Cursos

Curso de pilates: saiba mais sobre ele e como fazer!

O curso de pilates se popularizou pelo país nos últimos anos. Com ele, é possível fortalecer a musculatura e ganhar equilíbrio. Conheça mais aqui!

Anúncios

Entenda mais sobre fazer um curso online de pilates

Curso de pilates
Curso de pilates

Você conhece o curso de Pilates? Pois ele surgiu a partir da criação da técnica por John Pilates. Ao longo das décadas apresentou novas variantes e, também, modalidades.

Por isso, hoje esse tipo de curso é bastante abrangente. A partir da concepção inicial do esporte pelo criador, outros movimentos foram adicionados. Por exemplo, existem técnicas de Pilates que combinam a ele artes circenses. E isso é apenas uma das variantes.

Em um curso de Pilates, então, você encontra oportunidades. Primeiramente, de conhecer diversas modalidades. Ou, então, de se aprofundar em uma técnica específica que lhe agrade mais. Seja como for, você se torna um expert no assunto.

Além disso, com ele você é capaz de treinar movimentos fortalecedores sem precisar das instruções de professores. Afinal, após o curso você já tem todos os conhecimentos para ministrar as atividades. Com isso, deixa de gastar com aulas em estúdio e se torna seu próprio professor.

Ainda, a depender de quem faz o curso de Pilates, também pode se tornar um professor de terceiros. Isto é, pode ministrar aulas para outras pessoas. Com isso, há a transformação do Pilates em profissão.

Interessou-se? Então continue lendo para conhecer mais sobre o curso nessa modalidade. Abaixo, você encontra todas as informações relevantes. Ao final, não resta qualquer dúvida sobre como esse tipo de curso pode ser perfeito para você.

Como é o curso de Pilates?

Dúvidas sobre o curso de pilates
Dúvidas sobre o curso de pilates

Os cursos para ensino do Pilates são do tipo Livres. Isto é, eles não correspondem a uma graduação de ensino superior. Também, não encontram regulamentação pelo MEC (Ministério da Educação) ou diploma com reconhecimento deste.

Portanto, os cursos para aprender as artes do Pilates podem ser mais simples. Isso não significa, contudo, que não sejam complexos. Afinal, aqui são inúmeros os exercícios e técnicas diferentes.

O curso de Pilates, então, costuma ser presencial. Isso é importante para que você termine sendo um expert na postura correta, na contração muscular, dentre outras coisas. Apesar disso, também é possível encontrar alternativas online e à distância.

Aqui, um ponto muito importante sobre o Pilates. Embora ele seja um curso livre (isto é, sem regulação pelo MEC), a profissão de professor é regulada. Segundo a legislação brasileira, somente podem exercê-la quem tiver formação em Fisioterapia ou em Educação Física.

Ou seja, ao encontrar um curso, é importante que você analise se os responsáveis têm formação em uma dessas áreas. Da mesma forma, você somente pode se tornar um professor de Pilates em caso de graduação nessas áreas.

Curso de design de sobrancelha online

Ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um curso de design de sobrancelha? Então não perca tempo e confira as respostas às principais questões.

Principais dúvidas sobre curso de pilates

Para acabar de vez com as dúvidas sobre os cursos de Pilates, continue lendo. Abaixo você encontra as respostas para as principais perguntas sobre o assunto.

Qual o valor do curso?

O valor do curso irá variar de acordo com uma série de questões. Dentre elas estão o tempo de duração, a experiência dos professores e a pluralidade de técnicas. Igualmente, o curso presencial é mais caro (e também mais completo).

De modo geral, um bom curso de Pilates custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Entretanto, é possível optar por outros cursos mais simples. Nesse sentido, eles se limitam a uma técnica, por exemplo. Assim, conseguem um valor mais em conta.

Ainda, a maioria dos cursos permite o parcelamento do valor. Dessa maneira, você pode realizar o curso e pagá-lo aos poucos com parcelas que cabem no seu bolso.

Quem pode fazer o Curso de Pilates?

