Gatos

Problemas de saúde felina: veja 8 dicas importantes

Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!

Anúncios

por Aline Mesquita

25/05/2021 | Atualizado em 26/05/2021

Descubra dicas incríveis para cuidar dos problemas de saúde felina

Cuidados com os problemas de saúde felina
Cuidados com os problemas de saúde felina

Confira, hoje, dicas sobre problemas de saúde felina. Com eles, você pode melhorar o bem-estar do seu gato e, de quebra, aumentar sua longevidade.

No entanto, os gatos possuem organismos complexos. Por isso, necessitam de cuidados especiais que incluem vacinas e alimentação específica. Além disso, requerem acompanhamento para que haja a garantia de que sua saúde está em dia.

E não é só isso! Saiba que as atividades diárias, como brincadeiras, também são essenciais para o seu gato. Com elas você evita, por exemplo, a obesidade felina. Também, consegue estimulá-lo, o que evita problemas como depressão em animais.

Portanto, são vários os cuidados que envolvem o desenvolvimento correto e saudável dos bichanos. Assim, caso você seja um tutor de gato ou pretenda adotar algum, deve se preparar. Para isso, continue lendo e se depare com dicas incríveis e funcionais!

Anúncios

Como cuidar da saúde de um gato?

A saúde dos gatos, como falamos acima, depende de diversos cuidados. Eles se dão em relação à segurança, à alimentação e à hidratação. Da mesma maneira, quanto às consultas veterinárias, prevenção de doenças e à higienização.

Por isso, eles dependem do nosso esforço em prol do seu bem-estar. E isso é essencial para que haja o desenvolvimento saudável e a longevidade dos felinos.

Embora tudo isso possa parecer complexo, é apenas uma questão de adaptação. Com o tempo, os cuidados entram na rotina e são automáticos. Além disso, você passa a reconhecer com maior facilidade qualquer tipo de alteração no comportamento.

Para que você não tenha medo e veja como é possível garantir o bem-estar, não deixe de conferir, abaixo, as dicas para cuidar dos problemas de saúde felina. Com elas, seu gato estará sempre em boas mãos e feliz!

Como se prevenir de problemas de saúde felina?

Problemas de saúde felina
Problemas de saúde felina

A prevenção de doenças de saúde felina inclui uma série de cuidados. Por exemplo, com a limpeza da caixa de areia. Igualmente, com esforços para se evitar que gatos com doenças contagiosas estejam em contato com felinos saudáveis.

A qualidade dos alimentos e da água também fazem toda a diferença. Gatos têm pré-disposição a alguns tipos de doenças. Dentre elas, grande parte atinge o sistema gastrointestinal, renal e urinário. Por isso, o que ingerem influencia e muito!

Para que você não fique com dúvidas, na sequência listamos algumas dicas sobre problemas de saúde felina. Com isso, você pode evitar doenças e condições comuns ao mesmo tempo em que promove o bem-estar do felino.

10 comidas PROIBIDAS para gatos

Existem comidas que a gente come, mas que para os gatos e cachorros são simplesmente proibidas. Mas é importante estar atento aos alimentos que não devem ser fornecidos.

Anúncios

Problemas de saúde felina: quais são?

Os gatos possuem pré-disposição ao desenvolvimento de alguns tipos de doenças. Por isso, elas requerem atenção tanto em relação à prevenção quanto ao controle. Abaixo, separamos algumas das principais doenças de gatos. Elas, afinal, auxiliam a direcionar as dicas para cuidar dos problemas de saúde felina.  Veja:

Leucemia Felina (FeLV)

A leucemia felina é geralmente chamada de Felv. Essa é uma doença viral e bastante comum em gatos filhotes e de rua. Leva à perda de peso, anemia e depressão. Ela não possui cura e requer cuidados especiais. Principalmente em relação ao não compartilhamento de caixas de areia entre um gato com Felv positivo e outro negativo;

Calicirírus felino (Calicivirose)

Aliás, essa é uma doença com alta mortalidade, causa doenças respiratórias em gatos. A transmissão se dá por vírus. Dentre os sintomas estão febre, salivação intensa, úlceras na língua e boca e espirros;

Imunodeficiência Felina (FIV)

Essa doença também é conhecida como AIDS felina. Ela consiste no enfraquecimento do sistema imunológico.

