Cursos

Curso de pilates: saiba mais sobre ele e como fazer!

O curso de pilates se popularizou pelo país nos últimos anos. Com ele, é possível fortalecer a musculatura e ganhar equilíbrio. Conheça mais aqui!

Anúncios

Entenda mais sobre fazer um curso online de pilates

Curso de pilates
Curso de pilates

Você conhece o curso de Pilates? Pois ele surgiu a partir da criação da técnica por John Pilates. Ao longo das décadas apresentou novas variantes e, também, modalidades.

Por isso, hoje esse tipo de curso é bastante abrangente. A partir da concepção inicial do esporte pelo criador, outros movimentos foram adicionados. Por exemplo, existem técnicas de Pilates que combinam a ele artes circenses. E isso é apenas uma das variantes.

Em um curso de Pilates, então, você encontra oportunidades. Primeiramente, de conhecer diversas modalidades. Ou, então, de se aprofundar em uma técnica específica que lhe agrade mais. Seja como for, você se torna um expert no assunto.

Além disso, com ele você é capaz de treinar movimentos fortalecedores sem precisar das instruções de professores. Afinal, após o curso você já tem todos os conhecimentos para ministrar as atividades. Com isso, deixa de gastar com aulas em estúdio e se torna seu próprio professor.

Ainda, a depender de quem faz o curso de Pilates, também pode se tornar um professor de terceiros. Isto é, pode ministrar aulas para outras pessoas. Com isso, há a transformação do Pilates em profissão.

Interessou-se? Então continue lendo para conhecer mais sobre o curso nessa modalidade. Abaixo, você encontra todas as informações relevantes. Ao final, não resta qualquer dúvida sobre como esse tipo de curso pode ser perfeito para você.

Anúncios

Como é o curso de Pilates?

Dúvidas sobre o curso de pilates
Dúvidas sobre o curso de pilates

Os cursos para ensino do Pilates são do tipo Livres. Isto é, eles não correspondem a uma graduação de ensino superior. Também, não encontram regulamentação pelo MEC (Ministério da Educação) ou diploma com reconhecimento deste.

Portanto, os cursos para aprender as artes do Pilates podem ser mais simples. Isso não significa, contudo, que não sejam complexos. Afinal, aqui são inúmeros os exercícios e técnicas diferentes.

O curso de Pilates, então, costuma ser presencial. Isso é importante para que você termine sendo um expert na postura correta, na contração muscular, dentre outras coisas. Apesar disso, também é possível encontrar alternativas online e à distância.

Aqui, um ponto muito importante sobre o Pilates. Embora ele seja um curso livre (isto é, sem regulação pelo MEC), a profissão de professor é regulada. Segundo a legislação brasileira, somente podem exercê-la quem tiver formação em Fisioterapia ou em Educação Física.

Ou seja, ao encontrar um curso, é importante que você analise se os responsáveis têm formação em uma dessas áreas. Da mesma forma, você somente pode se tornar um professor de Pilates em caso de graduação nessas áreas.

Curso de design de sobrancelha online

Ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um curso de design de sobrancelha? Então não perca tempo e confira as respostas às principais questões.

Principais dúvidas sobre curso de pilates

Para acabar de vez com as dúvidas sobre os cursos de Pilates, continue lendo. Abaixo você encontra as respostas para as principais perguntas sobre o assunto.

Anúncios

Qual o valor do curso?

O valor do curso irá variar de acordo com uma série de questões. Dentre elas estão o tempo de duração, a experiência dos professores e a pluralidade de técnicas. Igualmente, o curso presencial é mais caro (e também mais completo).

De modo geral, um bom curso de Pilates custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Entretanto, é possível optar por outros cursos mais simples. Nesse sentido, eles se limitam a uma técnica, por exemplo. Assim, conseguem um valor mais em conta.

Ainda, a maioria dos cursos permite o parcelamento do valor. Dessa maneira, você pode realizar o curso e pagá-lo aos poucos com parcelas que cabem no seu bolso.

Quem pode fazer o Curso de Pilates?

Curso de pilates
Curso de pilates

A princípio qualquer um pode fazer o curso na área de Pilates. Afinal, esse é um curso livre. Por isso, somente exige que o aluno tenha 18 anos completos ou mais. Igualmente, que não tenha condições delicadas de saúde cardíaca, por exemplo.

No caso de doenças pré-existentes, é muito importante que o aluno tenha aconselhamento médico. Assim, geralmente ele precisa apresentar um atestado de liberação médica para a realização do curso.

Ainda que qualquer um possa fazer o curso de Pilates, não são todas as pessoas que poderão usá-lo profissionalmente. Ou seja, o exercício da profissão de professor de Pilates encontra limitações.

