Gatos

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Você já conhece o gato de bengala? Pois bem, essa raça foi uma das últimas a surgir e possui um ancestral selvagem. Então, conheça tudo sobre o gato de bengala e descubra se essa raça é ideal para você!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 04/11/2021

Descubra tudo sobre a raça Gato de bengala

Conheça o gato Bengal. Fonte: Unsplash.
Conheça o gato Bengal. Fonte: Unsplash.

Então, você conhece o gato de bengala? Uma raça relativamente recente, o gato de bengala surgiu nos anos 1960 do cruzamento entre o gato doméstico e o gato leopardo asiático. Dessa forma, isso o torna uma raça híbrida, já que ele é uma mistura entre uma raça selvagem e o gato doméstico.

Além disso, essa raça está entre as mais caras do mundo, com manchas nos pelos como a de um leopardo, o gato é considerado exótico. Assim, se você está interessado em ter um gato de bengala, confira tudo sobre a raça a seguir!

Quantas raças de gatos existem? Veja aqui!

Uma curiosidade ronda a mente dos tutores de felinos, quantas raças de gatos existem? Você teria uma ideia? Veja aqui e descubra!

Anúncios

Qual é o Gato de bengala?

Afinal, qual é o gato de bengala? Fonte: Unsplash.
Afinal, qual é o gato de bengala? Fonte: Unsplash.

É impossível não olhar para um gato de bengala, ou Bengal, e não o reconhecer imediatamente. Assim, a raça surgiu na Ásia do cruzamento de um leopardo selvagem com um gato doméstico. Dessa forma, ele carrega as manchas características da raça selvagem, o que o torna bastante exótico e bonito.

No entanto, não se preocupe pelo parentesco selvagem que essa raça carrega. Nesse sentido, os gatos de bengala são gatos dóceis e amorosos. Além disso, essa é uma raça bastante fiel ao seu dono, e está entre as raças mais inteligentes de gato!

Ademais, os gatos dessa raça tendem a ser bastante ativos e precisam de espaço para correrem, pularem e brincarem bastante para gastarem suas energias. Aliás, a personalidade dessa raça tende a variar conforme a distância da sua geração com o gato selvagem.

O gato Bengal, ou gato de bengala, tem aparência única e é um gato longo, maior que um gato convencional. Além disso, também possui a cabeça mais longa na direção do focinho,

dando a impressão de ser um gato esguio. Sua pelagem é bem brilhante e característica de um gato leopardo e você pode encontrar a raça com a pelagem amarela e ruiva, ou até mesmo branca.

Quanto custa um gato dessa raça?

Ante de tudo, é difícil precisar o valor de um gato de bengala. Nesse sentido, isso acontece pois os filhotes são precificados de acordo com o grau de parentesco com seu ancestral selvagem. Desse modo, os filhotes podem variar de R$4.000 a R$10.000.

Portanto, quanto mais próxima for a geração do gato selvagem (gerações F1 e F2), mais independentes e mais difíceis de serem domesticados serão o filhote. Os filhotes de gato de bengala de gerações F1 e F2 também tendem a ser as mais raras e mais caras e não são para qualquer dono.

Em contrapartida, os gatos das próximas gerações, chamadas de F3 e F4, são mais distantes do seu parentesco selvagem. Portanto, são gatos muito mais dóceis que os das primeiras gerações e mais fáceis de se domesticar. Além do mais, os filhotes F3 e F4 tendem a ser os mais baratos.

Assim, é importante perguntar ao criador antes de adquirir o filhote, para ter certeza de que você não terá problemas de adaptação em casa. Então tenha a certeza de qual geração você quer adquirir e se ela é ou não ideal para o seu perfil.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual é a média de tamanho? Fonte: Unsplash.
Então, qual é a média de tamanho? Fonte: Unsplash.

Pois bem, um gato de bengala é considerado uma raça média a grande. Isso porque o gato possui ancestralidade próxima com o gato selvagem, o que lhe confere as manchas tão características.

Além do mais, o Bengal é um gato longo, ficando entre 30 a 45cm de comprimento. Ele possui estrutura óssea forte, pernas longas e sua aparência é a de um gato esguio. Dessa forma, ele pode pesar entre 5 a 9 quilos.

Além disso, essa raça precisa se exercitar, embora exija cuidados simples. Portanto, se bem cuidado, esse gato vive em média 14 anos.

Como criar um Gato de bengala?

Embora seja um gato fruto de cruzamento entre um gato selvagem e um gato doméstico, as gerações mais distantes possuem um comportamento bastante afetuoso. Além disso, essa raça convive bem com humanos e tende a ser muito fiel e companheiro da sua família ou seu humano.

Essa raça é uma raça bastante atlética e com muita energia, além de ser um gato extremamente inteligente. Portanto, é importante ter um espaço apropriado para que seu gato de bengala possa correr, pular e gastar sua energia.