Logo, gatos com essa doença possuem pré-disposição ao desenvolvimento de outras, eis que não têm a proteção que necessitam. A transmissão se dá de mãe para filho ou por infecção com sangue, como em brigas.

Alimentação natural felina

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

8 dicas sobre problemas de saúde felina

8 dicas sobre problemas de saúde felina
8 dicas sobre problemas de saúde felina

Veja 08 importantes dicas para cuidar do seu gato como ele merece. Com elas, ele tende a se desenvolver corretamente, bem como a se precaver de doenças comuns. Ao mesmo tempo, você o auxilia a garantia a longevidade com bem-estar.

1. Dê preferência para fontes de água para evitar problemas de saúde felina

Nossa primeira dica para a saúde do seu gato é investir em uma fonte de água. Os felinos tendem a consumir pouca água. Porém, dão preferência à água corrente. Portanto, uma fonte o estimula a se hidratar.

2. Não ofereça produtos lácteos ao seu gato

Jamais dê leite e produtos lácteos ao gatinho após o desmame. Isso tende a causar reações gastrointestinais, como vômitos e diarréia. Durante o crescimento, afinal, eles desenvolvem intolerância à lactose.

3. Consulte um veterinário regularmente

Ainda, não deixe de levar o seu gato para uma consulta veterinária com freqüência. Também, sempre que notar mudanças de comportamento.

4. Certifique-se de que as vacinas estão em dia

Ademais, o gato depende de uma série de vacinas para ficar em segurança. Por isso, uma das dicas para evitar problemas de saúde felina é, justamente, certificar-se de que a vacinação está em dia. Ela ocorre tanto na idade jovem quanto na adulta.

5. Vermífugos são essenciais

Você deve, periodicamente, manipular vermífugo e anti-pulgas para seu felino. Eles podem ser afetados, transmiti-los e, ainda, sofrer deteriorações no organismo em razão deles.

6. Castre-o

Todavia, não deixe de castrar o seu gato. Isso auxilia na produção de hormônios e a acalmá-lo. Eles ficam mais caseiros, evitam brigas e também tem aumento da expectativa de vida.

7. Evite que seu gato saia à rua

Contudo, evite deixar o seu gato circular livremente pelas ruas. Além da circulação colocá-lo em perigo de acidentes como atropelamento, também pode colocá-lo em risco de infecção por doenças.

8. Cuidado ao adotar outros gatos

Adotar um gatinho é tudo de bom. Contudo, tenha cuidado ao adotá-lo quando você já possui um bichano em casa. Por exemplo, gatos FelV Positivo não devem conviver com FelV negativo, sob o risco de contaminá-los.

Todavia, antes de levar o novo amiguinho para casa faça uma consulta para se certificar de que ele não colocará outros pets em perigo.

Dicas de ouro de como cuidar de um filhote de gato

O que muita gente não sabe, porém, é que criar um gatinho é bem mais do que só ensinar a fazer xixi na areia, e tomar cuidado pra ele não cair no vão do sofá.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Samoieda: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Samoieda teve sua origem no norte da Rússia, entre as tribos dos samoiedos. Conheça mais sobre ele antes de adquirir seu filhote.

Continue lendo
content

Programa Jovem Aprendiz Burger King 2022: o que é e como funcionam as vagas?

Se você tem entre 14 e 24 anos incompletos, poderá participar do programa Jovem Aprendiz Burger King em sua primeira oportunidade de emprego!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com crochê: confira 5 dicas práticas!

Como ganhar dinheiro com crochê é uma das dúvidas de quem já domina essa arte. Por isso, hoje você vai aprender aqui como fazer isso! Veja.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

Embora ainda estejamos vivendo resquícios da pandemia, o mercado de turismo já começa a aquecer novamente. No entanto, se ainda está receoso de viajar, trouxemos dicas de lugares com menos aglomeração para você aproveitar as viagens pós-quarentena. Confira!

Continue lendo
content

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.

Continue lendo
content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo