Gatos

É possível criar gatos e pássaros juntos? Saiba tudo aqui!

É possível criar gatos e pássaros juntos? Embora pareça incomum, não é impossível. Conheça hoje, então, algumas dicas para criá-los conjuntamente.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 23/06/2021

Descubra como criar gatos e pássaros juntos 

Descubra como criar gatos e pássaros juntos 
Descubra como criar gatos e pássaros juntos 

Se você quer ter mais de um pet em casa, saiba que há como criar gatos e pássaros juntos. Isso pode parecer incomum, mas não é nenhum mistério.

Gatos podem conviver com outros animais, tranquilamente. Por exemplo, eles convivem de forma harmoniosa com cães, pois não são inimigos naturais. Mas o que ocorre quando o convívio deve ser com um animal que é sua presa?

Esse é o principal fator que atrapalha a criação desses animais de forma conjunta. Afinal, o gato é um felino e, por isso, um predador natural. Além disso, lembre-se que os gatos Sam essencialmente carnívoros.

Mas, então, como é possível criar gatos e pássaros juntos? Esses são os fatores que complicam essa relação. Contudo, ela é possível. Hoje, conheça algumas formas de criá-los conjuntamente e de manter a ave segura.

Anúncios

Conseguimos criar gatos e pássaros juntos?

Criar gatos e pássaros juntos
Criar gatos e pássaros juntos

Gatos são predadores e pássaros são presas deles. Por isso, ao receber criá-los juntos é preciso pensar em algumas estratégias prévias para manter a ave em segurança. Em caso contrário, pode ser algo fatal e a convivência pode não durar.

Entretanto, como falamos desde logo, é possível criá-los juntos e manter a ave em segurança. Assim, não deixe de conferir aqui algumas dicas, truques e estratégias que ajudam nesse convívio.

Quanto mais jovem o gato for, melhor. Enquanto filhote, ele ainda está com seus instintos naturais menos aflorados. Por isso, tende a não atacar o pássaro em um primeiro momento. Também, mostra-se mais aberto para o convívio e não para a caça.

Os animais são adestráveis. E isso se aplica aos gatos, mesmo que isso seja um pouco mais difícil. E isso também é verdade em relação ao convívio com outros animais, a se acostumar com isso. 

Aliás, saiba que gatos são animais bastante rotineiros. Por isso, ao entenderem que outro animal faz parte da sua rotina, podem conviver de maneira mais fácil com eles. 

Contudo, ainda há o fator da segurança do pássaro que pode passar por algum tipo de acidente ou ser vítima do impulso felino. Existem, também, algumas técnicas para isso e para conquistar o convívio desses animais.

Por outro lado, existem casos em que criar pássaros e gatos juntos não é uma boa ideia. Isso ocorre principalmente com a junção de 03 fatores. Primeiramente, pelo gato já ser adulto. Também, por nunca ter convivido com outros animais. Ainda, é um exímio caçador. Se o seu gato é assim e você não tem tempo para cuidar dessa aproximação, esqueça a ave. 

Além disso, cabe ressaltar: mesmo com nossas dicas, pode ser que esse convívio não termine bem. Afinal, estamos lidando com instintos. Porém, caso você queira criar aves e gatos conjuntamente, não deixe de conferi-las.

Como identificar sinais de tristeza nos gatos?

Seu gato está com lágrimas nos olhos? Está emitindo sons agudos de noite? Esta “manhoso”? identifique o que é tristeza, em gatos, e o que são outras coisas

Como fazer gato parar de pegar passarinho?

Criar gatos e pássaros juntos
Criar gatos e pássaros juntos

Como falamos, existem alguns truques para criar gatos e pássaros juntos. Eles ajudam na promoção do convívio, embora sempre haja o risco. Por isso, veja como aumentar a segurança da ave e melhorar a relação dos animais.

Anúncios

Entretenha o gato

Em primeiro lugar, lembre-se de sempre manter seu gato entretido. Os felinos tendem a se entediar com facilidade quando não tem à disposição brinquedos. E isso, então, pode chamar a atenção para o pássaro e isso pode não acabar bem.

Sempre deixe à disposição do seu gato brinquedos próprios para felinos. Ainda, lembre-se de brincar com ele diariamente. Isso também evita ciúmes e outras reações naturais dos animais.

