Gatos

Alimentação natural felina: porque iniciar é uma ótima decisão?

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 24/05/2021

Descubra todos os benefícios de iniciar a alimentação natural felina 

Alimentação natural felina
Alimentação natural felina

Você sabia que a alimentação natural felina é uma alternativa? Com isso, você controla tudo o que o seu gatinho ingere e garante o seu bem-estar.

Infelizmente os gatos possuem algumas pré-disposições ao desenvolvimento de alguns tipos de doenças. Dentre as mais famosas estão as que envolvem problemas renais e no sistema urinário. Igualmente, gastrointestinais e no pâncreas. Esses riscos muitas vezes aumentam com o tipo de alimentação que o felino recebe.

As rações industriais nem sempre são as melhores para o seu companheiro. Afinal, você não tem controle sobre os ingredientes que ali estão. Igualmente, encontra uma série de corantes e conservantes que podem gradualmente se tornar letais.

Diante disso, a alimentação natural felina tem sido uma das principais soluções para os tutores de gatos. Essa é uma forma de obter total controle sobre o que você oferece para o seu gatinho se alimentar.

Ainda, com isso você faz mais um gesto de carinho para seu companheiro. Tudo, desde a escolha dos alimentos até a preparação, é um ato de cuidado. Com isso, você promove o bem-estar do gatinho.

Evita, da mesma maneira, algumas doenças cuja incidência nos gatos é freqüente. Elas não só causam muitos prejuízos ao conforto do bichano. Também requerem tratamentos longos, caros e muitas vezes invasivos ou irreversíveis.

Com a alimentação natural felina você pode tratar gatos que já apresentem alguma comorbidade. Por outro lado, também faz um trabalho preventivo.

Contudo, você exclui da alimentação do seu gatinho substâncias que desnecessárias e que podem ser nocivas.

Dessa forma, não deixe de continuar lendo. Abaixo, você encontra tudo sobre a alimentação felina natural, como introduzi-la, suas vantagens e outras dicas. Todas elas se voltam ao bem-estar do seu gatinho para uma vida longa e feliz.

Anúncios

O que é a alimentação natural para gatos?

Essa é a alimentação que dispensa produtos industrializados. Ou seja, ela tem por base alimentos não processados.

Aliás, estes são os que mantêm a forma e as características originais. Por exemplo, verduras, legumes, tubérculos e carnes.

Ou seja, são alimentos in natura que são preparados em casa. Bastante semelhante, por exemplo, ao preparo de pratos caseiros para humanos. Tudo, é claro, em suas devidas proporções, vide que felinos não devem ingerir sal, dentre outros ingredientes.

Portanto, a alimentação natural felina nada mais é do que a troca da ração industrializada por alimentos naturais. Essa opção pode mudar completamente a relação do seu gato com a nutrição. Igualmente, promover seu bem-estar e sua saúde.

Por que iniciar a alimentação natural felina?

Introdução da alimentação natural felina
Introdução da alimentação natural felina

Todavia, são vários os motivos que levam cada vez mais tutores a aderirem à alimentação natural para gatos. Veja alguns dos principais deles, que são destaque do e-book Meu Gatinho Saudável, autoridade no assunto:

  • Conforme diversos estudos com amostras industrializadas, as rações industriais contam com carboidratos acima do recomendado para os gatos. Da mesma maneira, possuem composições prejudiciais e pouca variedade de nutrientes;
  • Tome atitudes preventivas em relação às doenças mais comuns nos gatos. Dentre elas estão condições gastrointestinais e urinárias;
  • Garanta muitos nutrientes na tigela do seu pet, com a devida proporção de cada substância essencial;
  • Conquiste uma pelagem brilhante e sadia e diminua a queda de pelos;
  • Com a alimentação natural felina é possível evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes dos gatos;
  • Diminua o odor da caixa de areia dos seus gatos, com fezes menos fétidas e mais secas;
  • Controle o peso do seu pet e trate da obesidade felina com o uso da alimentação natural para gatos;
  • Promova a longevidade do seu pet ao evitar as doenças comuns nos felinos. Isso é possível com o equilíbrio das refeições com todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento.