Aliás, justamente por ser tão próximo do seu ancestral selvagem, essa raça pode desenvolver alguns problemas de saúde característicos. Assim, displasia de quadril, luxação de patela e neuropatia distal são problemas comuns que devem ter uma atenção especial. Desse modo, é importante manter as consultas regulares com o médico veterinário.

Ademais, os gatos dessa raça possuem instinto e necessidade de frequentarem lugares ao ar livre. Dessa forma, é importante dar passeios diários e separar um tempo para brincadeiras para que ele faça seus exercícios.

Além do mais, os gatos de bengala podem se dar bem com cachorros e outros gatos. No entanto, animais menores como hamsters e porquinhos da Índia aguçam seus instintos selvagens e o gato passa a ver esses animais como caça. Então, evite ter animais desse tipo junto com seu Bengal.

Outro tópico importante é a alimentação dessa raça. Assim, procure manter horários certos para alimentar seu gato, além de oferecer a quantidade exata de comida. Além disso, ofereça uma ração própria para sua faixa etária e que seja de boa qualidade.

Por fim, os gatos dessa raça fazem ótimos companheiros e são muito leais aos seus donos!

Mas se você quer conhecer outras raças antes de escolher qual a melhor para você, confira nosso conteúdo a seguir!

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente e amado no Brasil! Veja mais.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Beagle: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça Beagle é considerada uma das raças mais inteligentes do mundo, eles são espertos e brincalhões, além de adoráveis! Saiba mais sobre.

Continue lendo
content

Xixi de gato: 5 dicas para limpar e tirar o mau cheiro

O xixi de gato pode ser um problema dependendo do ambiente, já que seu odor é bem forte! Para evitar isso, veja algumas dicas especiais!

Continue lendo

Dicas

Por que investir em cursos de beleza? Veja tudo aqui!

O mercado de trabalho da beleza está em constante expansão e, assim, novas vagas surgem todos os dias. Então, se você pretende ingressar nessa área, veja aqui porque é tão importante investir em cursos profissionalizantes de beleza!

Descubra por que investir em cursos de beleza é uma ótima escolha

Antes de tudo, o povo brasileiro não vê o mercado da beleza apenas como estética. Nesse sentido, a grande maioria das pessoas entende esse ramo como autocuidado e saúde. Dessa forma, o mercado está sempre em expansão, criando oportunidades para novos profissionais. Então, se você ainda tem duvidas sobre trabalhar nessa área, veja por que investir em cursos de beleza pode mudar sua vida!

Mercado de trabalho na área da estética

O mercado de trabalho na área da estética é um dos que mais cresce no país, então confira aqui como se especializar, além de dicas de cursos!

O que dá mais dinheiro na área da beleza?

Ainda que o Brasil e o mundo estejam passando por um momento delicado, aqui o mercado da beleza continua aquecido! Assim, você pode encontrar incontáveis oportunidades para ganhar um dinheiro extra ou ainda mudar totalmente de profissão.

Mas, afinal, por que investir em cursos de beleza? Então, cada vez mais existem novos profissionais migrando para essa área e a concorrência está cada dia mais acirrada. Assim, quanto mais especializado for seu currículo, maiores serão suas chances de encontrar uma boa oportunidade de trabalho.

Ademais, áreas como manicure, maquiadora, depiladora e designer de sobrancelhas estão em alta no mercado da beleza. Portanto, você pode aproveitar para realizar cursos profissionalizantes e começar a trabalhar no ramo. Aliás, também separamos aqui 10 razões por que investir em cursos de beleza, confira na sequência.

Por que investir em cursos de beleza: 10 motivos que você precisa entender!

Sendo um dos mercados que mais cresce no país, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para ingressar no ramo da beleza e estética. Aliás, o Brasil é o quarto país no mundo que mais investe nessa área. Quer mais motivos para investir nesse mercado? Então veja a seguir.

Novos conhecimentos

Nesse sentido, o conhecimento deve ser uma fonte inesgotável. Ou seja, você pode sempre precisa estar se atualizando e agregando novos cursos ao seu perfil profissional. Assim, você poderá aproveitar todas as oportunidades que o mercado de trabalho te oferece.

Portanto, esteja sempre à procurar de cursos, técnicas e dicas atualizadas para aprimorar seu currículo. Profissionais que não investem em si mesmos se tornam obsoletos no mercado.

Destaque no mercado de trabalho

Primeiramente, o mercado de trabalho da beleza é um dos que mais cresce no Brasil, gerando novos empregos todos os dias. Desse modo, a concorrência entre os profissionais é bastante acirrada.

Então, se você quer se destacar, esse é mais um motivo por que investir em cursos de beleza. Assim, quanto mais especializado for seu perfil profissional, mais oportunidades vão surgir para você!

