Animais

10 coisas que você precisa saber antes de adotar uma calopsita

Você quer adotar uma calopsita? Então, saiba que essa é uma ave brincalhona que vive até 20 anos! Acompanhe aqui as melhores dicas para cuidar do seu bichinho e tire suas dúvidas!

Anúncios

Conheça dicas importantes para cuidar da sua calopsita

Saiba como oferecer o melhor cuidado ao seu bichinho. Fonte: Pexels.
Saiba como oferecer o melhor cuidado ao seu bichinho. Fonte: Pexels.

Tido como um dos pássaros mais simpáticos e brincalhões de todos, essa é uma ave para quem gosta de agitação. Então, se você está pensando em adotar uma calopsita, confira a seguir quais as principais características da ave!

Aliás, você sabia que ela é muito popular pela sua animação, seu topete de plumas e suas “bochechas maquiadas”? Sim, a ave australiana vem conquistando cada vez mais os lares brasileiros.

É possível criar gatos e pássaros juntos?

Criar gatos e pássaros juntos pode ser desafiador para o tutor, mas não é uma missão impossível. Veja aqui algumas dicas e tire suas dúvidas.

Aliás, parte da popularidade da calopsita se deve pela facilidade em adotá-la. A ave é uma das poucas que, para ser criada como pet, não precisa de licença especial (basta procurar um petshop/criadouro credenciado e de confiança).

Por fim, quem adotou uma garante: a calopsita é um animal cheio de energia, que adora conviver com outros pets e com pessoas. Além disso, ela é super inteligente: pode aprender a brincar, a cantar e até mesmo a falar!

O que preciso saber antes de adotar uma calopsita?

Respondemos 10 perguntas sobre o assunto para te ajudar. Fonte: Freepik.
Respondemos 10 perguntas sobre o assunto para te ajudar. Fonte: Freepik.

Inclusive, um dos hábitos da calopsita é bocejar logo que acorda, para espantar o sono. Ninguém é de ferro, não é mesmo? Porém, você sabe o que é necessário ter em casa ao adotar uma?

Sabe como preparar sua casa para receber a calopsita? Sabe qual é a gaiola correta? Qual o tipo de ração? Procurando saber mais, listamos aqui 10 coisas que você precisa saber antes de adotar uma calopsita! Confira!

10. Quando adotar uma calopsita?

Quando você deve adotar uma calopsita? Essa pergunta é importante, porque a ave é fofa e bricalhona – mas precisa ser ensinada! Então, é importante que ela conviva com os tutores desde seus primeiros dias.

Mas que dias são esses “primeiros”? Bem, o ideal é que a calopsita já tenha cara de calopsita (e não aquela aparência de filhote, quase sem penas). No caso da calopsita, isso acontece por volta dos 60 dias.

Gatos precisam tomar sol? Descubra aqui!

Os gatos precisam tomar sol? Entenda hoje como funciona a relação dos felinos com os raios solares e como protegê-los.

Um pouco depois de 60 dias, inclusive, vai facilitar para você. Isso porque, a depender das necessidades da ave e da avaliação do veterinário responsável pela adoção, você vai precisar alimentá-la.

Isto é, usar um alimento pastoso próprio para aves, via seringa (tudo isso tem no pet shop, tudo bem? Fique tranquilo). Então a melhor resposta é: adote a calopsita depois de 70 dias do nascimento!

09. Calopsitas crescem demais?

Algumas pessoas olham a calopsita na internet e pensam que ela é um passarinho minúsculo. Porque, de fato, a calopsita não é grande igual, por exemplo, uma galinha ou mesmo uma pomba.

Por outro lado, essas aves ficam bem maiores que um periquito, por exemplo. Inclusive, a calopsita pode chegar á 35 cm e pesar até 90 g, quando adultas. Ou seja, ela é uma ave pequena – mas mesmo assim, ocupa algum espaço.

08. Qual é a melhor gaiola para a calopsita?

A calopsita precisa de espaço para voar, andar e brincar, pois é muito agitada. Ela detesta se sentir sufocada ou presa. Se a gaiola transmitir essa sensação, a ave começará a ter sintomas de stress e depressão.

Logo, antes de adotar uma calopsita, saiba que a gaiola deve ter, no mínimo o dobro do seu tamanho – ou seja, 60 cm. Além disso, poleiros de alturas variadas ajudam a ave a se distrair quando não estiver brincando com você.

Aliás, os brinquedos, próprios para aves, como escadinhas, cordas, balanços e bolinhas são importantes para sua amiga viver feliz. Eles vão servir para ela desestressar, desgastar as unhas e o bico, e estimular a inteligência da ave.

Gato Munchkin

Conheça algumas raças de gatos pequenos!

Existem algumas raças de gato com estatura tão pequena que aparentam ser gatos que nunca crescem! Além de fofos, eles podem ser brincalhões, companheiros e muito dóceis.

07. Calopsitas podem aprender truques?

Como outras espécies de papagaios, as calopsitas podem aprender muitos truques. Podem aprender a falar, vocalizar músicas, abrir caixas e portas, esconder coisas…

São aves muito inteligentes. Com amor e paciência, o tutor consegue ensinar limites e regras de convivência. E em pouco tempo, a pequena aprende quem são seus tutores, fazendo festa, quando eles se aproximam.

