Gatos

Gato American Wirehair: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os gatos American Wirehair possuem pelos duros e ásperos, além de terem aspecto encaracolado. Embora sua aparência seja peculiar, esses animais são muito carinhosos e brincalhões, e podem se tornar companheiros perfeitos. Conheça todas as características da raça!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato American Wirehair

Conheça o gato American Wirehair. Saiba mais! Fonte: AdobeStock.
Conheça o gato American Wirehair. Saiba mais! Fonte: AdobeStock.

Se você gosta de pets com aparência exótica, então você vai adorar conhecer o gato American Wirehair. Também conhecido como o gato de pelo duro, essa raça tem uma personalidade encantadora, além de ser relativamente recente. Entretanto, ainda não é muito conhecido ao redor do mundo.

Ademais, os animais dessa raça são bastante fiéis ao dono, além de serem energéticos e gostarem de correr e brincar pela casa. De um modo geral, o gato American Wirehair se assemelha bastante ao seu parente American Shorthair, mas de modo algum é um pet pegajoso. Então, quer conhecer mais sobre essa raça de características físicas diferentes? É só continuar acompanhando!

gato embaixo da coberta

10 dicas e cuidados principais com gatos

Confira as nossas dicas com os principais cuidados que você deve ter com seu gato!

Qual é o gato American Wirehair?

Antes de mais nada, os primeiros exemplares da raça apareceram nos Estados Unidos nos anos 1960. Uma gata pertencente a uma família de Nova Iorque deu cria, ao que um dos filhotes apresentava pelos ásperos e encaracolados. Ou seja, essa raça na verdade é fruto de uma mutação genética, e mais tarde se desenvolveu para os gatinhos American Wirehair de atualmente.

Na verdade, o primeiro exemplar da raça acabou por ser vendido para uma criadora, que logo se encantou com a personalidade amável do bichano. Então, ela decidiu cruzá-lo com um gato da raça American Shorthair, de forma que o número de gatos American Wirehair foram aumentando, até serem reconhecidos como uma raça oficial em 1978.

Então, os American Wirehair são gatos atléticos e muito fortes. Desse modo, eles apresentam corpo musculoso, com membros resistentes e estrutura óssea sólida. Sua caixa torácica é larga, focinho e mandíbulas são fortes e todos os componentes de seu corpo são bem desenvolvidos.

Ademais, sua cabeça é arredondada, bem como seu focinho, e seus olhos são grandes e redondos também. Não há uma cor específica, de modo que a coloração dos olhos varia de acordo com a pelagem do gato. Aliás, os pelos do gato American Wirehair é o que chama atenção nessa raça.

Pois bem, o American Wirehair acaba chamando a atenção pois a pelagem áspera remete, como o próprio nome sugere, a um arame encaracolado. Aliás, até seus bigodes são diferentes, e alguns os apresentam encaracolados também. Não existem restrições quanto a cor e padrão, de modo que todas as variações são aceitas.

Quanto custa um gato dessa raça?

Afinal, quanto custa um filhote? Descubra o valor. Fonte: AdobeStock.
Afinal, quanto custa um filhote? Descubra o valor. Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma raça bastante popular na América do Norte, o gato American Wirehair ainda é raro no Brasil e outros lugares do mundo. Ou seja, pode ser difícil encontrar um gatil ou criadouro que disponibilize filhotes para a compra no país. Entretanto, seu valor nos Estados Unidos tende a variar entre US$800,00 a US$1.200,00.

Na verdade, esse gato não é considerado uma raça barata, e também pode ser difícil de encontra-lo mesmo em solo americano. Portanto, evite adquirir um filhote de criadouros desconhecidos, pois você pode estar financiando uma criação clandestina, sem nenhuma segurança para o animal.

Aliás, é sempre importante visitar o local onde vai adquirir o filhote, pesquisar a opinião de outras pessoas que compraram no mesmo lugar, além de conhecer os pais do gatinho. Desse modo, você poderá garantir que seu pet é saudável, além de manter o padrão da raça, já que criadouros responsáveis também disponibilizam o Pedigree da raça.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, o gato American Wirehair possui um corpo bastante robusto, forte, com pernas de musculatura desenvolvida. São gatos de porte médio, podendo chegar a medir 40 centímetros de altura. Ademais, os machos tendem a ser maiores que as fêmeas, pesando entre 6kg e 8kg. Enquanto isso as fêmeas da raça podem pesar até 5,5kg.

