Gatos

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça de gato!

O gato de pelo curto inglês conquista a todos por onde passa. Hoje, encante-se você também por essa raça e descubra tudo sobre ela!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 07/10/2021

Descubra tudo sobre a raça British Shorthair

Descubra tudo sobre a raça British Shorthair
Descubra tudo sobre a raça British Shorthair

O gato de pelo curto inglês (ou British Shorthair) corresponde a uma raça que faz sucesso no mundo todo. Com bichanos cheios de personalidade e leais, é uma ótima alternativa para se ter em casa.

Os gatos conquistam a cada dia mais pessoas. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, existem ao menos 23,9 milhões de gatinhos domesticados no país. Assim, embora o maior número ainda seja de cães, os felinos ganham mais espaço a cada ano.

E isso não é à toa. Eles são independentes, brincalhões e fofos. Ainda, ocupam pouco espaço e se importam mais com o vertical do que com o horizontal. Igualmente, são fáceis de cuidar e são extremamente divertidos.

Dessa forma, caso você queira um gatinho para chamar de seu, não deixe de continuar lendo para conhecer tudo sobre o gato de pelo curto inglês. Quem sabe ele não foi feito na medida dos seus sonhos? Confira abaixo.

As 30 melhores e mais populares raças de gato!

Conheça quais são as melhores e mais populares raças de gatos atualmente aqui!

Anúncios

Qual é o gato de pelo curto inglês?

Qual é o gato de pelo curto inglês?
Qual é o gato de pelo curto inglês?

Primeiramente, vamos entender exatamente quem é o gato de pelo curto inglês dentre os demais tipos de gatos. Essa raça tem algumas características bastante famosas e facilmente reconhecidas. Veja quais são as principais:

  • Olhos grandes e redondos;
  • Aparentam estar sempre sorrindo;
  • Pelos espetados curtos e com aspecto muito macio e felpudo;
  • Cauda curta e grossa;
  • Peito largo e cheio;
  • Pernas curtas e fortes;
  • Postura robusta;
  • Cabeça bem redonda com bochechas proeminentes;
  • Orelhinhas sempre em pé.

Ainda, o gato de pelo curto inglês é de porte médio.

Quanto custa um gato de pelo curto inglês?

Em geral esse gato costuma ser comercializado por valor de R$ 4 mil. Contudo, isso pode variar de acordo com vários aspectos. Por exemplo, pela qualidade do criadouro. Igualmente, pela região do país em que a compra será feita.

É imprescindível que haja atenção especial ao local de compra. Afinal, é importante que tanto os procriadores quanto os filhotes recebam cuidados especiais e carinho. Em caso contrário, saiba que você estará patrocinando o mau trato aos animais.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive um British Shorthair?

British Shorthair
British Shorthair

Como vimos brevemente acima, o gato de pelo curto inglês é um felino doméstico de porte médio. Assim, é natural que ele se mantenha numa média de 5 kg. A altura varia bastante, especialmente porque mesmo quando grandes eles ainda mantém as perninhas curtas.

Um fator bastante interessante sobre esse gato se refere ao crescimento. Diferentemente de outros felinos, eles crescem durante cerca de 3 anos, de forma constante. Portanto, ele não deixa de crescer após completar um ano, dando continuidade ao desenvolvimento.

Como criar um Gato de pelo curto inglês?

Abaixo, confira algumas dicas de como criar um gato British Shorthair. Assim, você garante o bem-estar do felino, bem como a boa convivência com ele. Como você verá, é bastante simples cuidar de um gato dessa raça, mais um motivo para você considerar tê-la em casa.

Alimentação saudável

Em primeiro lugar, o gato de pelo curto inglês adora comer. Por isso, ele apresenta um apetite invejável e que deve ser alvo de cuidados. Afinal, os gatos apresentam tendência de engordar ao longo da vida. Portanto, cuidado com a alimentação do seu British Shorthair.

Nesse sentido, é crucial que você opte por uma ração Premium ou Super Premium com equilíbrio de nutrientes e que conte com proteínas animais de qualidade. Igualmente, estabeleça horários de alimentação. Isto é, não deixe a comida à vontade durante o dia todo.

O ideal é que as refeições não ultrapassem 12 horas uma da outra. Assim, uma boa estratégia é alimentá-lo logo pela manhã e no início da noite. Ainda, consulte o veterinário para estabelecer uma porção para o seu felino doméstico.

Banhos

Os gatos são conhecidos por serem “autolimpantes”. Afinal, as lambidas que eles se dão ao longo do dia servem justamente para se limpar e eles são bons nisso. Contudo, quando o assunto é o gato de pelo curto inglês, banhos tradicionais se fazem necessários. Ou seja, aquele com água e xampu.