Curso de pilates
Curso de pilates

A princípio qualquer um pode fazer o curso na área de Pilates. Afinal, esse é um curso livre. Por isso, somente exige que o aluno tenha 18 anos completos ou mais. Igualmente, que não tenha condições delicadas de saúde cardíaca, por exemplo.

No caso de doenças pré-existentes, é muito importante que o aluno tenha aconselhamento médico. Assim, geralmente ele precisa apresentar um atestado de liberação médica para a realização do curso.

Ainda que qualquer um possa fazer o curso de Pilates, não são todas as pessoas que poderão usá-lo profissionalmente. Ou seja, o exercício da profissão de professor de Pilates encontra limitações.

A lei brasileira dá essa possibilidade apenas para fisioterapeutas e educadores físicos. Por isso, quem não tiver formação nessas áreas não poderá dar aulas de Pilates, mesmo que tenha curso nele.

Isso não impede, contudo, que se faça o curso para fins de aprendizado. Muitas pessoas buscam o curso de Pilates justamente para aplicar o conhecimento sobre elas mesmas. Isto é, para fazer exercícios em casa sem precisar pagar um professor.

Dessa forma, todos podem fazer o curso para aprender Pilates. Porém, somente poderão usá-lo para dar aulas quem for educador físico ou fisioterapeuta.

Qual o melhor curso de formação para atuação nessa área?

O melhor curso de Pilates irá depender do que você se interessa. Também, ao objetivo final em fazê-lo. Por exemplo, considere que está realizando o curso para auto aplicação. Ou seja, para si mesmo.

Então, o melhor curso serão que tenha as técnicas que você quer usar. Por outro lado, quem tem formação em educação física ou fisioterapia se beneficia por cursos mais completos. Nesse caso, quanto mais técnicas aprender, mais alunos poderá atrair.

Dessa forma, temos que há variedade no curso de Pilates. É isso que faz com que o melhor varie com cada aluno e seu objetivo, disponibilidade de tempo e possibilidades financeiras. Assim, o que é melhor para você nem sempre será o melhor para outros.

Seja como for, o melhor curso de Pilates conta com algumas características indispensáveis. Primeiramente, é crucial que o professor tenha formação em Educação Física ou em Fisioterapia. Em caso contrário, sequer poderia dar as aulas.

Também, pesquise mais sobre a instituição e sobre os tipos de técnicas que oferta. Outra boa estratégia é buscar por alunos e ex-alunos do curso. Assim, você saberá se ele cumpre o que promete. Igualmente, se ele é ou não uma boa alternativa.

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead

A área de beleza cresce a cada dia, e por isso você pode se destacar tendo um curso de manicure e pedicure da Ginead! Veja mais aqui.

Em Alta

content

Alimentos permitidos para gatos e cachorros!

Veja quais são os alimentos permitidos para os gatos e cachorros, para que possa proporcionar uma boa alimentação ao seu pet! Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Curso Assistência na Atenção Integral do Usuário com Diabetes Mellitus do SENAC: conheça e saiba se vale a pena!

Se você é profissional da saúde, o curso Assistência na Atenção Integral ao Usuário com Diabetes Mellitus SENAC vale a pena para você!

Continue lendo
content

Como fazer o curso de Manicure e Pedicure Senac?

Ao fazer o Curso de Manicure e Pedicure SENAC, você ingressará no mercado da beleza em salões ou abrirá seu próprio negócio! Veja como!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Mala despachada: um guia completo!

Sua viagem começa com a preparação da sua mala! Mas é preciso saber o que levar ou não para evitar dores de cabeça e prejuízo. Veja um guia completo para montar sua mala!

Continue lendo
content

Veja o que fazer em Foz do Iguaçu: atrações imperdíveis para todos os gostos!

Foz do Iguaçu é uma das cidades mais visitadas no Brasil! Além das famosas Cataratas, você encontra dezenas de atrações incríveis para todos os gostos, restaurantes, bares e até esportes radicais. Veja tudo aqui!

Continue lendo
content

Melhores agências de viagens online: veja 8!

As melhores agências de viagens online oferecem vários benefícios para os consumidores. Então, se você quer conhecer o país de seus sonhos, vale a pena saber quais são os melhores prestadores desse tipo de serviço. Confira!

Continue lendo