Gatos

Gato Exótico Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Se você está pensando em ter um gato Exótico Shorthair, confira aqui tudo sobre essa raça. Saiba como cuidar de um gato Exótico, e aprenda tudo o que ele precisa para ter certeza de que essa raça é ideal para o seu perfil!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/11/2021

Descubra tudo sobre a raça Gato Exótico Shorthair

Conheça tudo sobre o gato Exótico. Fonte: Unsplash.
Conheça tudo sobre o gato Exótico. Fonte: Unsplash.

Ainda que existam pessoas que pensem que gatos são todos iguais, os felinos assim como os cães também se diferem muito em raça e personalidade. Nesse sentindo, o gato Exótico Shorthair é uma raça de gato que deriva dos gatos Persas, porém com pelos curtos.

A raça surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950 e hoje pode ter mais de 140 combinações de cores de pelos. Ademais, o gato Exótico Shorthair é conhecido por ser um gato amoroso, paciente e que adoro ficar na companhia do seu dono. Além disso, essa é uma ótima raça para crianças ou idosos.

Então, quer saber mais detalhes sobre o gato Exótico Shorthair? Confira nosso conteúdo a seguir!

Quantas raças de gatos existem? Veja aqui!

Uma curiosidade ronda a mente dos tutores de felinos, quantas raças de gatos existem? Você teria uma ideia? Veja aqui e descubra!

Anúncios

Qual é o Gato Exótico Shorthair?

Antes de mais nada, se você já viu um gato Exótico Shorthair e lembrou imediatamente de um gato Persa, saiba que você não está errado. Seus criadores introduziram os gatos Persa com a intenção de melhorar a pelagem dessa raça durante sua criação nos anos 1950. No entanto, a raça só foi reconhecida em 1986.

Essa raça possui uma cabeça achatada, e as características bem parecidas com o gato Persa, incluindo o focinho arrebitado. Ademais, sua cabeça, orelhas e olhos são arredondados. Aliás, seus olhos geralmente combinam com a pelagem, e variam entre dourados e cobres na maioria das vezes.

Além disso, essa raça possui tamanho médio e seu peso pode variar entre 3 a 6 quilos. Além do pelo curto, seu outro diferencial é seu tamanho. Nesse sentido, suas patas são curtas, largas e robustas e com a musculatura bem definida. No entanto, seu corpo é proporcional e sua cauda é curta e grossa.

Assim, o gato Exótico Shorthair é uma ótima opção para crianças e idosos e também é um gato ideal para famílias. Entretanto, essa raça não gosta de solidão e se deixado sozinho por longos períodos pode acabar ficando doente.

Dessa forma, a raça é bastante tranquila e sociável e se dá muito bem com outros gatos. Ademais, ele também é bastante inteligente e curioso, e gosta de seguir os humanos pela casa ou ainda de correr atrás de seus brinquedos. Portanto, são bastante afetuosos e gostam de estar envolvidos em qualquer atividade que seu dono esteja fazendo.

Quanto custa um gato dessa raça?

Afinal, quanto custa? Fonte: Unsplash.
Afinal, quanto custa? Fonte: Unsplash.

Primeiramente, o gato Exótico Shorthair foi criado para ter a beleza do Persa. Contudo, com seu pelo mais curto, ele exige menos manutenção e escovação. Além disso, essa raça é bastante carinhosa e pode ser uma opção ideal para quem vive em aparamento.

Assim, o valor de um filhote de gato Exótico Shorthair pode variar entre R$2.000 a R$5.000. Nesse sentido, existe uma variedade de mais de 140 cores de pelagem. Desse modo, suas cores mais comuns são no tom chocolate e bege, mas você pode encontrar filhotes pretos, brancos, azuis e cinzas. Portanto, o preço dos filhotes tende a variar de acordo com a cor da pelagem.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, o gato Exótico Shorthair é considerado um gato de porte médio. Assim, ele possui pernas curtas e um corpo forte e compacto. De um modo geral, ele lembra bastante um gato Persa, e seu peso tende a variar entre 3 a 6 quilos. Ademais, um gato dessa raça tem altura média de 30cm.