Nesse caso, é imprescindível que você opte por um xampu próprio para gatinhos. Hoje existem diversos no mercado e eles são especiais para a pele e as mucosas do bichano. Ainda, lembre-se de secá-lo bem e mantenha o secador a uma boa distância para não queimá-lo.

Outro ponto importante na higienização do seu pet é dar atenção especial para as orelhinhas deles. Assim, limpe-as cuidadosamente e deixe seu pet sempre em dia com a limpeza dele.

Escovação

O gato de pelo curto inglês possui, como o nome já indica, fios curtos que podem até mesmo chegar em altura média. Contudo, isso não dispensa as escovações. Mesmo com pelos curtos, eles possuem muitos pelos e a queda é constante.

A escovação serve para liberar espaço, retirando os fios soltos e deixando a pele respirar. Igualmente, ajuda na limpeza, retirando resíduos que possam levar ao desenvolvimento de microrganismos como fungos e bactérias.

Ainda, a escovação é imprescindível para evitar nós e, também, para deixar os pelos sempre lindos e brilhantes. Afinal, assim eles ficam brilhantes e viçosos.

Unhas

Apesar de amar uma brincadeira e ficar perto do seu dono, o gato de pelo curto inglês não é tão dado a grandes aventuras. Assim, não faz questão de escaladas, por exemplo. Por isso, suas unhas requerem especial atenção.

Lembre-se de aparar as unhas do pet de tempos em tempos. Isso é importante para evitar acidentes, bem como para a higiene do seu felino.

Com esses cuidados você mantém o seu gato de pelo curto inglês sempre lindo, limpo e em segurança. Ou seja, cria seu pet com toda a atenção e os cuidados que ele requer para ser feliz e para garantir a sua longevidade.

Gato siamês: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato siamês é uma raça de gato que chama atenção pela beleza, com olhinhos brilhantes normalmente azuis, e pelagem cinza! Conheça aqui!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Como ganhar dinheiro com cosméticos naturais?

Para aprender como ganhar dinheiro com cosméticos naturais criamos um artigo especial, para aprender o uso das redes sociais e muito mais!

Continue lendo
content

Adestramento de gatos: 5 dicas de como fazer!

O adestramento de gatos é uma forma de mantê-lo muito mais calmo dentro de casa, evitando fugas que podem colocar a saúde dele em risco. Veja!

Continue lendo
content

Limpeza de pele caseira: faça sozinha em 5 passos!

A limpeza de pele caseira é uma excelente opção para quem está buscando cuidar da pele, mas sem gastar muito! Saiba mais aqui!

Continue lendo

Gatos

Gestação felina: tudo que você precisa saber!

A gestação felina causa muitas dúvidas. Sabendo disso, separamos hoje todas as principais informações sobre o período e cuidados. Veja quais são, abaixo.

Entenda a gestação felina e os cuidados necessários 

Quanto tempo dura a gestação felina? Há necessidade de intervenção no parto? Como reconhecer que minha gata está prenha? Veja todas essas respostas, hoje.

O desenvolvimento dos gatos é muito rápido. E isso não se refere apenas ao crescimento ao longo da vida. A gestação deles é igualmente rápida. Por isso, muitas vezes a descoberta dela ocorre já ao final do período.

Além disso, as gatas entram no cio, período reprodutivo, inúmeras vezes ao ano. É normal que ele ocorra por 10 dias a cada 02 meses. Isso explica, então, as ninhadas constantes. Também, infelizmente, a quantidade de felinos em abandono nas ruas.

Por isso, é preciso muita atenção. Especialmente se a gatinha tem acesso à rua ou, então, conviva com outros gatos não castrados. A gestação felina necessita de alguns cuidados que garantem o bem estar da mamãe gata e o desenvolvimento dos filhotes.

Dessa forma, não deixe de conhecer, hoje, tudo sobre a gestação de gatos. Com isso, você pode tomar os cuidados necessários ao reconhecer a gravidez da sua gatinha. Ou, então, saberá o que fazer ao final da gestação e para prevenir esse tipo de situação.

Como identificar a gestação felina?

As gatas dão vários sinais de que uma gestação está em curso. Alguns são mais sutis, enquanto outros são gritantes. Veja as principais formas, então, de identificar se a gata está prenha:

  • Sinais mamários: dentre os principais sinais da gestação felina estão aqueles que ocorrem nas mamas da gata. Ao redor delas aparece uma pelagem fina. Além disso, elas ficam maiores e adquirem cor rósea;
  • Comportamento: as gatas têm aumento de apetite no início da gestação, principalmente no primeiro mês. Também, ficam mais carentes e tem necessidade de atenção e proximidade humana. Ainda, fica mais arisca com outros animais, em uma espécie de prévia do instinto materno;
  • Peso: somente a partir de 04 semanas de gestação é que há um aumento de volume e peso. Primeiramente ele ocorre na região atrás das costelas, expandindo-se ao restante do corpo depois.

