Gatos

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Você já conhece o gato de bengala? Pois bem, essa raça foi uma das últimas a surgir e possui um ancestral selvagem. Então, conheça tudo sobre o gato de bengala e descubra se essa raça é ideal para você!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 04/11/2021

Descubra tudo sobre a raça Gato de bengala

Conheça o gato Bengal. Fonte: Unsplash.
Conheça o gato Bengal. Fonte: Unsplash.

Então, você conhece o gato de bengala? Uma raça relativamente recente, o gato de bengala surgiu nos anos 1960 do cruzamento entre o gato doméstico e o gato leopardo asiático. Dessa forma, isso o torna uma raça híbrida, já que ele é uma mistura entre uma raça selvagem e o gato doméstico.

Além disso, essa raça está entre as mais caras do mundo, com manchas nos pelos como a de um leopardo, o gato é considerado exótico. Assim, se você está interessado em ter um gato de bengala, confira tudo sobre a raça a seguir!

Quantas raças de gatos existem? Veja aqui!

Uma curiosidade ronda a mente dos tutores de felinos, quantas raças de gatos existem? Você teria uma ideia? Veja aqui e descubra!

Anúncios

Qual é o Gato de bengala?

Afinal, qual é o gato de bengala? Fonte: Unsplash.
Afinal, qual é o gato de bengala? Fonte: Unsplash.

É impossível não olhar para um gato de bengala, ou Bengal, e não o reconhecer imediatamente. Assim, a raça surgiu na Ásia do cruzamento de um leopardo selvagem com um gato doméstico. Dessa forma, ele carrega as manchas características da raça selvagem, o que o torna bastante exótico e bonito.

No entanto, não se preocupe pelo parentesco selvagem que essa raça carrega. Nesse sentido, os gatos de bengala são gatos dóceis e amorosos. Além disso, essa é uma raça bastante fiel ao seu dono, e está entre as raças mais inteligentes de gato!

Ademais, os gatos dessa raça tendem a ser bastante ativos e precisam de espaço para correrem, pularem e brincarem bastante para gastarem suas energias. Aliás, a personalidade dessa raça tende a variar conforme a distância da sua geração com o gato selvagem.

O gato Bengal, ou gato de bengala, tem aparência única e é um gato longo, maior que um gato convencional. Além disso, também possui a cabeça mais longa na direção do focinho,

dando a impressão de ser um gato esguio. Sua pelagem é bem brilhante e característica de um gato leopardo e você pode encontrar a raça com a pelagem amarela e ruiva, ou até mesmo branca.

Quanto custa um gato dessa raça?

Ante de tudo, é difícil precisar o valor de um gato de bengala. Nesse sentido, isso acontece pois os filhotes são precificados de acordo com o grau de parentesco com seu ancestral selvagem. Desse modo, os filhotes podem variar de R$4.000 a R$10.000.

Portanto, quanto mais próxima for a geração do gato selvagem (gerações F1 e F2), mais independentes e mais difíceis de serem domesticados serão o filhote. Os filhotes de gato de bengala de gerações F1 e F2 também tendem a ser as mais raras e mais caras e não são para qualquer dono.

Em contrapartida, os gatos das próximas gerações, chamadas de F3 e F4, são mais distantes do seu parentesco selvagem. Portanto, são gatos muito mais dóceis que os das primeiras gerações e mais fáceis de se domesticar. Além do mais, os filhotes F3 e F4 tendem a ser os mais baratos.

Assim, é importante perguntar ao criador antes de adquirir o filhote, para ter certeza de que você não terá problemas de adaptação em casa. Então tenha a certeza de qual geração você quer adquirir e se ela é ou não ideal para o seu perfil.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual é a média de tamanho? Fonte: Unsplash.
Então, qual é a média de tamanho? Fonte: Unsplash.

Pois bem, um gato de bengala é considerado uma raça média a grande. Isso porque o gato possui ancestralidade próxima com o gato selvagem, o que lhe confere as manchas tão características.

Além do mais, o Bengal é um gato longo, ficando entre 30 a 45cm de comprimento. Ele possui estrutura óssea forte, pernas longas e sua aparência é a de um gato esguio. Dessa forma, ele pode pesar entre 5 a 9 quilos.

Além disso, essa raça precisa se exercitar, embora exija cuidados simples. Portanto, se bem cuidado, esse gato vive em média 14 anos.

Como criar um Gato de bengala?

Embora seja um gato fruto de cruzamento entre um gato selvagem e um gato doméstico, as gerações mais distantes possuem um comportamento bastante afetuoso. Além disso, essa raça convive bem com humanos e tende a ser muito fiel e companheiro da sua família ou seu humano.

Essa raça é uma raça bastante atlética e com muita energia, além de ser um gato extremamente inteligente. Portanto, é importante ter um espaço apropriado para que seu gato de bengala possa correr, pular e gastar sua energia.

Aliás, justamente por ser tão próximo do seu ancestral selvagem, essa raça pode desenvolver alguns problemas de saúde característicos. Assim, displasia de quadril, luxação de patela e neuropatia distal são problemas comuns que devem ter uma atenção especial. Desse modo, é importante manter as consultas regulares com o médico veterinário.

Ademais, os gatos dessa raça possuem instinto e necessidade de frequentarem lugares ao ar livre. Dessa forma, é importante dar passeios diários e separar um tempo para brincadeiras para que ele faça seus exercícios.

Além do mais, os gatos de bengala podem se dar bem com cachorros e outros gatos. No entanto, animais menores como hamsters e porquinhos da Índia aguçam seus instintos selvagens e o gato passa a ver esses animais como caça. Então, evite ter animais desse tipo junto com seu Bengal.

Outro tópico importante é a alimentação dessa raça. Assim, procure manter horários certos para alimentar seu gato, além de oferecer a quantidade exata de comida. Além disso, ofereça uma ração própria para sua faixa etária e que seja de boa qualidade.

Por fim, os gatos dessa raça fazem ótimos companheiros e são muito leais aos seus donos!

Mas se você quer conhecer outras raças antes de escolher qual a melhor para você, confira nosso conteúdo a seguir!

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente e amado no Brasil! Veja mais.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato Norueguês da Floresta: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Norueguês da Floresta é uma raça gigante, com pelos longos bastante característicos. Entretanto, é um gato dócil e amigável. Confira!

Continue lendo
content

5 melhores opções de aplicativo para medir pressão: pelo celular e grátis!

O melhor aplicativo para medir pressão pelo celular está na nossa lista! Veja opções e cuide da saúde acompanhando as variações de valores!

Continue lendo
content

Alergia alimentar em gatos: como identificar e tratar?

A alergia alimentar em gatos pode ser um grande problema, principalmente se ela não for diagnosticada a tempo. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na CVC?

A CVC oferece serviços de turismo por um valor incrível, além de realizar promoções especiais para passagens, pacotes e muito mais. Então, é importante ficar de olho no site para não perder as oportunidades!

Continue lendo
content

Saldão de pacotes CVC: saiba como funciona e se é confiável

Há mais de 40 anos no mercado, a agência CVC oferece pacotes de viagens promocionais com valores incríveis! Ela faz um Saldão de pacotes CVC para que você tenha ainda mais descontos! Confira aqui como funciona!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo