Gatos

10 dicas e cuidados principais que os gatos precisam!

Confira as nossas dicas com os principais cuidados que você deve ter com seu gato. Ainda que seja um tutor de primeira viagem ou experiente, você vai encontrar dicas valiosas para melhorar a adaptação do seu pet em casa!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 18/11/2021

Conheça os cuidados essenciais que um gato precisa ter

Confira os cuidados que gatos precisam. Fonte: Unsplash.
Confira os cuidados que gatos precisam. Fonte: Unsplash.

Se você pretende adotar um amigo peludo, saiba que existem alguns cuidados específicos que um gato precisa que são diferentes de outros animais. Portanto, para mantê-lo saudável e feliz, confira nossas dicas de cuidados que gatos precisam para preparar a chegada do seu pet.

Adestramento de gatos: 5 dicas de como fazer!

O adestramento de gatos é uma forma de mantê-lo muito mais calmo dentro de casa, evitando fugas que podem colocar a saúde dele em risco. Veja!

Anúncios

O que é preciso para se ter um gato saudável?

Então, ainda que o gato seja um animal independente, ele também precisa de muito amor e carinho de seus tutores. Aliás, gatos costumam passar a imagem de pets fáceis de cuidar, já que dormem a maior parte do tempo.

No entanto, o comportamento felino vai muito além de ronronar e dormir e você precisa ficar atento aos cuidados que gatos precisam. Além disso, é importante fazer visitas de rotina com o médico veterinário, manter uma alimentação saudável e ter uma rotina de brincadeiras e atividades.

Desse modo, seu pet poderá ter toda a atenção que precisa, e você terá um gato feliz e saudável. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que com certeza vão te ajudar, principalmente se você for um tutor de primeira viagem. Continue a leitura e confira.

Quais os cuidados alimentares e ambientais que devemos ter com os gatos? 10 dicas essenciais!

Antes de mais nada, não é só o cão que é o melhor amigo do homem. Aliás, muitos felinos podem ser tão companheiros quanto um cachorro, ou até mais! No entanto, quando se trata de criação e hábitos, é necessário cuidados que gatos precisam que são diferentes dos outros animais. Confira nossas dicas abaixo!

Anúncios

Caixa de areia

Primeiramente, gatos são considerados animais bastante asseados. Aliás, não é preciso ensinar um gatinho onde ele deve fazer suas necessidades. Ou seja, seu instinto o leva direto para a caixa de areia! Dessa forma, esse é um dos principais cuidados que gatos precisam.

Primeiramente, fique atento ao número de caixas de areia disponíveis para o seu gato! Nesse sentido, a quantidade de caixas deve ser sempre um número a mais do que o número de gatos na casa. Por exemplo, se você tem 1 gato, deverá ter 2 caixas de areia, se tem 3 gatos, então são 4 caixas, e assim por diante.

Ademais, é importante manter as caixas limpas! Afinal, você gosta de usar um banheiro quando ele está todo sujo? Então, seu gato também não gosta! Assim, procure fazer a limpeza pelo menos 2x ao dia.

Por fim, fique atento onde você está colocando as caixas de areia para o seu pet utilizar. Não adianta esconder caixas em lugares de difícil acesso do felino, ou colocá-la ao lado de eletrodomésticos barulhentos.

Então, procure um local tranquilo e reservado para deixar o banheiro do seu gatinho. Assim você garante que ele vai se sentir confortável ao utilizar as caixas de areia, e evita problemas como necessidades foram do local correto.

Alimentação

Mas, afinal, qual a alimentação ideal? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, qual a alimentação ideal? Fonte: Unsplash.

Então, seu gato vai precisar de uma alimentação saudável e balanceada e, portanto, você deve oferecer uma ração específica para felinos. Aliás, esqueça o mito de que gatos gostam de tomar um pouco de leite. Eles podem até gostar, mas isso pode trazer problemas de saúde para o seu pet! Evite!

Ademais, é importante oferecer rações de boa qualidade e que não tenham corante. Então, evite grãos coloridos ou rações a granel. Se possível, procure rações de categoria Premium ou Super Premium, pois elas são mais completas e de melhor qualidade.

Além disso, é importante informa que sachês não são petisco! Isso mesmo, os sachês são o que chamamos de ração úmidas e devem ser oferecidos com frequência. Nesse sentido, gatos são animais difíceis de ingerir água, desse modo os sachês ajudam nesse consumo. Portanto, é importante oferecer pelo menos 1 sachê ao dia para o seu gato.

Água

Pois bem, talvez a dica mais importante da nossa lista de cuidados que gatos precisam, fique atento a ingestão de água do seu gato! Assim, os felinos são conhecidos por não gostarem muito de água, seja para tomar banho ou mesmo para beber.

Dessa forma, é importante incentivar ao máximo o consumo de água do seu pet. Além de oferecer sachês diariamente, procure deixar disponível sempre água fresca. Aliás, bebedouros são ótimas opções para atrair a atenção do bichano até a água.

Escovação

Antes de tudo, se existe um mito que é a mais pura verdade sobre os felinos é que eles detestam tomar banho! Na verdade, seu banho é diferente do banho dos humanos, por exemplo. Ou seja, os gatos se limpam enquanto se lambem, e você pode e deve ajudá-los com uma boa rotina de escovação.

Desse modo, utilize escovas com cerdas mais macias para escovações diárias. Assim, as escovas raquete, com cerdas mais duras, devem ser reservadas para escovações semanais. Ademais, evite dar banho no seu gato!

Aliás, a água vai apenas estressar seu pet, e ele vai ficar bastante infeliz de estar molhado por tanto tempo. Portanto, se você realizar escovações frequentes, pode ter certeza de que não será necessário dar um banho em seu gatinho.

Enriquecimento ambiental

Esse com certeza é um item dos cuidados que gatos precisam que os tutores facilmente ignoram. Pois bem, gatos também precisam de um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Isso significa que instintivamente ele vai procurar escalar, pular ou se esconder debaixo dos seus móveis.

Assim, o ideal é que você invista em arranhadores e parquinhos verticais para que seu gato possa explorar ao máximo todo o ambiente. Aliás, parquinhos verticais são ótimas opções para quem mora em apartamento e não tem espaço para colocar outros tipos de brinquedos e atividades.

Veterinário

Antes de tudo, essa dica de cuidados que gatos precisam vale também para qualquer outro animal de estimação que você tenha. Desse modo, procure realizar visitas de rotina com seu pet ao médico veterinário tanto para consultas quanto para vacinação.

Ou seja, não espere que seu bichinho esteja doente ou debilitado para levá-lo a uma clínica. Se você se prevenir e fizer visitas periódicas, poderá evitar doenças mais graves e até custos mais elevados com veterinário.

Rotina

Você sabia que gatos são animais rotineiros? Pois bem, isso significa que eles gostam de fazer as mesmas coisas todos os dias, como hábitos. Dessa forma, quando alguma coisa acontece para mudar as atividades com as quais ele está acostumado, o gato pode ficar estressado. Aliás, até mesmo mudar móveis de lugar pode incomodar o bichano!

Portanto, procure manter uma rotina correta de alimentação, escovação e brincadeiras. Estipule um horário para cada atividade, e siga o cronograma. Assim, seu gatinho vai se sentir mais seguro e você evita comportamentos indesejados como miados excessivos e até mesmo necessidades fora da caixinha.

Brincadeiras

Então, como dito anteriormente, seu gato é um animal de rotina. Por isso, procure manter um horário só para ele e instigue seu instinto caçador! Como todo pet, ele vai exigir de amor e atenção, então procure brincar com ele pelo menos 15 minutos diariamente.

Além disso, você pode utilizar varinhas, bolinhas de papel, ratinhos ou qualquer outro objeto que aguce os sentidos dele. Você pode até usar petiscos durante a brincadeira para tornar tudo mais interessante para ele. Assim, o importante é que você exercite sua curiosidade e mostre o quanto ele é importante.

Segurança

Aqui temos outro mito de cuidados que gatos precisam que pode custar a vida do seu pet, então fique atento! Pois bem, gatos não precisam e não devem sair de casa para passear, a não ser que estejam devidamente guiados por seus tutores. Portanto, é muito importante que você tele suas janelas e evite que ele tenha acesso livre à rua.

Aliás, gatos que saem para as famosas “voltinhas” podem adquirir doenças ao entrar em contato com outros felinos, mesmo com a vacina em dia. Além disso, existem outros perigos como carros, cachorros e até outras pessoas má intencionadas. Então, mantenha seu gato em um ambiente controlado e seguro, dentro da sua casa.

Atenção

Então, dê carinho ao seu gatinho. Fonte: Unsplash.
Então, dê carinho ao seu gatinho. Fonte: Unsplash.

Embora você já deva ter ouvido que gatos são animais independentes, eles também precisam da sua atenção e carinho. Desse modo, é importante saber que os cuidados que gatos precisam não se resumem apenas a comida e água. Assim, eles também vão precisar de amor e cuidado!

Portanto, estabeleça um vínculo afetivo com seu pet, dê carinho quando ele pedir, e procure brincar e cuidar dele com amor todos os dias. Dessa forma, você com certeza vai ter um companheiro tão fiel e leal quanto o cão, mas com muitos ronrons.

Então, quer ver dicas de como e onde adotar o seu gatinho? Pois confira nosso conteúdo a seguir com 15 ONGs de adoção para você escolher seu amigo peludo!

Adoção de gatos: conheça 15 ONGs para adotar

A adoção de gatos não é apenas um resgaste, pois quem faz a adoção terá uma vida muito mais alegre! Veja algumas ONGs para adotar um gatinho!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer sobrancelha fio a fio? Aprenda aqui!

A sobrancelha fio a fio é uma das grandes tendências do mercado de beleza e tem uma técnica! Se você quer aprender, veja algumas dicas aqui!

Continue lendo
content

Melhor plano de saúde para pet: qual é o melhor?

Você sabe qual é o melhor plano de saúde para pet? É por isso que criamos esse artigo especial com os melhores planos listados aqui! Veja!

Continue lendo
content

Conheça 15 Cursos de Modelagem e Confecção Eduk!

Os cursos de modelagem e confecção Eduk são indicados para quem deseja atuar na área de criação de novos modelos ou ter sua própria confecção.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 5 opções de viagem de trem pelo Brasil!

Embora os trens pareçam esquecidos no tempo, o Brasil ainda possui cerca de 28 viagens disponíveis para você conhecer o país de outra perspectiva. Conheça algumas delas aqui e programe a sua rota!

Continue lendo
content

Preparando a mala: o que não se deve levar em uma viagem?

Se você está planejando sua viagem e está em dúvida do que levar e o que não levar na mala, confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a evitar problemas. Assim, você fica sabendo das regras dos aeroportos e faz sua mala de forma correta!

Continue lendo
content

Quais são os melhores países da Europa para um casal viajar? 8 destinos!

Confira aqui nossas dicas de destinos românticos pelo Velho Continente e descubra lugares encantadores para viajar a dois. Assim, vai ficar difícil de escolher apenas um destino depois de ver a nossa lista de melhores países da Europa para casal! Descubra!

Continue lendo