06. Calopsitas podem fugir de casa?

Em geral, calopsitas são caseiras. Isso é, não fogem. Apegam-se aos tutores (quando eles são carinhosos e oferecem brinquedos e comidas adequadas) e ao seu lar. Porém, você não deve dar chance ao azar.

Às vezes, sua calopsita poderá querer passear um pouco, e, se você não tomar cuidado, sair voando e não conseguir encontrar o caminho de volta. Então, se você for passear com ela, opte por uma coleira de aves.

05. Calopsitas gostam de crianças?

Quando calopsitas são treinadas e ensinadas desde os primeiros meses de vida, se tornam amigas divertidas e amáveis. Isso quer dizer que calopsitas podem ser um ótimo pet para uma criança.

Além de serem brincalhonas, calopsitas adoram cafunés no topete e na nuca. Já jogos, como esconder a comida, ou correr pela casa, não são só recomendados – são vitais para a saúde da ave.

Por que os gatos comem peixes? Saiba aqui!

Por possuírem um intestino curto, é necessário ingerir altas doses de taurina, uma substância encontrada nos peixes. Saiba mais aqui!

Apenas deve-se ter o cuidado para que a criança não aperte a ave, nem ponha a mão no bico e ou nas garras, tudo bem? Quando você for adotar uma calopsita, lembre-se de conversar com a criança antes.

04. O que calopsitas comem?

Na natureza, calopsitas comem insetos, frutas e sementes. Contudo, essa dieta precisa ser adaptada para a vida doméstica. Por exemplo, algumas sementes e frutas podem ter gorduras demais para a calopsita.

Na natureza, ela gastaria toda essa energia voando milhares de quilômetros, todos os dias. Na sua casa, provavelmente, ela não terá esse gasto energético.

Então, prefira as rações próprias para calopsitas – encontradas em pet shops – e complemente a dieta com frutas, sementes e legumes que o veterinário indicar.

03. Calopsitas fazem sujeira?

Por serem animais pequenos e terem uma dieta rica em fibras, as calopsitas são bastante limpas. As fezes são mais secas, e em pouca quantidade. Logo, limpar a gaiola vai ser fácil.

Outra particularidade, é que as calopsitas gostam de fazer a limpeza de suas penas, elas mesmas. Também não são aves que soltam muitas penas.

Animais diferentes para ter em casa: conheça 15!

Que tal escolher animais diferentes para ter em casa na hora de adotar um pet? Hoje existem diversas opções, conheça algumas!

02. Calopsitas vivem quanto tempo?

Uma calopsita saudável vive em torno de 20 anos. É uma ave que vai envelhecer ao lado do tutor!

01. Quanto custa ter uma calopsita?

As taxas de adoção de uma calopsita não costumam ser menores do que 150 reais. Isso quando estamos falando de um viveiro credenciado, que cuida de suas aves com responsabilidade e qualidade.

Os custos com alimentação costumam ser baixos. Em geral, um pacote de ração, que durará por volta de 30 dias, custa 20 reais. A gaiola, por sua vez, será em torno de 250 reais (mas é um gasto que você terá uma única vez).

Por fim, os gastos médicos variam bastante. Mas, se esse fator for decisivo, talvez seja melhor você não adotar nenhum pet, por enquanto. Faça um bom planejamento financeiro e depois decida-se.

Conclusão: adotar uma calopsita vale a pena?

Então, quanto custa uma ave calopsita? Fonte: Unsplash.
Então, quanto custa uma ave calopsita? Fonte: Unsplash.

Se você gosta de animais, e já adotou um, mas nunca uma ave, talvez a calopsita seja a melhor opção! Ela é adorável, inteligente, afetuosa e divertida. Os percalços vão existir, mas quem adotou um gato ou cachorro também os teve.

O importante é você pensar bem, ponderar, analisar os prós e contras. Se essa decisão for acertada, você deve adotar uma calopsita e ser feliz! E se você quer conhecer mais sobre aves domésticas, confira o conteúdo a seguir!

Conheça aves exóticas domésticas e como cuidar

As aves exóticas domésticas podem ser criadas em um ambiente propício para manter sua saúde em dia. Veja mais sobre elas aqui!

Sobre o autor  /  Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar e usar o Babbel app para aprender idiomas?

Comece a usar o app Babbel para aprender um novo idioma no seu ritmo, usando o celular. Tenha acesso a exercícios e suporte especializado.

Continue lendo
content

YON: nova marca de beleza de Claudia Leitte!

Conheça a YON, nova marca de beleza da cantora Claudia Leitte que oferece produtos veganos e altamente tecnológicos para cuidar da sua pele!

Continue lendo
content

Cachorro Spaniel Bretão: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Saiba sobre o Spaniel Bretão, cachorro originário da França que antigamente era exímio caçador, e veja se essa é a raça ideal para você!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Comprar na 123 Viagens: como fazer?

Aprenda hoje como comprar na 123 Viagens em poucos passos e, com isso, encontre promoções para deixar suas férias ainda melhores!

Continue lendo
content

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Nesse sentido, é importante pesquisar bastante para encontrar os melhores preços de pacotes de viagem para garantir um bom negócio. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Continue lendo
content

Cartão pré-pago ou dinheiro em espécie: como levar dinheiro em uma viagem internacional?

A maior dúvida dos viajantes que vão para o exterior é como levar dinheiro para destinos internacionais. Nesse sentido, existem diversas opções, cada uma com suas vantagens. Confira aqui as mais utilizadas e veja qual a melhor escolha!

Continue lendo