Ainda que essa raça seja saudável, o American Wirehair acabou herdando alguns problemas de saúde de seu ancestral, o American Shorthair. Por exemplo, esse gato é propenso a desenvolver cardiomiopatia dilatada, uma doença que afeta o coração do animal. Ou ainda a atrofia progressiva da retina, podendo causar cegueira.

Além disso, devido a textura áspera de seu pelo, esse gato pode desenvolver algumas alergias de pele. Portanto, mais do que nunca é importante ter o acompanhamento de um médico veterinário regularmente, para evitar problemas mais graves. No entanto, um gato American Wirehair saudável e bem cuidado tem uma excelente expectativa de vida, podem chegar a viver 20 anos!

Como criar um gato American Wirehair?

Então, quais os cuidados? Veja aqui. Fonte: AdobeStock.
Então, quais os cuidados? Veja aqui. Fonte: AdobeStock.

Ainda que os gatos da raça sejam muito carinhosos e costumem chamar a atenção para pedir atenção, eles são animais relutantes com estranhos. Nesse sentido, esses gatos demorar para confiar em pessoas novas e aceitar que o toquem, então tenha paciência e procure deixa-lo a vontade.

Ademais, o gato American Wirehair é um animal extremamente inteligente, e você pode até ensinar alguns truques para ele. Entretanto, é importante oferecer jogos e atividades que desafiem seu intelecto, ou ele pode acabar ficando entediado.

Além disso, os American Wirehair são gatos muito ativos e brincalhões, e seu corpo robusto é perfeito para correr e pular. Então, investir em prateleiras, arranhadores, e criar um bom enriquecimento ambiental é necessário para manter seu gatinho feliz.

Embora ele possua uma pelagem exótica, com textura áspera e dura, não é necessário escová-lo mais que uma vez na semana. Também não se recomenda banhar esse gato, a não ser que seja estritamente necessário. Isso porque a falta de oleosidade da pele pode acabar causando irritações e alergias, então tome cuidado!

Por fim, como todo gato, é importante levar o felino a uma consulta veterinária regularmente, especialmente para manter os exames em dia. Além do mais, não se esqueça de deixar as vacinas e vermífugos atualizados, além de oferecer uma ração de qualidade!

Aliás, quer conhecer tudo sobre o parente mais próximo dessa raça, o gato American Shorthair, ou gato de pelo curto americano? Então acesse nosso conteúdo a seguir, e descubra todas as características desse felino carinhoso e descontraído. Confira!

Rosto de Gato de Pelo Curto Americano

Conheça o Gato de Pelo Curto Americano

Os gatos de Pelo Curto Americano, ou American Shorthair, são animais caçadores, ágeis, mas muito amáveis e carinhosos. Então, confira tudo sobre a raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Curso online grátis de Drenagem Linfática da WR Educacional: conheça e saiba se vale a pena!

O curso online grátis de Drenagem Linfática da WR Educacional vale a pena para quem deseja iniciar na área e aprender o básico do assunto!

Continue lendo
content

5 dicas de como preparar babosa para passar no cabelo!

Veja como preparar babosa para passar no cabelo e tratar os fios profundamente com hidratação, nutrição e fortalecimento das madeixas!

Continue lendo
content

Brow lamination: tudo sobre a técnica para sobrancelhas

A mais nova técnica para sobrancelhas é a Brow lamination, que faz o desenho de forma não invasiva e dura até 2 meses. Confira tudo sobre!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o maior e mais movimentado aeroporto do mundo?

O aeroporto é o lugar em comum que todos os amantes de viagem têm entre si. Então, como curiosidade, veja aqui alguns dos maiores aeroportos do mundo em fluxo de passageiros e área!

Continue lendo
content

Aplicativo Takeasy: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Takeasy você tem acesso a serviços simultâneos de tradução com pessoas fluentes na língua. Assim, você pode ter mais segurança na hora de se comunicar com as pessoas nativas!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Decolar Visa Platinum e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Decolar Visa Platinum é uma parceria vantajosa entre agência e instituição financeira. Com ele, você poderá obter benefícios incríveis que vão tornar suas viagens muito mais práticas e confortáveis.

Continue lendo