Animais

Doenças que atacam gatos: quais são? Veja 5 delas!

Tutores de felinos devem ficar atentos às doenças que atacam gatos. Afinal, elas colocam em risco o bem-estar e a saúde dos pets. Veja mais sobre elas, abaixo.

Anúncios

Saiba quais são as doenças que atacam gatos mais comuns

Doenças que atacam gatos
Doenças que atacam gatos

Você conhece as doenças que mais atacam gatos? Felinos, assim como outros animais e humanos, também têm pré-disposição para alguns tipos de moléstias.

Por isso, os responsáveis por sua tutela devem ficar atentos. Essa atenção se volta tanto à prevenção quanto aos eventuais sinais de que seu gato está doente. Porém, caso você não saiba o que fazer ou como reconhecer essas sinalizações, não se preocupe.

Hoje nós trouxemos para você algumas dicas cruciais para o bem-estar felino. Com elas você dá ao seu pet o melhor tratamento possível. De quebra, garante a felicidade dele e sua máxima longevidade com qualidade de vida.

Continue lendo, então, para conferir quais são as doenças que mais atacam gatos. Também, o que fazer em caso da iminência delas. Da mesma forma, é claro, como evitar que apareçam para que o seu gatinho esteja sempre em segurança.

Como proteger os gatos das doenças?

Proteger o seu gato requer alguns cuidados específicos. Eles se voltam à alimentação, aos cuidados preventivos e às consultas. Ainda, incluem outras providências, como a de limitação da circulação do bichano às ruas.

Vá ao veterinário com frequência

Primeiramente, como não poderia deixar de ser, você precisa levar o seu gato ao veterinário para consultas periódicas. Assim, será possível detectar eventuais doenças e mudanças de comportamento. Para isso, exames são imprescindíveis.

Ainda, o veterinário é o profissional que ministra as doses de vacinas para seu gatinho. E estas são essenciais para evitar as doenças que atacam gatos, pois preventivas.

Receitas para gato: conheça 5 receitas incríveis!

Veja como enriquecer a alimentação felina com receitas para gatos. Com elas você complementa as refeições e garante o bem-estar do pet.

Cuidados com a alimentação e hidratação

A alimentação do felino faz toda a diferença em relação à sua saúde. Por exemplo, saiba que os gatos possuem pré-disposição às doenças urinárias e renais. Dessa forma, não devem consumir sal. O alimento deve ter equilíbrio e os principais nutrientes para o organismo dos gatos. 

Também, os felinos precisam se hidratar. Entretanto, os gatos são um pouco avessos à hidratação. Eles consomem, normalmente, pouca água. Para mudar esse cenário, considere investir em uma fonte de água elétrica. Elas influenciam no maior consumo e hidratação.

Use telas para restringir a circulação do felino às ruas

Ainda, algumas das doenças que mais atacam gatos são transmissíveis pelo sangue. Ou seja, em contato com algum animal infectado. Por isso, não deixe seu gato circular livremente entre a casa e a rua.

Afinal, quando ele se expõe ele aumenta os riscos de se meter em uma briga. E estas invariavelmente acabam em arranhões, sangues e machucados. Da mesma forma, ao restringir a circulação você evita que ele se alimente de outros animais.

Portanto, é uma forma de evitar a leptospirose. Essa doença tem o felino como hospedeiro final. Para chegar até ele, infecta os ratos. Por isso, quando seu gato se alimenta na rua, pode estar se infectando.

Dessa maneira, não deixe de investir em telas ou em um gatil, caso more em casa. O seu felino não se expõe, assim, aos perigos que as ruas lhes oferecem. Além dos acima listados, não podemos deixar de falar em atropelamentos e até mesmo atos violentos.

Castre seu gato

Por último, para prevenir seu felino das doenças que mais atacam gatos, castre-o. Isso o torna mais tranquilo e menos fujão. Ou seja, diminuem as chances dele tentar uma fuga e se expor aos perigos mundanos.

Gatos transmitem doenças?

Quais são as doenças que atacam gatos?
Quais são as doenças que atacam gatos?

Sim. Embora o assunto se rodeie de mitos, os felinos podem transmitir doenças para os humanos e para outros felinos. Contudo, nós também podemos lhes passar enfermidades do tipo zoonose.

Por exemplo, a leucemia felina (Felv) somente tem transmissão entre gatos. Ela não oferece perigo aos humanos. Contudo, a toxoplasmose, por exemplo, é transmissível para nós. Para evitá-la, então, não o deixe circular fora de casa.

