Gatos

Caspa em gatos: o que pode ser e como cuidar?

Problemas com caspa em gatos? Pois aprenda hoje quais são as causas. Também veja como se livrar dessa condição facilmente!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 07/07/2021

Descubra o que fazer quando há caspa em gatos

Caspa em gatos
Caspa em gatos

A caspa em gatos pode ter inúmeros motivos. Ela surge a partir da descamação da pele que, então, deposita pedacinhos dela nos pelos. Veja, hoje, como combatê-la!

Esse tipo de condição pode causar confusão. Afinal, como um bichinho tão higiênico como o gato permanece com farelos de pele sobre os pelos? Pois é exatamente por isso que é importante investigar as causas disso.

O surgimento de caspa em gatos não é uma doença, em si. Em verdade, corresponde a uma consequência, uma resposta a algo. Por isso, ele não é o problema e sim a sinalização de que algo está ocorrendo.

Da mesma forma, isso não significa que seu gato deixou de ser higiênico. O que acontece é que a pele resseca de tal forma que solta casquinhas. Essas, então, ficam grudadas ao longo dos pelos, que ficam com pontinhos brancos.

E quais são os motivos disso e como eliminar a caspa em gatos? Ambas as perguntas admitem respostas múltiplas. Dessa forma, nós as organizamos, abaixo, em itens específicos. Com isso, você se torna um expert na saúde da pele do seu gatinho. Então, continue lendo e confira!

Anúncios

O que causa a caspa em gatos?

Caspa em gatos
Caspa em gatos

Conforme já dito acima, a caspa felina pode ter inúmeros motivos. Assim, é preciso analisar com cuidado e com auxílio veterinário a causa específica em cada caso. Abaixo, contudo, você já pode conferir quais são as causas possíveis!

Estresse

Em primeiro lugar, o estresse é algo que causa vários sintomas físicos nos gatos. E um deles é a caspa. Por isso, analise se há algum motivo para seu gato estar incomodado com algo ou, então, ansioso.

Existem diversos motivos que podem causar isso. Veja alguns dos principais deles:

  • Mudança na disposição dos móveis, de lar, ou de organização;
  • Alteração de rotina, como mudança da ração ou dos horários diários;
  • Chegada de novos membros na família;
  • Adoção de outros animais;
  • Dor.

Por isso, analise se alguma dessas coisas pode estar ocorrendo com seu gatinho. A caspa em gatos muitas vezes está relacionada a uma condição não física, mas comportamental e sentimental. Dessa forma, analise o que pode estar acontecendo. Ainda, não descarte o próprio tédio. 

Anúncios

Mudanças ambientais

O clima seco e quente é ideal para o desenvolvimento de caspa. Por isso, saiba que essa condição em gatos pode ser decorrente, simplesmente, de mudanças climáticas. Além disso, o mesmo pode ocorrer no inverno.

Dermatofitose

Esse é o nome que se dá à doença felina que afeta pele, pelo e unhas. Ela é bastante contagiosa e sua causa se relaciona com a presença de um fungo. Nesse caso, quem deverá diagnosticar a doença é um veterinário.

Alimentação deficitária

A alimentação dos felinos tem total influência sobre seu bem estar e aparência. Dessa forma, a aparição de caspa em gatos pode ser decorrente da ausência dos nutrientes necessários.

Ao menos 30% da alimentação felina deve ser composta por proteínas. Elas são essenciais à saúde da pele e dos pelos. Por isso, quando não estão presentes conforme devem, elas podem levar ao desenvolvimento de caspas.

Falta de escovação dos pelos

Outra questão que se relaciona diretamente com a saúde da pele e dos pelos felinos é a escovação. Ela é ideal para retirar células mortas. Também, para desobstruir poros. Ainda, ajudam na limpeza do pelo.

Por isso, quando ela não ocorre corretamente pode levar ao aparecimento de caspa em gatos.

Alimentação natural felina

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

Como eliminar a caspa de gatos?

