Animais

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

Há dúvidas sobre a alimentação para gatos, pois as pessoas dão a eles alimentos que não são aconselháveis, como o leite de vaca. Entenda!

Anúncios

Saiba as 5 perguntas importantes sobre a alimentação para gatos

Alimentação para gatos
Alimentação para gatos

É comum que surjam dúvidas sobre as melhores opções de alimentação para gatos. Afinal, hoje existem inúmeros tipos de alimentos e de formas de nutri-los.

Isso se deve a diversos motivos. Por exemplo, à pluralidade de opções industriais. Também, à possibilidade de atrelá-las às alternativas caseiras. Além disso, existem as questões que se relacionam às eventuais restrições individuais de cada felino.

Isso, é claro, sem citar as condições especiais do organismo dos gatos. Eles não devem consumir alguns tipos de alimentos, enquanto outros tipos são essenciais para eles. Ainda, existem aqueles que são necessários, porém em baixa quantidade.

Perante tantos detalhes específicos, a alimentação para gatos pode causar confusões. Por isso, hoje nós trouxemos para você algumas dicas completas de como cuidar da dieta do seu felino. Com isso, você pode alimentá-lo sem medo e sabendo que ele consome os melhores alimentos!

Anúncios

1. O que os gatos podem comer além de ração?

Existem inúmeros alimentos que você pode introduzir com sucesso na alimentação do seu gato. Com eles, você traz novos nutrientes ao seu dia a dia. Mesmo que você continue usando a ração, eles são complementares.

Assim, veja quais são os alimentos que podem complementar a dieta dos felinos sem colocá-los em perigo!

Carnes na alimentação para gatos

Uma das formas de dar alimentos para gatos além das rações industriais é apostando em carnes. Porém, existem cuidados essenciais quanto às escolhas, bem como ao preparo. Veja:

  • Cuidado com carnes muito gordurosas e evite a carne de porco, que pode ser tóxica;
  • Sempre cozinhe os alimentos antes de servi-los;
  • Jamais use temperos ou sal. A alimentação para gatos deve ser pobre em sódio, pois eles possuem tendência ao desenvolvimento de doenças renais;
  • Aposte em miúdos como moela, fígado e coração. Eles são ricos em ferro e em outros nutrientes importantes.

Portanto, usar carne na alimentação para gatos é uma forma de enriquecer a dieta! Com poucos cuidados você pode oferecer mais saúde e bem-estar ao felino.

Além disso, existem outras dicas que auxiliam na introdução da carne para gatos:

  • Sirva a carne cozida e em pedaços pequenos;
  • Retire as espinhas dos peixes antes de servi-los para evitar acidentes;
  • Desfie a carne de frango e dos peixes;
  • Misture pedaços de carne na ração seca para incitá-los a comer mais.

Anúncios

Outros tipos de proteínas na alimentação para gatos

Os felinos são naturalmente carnívoros. Por isso, a proteína é o nutriente mais importante na sua alimentação. Contudo, é possível oferecê-la de outras formas. As melhores incluem ovos cozidos e em pedaços. Também, iogurte desnatado.

Nesse caso o iogurte não possui traços de leite. Da mesma forma, tem baixo teor de gordura. Sirva não mais do que algumas colheres. Descarte o que ele não comer dentro de uma hora para evitar criação de microorganismos nocivos.

2. Quantas vezes por dia os gatos devem comer?

Tipos de alimentação para gatos
Tipos de alimentação para gatos

O número de refeições diárias na alimentação para gatos varia de acordo com a idade. Também, com o peso do bichano.

Em relação aos filhotes, são necessárias de 3 a 4 refeições diárias. Eles têm maior gasto calórico. Já para os adultos, que gastam menos calorias, 2 são suficientes. Assim, basta dividir o número de gramas de ração diário pelo número de refeições.