Além disso, os filhotes apresentam uma maturidade mais tardia como é característico da raça. Assim sendo, ocorre apenas por volta dos seus 3 anos de idade. Além disso, sua expectativa de vida está entre 10 e 15 anos. Essa raça possui algumas características físicas que exigem maior cuidado, como seu focinho achatado, além de ser um pouco mais sensíveis a temperaturas quentes.

Como criar um Gato Exótico Shorthair?

Então, como criar essa raça? Fonte: Unsplash.
Então, como criar essa raça? Fonte: Unsplash.

Primeiramente, os gatos dessa raça tendem a ser mais propensos a problemas oculares e problemas de respiração devido a sua face achatada. Portanto é recomendado manter a limpeza dos olhos de maneira regular. Além disso, alguns gatos podem ter dificuldade para respirar, o que os tornam intolerantes ao exercício.

De um modo geral, o gato Exótico Shorthair é um gato saudável e não apresenta tantos problemas de saúdo como seu primo Persa. Aliás, seu pelo curto requer uma escovação semanal para manter aparência limpa e evitar bolas de pelos.

Ademais, os gatos dessa raça são extremamente amorosos e afetuosos. Desse modo, seu temperamento é parecido com o do Persa e eles são gatos leais e brincalhões. Portanto, gostam de brincadeiras interativas e se dão muito bem com crianças e outros animais. Também é uma ótima opção proporcionar um bom enriquecimento ambiental com arranhadores e jogos para manter o gato entretido na sua ausência. Isso porque o gato Exótico Shorthair não suporta ficar sozinho, e longos períodos de solidão podem deixa-lo doente.

Por fim, os gatos Exóticos não são muito exigentes para comida, mas é sempre importante oferecer alimentação de boa qualidade, tanto seca quanto úmida. Aliás, a raça é propensa a obesidade, então fique de olho e faça visitas de rotina ao veterinário.

Então, essa raça é bastante silenciosa e amorosa e gosta de pedir atenção e carinho para seus humanos. Assim, pode ser o gato ideal para sua família.

No entanto, se você quer conhecer mais opções de raças e aumentar seu conhecimento sobre felinos, confira nosso conteúdo a seguir!

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça

O gato de pelo curto inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma raça de gatos com coloração de tons de cinza e marrom, veja aqui!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer a unha crescer rápido? Veja aqui!

Todas as mulheres querem saber como fazer a unha crescer rápido! Basta saber como hidratar, nutrir e cuidar. Veja aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Meu INSS para agendar serviços?

Veja como baixar o aplicativo Meu INSS e utilizar os serviços e informações disponíveis, assim você evita filas em uma agência física!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o app BP Monitor?

Quer baixar o BP Monitor e começar a medir e acompanhar sua pressão arterial? Então confira aqui como usar o BP Monitor e aproveite!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Fully Viagens ou Vai Viver: qual a melhor para viajar?

Tanto a Vai Viver Viagens quanto a Fully Viagens são agências confiáveis que oferecem pacotes incríveis com roteiros diferenciados. No entanto, é necessário analisar o que cada uma oferece antes de fazer a compra. Veja aqui!

Continue lendo
content

Como comprar pelo ViajaNet?

A ViajaNet é uma empresa de turismo paulista que já é uma das maiores do Brasil. Portanto, veja aqui o passo a passo para comprar pelo ViajaNet e comece você também a aproveitar seus serviços com valores incríveis!

Continue lendo
content

Guia de carreira Comissário de Bordo: veja como funciona essa profissão!

Muitos tem o sonho de ingressar na carreira de comissário de bordo para viajar e conhecer o mundo. Entretanto, a profissão exige alguns pré-requisitos e investimentos de quem quer trabalhar nessa área. Saiba mais sobre isso aqui!

Continue lendo