Animais

Porque os gatos comem peixes? Saiba aqui!

Porque os gatos comem peixes é uma dúvida que muitos tutores de felinos têm. Por possuírem um intestino curto, é necessário ingerir altas doses de taurina, uma substância encontrada nos peixes. Saiba mais aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre porque os gatos comem peixes

Porque os gatos comem peixes
Porque os gatos comem peixes

Quando pensamos nesses felinos, a primeira dúvida é porque gatos comem peixes? Existe uma curiosidade comum, já que em desenhos animados, eles se alimentam com peixes.

Mas comparar os animais reais com os de desenhos não é à toa! Pois, é comum que os felinos se sintam atraídos por esse alimento. Inclusive, somente o cheiro dele pode despertar grandes sensações no animal de estimação. 

Ao se alimentar com peixes, os gatos garantem vários nutrientes essenciais, incluindo o ácido graxo. Esse elemento oferece um brilho e suavidade especial para os pelos dos felinos. 

Todavia, os peixes tem alto teor de gordura, e alta concentração de ômega-3. Contudo, destaca-se que o intestino é mais curto, o que ajuda no consumo de peixes.

Mas para que seus felinos se alimentem com os peixes, garantindo todas as substâncias essenciais para sua existência, os tutores devem entregar a alimentação, de preferência, fresca e nunca crua!

Os gatos realmente gostam de comer peixes?

Porque os gatos comem peixes
Porque os gatos comem peixes

De acordo com alguns relatos históricos, os primeiros seres humanos a domesticar os gatos foram os egípcios. Na verdade, essa também seria a resposta do porque gatos comem peixes: eles atraiam os animais até suas residências com essa alimentação. 

A partir desse ponto, acredita-se que aí começou o interesse pelos animais aquáticos. Mas os gatos não são animais aquáticos, o que impossibilitava a sua caça. 

Segundo o site “Freaky Pet”, os felinos são carnívoros, ou seja, eles precisam da carne dentro de sua dieta. Mas ao alimentá-lo com uma pequena quantidade de vegetais, frutas e grãos, já é o suficiente. 

Entretanto, o intestino dos gatos é curto, impossibilitando que a ingestão desses materiais vegetais seja feita por completo. Isso leva a um aspecto de extrema importância, presente nos peixes, a taurina. 

Por possuir um intestino curto, além de ser uma resposta do porque gatos comem peixes, os felinos precisam ingerir uma alimentação rica em taurina. Elemento esse que está presente nos animais aquáticos, ou seja, os peixes. 

Faz mal dar peixe para gato?

Primeiramente, não são todos os alimentos que o gato pode consumir. Inclusive, ao dar esses alimentos para eles, existe uma grande chance de desenvolver problemas de saúde. 

Além disso, dependendo da dose diária, esses alimentos podem levar o seu gato de estimação à morte. Portanto, para evitar o alimentar com alimentos errados, incluindo peixes, veja quais são contra indicados.

Animais de estimação para apartamento

Existem vários animais de estimação para apartamento. Assim, mesmo locais pequenos ou altos podem ser bons para um companheiro! Veja dicas.

Quais são os peixes contraindicados?

Porque os gatos comem peixes
Porque os gatos comem peixes

Atum

De vez em quando, é comum oferecer atum para o seu gato de estimação, principalmente por ser um dos alimentos preferidos desses felinos. Inclusive, em pequenas doses, ele não faz mal para ninguém.

Mas a partir do momento que o gato come muito atum, feito especialmente para a dieta dos seres humanos, sua alimentação se torna deficiente. Pois, mesmo que você saiba o porque gatos comem peixes, o atum não oferece todos os nutrientes necessários. 

Além disso, ao ingerir uma alta dose de atum, o seu gato de estimação pode ter um envenenamento causado pelo excesso de mercúrio. Portanto, antes de oferecer peixe ao seu gato, lembre-se de verificar quais podem ser incluídos na dieta e a dose correta. 

