Beleza

Amolecedor de cutícula: entenda porque você deve usar

Você conhece o amolecedor de cutículas? Esse é um produto que auxilia muito ao retirar os excessos dessa pele sobre as unhas, não deixe de conferir!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 12/05/2021

Saiba para que foi desenvolvido o amolecedor de cutícula e comece a usar

Cuidados com as cutículas
Cuidados com as cutículas

O amolecedor de cutícula é um produto para a prática da manicure. Ele se dedica a melhorar a extração do excesso delas sobre a unha.

A remoção do excesso de cutículas é um passo natural do cuidado com as unhas. Isso permite que elas fiquem mais bonitas. Igualmente, que a esmaltação fique mais homogênea. O aspecto das unhas, portanto, depende dessa extração.

Para isso existem vários produtos. Um dos melhores é o amolecedor de cutículas. Conforme seu nome indica, ele se dedica a deixá-las mole. Ou seja, a facilitar a extração dos excessos que estejam sobre as unhas.

O desenvolvimento desse tipo de produto ocorreu por inúmeros motivos. Primeiramente, por ser mais efetivo do que o uso de hidratantes. Assim, possui propriedades que amolecem mais rapidamente as suas cutículas.

Ao mesmo tempo em que acelera o processo, esse produto também é mais efetivo. Em outras palavras, ele amolece de maneira mais completa as peles que estiverem sobrando sobre a unha. Isso tudo, aliás, sem colocá-las em perigo.

Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o produto. Não só o seu processo de cuidado das unhas pode ser mais rápido. Ele também pode ser mais efetivo. Com isso, ao final o resultado são unhas mais bonitas e fortes.

Anúncios

Para que serve o amolecedor de cutícula?

Esse produto se dedica ao amolecimento da cutícula. Para entender melhor essa importância, é necessário conhecer a estrutura da unha.

A cutícula nada mais é do que uma espécie de pele protetora. Assim, ela tem uma parte interna. Esta fica na parte interior do dedo e da unha. Por outro lado, ela também se projeta sobre a unha. Essa projeção pode dificultar ao esmaltar. Também, influencia sobre a belea das unhas.

Por isso, é natural que no processo de manicure haja a retirada dessa pele que sobressai. Para fazê-lo é necessário, antes, amolecê-la. E é exatamente aqui que o amolecedor de cutículas se apresenta.

Apesar de ser possível amolecê-las com o uso de água morna e hidratante, esse processo é menos completo. Isso se deve a dois aspectos. Primeiramente, esses produtos tem ação mais lenta. Em segundo lugar, podem não amolecer a pele completamente.

Assim, não raro o não uso de um amolecedor pode levar a acidentes. Eles condizem a cortes de partes que não deveriam ser extraídas das unhas. Também, podem deixar fiapos que atrapalham completamente na beleza da esmaltação.

Além disso, saiba que o amolecedor de cutículas também age na hidratação da área. Com isso, você evita que a região resseque. Também, pode retirar toda a parte da pele morta. A extração, dessa maneira, limita-se apenas à parte que realmente deve ser alvo dela.

Qual a diferença de removedor de cutícula e amolecedor?

Amolecendo a cutícula
Amolecendo a cutícula

Hoje existem no mercado inúmeros produtos que se voltam à manicure. Por isso, eles podem causar confusões. Isso ocorre até mesmo pela semelhança entre nomes. Esse é o caso, então, do removedor de cutículas e do amolecedor.

O removedor, conforme o nome indica, remove essa pele. Assim, ele age sobre o local de aplicação. Após, não exige o uso de um alicate, mas apenas que se passe uma espátula sobre a unha.

Já o amolecedor de cutículas é o produto que torna essa parte da pele mole. Ele a solta de sobre a unha. A partir disso, você deve passar uma espátula sobre a unha. Depois, retirar, com auxílio de um alicate, a parte que levantar.

Portanto, um se dedica a retirar essa pele. Outro apenas realiza parte do procedimento de retirada e cuidados. Ele a amolece para que então haja o uso de um alicate.

5 melhores opções de curso de manicure

Um curso de manicure pode ser o passo inicial de uma carreira profissional de sucesso! Então, não perca tempo e confira aqui tudo sobre a área.

