Gatos

Sinais de gato envelhecendo: veja os 10 principais!

Você reconhece os sinais de gato envelhecendo? Pois saiba que isso é necessário para adaptar a vida do seu pet. Veja como perceber e o que fazer.

Anúncios

Descubra quais são os sinais de que o gato está envelhecendo

Sinais de gato envelhecendo
Sinais de gato envelhecendo

Os sinais de gato envelhecendo se dão de inúmeros modos. Seja na alimentação, na energia diária ou nos próprios dentes, é possível saber quando a idade começa a pegar.

E isso é importante porque os gatos, assim como humanos, carecem de atenção especial na velhice. Assim, eles precisam de alguns cuidados adicionais, bem como adaptações. E é isso que lhes permitirá viver ainda mais e com conforto.

A idade altera hábitos de alimentação e de exercícios. Igualmente, requer mais carinho e delicadeza, bem como companhia. Assim, essa é a idade em que seu felino mais precisará de cuidados depois da infância.

Mas como reconhecer os sinais de gato envelhecendo? Como notar que o felino está precisando de cuidados especiais? Hoje, aprenda como fazê-lo. Também, confira quais são os cuidados, adaptações e atenções que o gato idoso requer.

Anúncios

Como cuidar de um gato velho?

Principais sinais de gato envelhecendo
Principais sinais de gato envelhecendo

Os sinais do gato envelhecendo demonstram que o seu felino está alcançando a idade idosa. Ele ainda tem anos pela frente, mas precisa de alguns cuidados para que os aproveite com saúde e conforto.

É normal que a idade afete o apetite e também a disposição. Isso ocorre para humanos, da mesma maneira que se dá em relação aos animais. E com os gatos não é diferente. Eles passam a exigir algumas alterações no dia a dia.

A maioria delas se refere aos cuidados alimentares, à atenção e à adaptação de espaços. Contudo, isso pode variar, por exemplo, no aparecimento de alguma doença o condição especial.

No geral, para cuidar de um felino que dá sinais de gato envelhecendo você precisará tomar os seguintes cuidados:

  • Adaptações de locais: gatos mais velhos sentem mais frio, de modo que pedem locais mais quentes, como tocas ou caminhas com cobertor. Igualmente, perdem um pouco da capacidade de chegar a lugares altos, de forma que precisam de nichos um pouco mais baixos;
  • Alimentação: é preciso que o gato na idade idosa se alimente com ração especial para essa fase da vida. Os nutrientes que eles requerem mudam. Aliás, não só isso, mas também o seu apetite, que tende a diminuir pela perda gradual do faro. Por isso, invista em uma ração adequada que dê o equilíbrio de nutrientes e evite o sobrepeso e doenças;
  • Comportamento: gatos idosos brincam menos, mas ainda assim gostam de brincar, especialmente porque ganham atenção. Ao ver sinais de que o gato está envelhecendo, observe como andam as brincadeiras e as instigue. Para isso, aposte em brinquedos especiais. Também, efetivamente participe da brincadeira e dê a atenção necessária. Outra questão é que o gato tende a se tornar mais carente, de forma que requer ainda mais carinho.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Veja 10 sinais de que o seu gato está envelhecendo e precisa de cuidados extras!

Sinais de gato envelhecendo
Sinais de gato envelhecendo

Pois bem, não basta saber as adaptações que seu felino necessita na velhice. Também é preciso reconhecer os sinais de que o gato está envelhecendo. E existem muitos deles, que se apresentam de forma física ou comportamental.

Continue lendo e confira nos itens abaixo os principais sinais de envelhecimento felino. Assim, você reconhece que a idade está chegando para seu pet e pode agir para deixá-lo sempre confortável e em bem-estar.

Anúncios

Dentição

Gatos idosos tendem a apresentar bastante tártaro sobre os dentes, com alguns deles com manchas ou pontos. Além disso, nessa idade é comum que os felinos percam alguns dentinhos, que enfraquecem com os anos.

Perda de apetite

É normal que haja a perda de sentidos com o tempo. Ela atinge tanto a audição quanto o faro e a capacidade de sentir sabores complexos. Por isso, é natural que o felino dê sinais de que está envelhecendo pela alimentação.

