Gatos

Gato de Pelo Curto Americano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os gatos de Pelo Curto Americano, ou American Shorthair, são animais caçadores, ágeis, mas muito amáveis e carinhosos. Então, confira tudo o que você precisa saber antes de adotar um deles!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

26/11/2021 | Atualizado em 01/12/2021

Descubra tudo sobre a raça Gato de Pelo Curto Americano

Afinal, você conhece o gato de Pelo Curto Americano? Fonte: Pixabay.
Afinal, você conhece o gato de Pelo Curto Americano? Fonte: Pixabay.

Antes de mais nada, o gato de Pelo Curto Americano é conhecido principalmente por seu instinto caçador. Nesse sentido, acredita-se que ele seja descendente dos primeiros gatos que vinham em navios de colonizadores, mantendo os ratos e pragas sob controle.

No entanto, a raça é companheiro e se dá muito bem com adultos e crianças. Então, se você está pensando se tornar um tutor do gato de Pelo Curto Americano, continue a leitura para descobrir todas as características da raça!

gato embaixo da coberta

10 dicas e cuidados principais com gatos

Confira aqui os principais cuidados que gatos precisam e entenda tudo sobre a personalidade e hábitos dos felinos para cuidar do seu pet!

Anúncios

Qual é o Gato de Pelo Curto Americano?

Primeiramente, a característica mais marcante de um gato de Pelo Curto Americano, ou American Shorthair, são seus olhos. Nesse sentido, a raça apresenta olhos amarelos ligeiramente inclinados na maioria das vezes.

Ademais, os exemplares desta raça costumam ser muito ágeis, com peito largo e corpo forte e musculoso. Além disso, tem a cauda larga e as patas arredondadas, sendo bastante atlético e ativo. O focinho dos gatos da raça costuma ser grande e ovalado, porém criando um equilíbrio perfeito com olhos e orelhas, que têm tamanho médio.

Assim, a pelagem desses gatos é bastante similar aos gatos europeus. Como o próprio nome indica, são pelos curtos e macios, e tem bastante variedade de cores. Dessa forma, você pode ter um gato de cor sólida ou mesmo mista, também sendo aceito diferentes cores de olhos.

Ainda que os gatos ancestrais da raça tenham chegado aos Estados Unidos através de navios de imigrantes, como se acredita, com as misturas nos cruzamentos o Pelo Curto Americano quase se perdeu. Foi apenas em 1906 que um pequeno grupo de criadores decidiu começar um programa de criação seletiva da raça.

No entanto, muitos anos se passaram até que o gato de Pelo Curto Americano fosse levado à sério nas competições. Isso porque os exemplares da raça têm uma aparência muito comum, e o fato de que muitas variações de cores são aceitas não contribuía para que a raça fosse levada à sério.

Contudo, atualmente o American Shorthair é uma das raças mais populares nos Estados Unidos. Talvez pela sua aparência física que é bastante proporcional, ou pelo seu comportamento domesticado e companheiro.

Quanto custa um gato dessa raça?

Então, o gato de Pelo Curto Americano é famoso por ser muito ativo e curioso, além bastante afetuoso. Ele segue a personalidade de seus ancestrais caçadores e adora correr e pular, tendo muita energia para brincadeiras. Dessa forma, ele se torna o gato ideal para famílias, especialmente com crianças.

Portanto, os gatos da raça são muito populares nos Estados Unidos, e seus filhotes não costumam ter um valor muito alto. Assim, se você pretende adquirir um exemplar do Pelo Curto Americano, terá de desembolsar uma média de R$400 a R$800 pelo filhote, dependendo do tipo de pelagem escolhida.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual seu tamanho? Fonte: Pexels.
Então, qual seu tamanho? Fonte: Pexels.

Antes de tudo, o gato de Pelo Curto Americano é um gato bastante robusto, com pernas de tamanho médio e um corpo bem proporcional. Ademais, ele costuma ser um gato forte e resistente e raramente fica doente. Embora sejam gatos com pouquíssimos problemas genéticos, tem-se observado a cardiomiopatia hipertrófica com certa frequência em alguns gatos da raça.

