você verá vários pedacinhos de pele levantados. Eles estão sobre a unha. Esse é, então, o excesso. Posicione o alicate e retire esses excessos específicos.

Amolecedor de cutícula: porque você deve usar?

Você conhece o amolecedor de cutículas? Esse é um produto que auxilia muito ao retirar os excessos dessa pele sobre as unhas, não deixe de conferir!

Anúncios

O que acontece quando tira a cutícula?

Quando se retira a cutícula você se livra da parte de pele morta dela. Essa é a expansão que ocorre para fora da parte interna da unha, sobre ela. Nesse caso, você apenas a apara. Porém, quando a extrai de forma errônea, com bifes, a conversa é outra.

Nesse caso geralmente há sangramentos. Também, é criada uma porta de entrada para infecções e microorganismos. Aliás, essa pode ser uma forma de contração de doenças. A mais famosa que pode ter infecção dessa maneira é a hepatite.

É por isso que a cutilagem deve ser feita com cuidado. É isso que garantirá o sucesso do procedimento e a livra de qualquer infecção. Por isso, a manicure profissional deve tomar todas as precauções possíveis. Elas abrangem a limpeza e esterilização dos aparelhos e o manuseio correto do alicate.

Como fazer uma boa cutilagem?

image

Para tirar a cutícula de modo perfeito são necessários alguns cuidados. Por exemplo, que os materiais sejam de qualidade. É crucial que o alicate esteja afiado. Igualmente, que ele passe pela esterilização completa antes do uso.

Além disso, você pode usar produtos como amolecedores de cutícula para ajudar no processo. Ele retira de modo mais completo a pele morta sobre a unha. Assim, permite um acabamento perfeito!

Como tirar as cutículas passo a passo?

Confira o passo a passo de como tirar a cutícula sem erro! Veja:

  • Em primeiro lugar, limpe bem a região, lavando as mãos com água a sabão neutro e as enxugue;
  • Logo em seguida, aplique sobre a cutícula (ao longo da raiz da unha e sobre a unha) o amolecedor de cutículas. Para turbinar o processo coloque um algodão umedecido sobre cada unha. Ou, então, coloque uma luva de plástico descartável;
  • Espere cerca de 5 minutos e retire o algodão ou as luvas;
  • Assim, use uma espátula esterilizada e a passe de forma delicada sobre a unha. Faça movimentos da ponta da unha em direção à raiz;
  • Passe um lenço ou pano por cima da unha. A cutícula que restar levantada por sobre a unha, mas solta dela, é o excesso. Assim, a remoção deve ser sobre ela;
  • Para terminar, use uma alicate limpa e afiada. Comece por uma das pontas da unha e da cutícula, seguindo o movimento ao longo dela até a outra ponta.

Como fazer a unha crescer rápido? Veja aqui!

Seu sonho é ter unhas longas e fortes? Então não deixe de conferir aqui como fazer a unha crescer. Continue lendo e veja dicas especiais!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

3 opções para fazer cursos online na área de veterinária!

É estudante universitário e quer complementar sua formação? Então confira aqui alguns cursos online de veterinária e se inscreva!

Continue lendo
content

4 melhores cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC!

Confira alguns cursos online com certificado reconhecido pelo MEC e torne-se um profissional de qualidade no mercado de trabalho!

Continue lendo
content

Babosa no rosto: como usar para hidratar sua pele?

Quer passar babosa no rosto e não sabe como? Então confira nossas dicas de como usar babosa no seu rosto e hidrate sua pele!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passagem aérea em promoção na Azul: voos a partir de R$180!

A Azul Linhas Aéreas oferece voos com qualidade e conforto. Além disso, você também pode encontrar promoções incríveis, além de descontos para economizar nas suas férias! Veja como aqui!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Mulheres pelo Mundo Viagens?

Para viajar com roteiro completo e boas companhias, compre os pacotes e roteiros da Mulheres pelo Mundo Viagens. A agência é especializada em viagens para mulheres e oferece roteiros incríveis e personalizados.

Continue lendo
content

Tripr é confiável? Veja como funciona antes de comprar

As viagens bate e volta estão cada vez mais populares no mercado, além dos pacotes de passeio de apenas um dia. A Tripr pode te conectar as melhores ofertas para você aproveitar ao máximo seus finais de semana.

Continue lendo