Já a arranhadura do gato (Bartonelese) tende a causar infecções no local em razão de bactérias. Por isso, é necessário ter cuidado com esse tipo de situação. O mesmo ocorre em relação às mordidas, uma vez que a saliva do gato pode ser tóxica.

As doenças que mais atacam os gatos: saiba 5!

Doenças que atacam gatos
Doenças que atacam gatos

Como falamos anteriormente, existem algumas doenças que atacam gatos com maior frequência. Veja quais são elas, nos itens a seguir, e como preveni-las.

Obesidade

Os felinos têm tendência à obesidade. Apesar de gatos rechonchudos serem muito atrativos e fofos, isso pode ser um risco à saúde. Com o ganho de peso sem controle, ele pode desenvolver problemas maiores. Por exemplo, diabetes e alterações cardíacas.

Para prevenir a obesidade uma dieta balanceada é essencial. Caso seu gato esteja ganhando peso descontroladamente, não deixe de consultar um veterinário. Ele irá indicar a dieta e as atividades para o seu felino voltar à forma saudável.

Cálculo renal

Outra das doenças que atacam gatos com freqüência é o cálculo renal. Ele afeta os rins dos felinos com a formação de pedrinhas de minerais que estão no corpo. Isso, por sua vez, tende a causar desconforto e dores. Além disso, pode avançar para situações dramáticas como infecções.

Para prevenir o cálculo renal em gatos você deve ter cuidado com os alimentos. Eles não devem conter adição de sal. Requerem, da mesma maneira, equilíbrio. Ainda, busque incentivar o seu gato a tomar água. A hidratação é essencial no combate aos problemas renais.

Filv – Imunodeficiência Viral Felina

A Filv é uma das doenças que atacam gatos com frequência. Alguns a conhecem como AIDS felina. Isso se deve ao fato de que ela prejudica o sistema imunológico felino. Com isso, eles ficam à mercê de infecções e doenças.

Ela tem origem viral e transmissão somente de gato para gato. Assim, ocorre por por saliva, sangue e pelas relações reprodutivas entre gatos. 

Felv – Leucemia Viral Felina

Enquanto a Filv é a AIDS felina, a Felv é a leucemia dos gatos. Nesse caso, eles também possuem dificuldade imunológica. A transmissão é pela saliva. Evitar a Felv e a Filv, doenças que atacam gatos, deve-se restringir a circulação deles.

Mas não só isso. Ao adotar um gato, é indispensável o teste para essas doenças. Gatos contaminados não oferecem risco aos humanos. Contudo, devem conviver apenas com animais que também testem positivo para essas doenças.

Insuficiência renal

Por fim, a doença que ataca gatos que fecha nossa lista é a insuficiência renal. Novamente, ela se volta aos problemas dos gatos em relação aos rins e à hidratação.

Todavia, ela pode causar diarréia e desidratação. Também, anemia. A prevenção ocorre da mesma maneira que para cálculos renais.

Problemas de saúde felina: veja 8 dicas importante

Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!

Em Alta

content

Pet Céu: crematório de animais!

O Pet Céu é um crematório de animais localizado no Paraná! Ele oferece diversos serviços além da cremação, como cinerário e taxidermia!

Continue lendo
content

Quer ter mais controle sobre sua fertilidade? Conheça os melhores aplicativos!

Escolha o melhor aplicativo de fertilidade para você e registre detalhes sobre sua saúde para acompanhar seu ciclo menstrual!

Continue lendo
content

Maquiagem airbrush: guia completo para aprender a técnica

A maquiagem airbrush é uma técnica inovadora, que permite que a durabilidade seja muito maior, e a ainda tem um resultado incrível.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na ViajaNet?

A Viajanet é uma agência de turismo online segura que sempre oferece promoções incríveis de passagens, hospedagem e outros serviços. Além disso, ela facilita o pagamento e você pode dividir em até 12 vezes no cartão.

Continue lendo
content

Veja onde fica e o que fazer em Dubai!

Conhecida por ser uma cidade moderna e cheia de ostentação, Dubai é um dos destinos mais visitados do Oriente Médio. Para conhecer esse destino futurista, veja algumas dicas de viagem e sugestões do que fazer em Dubai!

Continue lendo
content

15 ideias de viagens curtas de final de semana em SP!

Existem diversas viagens curtas de final de semana em SP. Portanto, com elas é possível se divertir sem gastar horrores e sem perder muitas horas na estrada. Veja opções!

Continue lendo