A lei brasileira dá essa possibilidade apenas para fisioterapeutas e educadores físicos. Por isso, quem não tiver formação nessas áreas não poderá dar aulas de Pilates, mesmo que tenha curso nele.

Isso não impede, contudo, que se faça o curso para fins de aprendizado. Muitas pessoas buscam o curso de Pilates justamente para aplicar o conhecimento sobre elas mesmas. Isto é, para fazer exercícios em casa sem precisar pagar um professor.

Dessa forma, todos podem fazer o curso para aprender Pilates. Porém, somente poderão usá-lo para dar aulas quem for educador físico ou fisioterapeuta.

Qual o melhor curso de formação para atuação nessa área?

O melhor curso de Pilates irá depender do que você se interessa. Também, ao objetivo final em fazê-lo. Por exemplo, considere que está realizando o curso para auto aplicação. Ou seja, para si mesmo.

Então, o melhor curso serão que tenha as técnicas que você quer usar. Por outro lado, quem tem formação em educação física ou fisioterapia se beneficia por cursos mais completos. Nesse caso, quanto mais técnicas aprender, mais alunos poderá atrair.

Dessa forma, temos que há variedade no curso de Pilates. É isso que faz com que o melhor varie com cada aluno e seu objetivo, disponibilidade de tempo e possibilidades financeiras. Assim, o que é melhor para você nem sempre será o melhor para outros.

Seja como for, o melhor curso de Pilates conta com algumas características indispensáveis. Primeiramente, é crucial que o professor tenha formação em Educação Física ou em Fisioterapia. Em caso contrário, sequer poderia dar as aulas.

Também, pesquise mais sobre a instituição e sobre os tipos de técnicas que oferta. Outra boa estratégia é buscar por alunos e ex-alunos do curso. Assim, você saberá se ele cumpre o que promete. Igualmente, se ele é ou não uma boa alternativa.

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead

A área de beleza cresce a cada dia, e por isso você pode se destacar tendo um curso de manicure e pedicure da Ginead! Veja mais aqui.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Plaid nails: conheça a tendência das unhas xadrez!

Uma das tendências mais fortes desse inverno são as Plaid Nails, que são as unhas com padronagem xadrez! Clique e veja como fazer.

Continue lendo
content

Gato vomitando: saiba algumas possíveis causas!

Conheça as possíveis causas de um gato vomitando, e aprenda a analisar cores e texturas para identificar o que está acontecendo.

Continue lendo
content

Alimentar cachorro só com ração faz mal? Veja aqui!

Alimentar o cachorro só com ração é uma opção muito comum dos tutores, mas será que é um hábito saudável? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo

Animais

Felino mais forte e perigoso do mundo: qual é? Descubra!

O reino animal é repleto de felinos. Mas qual é o felino mais forte e perigoso do mundo? Seria mesmo o leão, rei da selva? Confira hoje.

Descubra quem é mais forte e entre os felinos!

Gatos domésticos à parte, os felinos da selva são fortes e perigosos. Mas, dentre eles, qual é o felino mais forte e perigoso do mundo? Você sabe dizer?

O leão leva a alcunha de rei da selva, de forma que muitos atribuem a ele a maior força e porte. Por outro lado, também temos os felinos típicos de regiões do mundo e que as dominam. Nesse sentido, considere a onça-pintada, maior da América. Ao mesmo tempo, há os tigres, originários da Ásia.

Mas como determinar qual deles é o mais forte? É possível mensurar o perigo que cada um deles oferta e delegar um só como o maior? É isso que veremos hoje. Portanto, se você se interessa por curiosidades do mundo animal não deixe de continuar lendo!

Quantas raças de gatos existem?

Quantas raças de gatos existem? Você já deve ter visto muitos gatinhos diferentes por aí. E essas diferenças provêm das origens e raças. Conheça!

Qual é o felino mais forte e perigoso do mundo?

Para sabermos qual seria o felino mais forte e mais perigoso é necessário, antes saber quais são as características de cada um. Afinal, somente assim é possível mensurar, bem como comparar dados.

Considere, ainda, que os felinos estão em, regiões diferentes do globo. Por isso, a comparação depende dessa base de dados, uma vez que embates ou disputas entre eles não ocorrem naturalmente. Isso, é claro, justamente em razão da presença em locais diversos do globo.

Tigre

Primeiramente, vamos ao imponente tigre. Esse é um dos felinos mais fortes do mundo, inegavelmente. E não só isso, pois também é o maior. Afinal, os animais dessa espécie pode atingir até 2,2 metros de comprimento, sem contar a cauda. Esta, então, soma mais 1 metro ao animal.

Dessa forma, veja como eles são muito maiores do que parecem na televisão. Ainda, como eles vão muito além de um gatinho criado na selva. Além disso, o tigre pesa, em média, 230 kg. Contudo, não raro ele chega a 300 kg!