Recomendações importantes para a dieta felina

A saúde dos gatos depende do respeito às recomendações para dieta felina. Conheça, abaixo, as principais delas para o bem-estar dos bichanos.

Anúncios

Qual comida natural o gato pode comer? Conheça algumas dicas de dieta!

Antes de sair cozinhando produtos para o seu pet, é importante saber alguns dados essenciais da alimentação natural para felinos.

Por isso, veja algumas das inúmeras dicas que o e-book Meu Gatinho Saudável traz para os tutores:

  • Gatos são essencialmente carnívoros. Dessa forma, a alimentação natural para felinos deve ter ao menos 90% de proteínas;
  • A proporção de carboidratos não pode ser superior a 10%, sob o risco de causar problemas no sistema digestivo;
  • Felinos não devem consumir carnes cruas ou gordurosas. Você deve extrair a gordura em excesso;
  • Gatos têm muita retenção de líquidos e pré-disposição para problemas urinários. Por isso, não se deve salgar os alimentos.

Como introduzir alimentação natural felina? As principais dúvidas

Alimentação natural felina
Alimentação natural felina

Conforme vimos acima, a alimentação natural para gatos depende de uma série de cuidados. Contudo, com a orientação correta você pode garantir tudo o que o seu pet precisa para uma vida longa e saudável.

Veja, abaixo, algumas das dicas que você encontra no e-book Meu Gatinho Saudável. Esse manual traz todas as informações para transformar positivamente a vida do seu gatinho!

Pode dar carne cozida para gato?

Sim! Aliás, não só pode como ele também é o melhor alimento para o seu felino! Para isso, contudo, é preciso ter cuidados em relação à quantidade de gordura.

Qual a comida ideal para gato?

A alimentação natural para felinos requer, necessariamente, proteínas. Essa é a principal fonte de energia e aminoácidos. Assim, ovo e carne cozida estão dentre os alimentos ideais para eles.

Além disso, eles também precisam de outros nutrientes, como carboidratos. Porém, eles não devem passar de 10% do prato do gatinho. Por isso, é preciso cuidado. Mas, com as orientações corretas, você pode promover a saúde do seu pet.

Para isso, não deixe de conferir o e-book Meu Gatinho Saudável. Nele, você encontra inúmeros tipos de dietas e receitas para o seu pet. Além disso, você encontra outros clientes e uma comunidade de tutores de gatos que atua em prol da saúde deles!

Por fim, confira já e veja como é possível trocar a ração industrial por outra que garante equilíbrio de nutrientes! Com isso, você prolonga a vida do seu gatinho ao mesmo tempo em que oferece a qualidade que ele merece.

card

E-book

Meu gatinho saudável

Produto digital Receba na hora

Tudo o que precisa saber para uma alimentação natural felina + 3 bônus exclusivos!

Você será redirecionado para outro site

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Veja como assinar o Disney Plus: filmes e séries premiadas disponíveis até offline!

Veja como assinar a Disney Plus e aproveite todo o catálogo Marvel, FOX, Pixar e mais subsidiárias, além de todo o conteúdo Disney!

Continue lendo
content

Gato Manês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Manês é uma raça exótica e sua característica mais marcante é a ausência de rabo. Eles são gatos dóceis e companheiros. Conheça!

Continue lendo
content

Curso de maquiagem Embelleze: guia completo!

O curso de maquiagem Embelleze é muito procurado por ser uma instituição de ensino reconhecida, pelo profissionalismo e resultados obtidos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Takeasy: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Takeasy você tem acesso a serviços simultâneos de tradução com pessoas fluentes na língua. Assim, você pode ter mais segurança na hora de se comunicar com as pessoas nativas!

Continue lendo
content

Viagens internacionais baratas: conheça top 8 destinos!

Viagens internacionais baratas não existem, certo? Errado! Existem muitos destinos fora do país que cabem no bolso e são incríveis. Confira 8 opções deles!

Continue lendo
content

Veja onde fica e o que fazer em Dubai!

Conhecida por ser uma cidade moderna e cheia de ostentação, Dubai é um dos destinos mais visitados do Oriente Médio. Para conhecer esse destino futurista, veja algumas dicas de viagem e sugestões do que fazer em Dubai!

Continue lendo