Gatos

Gato Ragdoll: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com uma personalidade dócil, companheira e muito amorosa, os gatos Ragdoll são um dos mais populares do mundo. Recente no Brasil, a raça é considerada grande e de pelos longos. Veja tudo sobre o gato Ragdoll aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 03/12/2021

Descubra tudo sobre a raça de gato Ragdoll

Então, você já viu o gato Ragdoll? Fonte: Pixabay.
Então, você já viu o gato Ragdoll? Fonte: Pixabay.

Uma das raças de gato mais dóceis que existem o gato Ragdoll é conhecido por ser um cachorro em pele de gato. Nesse sentido, ele é fiel ao seu dono e gosta de ficar em sua companhia. Então se você procura um gato companheiro e paciente, você vai se encantar com essa raça.

Ademais, os Ragdolls surgiram nos anos 60 e dizem ser fruto de uma gata chamada Josephine. A dona de Josephine dizia que ela era uma gata tão tranquila, que ficava mole no colo, daí o nome Ragdoll que em inglês significa “boneca de trapo”. Ficou curioso para saber mais detalhes dessa raça? Pois continue a leitura que vamos te dar todos os detalhes!

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Anúncios

Qual é o gato Ragdoll?

Antes de mais nada, a raça é uma das maiores do mundo. Nesse sentido, o gato Ragdoll é grande e longo, com pelos compridos e ossos fortes. Ademais, os gatos dessa raça costumam ter uma acúmulo de gordura maior do que o comum na barriga, a famosa “pelanca” dos gatinhos.

Os gatos dessa raça possuem uma cabeça média, entretanto os pelos longos dão a ilusão de um rosto maior. Assim, as orelhas médias e laterais dão a impressão de um rosto triangular e largo. Outra característica marcante da raça são os olhos azuis.

Além disso, a pelagem dos Ragdoll é comumente identificada em 3 variações. Primeiramente o preto e branco, que se mistura em padronagens diferentes. Além disso, o branco com chocolate também é bastante famoso, lembrando bastante um gato Siamês, porém com pelos mais longos. Por fim, temos uma variação do preto e branco, o “Mitted”, onde as pontas como rabo, patas, orelha e face são brancas.

Entretanto, hoje em dia existem mais cores de Ragdoll que estão surgindo como chocolate, creme e casco de tartaruga, uma variação vista apenas em fêmeas. Aliás, a pelagem dos gatos da raça é tão felpuda que é irresistível fazer carinho neles.

Pois bem, o gato teve origem nos Estados Unidos nos anos de 1960. Após cruzamentos e padronizações da raça, ela foi reconhecida pelas principais associações internacionais, clubes de criadores e órgãos como CFA, FIFe e TICA. Atualmente, o gato Ragdoll é um dos mais populares do mundo.

Quanto custa um gato dessa raça?

Então, se você está pensando em adquirir um filhote de gato Ragdoll, prepare o bolso! Embora essa seja uma das raças de gato mais populares do mundo, ela ainda não é tão conhecida no Brasil, razão pela qual seus filhotes tem um valor mais elevado.

Assim, o valor de um filhote de Ragdoll está entre R$5.500,00 e R$10.000,00. Aliás, essa variação grande de preço ocorre devido a genética dos membros da família do gatinho. Portanto, é muito importante pesquisar bastante para encontrar um criadouro de confiança.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Afinal, quanto tempo vive? Fonte: Pixabay.
Afinal, quanto tempo vive? Fonte: Pixabay.

Pois bem, o gato Ragdoll possui um corpo grande e comprido. Embora ele seja considerado um gato de porte grande, seus pelos longos dão a ilusão de que ele é muito maior do que realmente é. Além disso, ele possui pernas fortes e compridas, conferindo a ele um corpo esguio.

Ademais, com certeza a característica da raça que mais impressiona é sem dúvida sua altura. Nesse sentido, o gato Ragdoll pode chegar a 60 centímetros de altura, podendo pesar até 9kg. No entanto, as fêmeas tendem a ser um pouco menores, pesando entre 5kg e 7kg.

