Gatos

Queda de pelos em gatos: o que pode ser e como cuidar?

A queda de pelos em gatos é comum em algumas épocas. Contudo, dependendo da gravidade e das características, precisa de cuidados específicos.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 07/07/2021

Descubra o que fazer quando há queda de pelos em gatos

Queda de pelo em gatos
Queda de pelo em gatos

Queda de pelos em gatos é motivo para preocupação? Sim, pode ser. Especialmente quando isso acompanha outros sinais, sintomas ou comportamentos.

Existem algumas raças que têm maior tendência na perda de pelos do que outras. Porém, todas elas tendem a perder pelos, por exemplo, em épocas de calor. Entretanto, nem sempre a queda dos fios é normal. Por isso, merece cuidados e observação.

Assim como os demais mamíferos, os gatos “trocam” seus pelos de tempos em tempos. Dessa forma, eles se renovam. Contudo, quando essa queda é excessiva isso não é um bom sinal. E, nesses casos, é preciso tomar algumas atitudes.

Dentre elas estão o exame do corpo do gato, para analisar outros sinais. Ainda, uma consulta veterinária para orientação também é importante. Outros pontos relevantes dizem respeito ao comportamento do felino e à alimentação dele.

Em suma, existem vários motivos que levam à queda de pelos em gatos. Muitas vezes eles se referem a problemas de saúde ou mudanças que estão afetando o felino. Por isso, não deixe de conferir, abaixo, os principais motivos da perda de pelos.

Da mesma maneira, veja o que fazer para barrar esse problema. Com isso, seu gato fica saudável e plenamente feliz. Ao mesmo tempo, você evita estresse com excesso de pelos pela casa e preocupações com a saúde do pequeno!

Anúncios

O que faz cair o pelo do gato?

Entenda o motivo da queda de pelo em gatos
Entenda o motivo da queda de pelo em gatos

Existem inúmeros motivos que levam à queda de pelos em gatos. Veja alguns dos principais:

  • Dermatites;
  • Estresse e ansiedade;
  • Alimentação desequilibrada;
  • Queimaduras de sol;
  • Doenças;
  • Banhos excessivos e outros.

Gato chorando: o que pode ser?

Um gato chorando causa, além de dó, muita preocupação. Afinal, ele está tentando falar algo e pode estar triste, com dor ou fome. Veja como identificar.

O que fazer para parar a queda de pelo em gatos?

Queda de pelo em gatos
Queda de pelo em gatos

Existem diversas estratégias que ajudam a diminuir a queda do pelo em gatos. Separamos para você, abaixo, as principais delas. Dessa forma, veja como controlar a perda de fios e, também, como garantir o bem-estar do pet.

Anúncios

Escove seu gato

O primeiro passo para evitar a queda de pelos em gatos de forma excessiva é pela escovação diária. Ela ajuda a retirar os pelos que já estão soltos no corpo do animal. Também, são importantes para ajudar na limpeza e desobstrução dos poros.

Para isso, tome alguns cuidados. Primeiramente, acostume seu gato a ser escovado uma vez ao dia. Ou, ao menos, em dias alternados. Além disso, torne o momento de escovação em um momento de carinho. Assim, o felino tende a ficar mais calmo.

Outro ponto importante é: escolha a escova correta. Existem vários modelos. Enquanto alguns sequer farão diferença no pelo, outros podem machucar o gato. Assim, para encontrar um efetivo e seguro, peça orientação ao veterinário.

Por fim, jamais aperte a escova contra o pelo e a pele do felino. Isso pode machucá-lo e, ao invés de diminuir a queda de pelo do gato, aumentá-la.

Cuidado com a alimentação

Outra questão muito importante quando o gato está perdendo pelos exageradamente é analisar a sua alimentação. A dieta felina é composta em sua maior parte de proteínas. Elas devem corresponder a pelo menos 30% do que é dado ao animal.

