Animais

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Tanto o gato quanto o cachorro têm seu lado positivo e negativo quando se trata de animais de estimação. Sendo assim, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre adotar um gato ou cachorro e descubra qual das duas espécies se encaixa mais em seu perfil de tutor!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

06/01/2022 | Atualizado em 10/06/2022

Descubra qual a melhor escolha para você: um gato ou cachorro em sua casa!

Afinal, qual escolher, gato ou cachorro? Fonte: Unsplash.
Afinal, qual escolher, gato ou cachorro? Fonte: Unsplash.

Antes de mais nada, adotar um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Então se você está pensando em adotar um gato ou cachorro é importante pensar em alguns quesitos que podem ser cruciais para a boa convivência. Aliás, procure pesar os prós e contras da sua decisão, pois você pode acabar vivendo anos da sua vida com o bichinho.

Primeiramente, pense sobre sua situação financeira e tenha a certeza de que pode arcar com os gastos de um novo pet. Sendo gato ou cachorro, você será responsável por mantê-los saudáveis, bem alimentados e felizes, dando amor e carinho acima de tudo. Além disso, pense sobre a raça que você gostaria de ter, ou se gostaria de adotar um cãozinho ou gatinho de um abrigo.

Aliás, você já se decidiu se prefere adotar um cão ou um gato? Pois bem, a seguir vamos te apresentar as vantagens e desvantagens de cada espécie para você entender melhor qual delas está de acordo com a sua personalidade. Continue a leitura e descubra!

Chihuahua

Guia de raças de cachorro pequeno

Raças de cachorro pequeno podem ser ideias para quem mora em apartamento, porém elas podem ter personalidade marcante! Confira!

Anúncios

Porque ter um cachorro?

Então, por que escolher um cachorro? Fonte: Pexels.
Então, por que escolher um cachorro? Fonte: Pexels.

Então, os cães tem a fama de serem os melhores amigos do homem. Nesse sentido, são animais leais e que gostam de estar perto do dono e da sua família. Aliás, se você está em dúvida entre adotar um gato ou cachorro, é importante entender tudo que o cão precisa antes de tomar sua decisão.

Primeiramente, cães são animais ativos. Ou seja, procure avaliar seu dia a dia e tenha a certeza de ter um tempo disponível para dar atenção ao seu cãozinho, leva-lo passear e brincar com ele. Além disso, se você passa muito tempo fora de casa talvez não seja a melhor ideia adotar um cão, tanto para você quanto para ele.

Isso porque os cães gostam de passar o tempo em companhia dos donos e são mais dependentes emocionalmente. Ademais, pense na sua situação financeira antes de adotar qualquer pet e tenha a certeza de que poderá proporcionar a ele uma boa vida. Confira prós e contras em adotar um cão.

Prós

O primeiro ponto positivo em escolher adotar um cão é que ele será seu companheiro por pelo menos 10 anos. Assim, cães são animais fieis e gostam de ficar ao lado dos donos, além de serem carinhosos e atenciosos. Portanto, com um cão em casa com certeza você nunca vai se sentir sozinho!

Ademais, ser tutor de um cão também pode ter um impacto direto na sua saúde. Cães exigem uma vida ativa, passeios, exercícios ao ar livre, e isso é bom tanto para ele quanto para você. Além do mais, donos de cães tendem a ser menos ansiosos, e a companhia de um cão pode até combater a depressão! Incrível o que esse amor incondicional faz, não é?

Anúncios

Contras

Antes de tudo, um cão exige tempo, disposição e responsabilidade. Além disso, você precisa ter certeza de que pode arcar com os custos para oferecer ao seu cachorro uma vida saudável e confortável. Nesse sentido, gastos com veterinários podem ser exorbitantes, especialmente em emergências. Portanto, pense bem antes de adotar o pet.

Ademais, tenha a certeza de que você poderá ter tempo hábil para cuidar e dar atenção ao seu cão. Alguns cachorros podem desenvolver doenças como depressão se deixados sozinhos por muito tempo. Então analise bem se você tem disposição para dar a ele o que ele precisa antes de levar o cãozinho para casa.

Porque ter um gato?

Então, por que escolher um gato? Fonte: Unsplash.
Então, por que escolher um gato? Fonte: Unsplash.

Embora a maioria das pessoas entenda o gato como um animal emocionalmente independente, os gatos também podem ficar doentes se deixados sozinhos por muito tempo! Portanto tanto o gato ou cachorro exigem atenção e carinho de seus tutores para levarem uma vida segura e feliz.

Mas se você não é uma pessoa tão ativa e prefere ficar em casa do que sair para passear e caminhar, então com certeza vai se dar bem com a personalidade geralmente tranquila dos felinos. Ademais, os gatos são tão fieis aos seus tutores quanto os cachorros, porém demonstram afeto de forma diferente.

Portanto, não se surpreenda ao ver seu gatinho esfregando seus bigodes em você, deitando em seus pés e até lambendo seu rosto. Aliás, esses são sinais claros que seu gato gosta de você e te vê como um membro da família! Veja alguns prós e contras de adotar um gato para decidir qual deles é melhor para o seu perfil.