Para confirmar o estado gravídico da gata, não deixe de consultar um veterinário. Com um ultrassom você rapidamente confirma se suas desconfianças têm embasamento ou não. Além disso, é esse o profissional que pode lhe preparar para dar o melhor conforto à gata durante a gestação felina.

Alimentação natural felina

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

Como saber que a gatinha vai parir? Entenda os sinais

Para saber se os gatinhos filhotes estão para nascer, observe esses sinais:

  • Isolamento da felina em um local confortável e quente;
  • Lambidas constantes na genitália e descarga vaginal de um fluído (tampão mucoso);
  • Queda da temperatura corporal da felina (37,8ºC a 38ºC);
  • Contrações.

Principais dúvidas e respostas sobre a gestação felina

Veja, ainda, as respostas para as principais dúvidas sobre a gestação de gatos. Com isso você se prepara para receber filhotinhos lindos e encantadores.

Quanto tempo dura a gestação felina?

A gestação felina é muito rápida. Ela tem duração média de 02 meses, ou seja, 08 semanas! Com isso, em apenas 60 dias nascem gatinhos pra lá de fofos.

Quantos filhotes nascem por vez?

Geralmente cada gestação felina gera entre 04 e 06 filhotes. Contudo, isso varia, podendo até mesmo ser demais ou menos gatinhos. Quando nasce apenas um filhote, dá-se o nome de feto-único. Ele tende a nascer bastante grande.

Afinal, ele conta com todos os nutrientes apenas para si. Não há outros embriões com quem dividi-los. Com isso, ganha peso ainda no útero. Entretanto, isso pode causar problemas à mamãe, que precisa lidar com todo esse peso.

Como é o nascimento dos gatinhos?

A gata encontra um local tranqüilo para parir, e quente. Por isso, fica mais quieta e em isolamento. Quando suas contrações começam, ela expele um tampão mucoso. Após, passa a expelir os gatinhos, o que acontece naturalmente com as contrações.

O nascimento de cada um deles varia entre 30 a 60 minutos, embora possa ser mais rápido Os filhotes são expelidos em sacos amnióticos e com o cordão umbilical. A gata, então, estoura esse saco e corta o cordão com os dentes.

Depois, lambe o filhote para limpá-lo e, também, para estimulá-lo a respirar. Veja só como a gata é bastante auto-suficiente!

A gata precisa de intervenção durante o parto?

Geralmente não precisa. Ela consegue expelir os animais, ajuda-os a se livrar da bolsa amniótica e os limpa, ajudando os gatinhos a respirar. Além disso, é ela quem solta o cordão, com mordidas.

Portanto, a gata sabe exatamente o que está fazendo. Seus instintos lhe auxiliam a direcionar rapidamente cada ação necessária. Isso ocorre antes, durante e depois do nascimento dos filhotes.

Contudo, caso algum filhote fique preso não deixe de contatar um veterinário. A mesma coisa deve acontecer quando:

  • O parto superar 24 horas;
  • Contrações não forem seguidas do expelir de filhotes;
  • Tampão mucoso preto ou com cor de sangue;
  • Da mesma forma, em qualquer sinalização de dificuldade pela felina.

Quais são os cuidados principais na gestação felina?

A gata precisa de uma alimentação especial durante a gestação. Afinal, ela estará gastando muito mais energia no desenvolvimento dos filhotes. Além disso, esses precisam de alguns nutrientes essenciais para que se desenvolvam corretamente.

Portanto, sua gata deve ter uma alimentação rica. Confira com o veterinário qual é a melhor opção caso sua pet esteja passando por uma gestação felina.

Como são os filhotes nos primeiros dias?

Nos primeiros dias após o nascimento os gatos são muito dependentes. Por exemplo, eles somente abrem os olhos aos 15 dias. Ainda, eles começam a ouvir apenas aos 09 dias. Assim, ao nascerem eles estão completamente alheios a alguns estímulos externos.

Após um mês e meio eles se tornam capazes de começar a se alimentar de forma independente. Até então ficam dependentes da mamãe gata. Esta, aliás, somente dará atenção a eles durante esse período inicial em que eles dependem integralmente dela.

Problemas de saúde felina

Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!

Você também pode gostar

content

Dietas para felinos: saiba tudo sobre os diferentes tipos

As dietas para felinos são diferenciadas, atendendo a necessidade específica de cada animal, como gatos obesos ou filhotes. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Nomes fofos para pets fêmeas: confira 100 dicas criativas!

Ganhou uma nova cachorrinha e não tem ideia de um nome para ela? Veja algumas sugestões de nomes fofos para pets fêmeas. Veja aqui!

Continue lendo
content

Segredos de beleza das francesas: conheça-os agora!

Você quer saber quais são os segredos de beleza das francesas? Separamos as principais dicas e segredinhos. Veja aqui e aproveite.

Continue lendo