Isso é essencial para a renovação dos pelos e para a manutenção muscular e da pele. Quando essa proporção não é seguida, então, a tendência é que a pele e os pelos do gato sofram. E isso, por sua vez, leva à queda dos fios.

Assim, certifique-se de que o seu gato tem à disposição uma ração de qualidade. Ainda, analise se ela é específica para seu felino. Por exemplo, se ele for castrado, deve seguir uma dieta para gatos castrados.

Além disso, não deixe de consultara o veterinário sobre dicas. Da mesma forma, analise com ele a possibilidade de enriquecer a dieta felina com alimentos naturais. Assim, ele come os nutrientes diretamente da fonte, sem conservantes ou corantes nocivos.

Garanta o acompanhamento veterinário

Pois bem, como não poderia deixar de ser a queda de pelo em gatos merece uma consulta veterinária. Especialmente quando a queda acompanha feridas. Ou, ainda, quando surgem grandes pedaços da pele sem pelos.

Assim, o veterinário poderá analisar seu gato devidamente. Para isso, poderá examiná-lo pessoalmente, bem como pedir exames de sangue. Com tudo isso, torna-se mais fácil identificar o real motivo da perda de pelos.

Mantenha o antipulgas em dia

Outra questão muito importante contra a queda de pelos em gatos se refere ao antipulgas. Muitas vezes os gatos perdem pelos por coçarem insistentemente uma mesma região do corpo. E isso pode ser sinal de parasitas sobre sua pele.

Assim, lembre-se sempre de manter o antipulgas e o vermífugo em dia. Para isso, veja o que indica a bula do remédio em busca de informações sobre a periodicidade de ingestão. Igualmente, não deixe, mais uma vez, de consultar o veterinário.

Analise o comportamento para entender a queda de pelos em gatos

Muitas vezes o motivo da queda de pelos dos gatos se ilustra nas lambidas insistentes que eles dão em uma mesma região. Embora esse ato de se lamber seja higiênico para os felinos, em excesso ele prejudica os pelos e leva à perda.

E essas lambidas insistentes, por sua vez, geralmente sinalizam ansiedade e estresse. Por isso, analise esses comportamentos. Junto a isso, pense em eventuais motivos para que o felino fique ansioso.

Dentre os mais comuns estão a chegada de novos membros na família, sejam eles do reino animal ou não. Da mesma forma, mudança na disposição de móveis e na casa. Outras questões são mudanças de rotina.

Ainda, não deixe de considerar que o gato pode estar entediado. Caso isso seja uma possibilidade, veja se a sua casa oferece lugares altos para ele brincar. Igualmente, se ele ganha atenção de você diariamente, com brincadeiras e carinhos.

A partir disso, será possível identificar o que incomoda o felino e o motivo da queda de pelos dos gatos. Igualmente, o que fazer para corrigir a situação.

Sinais de que o gato está envelhecendo

Você reconhece os sinais de um gato envelhecendo? Pois saiba que isso é necessário para adaptar a vida do seu pet. Veja como perceber e o que fazer.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Continue lendo
content

Gato Mau Egípcio: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma das raças de gato mais antigas do mundo, o Mau Egípcio é um gato carinhoso e de personalidade encantadora. Conheça tudo sobre essa raça!

Continue lendo
content

Cachorro Elkhound Norueguês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de cães ativos e energéticos, então precisa conhecer a raça de cachorro Elkhound Norueguês. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas imperdíveis para você se organizar financeiramente para fazer sua viagem!

Continue lendo
content

Como um idoso pode viajar de graça de ônibus? Nós explicamos!

Previsto em Lei, a regra de gratuidade para passagens de ônibus interestaduais garante duas vagas em cada carro para idosos de 60 anos ou mais em todos os horários. Aproveite essa oportunidade e vá viajar!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Trips e Trips Viagens?

A Trips e Trips Viagens procura facilitar a forma de pagamento para seus clientes, aceitando as principais bandeiras de cartão de crédito. Além disso, você também pode escolher parcelar os pacotes em até 12 vezes!

Continue lendo