Carne e Peixe cru

Assim como os ovos, ao alimentar o seu gato de estimação com carne ou peixe cru, uma intoxicação pode ser desenvolvida. Além disso, existe uma enzima nesses produtos que destroem a tiamina, uma vitamina essencial para o desenvolvimento dos felinos. 

Quando o gato está com falta dessa vitamina, alguns problemas neurológicos podem ser desenvolvidos. Além disso, alguns sintomas comuns após essa ingestão são convulsões, deixando o animal em coma.

Quais peixes o gato pode comer?

Agora que você sabe o porque gatos comem peixes, além de descobrir quais evitar em sua dieta, chegou o momento de conhecer quais peixes os felinos podem ingerir. 

Embora muitos tutores acreditem que não é ideal dar esse alimento aos animais, por imaginarem que é algo prejudicial para a saúde, isso não é uma verdade totalmente. 

Portanto, além de saber porque gatos comem peixes, você também deve descobrir a dose exata, como servir e qual escolher para incluir na dieta alimentar do felino. 

Pois, assim como na dieta alimentar dos seres humanos, alguns peixes oferecem benefícios para o bem-estar dos felinos.

Porém, opções como o bacalhau, são contraindicados, já que não faz bem para o organismo deles.

Além disso, lembre-se de cozinhar levemente o peixe antes de servir para o animal, pois o alimento cru nunca é indicado. 

Então, agora que você conhece o porque gatos comem peixes, veja quais são as opções para incluir na dieta dos bichanos:

Porque os gatos comem peixe como a Sardinha

Um dos peixes que podem entrar na dieta dos felinos é a sardinha, desde que sejam oferecidas em situações isoladas. 

A maioria dos tutores evita incluir a sardinha na dieta dos felinos, principalmente pela grande quantidade de espinhos, mas isso não é um problema. Muito pelo contrário, muitos gatos apreciam esse alimento. 

Agora que você sabe o porque gatos comem peixes, além de descobrir que a sardinha é um de seus pratos favoritos, deve conhecer qual é a quantidade exata para oferecer. 

Normalmente, a quantidade deve ser mínima, além de evitar incluir esse alimento nas refeições diárias. 

Salmão e Truta

Ao contrário do atum, que deve ser servido levemente cru aos gatos, o salmão e a truta devem ser congelados por 7 dias e, depois desse período, levemente cozidos para dar ao animal de estimação.

Pois, embora o salmão e truta estejam incluídos na dieta e façam parte da lista do porque gatos comem peixes, esses alimentos crus podem causar deficiência da vitamina B, causando problemas no organismo desses felinos. 

Então, leve em consideração o modo de preparo antes de incluir o alimento na dieta do animal. 

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

A alimentação para gatos necessita de cuidados especiais. Por isso, hoje trouxemos 05 principais perguntas e suas respostas sobre a dieta felina!

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 apps gratuitos para você e seu gato

Explore 10 apps gratuitos incríveis para gatos! Divirta-se e interaja com seu felino enquanto ele se diverte com jogos e atividades especiais

Continue lendo
content

Ativos de beleza 2023: conheça 5 tendências!

Confira as tendências de beleza de 2023 e veja quais são os principais ativos dos cosméticos desse ano: ácidos, colágeno e mais!

Continue lendo
content

Curso online de dog walker: como funciona e onde fazer?

Se você está procurando uma nova profissão, e que está tendo boa procura no mercado, você precisa fazer o curso online de dog walker. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar pela Azul Viagens?

Se você quer comprar serviços de turismo ou até mesmo personalizar seu próprio pacote de viagens, alterando datas, passeios e até hotéis, veja como comprar através da Azul Viagens!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Banrisul Mastercard Black?

O cartão Banrisul Mastercard Black é o melhor cartão disponível no banco. Esse produto financeiro está disponível para o público de alta renda e até mesmo quem não é correntista pode solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo WiFi Analyzer?

Fique conectado em qualquer lugar do mundo ao baixar e usar o app WiFi Analyzer. Basta acessar a Google Play e instalar a plataforma no seu smartphone. Veja um passo a passo de como baixar e usar!

Continue lendo