Gatos

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Famoso por sua pelagem encaracolada, o gato Selkirk Rex é brincalhão e companheiro. Além disso, tem seu comportamento bastante semelhante ao de seu ancestral Persa. Então, confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/12/2021

Descubra tudo sobre a raça gato Selkirk Rex

Então, você já conhece o gato Selkirk Rex? Fonte: Pixabay.
Então, você já conhece o gato Selkirk Rex? Fonte: Pixabay.

Antes de mais nada, o gato Selkirk Rex é famoso por seu pelo encaracolado e diferente e alguns o chamam de gato em pele de cordeiro. A raça é relativamente recente e foi reconhecida em 1990 e sua pelagem tem uma boa variedade de comprimento e cores. Então, quer saber mais sobre essa raça diferente de gato antes de adotar o seu novo pet? Pois continue a leitura que trouxemos um conteúdo completo sobre ele!

Aliás, o gato Selkirk Rex tem um temperamento dócil e companheiro, podendo se dar muito bem com crianças. Além disso, é um gato brincalhão e até palhaço! Portanto, se você está em busca de um novo melhor amigo, com certeza vai se encantar com a raça. Veja tudo o que você precisa saber sobre o “gato ovelha”!

gato embaixo da coberta

10 dicas e cuidados principais com os gatos

Confira aqui os principais cuidados que gatos precisam e entenda tudo sobre a personalidade e hábitos dos felinos para cuidar do seu pet!

Anúncios

Qual é o gato Selkirk Rex?

Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: Pixabay.
Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: Pixabay.

Primeiramente, a raça de gato Selkirk Rex surgiu recentemente, em 1987. Nesse sentido, a pelagem crespa da raça não foi uma criação proposital, mas sim uma mutação genética natural que surgiu em uma ninhada.

Dessa forma, um criador de gatos adotou a gatinha de pelos diferentes, pensando em se tratar de uma raça de pelos cacheados já existente. Assim, acabou por fazer o cruzamento esperando obter uma ninhada com a mesma pelagem, o que resultou e mais 3 filhotes com as mesmas características.

O nome da raça, Selkirk, se refere ao Montes de Selkirk, um local nos Estados Unidos onde surgiu o primeiro gatinho da raça. Então, a pelagem do Selkirk Rex é visível logo quando nascem. No entanto, a característica pode desaparecer e reaparecer quando o gato se torna adulto.

Ademais, o comprimento e espessura dos pelos pode variar de acordo com o clima em que o gato vive. Além disso, os gatos dessa raça tendem a ser robustos, fortes e tem corpos proporcionais. O gato Selkirk Rex tem a cabeça grande, um nariz curto e reto e os olhos arredondados.

Embora seja um gato com a pelagem característica, a raça não tem cor definida. Ou seja, os filhotes da raça podem ter cores variadas de pelagem e olhos. Aliás, se você tem alergia a pelos de gato, talvez essa raça não seja uma boa opção para você.

Quanto custa um gato dessa raça?

Pois bem, se você pretende adotar um gato dessa raça, é importante que você procure um bom criador e procure conhecer a personalidade e antepassados do filhote antes de adquirir o seu. Ainda que seja uma raça bastante popular nos Estados Unidos, o gato Selkirk Rex é bastante raro em outros lugares do mundo.

Assim sendo, os valores do filhote podem variar no Brasil de R$1.000,00 a R$2.000,00 dependendo do tipo da pelagem, que pode ser curta ou longa. Aliás, é importante informar que o que caracteriza essa raça é apenas a estrutura encaracolada dos pelos. Ou seja, as cores da pelagem podem ser de qualquer variação, assim como seus olhos.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Afinal, qual tamanho do Selkirk Rex? Fonte: Pixabay.
Afinal, qual tamanho do Selkirk Rex? Fonte: Pixabay.

Então, um gato Selkirk Rex tem características de um gato robusto, com estrutura óssea mais pesada. Assim, são gatos fortes, com rosto arredondado e tanto os machos quanto as fêmeas têm bochechas bem desenvolvidas.

