Animais

Cuidados com pelo do gato: veja 8 dicas!

Existem vários cuidados com o pelo do gato que você precisa saber, para que seu felino se mantenha saudável e muito bem cuidado! Veja aqui.

Anúncios

Saiba quais são os cuidados com pelo do gato

Cuidados com pelos dos gatos
Cuidados com pelos dos gatos

Existem alguns cuidados com pelo do gato que fazem toda a diferença na aparência dele. E não só isso, pois podem influenciar na saúde, especialmente em relação à da pele.

Os felinos são diversos em relação às raças. Dessa forma, cada tipo requer uma atenção diferente. Isso também se aplica aos pelos, especialmente aos gatinhos que contam com longos e grossos fios. Contudo, não se engane: os com pelos menores também requerem cuidados.

Por isso, é necessário conhecer um pouco mais sobre quais são os melhores cuidados em relação à pelugem do seu felino. Abaixo, você encontra informações e dicas de como cuidar da melhor forma não só dos fios, mas da pele e da saúde do seu gatinho.

Além disso, saiba que os pelos dele influenciam no seu bem-estar. Também, podem dizer muito sobre a saúde do felino. Dessa maneira, não deixe de conferir algumas dicas e informações que podem lhe ajudar muito.

Anúncios

Cuidados com pelo do gato

Veja os cuidados com pelos dos gatos
Veja os cuidados com pelos dos gatos

Os cuidados com os pelos possam variar de acordo com o tipo de pelo e a raça do gato. Abaixo, então, estão dicas que levam essas variações em consideração. Igualmente, trazem alguns aspectos práticos que farão toda a diferença ao cuidar da pelugem do felino.

Cuidados com pelo do gato: quantas vezes escovar?

Os gatos precisam de escovação da pelugem. Isso evita o surgimento de nós. Igualmente, as horríveis bolas de pelo, que formam-se na garganta e estômago felino após o “banho”. Isso, pois, os gatos são “autolimpantes” e, assim, lambem-se para se limpar, diariamente.

A ausência de escovação, então, é propícia para o acúmulo de pelos soltos. Especialmente em época da troca de pelugem (geralmente na primavera), mas não só nela. E isso, então, leva à criação de bolas de pelo com engasgamentos e vômitos felinos.

Esses cuidados com o pelo do gato também permitem que a pele areje de melhor forma. Afinal, você retira da camada superior pelos soltos que impedem a circulação de ar. A escovação, por fim, estimula o crescimento de novos pelos.

Para fazer a escovação, adquira uma escova própria. Ainda, analise o tipo de pelo do seu felino e se ele possui algum tipo de alergia ou problema de pele. Tudo isso irá influenciar no modelo da escova. Da mesma forma, não deixe de consultar um profissional quanto à melhor opção.

A média de escovações varia de acordo com o tipo de pelo do gato e a idade. Veja:

  • Filhotes: escove-os todos os dias para que se acostumem com o processo de escovação;
  • Adultos de pelo curto: escove-os 01 vez por semana;
  • Gatos adultos de pelo longo: escove-os de 02 a 03 vezes na semana.

Anúncios

Como deixar o pelo do gato cheiroso?

Com raras exceções, os gatos não precisam de banhos. Eles se limpam todos os dias e mais de uma vez ao dia. E, para isso, usam a saliva e a língua. Porém, em alguns casos necessitam de um banho com água e produtos.

Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, veja alguns:

  • Por condição especial da pele e indicação veterinária;
  • Quando o gato se suja absurdamente, como ao rolar na terra;
  • Em caso de conterem pelugem longa e grossa;
  • Após ele entrar em locais molhados;
  • Quando o gato está com dificuldade de se “autolimpar”.

Além disso, saiba que existem gatos que adoram água e banho. Assim, caso necessário, ou uma vez a cada certo tempo, você pode dar banho. Para isso, use sabonete neutro ou xampu próprio. 

Também existem alguns perfumes para cuidados com pelo do gato. Porém, somente os use perante autorização veterinária. Por fim, a alimentação também influencia no odor dos gatos. Dessa forma, certifique-se de que ele tem acesso a todos os nutrientes. Igualmente, que come com qualidade.

Comunicação felina

A comunicação felina é repleta de sinais e sons que os gatos emitem quando querem dar alguma mensagem. Conheça mais sobre ela!

8 dicas incríveis para os cuidados com pelo do gato

Cuidados com pelos dos gatos
Cuidados com pelos dos gatos

Veja, abaixo, como é possível cuidar dos pelos do seu gato sem estresse. Com isso você cuida da beleza dele e, principalmente, da saúde felina. Assim, não deixe de conferir e garante qualidade de vida ao pet!

Anúncios

Nunca corte os bigodes

Os bigodes fazem parte da pelugem dos gatos e jamais devem ter intervenção. Ou seja, nunca os corte. Eles são essenciais para o equilíbrio dos bichanos. Também para percepção de movimentos.

Escove seu pet

Os cuidados com o pelo do gato requerem escovação. Em caso de fios compridos, ela deve ser diária ou, no mínimo, 03 vezes na semana. Para pelos curtos isso diminui para 01 sessão semanal.

Acostume o felino com a escova

Às vezes pode ser um suplício manter seu gato parado para a escovação. Em outros casos, eles podem demonstrar medo da escova. Ou, então, curiosidade a ponto de querer caçá-la. Em qualquer uma dessas hipóteses, escová-los se torna uma tarefa árdua.

Por isso, comece os cuidados com o pelo do gato desde cedo. Ou seja, acostume-o com a escova. Durante a infância, use-a diariamente. Isso também os estimula a tomar seus banhos diários.

Adote o banho para gatos peludos

Para gatos peludos o banho é quase indispensável, diferentemente do que ocorre com outros felinos.

Atenção à alimentação

Seu pet está perdendo muitos pelos ou os fios estão sem vida? Pois saiba que a alimentação pode ser a causa disso. Certifique-se de que o seu felino come todos os nutrientes necessários, especialmente proteínas. Também, aposte em boas rações, sem corantes.

Consultas veterinárias

Não apenas os cuidados com o pelo do gato, mas tudo que envolve o bem-estar e saúde dele requer acompanhamento veterinário. Por isso, lembre-se de levá-lo regularmente para consultas.

Antipulgas e vermífugos

Os cuidados com o pelo do gato também precisam que medicamentos estejam em dia. Especialmente contra pulgas e vermes. Infestações tendem a causar alergias, erupções na pele e até mesmo inflamações. Por isso, certifique-se de que seu gato está livre de parasitas.

Corte do pelo

Por fim, os cuidados com pelo do gato quando os fios forem muito longos podem exigir cortes periódicos. Para isso, procure sempre um profissional. Igualmente, confira com o veterinário se essa é a melhor solução.

Tudo sobre higiene felina!

Gatos precisam tomar banho? Com qual frequência? Que produtos usar? Pode usar sabonete perfumado? Descubra tudo aqui!

Em Alta

content

É possível criar gatos e pássaros juntos? Saiba tudo aqui!

Criar gatos e pássaros juntos pode ser desafiador para o tutor, mas não é uma missão impossível. Veja aqui algumas dicas e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Cursos gratuitos de maquiagem, manicure e sobrancelha

Os cursos gratuitos são excelentes oportunidades para ingressar na área de beleza e estética de maneira profissional. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Gatos famosos no cinema mundial: conheça 8 aqui!

É comum ter gatos famosos no cinema, afinal os bichanos fazem sucesso por onde passam! Por isso, conheça 8 incríveis felinos aqui!

Continue lendo