Gatos filhotes se adaptam melhor

Além disso, quanto mais jovem o gato, melhor. Assim, ele pode se acostumar a conviver com o pássaro. Ou seja, vê-lo como um companheiro e não como uma presa ou um elemento estranho.

Por isso, dê preferência a criar gatos e pássaros juntos quando o felino ainda for pequeno. Dessa maneira ele ainda não estará com todos os instintos de caça aflorados. Ou seja, tende a se comportar melhor e a oferecer menos perigo à ave.

Promova o convívio aos poucos para conseguir criar gatos e pássaros juntos

Outro ponto importante é promover o convívio da ave e do pássaro aos poucos. Isso, é claro, sempre sob a devida supervisão. Jamais deixe o pássaro fora da gaiola, perto do gato, quanto você não estiver no ambiente.

Ao aproximar aos poucos o gato e o pássaro, o felino se acostuma com o cheiro da ave. Além disso, ele passa a ter menos curiosidade em relação a ela. Quanto mais tempo ela ficar na gaiola, maiores são as chances do gato criar interesse (nocivo) por ela.

E isso pode acabar em acidentes fatais. Por isso, procure tirar o passado da gaiola com certa freqüência. Nesse momento, sempre presente, deixe o gato e ela ficarem próximos. Contudo, suspenda essa estratégia mediante qualquer tipo de movimento ou reação brusca do felino.

Castre seu gato

A nossa penúltima fica para criar gatos e pássaros juntos é castrar o felino. Isso tende a diminuir sua ânsia pela caça. Ou seja, seus instintos de caçador ainda estão presentes, porém menos aflorados.

Ainda, isso é interessante para outros fins. Com a castração diminuem as tentativas de fuga do gato. Também, ele tende a conviver melhor com humanos e outros gatos. Da mesma forma, diminuem os perigos de machucados por brigas com outros animais. Igualmente, de gestações indesejadas e até de doenças.

Mantenha a tranquilidade do ambiente

Por fim, nossa última dica para criar gatos e pássaros juntos e com sucesso é sempre manter a tranqüilidade do ambiente. Ao colocá-los em convívio, note quais são as reações deles. Também, cuidado com as suas próprias reações.

Manter a calma é importante para você, para a ave e para o pássaro. Ambientes tensos podem fazer com que eles se ataquem para fins de defesa e não é o que queremos. Por isso, cuidado, atenção e muita calma!

Com as nossas dicas você pode criar gatos e pássaros de uma forma mais segura. Contudo, novamente lembramos que os riscos existem, afinal estamos falando de instintos naturais.

Por isso, sempre que não estiver por perto certifique-se de que o pássaro está em uma gaiola onde o gato não alcance. Assim, ele não apresenta perigo. Da mesma forma, observe sempre o comportamento dos animais e preveja eventuais perigos.

5 dicas para criar um gato em apartamento

Leia aqui nossas dicas, e crie seu gato, seja numa duplex, seja num studio, sem medo de deixar o gato infeliz.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Os 10 sinais de que seu gato te ama

O comportamento dos gatos pode ser diferente dos cães na hora de demonstrar carinho. Então, confira aqui os 10 sinais de que seu gato te ama!

Continue lendo
content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Atacadão 2022?

Confira o passo a passo para fazer a sua inscrição para o programa Jovem Aprendiz Atacadão 2022 e aprimore seu perfil profissional!

Continue lendo
content

Aplicativo Quizlet: aprenda do seu jeito sobre o que quiser!

Conheça o aplicativo Quizlet, a plataforma com mais de 60 milhões de usuários que vai te ajudar a estudar e assimilar diferentes assuntos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mastercard Platinum: acumule pontos ou milhas!

Se você costuma viajar bastante, o cartão de crédito Pão de Açúcar Mastercard Platinum pode fazer a diferença no seu dia a dia. Isso porque ele oferece vantagens exclusivas e pode te ajudar a economizar dinheiro com passagens aéreas. Conheça!

Continue lendo
content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Tania Elisa Viagens?

Com a agência Tania Elisa Viagens você poderá comprar roteiros já disponíveis ou mesmo fazer um trajeto personalizado para você ou seu grupo. O passo a passo é simples e a forma de pagamento é acessível.

Continue lendo