Siga nas Redes Sociais

Animais

Gato anão: conheça a raça Munchkin

Por

Ana Carolina 

| Publicado em

Você já ouviu falar em gato anão? Gatos, por si só, já são criaturas adoráveis. Imagine, então, um gato não só em versão miniatura, como também que vai ficar assim para sempre.

O quão fofo isso seria? Muito!

Afinal, está na hora de você conhecer a raça Munchkin, a raça do gato anão.

Munchkin, a raça do gato anão
O Munchkin é a raça original do gato anão
____CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE____

O que caracteriza um gato anão?

Em resumo, é um animal doméstico que, devido à uma mutação genética natural, adquiriu a condição do nanismo. Seus ossos e cartilagens sofrem de um transtorno, de tal forma que podemos perceber por meio de suas patas mais curtas.

No caso do Munchkin, suas patas curtas mostraram ter um padrão hereditário dominante, semelhantemente às raças caninas Corgi e Dachshund (nosso famoso cão salsicha).

____CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE____

A Raça Munchkin

O Munchkin é considerado uma raça de pequeno à médio porte, podendo chegar a pesar 4 kg. Seu pelo possui versões tanto em tamanho curto, quanto em tamanho longo, além de não ter padrão ou cor específicas.

Personalidade

Não se deixe enganar por suas patas curtas, o fato de ser anão não interfere em praticamente nada. Ao contrário do que parece, o Munchkin é um gato energético, muito rápido e ágil.

O gato Munchkin consegue correr rapidamente

Sua estrutura permite que ele faça curvas em alta velocidade.

Também não é essa característica que o impede de pular nos seus móveis. Ele pode até não alcançar alturas tão desafiadoras como outros gatos, em contrapartida, ainda consegue chegar em lugares altos, mesmo que demore mais tempo.

Este felino têm característica extrovertida e amigável, portanto se dá bem com crianças e outros animais, inclusive cachorros. Seus amigos felinos de pernas cumpridas não só os tratam como iguais, como também nem percebem que existe alguma diferença entre eles.

Além disso, é um gato que aprecia interação humana, se você faz o tipo "Felícia" que adora mimar e abraçar seus bichinhos, sem dúvida o Munchkin é um companheiro ideal.

Saúde

Apesar da mutação genética, não há indícios claros de que ela provoca impacto da mesma forma na saúde desta raça. Eventualmente, existe a possibilidade de desenvolver problemas ligados à espinha dorsal, assim como acontece em raças caninas de patas curtas.

Entretanto, ainda é cedo para se dizer, pois o Munchkin foi introduzido oficialmente em 1991, sendo considerada uma raça relativamente nova e com pouco histórico.

Se acaso você esteja pensando em ter um gatinho desse em casa, tenha certeza de que o criador ofereça um documento de garantia de saúde, a fim de minimizar o risco de futuros problemas.

Ao se tornar um dono de um gato, saiba que será responsável por protege-lo contra o problema de saúde mais comum: obesidade. Ou seja, manter seu gato no peso ideal irá mantê-lo saudável.

Curiosidades

  • É conhecido por ser um gato acumulador. Adora objetos brilhantes e, na maioria das vezes, não os devolvem.
  • Ele ama ser acariciado. Nunca irá recusar um colo quentinho para receber carinho.
  • É um gato muito curioso. Em um nível totalmente diferente dos outros gatos.
  • Se comporta como um coelho. Muitas vezes são encontrados sentados sob suas patas traseiras, como os coelhos. Dessa forma, conseguem ter uma visão melhor de algo que chamou sua atenção.
O Munchkin se apoia nas pernas traseiras para observar melhor algo do seu interesse

Deu para se apaixonar por mais esse gatinho? Não teria como ser diferente, não é mesmo. Lembre-se de cuidar muito bem do seu felino, dessa forma ele poderá lhe proporcionar muitos anos de companhia.

____CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE____

Siga no Facebook

Em Alta