A castração do gato também influencia nas refeições e na quantidade de alimentos necessários diariamente. Por isso, sempre considere as indicações do veterinário e do fabricante da ração que você utiliza.

Ração para gatos: o que é e como escolher?

Quem tem um gato sabe que, quando é hora de comprar a ração do seu felino, você nunca tem muita certeza sobre qual escolher. Descubra aqui!

Anúncios

3. Pode dar arroz para o gato?

Os veterinários indicam que o arroz fique de fora da alimentação dos gatos. Apesar de estar no dia a dia dos humanos, esses grãos não apresentam valor nutritivo para os felinos. Por isso, não devem compor o prato dos bichanos.

Contudo, caso ele tenha ingerido acidentalmente esse alimento, não há motivo para pânico. Apesar de não ter indicação para compor a dieta dos felinos, o arroz não causa indigestão ou problemas maiores.

4. Na alimentação para gatos, pode dar leite?

Esse é um erro comum no trato dos gatos. Muitas pessoas associam os felinos ao consumo de leite. A imagem de um gatinho bebendo leite em um pires é realmente fofa, mas guarda perigos.

Após o desmame, ainda enquanto filhotes, não se deve mais incluir leite na alimentação para gatos. Isso, pois, eles desenvolvem intolerância à lactose durante o crescimento. Assim, o consumo de produtos lácteos pode causar reações como vômito e diarréia.

Igualmente, pode causar complicações devido ao excesso de gordura. Por isso, não ofereça leite ao bichano.

5. Que frutas os gatos podem comer?

Alimentação para gatos
Alimentação para gatos

Os bichanos podem ter alimentos naturais em suas dietas. Isso é interessante pelo alto teor nutritivo. Frutas estão dentre essas opções. Embora algumas sejam nocivas aos gatos, como uva e abacate, também existem aquelas que são benéficas.

Confira as principais e veja como incluir nutrientes no dia a dia alimentar do seu felino!

Maçã

A alimentação para gatos pode incluir maçã. Ela melhora o metabolismo dos felinos e é bastante benéfica na dieta dos gatinhos obesos. Ainda, traz vitaminas essenciais, como do complexo B. Antes de servi-la, contudo, lembre-se de retirar as sementes.

Melancia

Esse alimento é bastante interessante para a alimentação dos felinos. Ela é composta primordialmente por água. Assim, auxilia na hidratação dos gatinhos. Além disso, é rica em potássio, que é essencial para as funções musculares do pet.

Contudo, lembre-se de retirar as sementes antes de servir a fruta para seu gatinho.

Melão

Outra fruta que você pode dar para gatos comer é o melão. Assim como as anteriores, é importante retirar as sementes antes de servi-lo. Ajuda na hidratação dos bichanos e melhora a digestão. Da mesma forma, aumenta a imunidade do organismo.

Banana

Por fim, a alimentação para gatos também pode incluir banana. Ela é fonte de vitaminas e sais minerais importantes. Ainda, de potássio, que auxilia nas funções musculares e no desenvolvimento dos músculos. Contudo, por ter muita frutose (açúcar natural), sirva-a em pequenas doses e periodicamente.

Recomendações importantes para a dieta felina

A saúde dos gatos depende do respeito às recomendações para dieta felina. Conheça, abaixo, as principais delas para o bem-estar dos bichanos.

Em Alta

content

As 40 raças de cachorros médio porte mais charmosas!

Confira quais são as raças de cachorros médio porte mais charmosas e escolha qual delas mais combina com a sua personalidade!

Continue lendo
content

Shih Tzu: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O Shih Tzu é um raça de porte pequeno, com uma pelagem média e pode ser visto em várias cores! Tem um temperamento forte, mas são fofos! Veja.

Continue lendo
content

Recomendações importantes para a dieta felina

Existem várias recomendações para a dieta felina! Desde se o gato pode beber leite ou comer frutas, até dieta para gatos obesos. Veja aqui.

Continue lendo