Prós

Então, um dos principais pontos positivos de se ter um gato é que eles são animais extremamente higiênicos. Nesse sentido, eles aprendem sozinhos a usar a caixinha de areia e estão sempre se limpando e se lambendo já que gostam de se manterem limpos.

Ademais, mesmo que os gatos também precisem de atenção, eles tendem a ser menos dependentes emocionalmente de seus donos. Ou seja, você não precisa realizar certas atividades com eles como passeios e caminhadas. Além disso, cerca de 15 minutos de brincadeiras diárias com os gatos já são suficientes para uma vida saudável.

Desse modo, os gatos exigem menos de seus tutores no quesito atenção. No entanto, também são animais amorosos e, quando conquistados, podem se tornar companheiros leais e carinhosos.

Contras

Pois bem, se você tem alergia a pelos, então esse com certeza não é o animal para você. Ainda que existam raças menos alérgicas, ou desprovidas de pelos, essas são raças mais raras e a grande maioria dos gatos tende a soltar uma boa quantidade de pelos pela casa.

Aliás, mesmo que você não seja alérgico, precisará ter uma rotina de escovação para evitar maiores problemas de saúde do seu bichano. Assim, é recomendado que você o escove pelo menos duas vezes na semana, mas algumas raças exigem escovação diária.

Ademais, gatos são animais de rotina! Ou seja, se você pretende viajar, por exemplo, dificilmente ele vai se acostumar em um hotel pet. Desse modo, você precisa contratar uma cat sitter para que ela venha até a sua residência cuidar do bichano enquanto você estiver fora. Além disso, mudanças de ambientes ou até mesmo móveis também podem estressar os felinos.

É melhor ter um gato ou um cachorro?

Agora que você já sabe os prós e contras de cada espécie, fica mais fácil decidir se deve adotar um gato ou cachorro. Portanto, se você é uma pessoa mais ativa e com tempo hábil para dar atenção ao seu pet, então talvez você se dê melhor com um cachorro como animal de estimação.

Entretanto, se você não curte sair para passear, ou não tem tanto tempo de parar e ficar apenas em função do animal, então é melhor adotar um gato. No entanto, escolher um ou outro não precisa ser uma regra! Nesse sentido, você pode adotar um cachorro e um gato e eles podem sim conviver bem dentro da mesma casa. Confira algumas dicas a seguir!

Posso ter ambos ao mesmo tempo?

Pois bem se você é tutor de primeira viagem, ou se já tem um gato ou cachorro e quer adotar mais um pet de espécie diferente, a insegurança sempre aparece na hora do primeiro encontro dos dois. Ainda que você precise ser paciente e planejar bastante a adaptação, o final dessa história pode sim ser feliz!

Antes de tudo, não se apegue muito ao primeiro encontro. Aliás, ele deve ser encarado como uma incógnita, mesmo que você já tenha um gato ou cachorro e ache que conhece seu animal. Isso porque os animais também tem dias ruins, e pode ser que o pet não esteja disposto naquele dia de conhecer um novo amiguinho.

Entretanto, depois de apresentar os animais, você pode seguir com a adaptação dos dois que, como dissemos, precisa ser planejada cuidadosamente. Dessa forma, você entenderá como respeitar o espaço e o tempo do gato e do cachorro, e eles poderão se acostumar um com o outro com o mínimo de estresse possível.

Portanto, faça uma boa pesquisa e se possível contrate um profissional adestrador para te ajudar com dicas e técnicas de adaptação das duas espécies. Aliás, se você tem um gato e quer adotar mais um bichano para fazer companhia, saiba que é necessário também realizar o processo de adaptação entre os dois pets. Então, quer ver mais dicas de como adaptar dois gatos? Confira nosso conteúdo a seguir e descubra!

Veja 5 dicas para adaptar seu gato com outro gato

Adaptar seu gato com outro gato pode parecer uma tarefa complicada, mas é mais simples do que se imagina. Veja as dicas que separamos a seguir!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Arranhadores para gatos: 8 melhores opções em 2021!

São vários modelos e tipos de arranhadores para gatos. O ideal é encontrar o preferido pelo seu felino, e que se adapte ao seu espaço!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso grátis de sobrancelha Certificado Cursos Online?

Veja aqui como fazer o Curso de sobrancelha Certificado Cursos Online e aproveite aulas gratuitas e online, além de certificado! Saiba mais!

Continue lendo
content

Animais diferentes para ter em casa: conheça 15!

Quais são as opções de animais diferentes para ter em casa? Veja as melhores 15 sugestões a seguir, e escolha o seu preferido!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Airbnb é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A empresa Airbnb surgiu em 2008 e hoje já é a maior do mundo no seu segmento. Além disso, ela oferta hospedagens em mais de 190 países e possui uma plataforma simples e intuitiva para uso.

Continue lendo
content

10 Dicas de filmes sobre viagens

Buscando dicas de filmes sobre viagens? Pois não se preocupe. Hoje trouxemos 10 opções para você viajar do sofá de sua casa e viver grandes aventuras!

Continue lendo
content

Mulheres pelo Mundo ou Woman Trip: qual a melhor para viajar?

Viagens para o público feminino são cada vez mais populares no turismo. Assim, mais e mais mulheres têm se sentido seguras para desbravar o mundo e viajar com agências como a Mulheres pelo Mundo e Woman Trip.

Continue lendo