Anúncios

Entenda um pouco mais sobre isso

E por que, então, não usar o produto que faz a tarefa completa? Há contraindicação de uso de removedores em razão de suas fórmulas. Elas são repletas de substâncias que são nocivas à saúde. Inclusive, podem causar envenenamento em caso de ingestão.

Há diversos relatos do uso de removedores que resultaram na queimação e ardência da pele. Também, no avermelhamento. Assim, tem-se que esses produtos têm em sua formula agentes que são nocivos. Inclusive, eles tendem a enfraquecer as unhas e desidratá-las.

Tudo isso é péssimo para a saúde das unhas. Ou seja, o uso de um removedor de cutículas pode prejudicar e muito na beleza delas e na integridade. Por outro lado, o amolecedor de cutículas não possui esse tipo de ingredientes.

Ele hidrata a sua pele e a sua unha. Apenas a desgruda da parte em que ela sobrepõe a unha, sem decompô-la ou qualquer coisa do tipo. Dessa maneira, é uma alternativa que auxilia no seu processo de cuidados, diferentemente do removedor.

Qual a importância de hidratar as cutículas?

Importância dos cuidados com as unhas
Importância dos cuidados com as unhas

O amolecedor de cutículas se presta a soltar da unha aquela camada de cutícula que está sobrando. Por isso, ele ajuda a direcionar o que deve ou não ser alvo de remoção. Isso é importante porque a cutícula, por si só, é crucial à saúde das mãos.

É ela que impede a entrada de fungos e microorganismos. É como se vedasse a entrada de nossas unhas. Por isso, sua extração não deve ser completa ou invasiva. O controle dessa remoção é possível com o amolecedor.

Dessa forma, é preciso também hidratar a cutícula restante. Isso permite que ela permaneça forte e não resseque. Também, evita quebras da cutícula e mesmo das unhas. Portanto, não deixe de usar cremes e óleos hidratantes sobre as unhas e cutículas.

Como usar o amolecedor de cutícula?

Isso é muito fácil. Após lixar suas unhas e higienizá-las, aplique sobre as cutículas (nas bordas da unha) o produto. Então, deixe-o agir entre 3 e 5 minutos. Nesse momento, passe levemente uma espátula sobre a unha, no seu contorno.

Corte os pedacinhos de pele que sobressaírem com um alicate (e somente eles!). Para fazê-lo, segure a ferramenta entre indicador e o seu polegar. Comece retirando as peles de um canto. Siga um movimento do formato da unha, onde estão as peles para extração.

Opções de curso de pedicure online e gratuito

Se você quer um curso de pedicure online e gratuito, veja o artigo que preparamos especialmente para você! Veja aqui e tire suas dúvidas!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar o aplicativo YouCam Makeup?

Confira aqui como baixar o aplicativo YouCam Makeup para que ele coloque uma maquiagem completa nas suas fotos! É fácil e grátis.

Continue lendo
content

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um amigo peludo, confira aqui dicas de raças de cachorro pequeno populares e fofas!

Continue lendo
content

Aplicativo Gravidez +: registre sua gestação passo a passo!

Registre informações de gravidez, procure por nomes e confira novos artigos diariamente com o aplicativo Gravidez +! Veja como funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Fully Viagens ou Vai Viver: qual a melhor para viajar?

Tanto a Vai Viver Viagens quanto a Fully Viagens são agências confiáveis que oferecem pacotes incríveis com roteiros diferenciados. No entanto, é necessário analisar o que cada uma oferece antes de fazer a compra. Veja aqui!

Continue lendo
content

Mirella Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Mirella Turismo é uma agência de viagens com mais de 30 anos de experiência nesse mercado. Ela oferece pacotes nacionais e internacionais e muitos outros serviços de turismo, então conheça-a e veja como comprar!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Mastercard Black Merit e saiba se vale a pena!

O cartão Mastercard Black Merit é um produto financeiro da Sicoob voltado para público de alta renda. Ele oferece diversos benefícios para quem costuma viajar com frequência e pode ser interessante para seu perfil.

Continue lendo