Amplo mercado

Então, esse é um mercado que promove uma infinidade de serviços diferentes. Portanto, você pode escolher entre áreas como manicure, depiladora, estética facial, cabeleireira, massagista, maquiadora, entre outros cursos.

Aliás, nada te impede de se especializar em mais de uma área. Assim, você pode realizar cursos diferentes e estar mais bem preparado para o mercado de trabalho da beleza.

Inovações

Com o avanço constante da tecnologia, existem muitos aparelhos novos, técnicas e qualificações que estão surgindo no mercado. Então, é importante estar atualizado para aprimorar cada vez mais seu perfil profissional.

Portanto, não tenha medo de investir em cursos de especialização e aproveite todas as inovações que chegam ao mercado da beleza todos os dias. Aliás, participar de palestras e conferências também pode ser uma boa opção.

Contatos e relacionamento

Antes de mais nada, criar uma rede de contatos é essencial para todo profissional, independente da área. Assim, esse é um motivo importante por que investir em cursos de beleza. Nesse sentido, você terá contato com diversos profissionais especializados, além de conhecer outras pessoas que atuam no mesmo ramo que você.

Desse modo, você conhecerá professores de alto nível e com vasta experiência na área. Então, aproveite a oportunidade e aprenda o máximo que puder!

Mercado em expansão

Ainda que os tempos atuais sejam delicados quando se trata de emprego, o mercado de trabalho da beleza está aquecido e expandindo cada vez mais! Isso porque o brasileiro tem o ramo de beleza e bem-estar como prioridade no seu dia a dia.

Desse modo, existem sempre novos segmentos surgindo, novas demandas de áreas da beleza, além de tecnologia que avança cada dia mais. Portanto, ao se especializar na área, você poderá ingressar em um mercado que está constantemente em crescimento! Com certeza vai valor a pena investir.

Rápido aproveitamento

Além de ter um bom retorno no final do mês, os cursos na área da beleza geralmente são de curto prazo, com uma carga horária mais baixa. Aliás, até cursos superiores da área podem ser feitos em 2 anos apenas!

Portanto, você pode investir em cursos livres e profissionalizantes e começar a trabalhar imediatamente. Então, não perca tempo e escolha entre os diversos cursos online, alguns até gratuitos, e comece a mudar de vida.

Plano de carreira

Então, se você não pensa em começar um curso superior como de estética, por exemplo, você pode começar com cursos mais simples. Aliás, essa é uma ótima maneira de investir em uma área que oferece um plano de carreira.

Assim, você pode começar mais rapidamente, realizando cursos livres, e trabalhar na área em seguida. Com seus lucros, pode continuar investindo em conhecimento, até realizar cursos superiores, e até pós-graduação. Ou seja, você se especializa cada vez mais, e os resultados são sempre positivos com novas oportunidades aparecendo sempre!

Independência financeira

Você sabia que não precisa ter uma graduação para ter seu próprio salão ou centro de estética? Pois bem, você pode fazer um curso técnico e investir em abrir seu próprio negócio, contratando outros funcionários para prestar serviço no seu espaço.

Portanto, é um bom motivo por que investir em cursos de beleza, assim você pode aprender a gerir seu salão ou spa, conquistando a independência financeira.

Mercado masculino

De início, muitas pessoas associam o mercado da beleza diretamente com as mulheres. Ainda que elas sejam a maioria nesse mercado até hoje, os homens vem cada vez mais buscando o autocuidado. Isso significa que há cada vez mais oportunidades nesse segmento.

Então, vale a pena investir em cursos como de barbeiro, por exemplo. Ou ainda pensar em investir em espaços destinados a estética masculina, já que é uma área crescendo cada dia mais! Aliás, quer saber mais detalhes do mercado da beleza nesse ano? Acesse nosso conteúdo a seguir e descubra todos os detalhes.

Melhores cursos de beleza em 2021

Veja aqui os melhores cursos de beleza em 2021 em áreas desde manicure até alongamento de cílios e make. Escolha e se profissionalize!

Você também pode gostar

content

Conheça opções de curso de sobrancelha online e gratuito

O curso de sobrancelha gratuito e online é uma excelente opção para quem está buscando a profissionalização! Veja opções do Senac e outras.

Continue lendo
content

Como começar a dar curso de pilates: veja 4 dúvidas!

Você sabe como começar a dar curso de pilates? Ainda não? Pois muitas pessoas interessadas na área tem dúvidas para começar. Saiba tudo aqui!

Continue lendo
content

Como tirar pelo de gato da roupa? 8 dicas práticas!

Qual tutor não sofre com os pelos dos seus gatos? Por isso, vamos te ensinar como tirar pelo de gato da roupa, com passos simples! Veja.

Continue lendo