Agora, imagine a força que um animal veloz como é o tigre possui com esse peso e comprimento. Por isso, ele é um grande candidato ao felino mais forte do mundo. Considere, igualmente, que existe mais de uma raça de tigre e elas disputam entre si esse pódio.

Isso, pois, os tigres do sul da Ásia são menores e resguardam essas proporções que citamos. Já o tigre siberiano, que vive nas regiões frias, é ainda maior, embora também seja mais raro.

Leão

O leão é comumente visto como o rei da selva. Mas seria ele o felino mais forte do mundo? Ele é típico da África e se destaca pela imponência e pela juba, quando macho. Porém, saiba que quando falamos deles, as verdadeiras caçadoras são as leoas!

Quanto ao porte, o leão costuma medir entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento. Nesse caso, a cauda não é tão grande quanto nos demais felinos, de forma que ela não faz grandes diferenças nessa conta.

Já em relação ao peso dos leões é possível afirmar que eles mantém a mesma média que os tigres. Ou seja, de 230 kg. 

Onça

Ainda, temos um felino que é bem conhecido no Brasil, presente na mata amazônica, atlântica e no Pantanal brasileiro. Estamos falando da onça-pintada, que é um animal típico da América. Não apenas típico, mas também o maior do continente.

Apesar de ser a maior do nosso continente, ela parece quase pequena em comparação aos felinos já citados. Afinal, enquanto o tigre e o leão mantêm média de 230 kg, a onça chega geralmente até 120 kg. Ou seja, uma grande desvantagem.

O comprimento da onça pintada costuma ser de 1,8 metros, sem contar a cauda. 

Mas, então, qual o felino mais perigoso do mundo?

Caso o assunto se referisse à mordida mais forte de um felino, a onça levaria essa disputa com um pé nas costas. Afinal, ela possui presas capazes de rasgar até mesmo a couraça de jacarés. Ainda, possuem força extrema na mandíbula.

Contudo, não é isso que está em disputa, e sim qual é o felino mais forte do mundo. Quanto a isso, podemos considerar que as proporções dos tigres lhes dão vantagens em relação à força. Afinal, são maiores e mais pesados.

Por outro lado, também é possível analisar alguns fatos e características de caça e de luta. Isso, pois, não deixaria de ser visto em uma disputa entre os animais.

E qual é o felino mais forte do mundo?

Primeiramente, consideremos alguns fatos históricos. Em 2011, por exemplo, um tigre matou um leão em um zoológico em Ancara, Turquia. Contudo, essa morte ocorreu com um  golpe que sequer é típico dos tigres.

Aqui, o leão foi abatido com  um golpe na jugular. Entretanto, cabe ressaltar que o mais comum é que tigres façam caçadas limpas. Nesse sentido, eles atacam diretamente na coluna, matando com um único golpe a vítima que sequer tem tempo de entender o que está acontecendo.

Da mesma forma, considere outras situações. Os leões são animais que façam em grupo e, quando o fazem, tornam-se os felinos mais fortes do mundo. Note, portanto, que a situação muda de acordo com o cenário que se monta e os detalhes que se adicionam.

Um fator interessante é que embora a maioria dos especialistas aponte que o tigre seria mais forte, um documentário da Discovery Channel aposta no contrário. Segundo cálculos e simulações feitos por eles, o leão seria capaz de ganhar essa disputa.

O melhor, aliás, é a justificativa que se deu para esse fato. Afinal, a aposta se deu com base na juba do leão. Segundo os feitores desse documentário, o tigre seria incapaz de fazer um golpe certeiro, mortífero e surpresa ao leão. Isso, pois, o rei da selva conseguiria escapar pela proteção que a juba dá à coluna dele.

Dessa forma, o leão teria tempo de se defender, o que aumentaria suas chances de sucesso, especialmente no caso da presença de outros leões do grupo.

Ração para gatos

Quem tem um gato sabe, quando é hora de comprar a ração do seu felino, você nunca tem muita certeza sobre qual escolher. Saiba mais sobre ração para gatos aqui!

Você também pode gostar

content

Neutralização de sobrancelhas: como fazer?

A neutralização de sobrancelhas é uma técnica para dar um aspecto mais suave para a sobrancelha após alguns procedimentos. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Cachorro não quer comer: como ajudar?

Quando o cachorro não quer comer, é preciso investigar a causa do problema, pois pode estar acontecendo várias coisas com seu cão. Entenda!

Continue lendo
content

Plano de saúde Dog Life: conheça e saiba quanto custa!

Confira o plano de saúde Dog Life e veja todos os benefícios que ele oferece para o seu pet, como consultas em domicílio, exames e vacinas!

Continue lendo