Gatos

Primeira visita do gato ao veterinário: principais dúvidas e o que perguntar!

Se você é um tutor de primeira viagem, ou mesmo tendo mais de um animal de estimação, é importante entender o que fazer na primeira visita do gato ao veterinário. Então, confira aqui as principais dúvidas!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 26/12/2021

Saiba tudo sobre a primeira visita do seu gato ao veterinário

Afinal, quando deve ser a primeira visita do gato ao veterinário? Fonte: Unsplash.
Afinal, quando deve ser a primeira visita do gato ao veterinário? Fonte: Unsplash.

Antes de mais nada, manter seu novo amigo peludo saudável deve ser uma prioridade para você. Dessa forma, ele se sentirá seguro e acolhido sob seus cuidados. Portanto, saber quando deve ser a primeira visita do gato ao veterinário, além de dúvidas importantes, pode te ajudar a cuidar melhor do seu pet. Então confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Aliás, é importante também escolher um profissional de segurança com o qual você poderá contar sempre que precisar. É muito melhor ter um veterinário que conheça seu pet e todo seu histórico do que ter que levar sempre em alguém desconhecido. Assim, procure manter o mesmo profissional para que ele possa acompanhar a saúde do seu gato.

Adoção de gatos: conheça 15 ONGs para adotar

A adoção de gatos não é apenas um resgate, pois quem faz a adoção terá uma vida muito mais alegre! Veja algumas ONGs para adotar um gatinho!

Anúncios

Quando devo levar o gato ao veterinário pela primeira vez?

Afinal, quando levar ao veterinário? Fonte: Unsplash.
Afinal, quando levar ao veterinário? Fonte: Unsplash.

Então, provavelmente a pergunta que mais surge quando pensamos em adotar um bichano. No entanto, a resposta é um tanto simples, e quando se trata da saúde do seu novo pet, quanto antes você puder leva-lo a uma consulta, melhor.

Ademais, algumas coisas podem depender de acordo com seu caso. Por exemplo, você está adotando um gato idoso? Já tem outros gatos em casa? De onde está vindo o seu novo morador peludo? Desse modo, leve tudo em consideração ao agendar a primeira visita do gato ao veterinário.

Primeiramente, escolha um bom profissional, de preferência um com boas recomendações e que a clínica tenha uma boa reputação. Além disso, é importante levar em consideração o acesso ao veterinário. Procure um locar mais próximo de você possível além de um lugar organizado e bem equipado para te receber.

Aliás, se você já tem gatos ou outros animais em casa, pode ser que você já tenha experiência com o assunto. Entretanto, se você adotou um novo peludinho é muito importante leva-lo o mais rápido possível ao médico veterinário, antes que ele tenha contato com os outros gatos da casa. Desse modo, você evitará possíveis contaminações de doenças como FIV e FELV.

Além do mais, se você adotou um gato filhote ou mesmo idoso, é importante leva-lo com no máximo 7 dias de adoção, sempre mantendo o distanciamento de outros animais da casa. Assim, filhotes e idosos precisam de uma atenção especial, além de exames e acompanhamentos para ter certeza de que estão saudáveis. Portanto, marque sua primeira visita do gato ao veterinário o mais rápido possível.

Qual a frequência que o gato deve ir ao veterinário?

Pois bem, depois de fazer sua primeira visita do gato ao veterinário fica a dúvida de quando devemos levar nosso pet novamente para consulta. Assim, você deverá levar alguns fatores em consideração antes de decidir sua frequência de consultar.

Antes de tudo, se você acabou de adotar um gato filhote, é importante que você o leve a cada 3 ou 4 meses para uma consulta veterinária. Isso porque é importante tratar da vermifugação do filhote, acompanhar o crescimento do animal, além de manter as vacinas em dia.

Aliás, o mesmo pode acontecer se o seu gato for idoso, acima de 7 anos. Portanto, depois da primeira visita do gato ao veterinário, é interessante manter consultas regulares a cada 6 meses para ter certeza de que ele está bem. Afinal, gatos idosos tem a saúde mais frágil e precisam de uma atenção especial.

Ademais, para gatos saudáveis e adultos sem nenhum problema de saúde, é essencial manter consultas periódicas pelo menos uma vez ao ano. Assim, realize exames de sangue, além de renovação das vacinas, para evitar problemas maiores na velhice do pet.

Anúncios

O que perguntar para o veterinário na primeira consulta?