Além do mais, essa raça é conhecida por apresentar poucos problemas de saúde, sendo um gato forte e robusto. Entretanto, fique de olho em doenças genéticas hereditárias, já que o Ragdoll pode herdar a cardiomiopatia hipertrófica, uma doença do coração. Por isso é importante conhecer os pais do gatinho ao adotar o seu Ragdoll.

Aliás, os gatos dessa raça podem se tornar obesos com o passar dos anos, então procure manter uma alimentação balanceada e saudável! Assim, seu gato Ragdoll terá uma boa expectativa de vida como todos os gatos dessa raça, que podem viver 16 anos ou mais!

Como criar um gato Ragdoll?

Então, como criar um Ragdoll? Fonte: Pixabay.
Então, como criar um Ragdoll? Fonte: Pixabay.

Antes de tudo, uma característica marcante da raça são os pelos longos e fofos. Ou seja, é muito importante que você escove seu gato Ragdoll regularmente para evitar nós. Além disso, em épocas de calor é interessante fazer tosas higiênicas ou até mesmo completas. Aliás, mantenha uma boa alimentação para evitar bolas de pelos!

Nesse sentido, existem rações específicas, petiscos e outros alimentos que podem ajudar a diminuir a ocorrência das bolas de pelo. Entretanto, escovações e até banhos com auxílio de profissionais do petshop podem te ajudar e evitar o excesso de pelos pelo ambiente.

Ademais, os Ragdolls tem uma personalidade extremamente dócil, companheira e afetuosa. Assim, são gatos que ama colo e são muito apegados aos seus tutores. Então, se você costuma passar muito tempo fora de casa, talvez essa não seja a melhor raça para escolher.

Os gatinhos dessa raça tendem a ser muito inteligentes, o que significa que você ensinar alguns truques a eles, como o de buscar a bolinha, por exemplo. Aliás, os gatos Ragdoll também são ativos, então investir em parquinhos e arranhadores pode ser uma boa ideia para mantê-los entretidos por algum tempo.

Por fim, o gato Ragdoll é uma ótima opção para quem tem crianças ou outros animais, já que é muito sociável e companheiro, além de ser paciente. Portanto, se você gosta de dar amor, carinho e muito chamego ao seu felino, você vai se encantar com essa raça.

No entanto, se você ainda está em dúvida e não tem certeza se essa raça é mesmo a que você procura, confira nosso conteúdo a seguir. Assim, você vai conhecer um gato exótico com pelagem única, o Selkirk Rex. Veja tudo sobre no conteúdo ele abaixo!

Gato sentado no sofá de olhos fechados

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui

O gato Selkirk Rex tem características marcantes, como seu pelo encaracolado que lembra uma ovelha. Confira tudo sobre a raça aqui!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gatos famosos no cinema mundial: conheça 8 aqui!

É comum ter gatos famosos no cinema, afinal os bichanos fazem sucesso por onde passam! Por isso, conheça 8 incríveis felinos aqui!

Continue lendo
content

Ingredientes para pele perfeita: conheça os indispensáveis

Existem ingredientes para pele perfeita que são simples, e estão mais acessíveis do que você realmente imagina! Saiba mais sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Animais mais raros do mundo: conheça as 10 espécies que só os homens sortudos terão a honra de ver

Existem muitas espécies interessantes de animais. Que tal conhecer os animais mais raros do mundo e matar a sua curiosidade? Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Airbnb?

Fazer sua reserva pela Airbnb pode ser bastante simples utilizando os filtros de busca disponíveis no site. Ademais, todo o processo de pagamento é feito pela plataforma de maneira segura e confiável.

Continue lendo
content

Turismo ecológico: o que é e como funciona?

O turismo ecológico é uma modalidade de turismo que promove o contato com a natureza. Algumas das atividades envolvidas são trilha, rapel e muito mais! Veja alguns destinos nacionais!

Continue lendo
content

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Embora não seja tão popular no Brasil, viajar com motorhome traz experiências inesquecíveis para quem se aventura. Entenda aqui o que você vai precisar para organizar uma viagem dessas e comece a fazer as malas!

Continue lendo