De um modo geral, a doença afeta o coração de gatos mais velhos e não tem cura. No entanto, já existem tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do animal. Assim, alguns sintomas típicos dessa doença são desmaios, falta de apetite e dificuldades de locomoção com as patas traseiras.

Entretanto, não existem outras doenças observadas nessa raça, o que o torna um gato saudável e com uma longa expectativa de vida. Dessa forma, com visitas regulares ao médico veterinário e uma boa qualidade de vida, seu gato de Pelo Curto Americano pode chegar a viver 20 anos!

Ainda que os machos sejam considerados gatos de porte médio a grande, as fêmeas da raça são um tanto menores. Nesse sentido, o tamanho do gato macho da raça pode chegar a 40cm de altura e até ultrapassar 5,5kg. Enquanto isso, a fêmea atinge em média 20cm de altura e seu peso varia de 3,5 a 5kg.

Como criar um Gato de Pelo Curto Americano?

Então, quais os cuidados? Fonte: Adobe Stock.
Então, quais os cuidados? Fonte: Adobe Stock.

Apesar do American Shorthair ter ancestrais caçadores, os gatos de hoje em dia da raça têm facilidade em se adaptar a ambientes menores. No entanto, são gatos bastante ativos e gostam de brincar e pular. Dessa forma, é interessante que você providencie um ambiente adaptado com arranhadores e atividades para ele.

Ademais, os gatos de Pelo Curto Americano são bastante afetuosos e carinhosos, o que os tornam bons companheiros e ideias para famílias e crianças. Além disso, são gatos expertos e fáceis de ensinar e se dão muito bem com animais de outras espécies como cães e pássaros.

Como o próprio nome diz, o gato de Pelo Curto Americano tem uma pelagem curta e macia, de fácil manutenção. Desse modo, você pode manter uma rotina de escovação simples, apenas uma vez na semana já é suficiente para mantê-los saudáveis e brilhosos e evitar que deixe pelos pela casa.

Embora os gatos dessa raça sejam ativos e brincalhões, são gatos que adoram comida! Portanto, é importante manter uma rotina de atividades e exercícios além de uma alimentação balanceada para evitar a obesidade. Então, procure oferecer uma ração de qualidade como as da categoria Premium ou Super Premium.

Aliás, a ingestão de ração úmida como sachês e patês incentivam o gatinho a beber mais água enquanto que a erva de gato ajuda a eliminar bolas de pelo. Além disso, dê muito amor e carinho ao seu gato de Pelo Curto Americano, e vocês com certeza vão se tornar melhores amigos.

Por fim, se você gosta de raças mais carinhosas e apegadas ao dono, então você precisa conhecer o gato Exótico Shorthair! Assim, se você está pensando em adotar um amigo de quatro patas, acesse o conteúdo a seguir e descubra tudo sobre a raça!

Gato Exótico Shorthair: saiba tudo sobre essa raça

O gato Exótico Shorthair é um gato ideal para famílias e se dá muito bem com crianças e outros animais. Confira aqui tudo sobre essa raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Renner 2022?

Participe do Programa Jovem Aprendiz Renner 2022 e tenha a chance de conseguir o primeiro emprego! Veja um passo a passo para se inscrever.

Continue lendo
content

Como baixar e fazer cadastro no aplicativo Identidade Digital?

Veja como fazer sua Identidade Digital através do app do seu estado e acesse suas informações pessoais de forma prática e agilizada.

Continue lendo
content

Quer começar a trabalhar como manicure? Veja dicas incríveis!

Quer começar a trabalhar como manicure e não sabe por onde começar nem qual curso procurar? Veja aqui as melhores dicas e tire suas dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem na Flytour Viagens?

Confira aqui o passo a passo para comprar passagens aéreas com a Flytour Viagens. Aliás, a Flytour é a agência que mais emite passagens aéreas no país. Confira como fazer!

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo
content

O site do Senhor Viagens é seguro?

Contar com um site de dicas e tudo sobre viagens é ótimo. Mas o Senhor Viagens é mesmo seguro? Tire essa dúvida hoje e garanta sua segurança!

Continue lendo