Então, veja o que perguntar. Fonte: Pexels.
Então, veja o que perguntar. Fonte: Pexels.

Você sabia que não precisa agendar uma consulta com o médico veterinário apenas para o seu pet? Isso mesmo! Você pode agendar uma consulta apenas entre você e o profissional afim de tirar suas dúvidas ou apenas para conversar sobre um caso específico em que você precise de orientações.

Aliás, é interessante marcar uma consulta com um profissional antes de fazer uma adoção de um novo animal, principalmente se for tutor de primeira viagem. Dessa forma, você poderá tirar dúvidas, pedir dicas e até já deixar agendado uma primeira visita do gato ao veterinário. Ademais, confira algumas dúvidas que podem surgir durante uma consulta.

Afinal, o que esperar nessa primeira consulta?

Pois então, perguntei ao profissional o que irá acontecer agora que vocês estão ali. Nesse sentido, é importante que o veterinário te mantenha informado do que vai acontecer durante a consulta, além de informar todos os procedimentos que ele vai fazer no animal.

Qual a data de retorno?

Então, ao terminar sua consulta, informe-se sobre quando deverá retornar ao consultório para o próximo checkup. Isso porque em alguns casos de animais doentes, idosos, filhotes ou qualquer outro problema, pode ser que o profissional precise rever o pet antes do que você esperava.

Portanto, pergunte para ter certeza de quando deve retornar com seu amigo peludo para acompanhamento correto do seu quadro de saúde.

Quando posso apresentar meu novo pet aos outros membros da família?

Primeiramente, se você não é tutor de primeira viagem e já possui outros gatos em casa, é muito importante agendar a primeira visita do gato ao veterinário o quanto antes. Assim, como já mencionamos, existem doenças transmissíveis que você deve se preocupar antes de introduzir o pet no ambiente familiar.

Dessa forma, ao leva-lo a uma consulta veterinária, pergunte ao profissional se o gato está saudável e pode entrar em contato com outros animais. Entretanto, não se esqueça de fazer uma introdução e adaptação corretos para não traumatizar nenhum pet!

Devo trazer meu gato para castrar?

Assim, são tantos gatos que estão abandonados pelo mundo, que a resposta para essa pergunta acaba sendo um tanto óbvia. No entanto, devemos levar a saúde, peso do animal e outros problemas em consideração antes de realizar um procedimento cirúrgico.

Ademais, o procedimento de castração só traz benefícios a saúde do animal. Portanto se não tiver nada de errado com o pet, você já pode combinar com o médico veterinário uma melhor data para fazer essa cirurgia.

Como funciona a alimentação?

Então, muitos gatos acabam ficando obesos com o passar dos anos, devido a má rotina de alimentação e exercícios. Portanto, não cometa esse erro e pergunte ao profissional sobre os tipos de ração, os melhores horários para as refeições, além, é claro, da quantidade de ração ideal para o gato.

Assim, ficou interessado em adotar um novo amigo peludo? Que tal um gato de bengala? Pois então confira nosso conteúdo abaixo e saiba tudo sobre ele!

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar o aplicativo Calendário Menstrual, Ovulação?

Para baixar grátis o aplicativo Calendário Menstrual, Ovulação você só precisa acessar a loja digital do seu celular. Veja o passo a passo!

Continue lendo
content

Lhasa apso: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça Lhasa apso é um raça muito procurada pelos brasileiros, mas ela não foi criada no Brasil. Seu pêlo é longo, e tem cores diferentes.

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Gravidez +?

Entenda como baixar e ter acesso ao aplicativo Gravidez + e registre passo a passo sua gravidez, além de compartilhar com seu médico!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 9 melhores pacotes de viagem para você aproveitar em 2022!

O ano novo está chegando, e se você pretende fazer uma viagem para aproveitar suas férias, confira nossas dicas de pacotes para viajar em 2022. Assim, você pode começar a se programar além de encontrar ofertas imperdíveis para destinos paradisíacos!

Continue lendo
content

App Sisterwave: o que é e como funciona?

Aplicativo voltado exclusivamente para o público feminino, o Sisterwave ajuda mulheres a encontrar hospedagens seguras. Assim, a plataforma incentiva cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas pelo mundo!

Continue lendo
content

Como comprar passagem no Saldão de pacotes CVC?

O Saldão de pacotes de viagens CVC é uma excelente oportunidade para você comprar pacotes nacionais e internacional por um valor inacreditável. Confira o passo a passo de como comprar e garanta o seu!

Continue lendo