Gatos

Gato Korat: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Korat é uma raça com pelos cinzas bastante característicos. Além disso, são carinhosos e gostam de estar perto do seu tutor a todo o momento. Então, confira todas as características do Korat e veja as dicas para cuidar de um exemplar da raça.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 13/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Korat

Conheça o gato Korat. Fonte: Adobe Stock.
Conheça o gato Korat. Fonte: Adobe Stock.

Antes de mais nada, o gato Korat é uma das raças mais antigas e existem registros desse felino em manuscritos de 1350. Ademais, ele é originário da região de Korat na Tailândia onde era considerado um amuleto da sorte. De comportamento dócil e carinhoso, os gatos dessa raça conquistam os corações de seus tutores com seu jeito brincalhão.

Então, se você gosta de gatos com pelagem cinza, também conhecidos como gatos azuis, saiba que essa é uma das poucas raças que apresentam essa cor como característica principal. Portanto, continue a leitura e descubra tudo sobre o gato Korat.

Cara de gato Ragdoll

Gato Ragdoll: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Ragdoll é uma das maiores e mais populares raças de gato do mundo, com personalidade dócil e companheira, você vai se encantar por ele!

Anúncios

Qual é o gato Korat?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: Adobe Stock.

Primeiramente, os gatos Korat são até hoje considerados gatos da sorte na Tailândia. Antigamente, era comum presentear noivas com um casal da raça como um símbolo de prosperidade e bons presságios. Ainda que seus registros datem do século XIV, foi somente nas décadas de 1950 a 1970 que ele foi introduzido ao restante do mundo.

Aliás, essa é uma das raças de gato cinza que é menos conhecida, o que torna difícil encontrar criadouros do gato Korat. Ademais, a característica mais marcante da raça com certeza é seu pelo de cor cinza ou azul, como também é conhecido. Com algumas extremidades prateadas e a ponta do rabo mais escura, esse gato tem uma aparência bem exótica.

O rosto do gato Korat possui traços arredondados e lembra o formato de um coração. Além disso, ele possui olhos característicos grandes e atentos, geralmente na cor verde, mas amarelos também são aceitos. Assim, a raça também apresenta pelagem curta, de toque macio e aveludado, e não costuma precisar de muita manutenção.

Embora sejam parente do gato Siamês, essa raça não apresenta nenhuma outra padronagem de pelos, a não ser a cor cinza sólida. Além do mais, não são gatos tão vocais e procuram chamar a atenção de seus tutores de outra forma. Aliás, se você deseja ter um pet companheiro e brincalhão, então você vai adorar o gato Korat.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de tudo, se você está pensando em comprar um gato da raça, pode ser que você encontre certa dificuldade de achar um bom criadouro. Isso porque o gato Korat não é tão difundido no mundo, e seu parente Siamês ou mesmo os outros gatos de pelos cinza tendem a ser mais populares.

Ademais, é importante que você procure um gatil qualificado, e procure conhecer os pais do filhote. Não apenas para verificar a saúde da linhagem, mas também para ter certeza de que você não está financiando a crueldade animal.

Assim, os filhotes do gato Korat não costumam ser tão caros, embora sejam incomuns, e você deve encontrar exemplares que custam entre R$1.000,00 e R$2.000,00. Aliás, também é importante lembrar que adotar um gatinho não é uma tarefa fácil. Então esteja preparado para as responsabilidades de ser um tutor antes de trazer o pet para casa!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, os gatinhos da raça Korat costumam ser bastante saudáveis e fortes. Ou seja, não são propensos a apresentarem nenhum problema de saúde mais grave. No entanto, existe uma doença genética hereditária que pode afetar o Korat chamada de Gangliosidose.

Nesses casos, o gatinho não produz uma enzima que está ligada ao metabolismo de lipídios, causando assim um excesso de gordura em algumas parte do corpo, como os neurônios. Desse modo, os gatos afetados pela doença podem apresentar convulsões, andar descoordenado, paralisa, fraqueza, entre outros sintomas.

Mas não se preocupe, hoje existem testes que podem te ajudar a identificar se o gato possui essa alteração genética. Portanto, é importante pedir certas informações na hora de adotar o seu gato Korat. Além disso, não existem outras doenças específicas da raça, que possui uma expectativa de vida de até 19 anos!

Ademais, o Korat é um gato de porte médio a pequeno, mas possui um corpo musculoso e atarracado. Assim, é um gato mais pesado do que aparenta ser e possui patas fortes e cauda grossa na base e fina na ponta. Seu tamanho varia de 20 a 25 centímetros e seu peso máximo é de 5kg.

Como criar um gato Korat?

Então, como criar a raça? Fonte: Adobe Stock.
Então, como criar a raça? Fonte: Adobe Stock.

Como você já deve suspeitar, o gato Korat é uma raça ativa e brincalhona. Portanto, é importante investir em atividades para que ele possa gastar sua energia. Com patas musculosas, esse gato adora saltar e correr, e pode ser uma boa ideia proporcionar parquinhos verticais e torres de arranhadores.

Ademais, o Korat também é muito inteligente e apegado e gosta de atividades interativas onde seu tutor participa da brincadeira. Desse modo, é importante que você tenha certeza de que terá tempo hábil para dar atenção e carinho ao seu gato Korat.

Aliás, essa raça não gosta de passar muito tempo sozinha, e ele pode acabar ficando doente se você passa longas horas fora de casa. Esses pets também gostam de seguir seus humanos pela casa e chamam sua atenção com mordidinhas carinhosas ou se esfregando em seu pé.

Além disso, essa é uma raça que se dá bem com outros animais, desde que sejam tranquilos ou que ele possa dominar o território como o favorito de seu dono. Os gatos dessa raça também não costumam gostar de muito barulho e agitação, e preferem locais mais sossegados.

Por fim, o gato Korat não necessita de muito cuidado e apenas uma escovação semanal já é suficiente para manter seu pelo bonito e brilhante. Ademais, ofereça uma ração de qualidade para o seu pet mantenha uma rotina de visitas ao veterinário para deixar a saúde do seu gato em dia.

Então, gostou do gato Korat? Quer conferir outra raça de gato cinza que também tem um comportamento amoroso e carinhoso? Pois então acesse nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre o gato Pelo Curto Inglês!

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça

O gato de pelo curto inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma raça de gatos com coloração de tons de cinza e marrom, veja aqui!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato Exótico Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato Exótico Shorthair é um gato ideal para famílias e se dá muito bem com crianças e outros animais. Confira aqui tudo sobre essa raça!

Continue lendo
content

Cachorro Spitz Finlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Confira tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Spitz Finlandês, que parece bastante uma raposa e é amigável e simpático!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo YouCam Makeup?

Confira aqui como baixar o aplicativo YouCam Makeup para que ele coloque uma maquiagem completa nas suas fotos! É fácil e grátis.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça as 7 Maravilhas do Mundo!

Criada por votação popular de maneira informal, as 7 Maravilhas do Mundo Moderno surgiram como uma revisão da lista da Grécia Antiga. Espalhadas pelo mundo, as construções reúnem beleza e histórias de tirar o fôlego!

Continue lendo
content

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Continue lendo
content

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

Embora ainda estejamos vivendo resquícios da pandemia, o mercado de turismo já começa a aquecer novamente. No entanto, se ainda está receoso de viajar, trouxemos dicas de lugares com menos aglomeração para você aproveitar as viagens pós-quarentena. Confira!

Continue lendo