O que fazer com caspa em gatos
O que fazer com caspa em gatos

Pois bem, agora que você já sabe algumas das principais causas de caspa em felinos, confira como combatê-la. Com isso, você mantém o seu bichano sempre limpo e esbelto. Da mesma maneira, com a saúde em dia e no máximo do seu bem-estar.

Consulte um veterinário regularmente e sinalize o problema de caspa em gatos

É essencial que o seu gato passe por consultas regulares com o veterinário. Aliás, ele e os demais animais que convivam no mesmo espaço. Dessa forma, é possível precaver doenças, bem como tratá-las desde o início.

Igualmente, sempre que você perceber alguma alteração ou surgimento de caspas e pele ressecada procure ajuda. Com isso, você age rapidamente e também corrige qualquer problema de forma mais fácil.

Evite que seu gato tenha contato com animais de rua

É muito importante que o seu gatinho não tenha livre acesso à rua. Afinal, isso lhe deixa eu perigo de muitos acidentes. Da mesma forma, pode levá-lo à contaminação por outros gatos, como no caso da dermatofitose.

Por isso, mantenha-o sempre dentro de casa, em local limpo e seguro. Um boa forma de diminuir as investidas felinas para fugas é com a castração dos bichanos.

Garanta alimentação de qualidade

A alimentação é um dos motivos que afeta a saúde da pele dos gatos. Por isso, considere trocar de ração ou, então, adotar a complementação alimentar com alimentação natural.

Use produtos próprios para caspa em gatos

No caso de necessidade de tratamento específico (por indicação médica) use sempre os medicamentos corretos. Isto é, aplique somente aqueles que o veterinário indicou. Jamais opte por produtos destinados a humanos para tentar tratar caspa de gatos.

Escove o pelo do gato

É muito importante sempre escovar o pelo do seu gato. Preferencialmente de forma diária ou, então, em dias alternados. Com isso você dá atenção, carinho e, ainda, combate a caspa em gatos.

Lembre-se de usar uma escova adequada. Também, de não pressioná-la contra a pele do gato. Igualmente, de transformar isso em um ato da rotina felina.

Faça adaptações em casa

Por fim, caso o motivo da caspa em gatos seja o estresse, ansiedade ou tédio, faça adaptações em casa. Para isso existem diversas soluções, pois há inúmeras causas. Portanto, torne a casa atrativa para seu gato, com brinquedos e, também, nichos em lugares altos.

Da mesma forma, garanta diariamente um tempo para ele destinado a brincadeiras e carinho. Caso haja um novo animal ou humano na família, isso também pode causar estresse ao felino. Por isso, dê tempo para que o gato se adapte ao novo familiar.

5 motivos para o gato estar com fome excessiva

Você está lidando com um gato com fome excessiva? Pois saiba que isso é mais comum do que se pensa. Veja motivos e o que fazer.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer sobrancelha fio a fio? Aprenda aqui!

A sobrancelha fio a fio é uma das grandes tendências do mercado de beleza e tem uma técnica! Se você quer aprender, veja algumas dicas aqui!

Continue lendo
content

Curso AfroEstima Salvador: veja se vale a pena fazer online!

Se você é afroempreendedor da Bahia, o curso AfroEstima Salvador vale a pena para alavancar seus negócios! Confira como funciona!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso Maquiadora de Sucesso 3.0?

Se você quer se destacar no mercado de trabalho e conquistar a liberdade financeira, veja como fazer o curso Maquiadora de Sucesso 3.0!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como calcular e reservar suas diárias de hotel?

Se você quer entender como reservar diárias de hotel e como conseguir valores mais baratos nas reservas, então confira aqui nossas dicas imperdíveis!

Continue lendo
content

Confira como funciona uma viagem de trailer!

Viagens com trailer têm se tornado cada vez mais populares por quem busca liberdade e contato com a natureza. Entenda como essa modalidade funciona e veja algumas dicas para um passeio tranquilo!

Continue lendo
content

Tripr é confiável? Veja como funciona antes de comprar

As viagens bate e volta estão cada vez mais populares no mercado, além dos pacotes de passeio de apenas um dia. A Tripr pode te conectar as melhores ofertas para você aproveitar ao máximo seus finais de semana.

Continue lendo