Gatos

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça de gato!

O gato de pelo curto inglês conquista a todos por onde passa. Hoje, encante-se você também por essa raça e descubra tudo sobre ela!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 07/10/2021

Descubra tudo sobre a raça British Shorthair

Descubra tudo sobre a raça British Shorthair
Descubra tudo sobre a raça British Shorthair

O gato de pelo curto inglês (ou British Shorthair) corresponde a uma raça que faz sucesso no mundo todo. Com bichanos cheios de personalidade e leais, é uma ótima alternativa para se ter em casa.

Os gatos conquistam a cada dia mais pessoas. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, existem ao menos 23,9 milhões de gatinhos domesticados no país. Assim, embora o maior número ainda seja de cães, os felinos ganham mais espaço a cada ano.

E isso não é à toa. Eles são independentes, brincalhões e fofos. Ainda, ocupam pouco espaço e se importam mais com o vertical do que com o horizontal. Igualmente, são fáceis de cuidar e são extremamente divertidos.

Dessa forma, caso você queira um gatinho para chamar de seu, não deixe de continuar lendo para conhecer tudo sobre o gato de pelo curto inglês. Quem sabe ele não foi feito na medida dos seus sonhos? Confira abaixo.

As 30 melhores e mais populares raças de gato!

Conheça quais são as melhores e mais populares raças de gatos atualmente aqui!

Anúncios

Qual é o gato de pelo curto inglês?

Qual é o gato de pelo curto inglês?
Qual é o gato de pelo curto inglês?

Primeiramente, vamos entender exatamente quem é o gato de pelo curto inglês dentre os demais tipos de gatos. Essa raça tem algumas características bastante famosas e facilmente reconhecidas. Veja quais são as principais:

  • Olhos grandes e redondos;
  • Aparentam estar sempre sorrindo;
  • Pelos espetados curtos e com aspecto muito macio e felpudo;
  • Cauda curta e grossa;
  • Peito largo e cheio;
  • Pernas curtas e fortes;
  • Postura robusta;
  • Cabeça bem redonda com bochechas proeminentes;
  • Orelhinhas sempre em pé.

Ainda, o gato de pelo curto inglês é de porte médio.

Quanto custa um gato de pelo curto inglês?

Em geral esse gato costuma ser comercializado por valor de R$ 4 mil. Contudo, isso pode variar de acordo com vários aspectos. Por exemplo, pela qualidade do criadouro. Igualmente, pela região do país em que a compra será feita.

É imprescindível que haja atenção especial ao local de compra. Afinal, é importante que tanto os procriadores quanto os filhotes recebam cuidados especiais e carinho. Em caso contrário, saiba que você estará patrocinando o mau trato aos animais.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive um British Shorthair?

British Shorthair
British Shorthair

Como vimos brevemente acima, o gato de pelo curto inglês é um felino doméstico de porte médio. Assim, é natural que ele se mantenha numa média de 5 kg. A altura varia bastante, especialmente porque mesmo quando grandes eles ainda mantém as perninhas curtas.

Um fator bastante interessante sobre esse gato se refere ao crescimento. Diferentemente de outros felinos, eles crescem durante cerca de 3 anos, de forma constante. Portanto, ele não deixa de crescer após completar um ano, dando continuidade ao desenvolvimento.

Como criar um Gato de pelo curto inglês?

Abaixo, confira algumas dicas de como criar um gato British Shorthair. Assim, você garante o bem-estar do felino, bem como a boa convivência com ele. Como você verá, é bastante simples cuidar de um gato dessa raça, mais um motivo para você considerar tê-la em casa.

Alimentação saudável

Em primeiro lugar, o gato de pelo curto inglês adora comer. Por isso, ele apresenta um apetite invejável e que deve ser alvo de cuidados. Afinal, os gatos apresentam tendência de engordar ao longo da vida. Portanto, cuidado com a alimentação do seu British Shorthair.