Nesse sentido, a raça é considerada uma raça média, o que quer dizer que os gatos tem altura entre 20cm e 25cm. Além disso, o gato Selkirk Rex pode chegar a pesar 5kg, com corpo retangular, porém proporcional.

Aliás, por ser um resultado do cruzamento com um gato Persa, ele herda alguns problemas de saúde da raça. Assim, o exemplar da raça pode desenvolver doenças como displasia coxofemoral, causando dificuldade de locomoção. Ademais, a raça também tem propensão a doença renal policística e cardiomiopatia dilatada.

Dessa forma, é importante salientar que, assim como qualquer outro gato, o Selkirk Rex precisa de acompanhamento veterinário regular. Então é importante manter as consultas e vacinas em dia. Portanto, se bem cuidados, os gatos dessa raça têm boa expectativa de vida, com uma média entre 15 e 20 anos.

Como criar um gato Selkirk Rex?

Como é de se esperar, um gato da raça exige uma rotina de escovação regular para evitar emaranhados nos pelos. Dessa forma, procure escovar seu gato semanalmente, especialmente na época de troca de pelos. Aliás, a raça costuma soltar bastante pelo, o que pode causar alergias caso você tenha sensibilidade.

Ademais, os gatos Selkirk são bastante amorosos e brincalhões. Portanto, procure ter boas atividades pela casa como arranhadores e prateleiras que ele possa subir e brincar. Aliás, os gatos da raça são conhecidos pela personalidade de filhote, mesmo quando já são adultos.

Assim, os Selkirk procuram chamar a atenção dos seus tutores para pedir atenção e carinho e tem comportamento que lembra bastante dos gatos Persa. Além disso, o gato Selkirk Rex se dá bem com crianças e outros animais, já que costuma ser bastante sociável e paciente. No entanto, eles não gostam de ficar muito tempo sozinhos, então talvez não seja uma boa opção se você fica fora de casa por muito tempo.

Então, se você ainda está inseguro se deve adotar um gato Selkirk Rex, talvez você se identifique com um gato caçador e ágil, porém muito companheiro, o gato de Pelo Curto Americano. Assim, confira nosso conteúdo a seguir para saber tudo sobre essa raça companheira e energética!

Rosto de Gato de Pelo Curto Americano

Gato de Pelo Curto Americano: saiba tudo sobre

Com ancestrais caçadores e muito ágeis, o gato de Pelo Curto Americano é uma raça carinhosa e ideal para famílias! Confira mais aqui!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Plano de saúde Pet Mais Vida: como fazer para seu pet?

O plano de saúde Pet Mais Vida é uma opção bem interessante para os tutores que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pets!

Continue lendo
content

Curso de Gestão em Salão de Beleza Prime Cursos: conheça o curso online!

O Curso de Gestão em Salão de Beleza Prime Cursos te ensina sobre empreendedorismo, fluxo de caixa e muito mais. Confira aqui!

Continue lendo
content

Maquiagem para debutante: veja o passo a passo!

A maquiagem para debutante deve ser pensada com cuidado, pois ela precisa fazer sentido para a escolha do vestido e principalmente do tema!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Azul Viagens: saiba como funciona e se é confiável!

A Azul Viagens é uma operadora de turismo que pertence a Azul Linhas Aéreas. Desse modo, você pode encontrar diversos serviços em sua plataforma, todos com valor bastante acessível. Confira como a Azul Viagens funciona e se é confiável!

Continue lendo
content

Submarino ou 123 Milhas: qual a melhor para viajar?

Comprar serviços de turismo em agências online pode ser uma boa opção para quem quer praticidade e economia. Então, confira nossa comparação entre Submarino Viagens e 123 Milhas antes de escolher!

Continue lendo
content

Onde fazer as melhores trilhas no Estado de São Paulo: 5 opções práticas de chegar

Às vezes precisamos de um refúgio para curtir a natureza e relaxar. Nesse sentido, se você mora em São Paulo, saiba que não precisará ir muito longe para ter contato com a natureza. Veja algumas opções de trilhas para fazer próximas a São Paulo!

Continue lendo