Nesse sentido, é crucial que você opte por uma ração Premium ou Super Premium com equilíbrio de nutrientes e que conte com proteínas animais de qualidade. Igualmente, estabeleça horários de alimentação. Isto é, não deixe a comida à vontade durante o dia todo.

O ideal é que as refeições não ultrapassem 12 horas uma da outra. Assim, uma boa estratégia é alimentá-lo logo pela manhã e no início da noite. Ainda, consulte o veterinário para estabelecer uma porção para o seu felino doméstico.

Banhos

Os gatos são conhecidos por serem “autolimpantes”. Afinal, as lambidas que eles se dão ao longo do dia servem justamente para se limpar e eles são bons nisso. Contudo, quando o assunto é o gato de pelo curto inglês, banhos tradicionais se fazem necessários. Ou seja, aquele com água e xampu.

Nesse caso, é imprescindível que você opte por um xampu próprio para gatinhos. Hoje existem diversos no mercado e eles são especiais para a pele e as mucosas do bichano. Ainda, lembre-se de secá-lo bem e mantenha o secador a uma boa distância para não queimá-lo.

Outro ponto importante na higienização do seu pet é dar atenção especial para as orelhinhas deles. Assim, limpe-as cuidadosamente e deixe seu pet sempre em dia com a limpeza dele.

Escovação

O gato de pelo curto inglês possui, como o nome já indica, fios curtos que podem até mesmo chegar em altura média. Contudo, isso não dispensa as escovações. Mesmo com pelos curtos, eles possuem muitos pelos e a queda é constante.

A escovação serve para liberar espaço, retirando os fios soltos e deixando a pele respirar. Igualmente, ajuda na limpeza, retirando resíduos que possam levar ao desenvolvimento de microrganismos como fungos e bactérias.

Ainda, a escovação é imprescindível para evitar nós e, também, para deixar os pelos sempre lindos e brilhantes. Afinal, assim eles ficam brilhantes e viçosos.

Unhas

Apesar de amar uma brincadeira e ficar perto do seu dono, o gato de pelo curto inglês não é tão dado a grandes aventuras. Assim, não faz questão de escaladas, por exemplo. Por isso, suas unhas requerem especial atenção.

Lembre-se de aparar as unhas do pet de tempos em tempos. Isso é importante para evitar acidentes, bem como para a higiene do seu felino.

Com esses cuidados você mantém o seu gato de pelo curto inglês sempre lindo, limpo e em segurança. Ou seja, cria seu pet com toda a atenção e os cuidados que ele requer para ser feliz e para garantir a sua longevidade.

Gato siamês: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato siamês é uma raça de gato que chama atenção pela beleza, com olhinhos brilhantes normalmente azuis, e pelagem cinza! Conheça aqui!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de costura: tudo sobre ele e como se profissionalizar!

O curso de costura é uma excelente opção para quem está buscando profissionalização nessa área, e o melhor que são cursos online. Veja aqui!

Continue lendo
content

Gato Siberiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Siberiano, a raça de porte médio a grande que possui dupla camada de pelos para suportar as temperaturas drásticas da Sibéria!

Continue lendo
content

Cachorro Pastor Belga Malinois: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor Belga Malinois surgiu do cruzamento de outros cães como o Pastor Alemão e o Pastor Holandês. Veja mais sobre a raça aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Vou de Trip Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Vou de Trip Viagens é uma empresa que te conecta aos melhores pacotes de diversas agências do Brasil. Com mais de 69 parcerias, você pode encontrar e comparar tudo que precisa com apenas um clique!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Continue lendo
content

Mulheres pelo Mundo ou Woman Trip: qual a melhor para viajar?

Viagens para o público feminino são cada vez mais populares no turismo. Assim, mais e mais mulheres têm se sentido seguras para desbravar o mundo e viajar com agências como a Mulheres pelo Mundo e Woman Trip.

Continue lendo