Cor e aspecto dos pelos

Ainda, os pelos também sofrem com a idade. Eles tendem a perder o brilho e parecer menos fortes. Isso se deve à produção das glândulas sebáceas, que diminui. Também, à alteração dos nutrientes no organismo.

Sono, muito sono

Além disso, um dos principais sinais de que seu gato está envelhecendo é o sono. Em verdade, não só ele, mas também a diminuição do ritmo geral. Os gatos tendem a buscar locais mais confortáveis e silenciosos, bem como perto dos seus tutores.

É natural que eles passem horas a fio tirando sonequinhas intermináveis. Por isso, respeite o descanso do bichano e tome as providências para melhorá-lo. Adicione, por exemplo, mantas, almofadas e o deixe sempre confortável.

Lentidão um dos sinais de gato envelhecendo

Os gatos tendem a ficar não apenas mais parados, mas também mais lentos com a idade. Por isso, note a forma de movimentação e a agilidade.

Olhos nublados

Assim como para os cachorros, os sinais de gato envelhecendo incluem os olhos nebulosos. Ou seja, o aparecimento de uma camada acidentada perante os olhos, como se fosse uma névoa.

Afinamento da íris (surgimento de manchas)

Outros sinais de gato envelhecendo que dizem respeito aos olhos é o afinamento da íris, que é a parte colorida. Esse afinamento se evidencia pelo surgimento de pequenas manchas escuras.

Perda muscular é um dos principais sinais de gato envelhecendo

Em razão da própria diminuição do ritmo e do aumento dos períodos de descanso, também é notável a perda muscular. Ela se dá pelo afinamento dos membros. Igualmente, ilustra-se pela mudança de locais em que os gatos costumam ir, como lugares altos.

Dependência

Outro dos sinais de que o gato está envelhecendo é a dependência. Eles tendem a ficar mais carentes e se irritam com períodos de ausência maiores. Por isso, têm mais dependência que pode ou não se agravar.

Por exemplo, alguns demandam auxílio para uso da caixa de areia ou para se alimentar. Contudo, isso somente tende a acontecer em casos de doenças.

Sobrepeso ou magreza

Para fechar nossa lista de sinais de que o gato está envelhecendo temos a alteração no peso, que pode ser para mais ou para menos. No caso do emagrecimento, relaciona-se com a perda de apetite ou mesmo pela dificuldade em comer. Já a engorda se apresenta pelo sedentarismo e diminuição do ritmo.

5 dicas para cuidar do seu gato idoso

O tempo passa para todos. Inclusive para os gatos. Por isso, veja algumas dicas sobre cuidados com gatos idosos.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Skincare on a budget: veja 10 produtos de até R$50!

A Skincare on a budget é um conceito internacional, que surgiu pela necessidade de cuidados com a pele, mas com preços mais acessíveis! Veja.

Continue lendo
content

Conheça as principais raças de cachorros pequenos!

Existem raças de cachorros pequenos que são mais populares que outros, como o Lulu da Pomerânia, Shih Tzu, entre outros. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de manicure Instituto Universal?

Veja o passo a passo para fazer o curso de manicure Instituto Universal e tenha acesso a 60 horas de conteúdo, além de apostilas completas!

Continue lendo

Cursos

Curso de maquiagem gratuito e online: quais os benefícios?

O curso de maquiagem gratuito e online é a melhor forma de aprender a se maquiar sem sair de casa e sem gastar. Veja aqui mais benefícios!

Entenda as vantagens de fazer curso de maquiagem gratuito e online

Hoje existem na internet inúmeras opções para curso de maquiagem gratuito e online. Com ele você pode aprender diversas técnicas e arrasar ao usar seus produtos.

Além de conhecer as principais técnicas do mercado, permitindo a criação de maquiagens profissionais, com resultados incríveis.

Um curso de maquiagem pode ser perfeito para você por inúmeros motivos. Hoje vamos mostrar para você os principais deles. Com isso, não restarão dúvidas quanto à importância desse tipo de aprendizado.

Por que fazer um curso de maquiagem?

Primeiramente, a maquiagem faz parte do nosso dia a dia. Seja para uma reunião profissional ou para fins sociais, ela transforma um look. Contudo, para que surta o efeito que deseja é essencial que você conheça técnicas quanto à forma de aplicação.

Igualmente, é crucial se conhecer os produtos. Eles variam de acordo com o tom e o tipo de pele de cada pessoa. Para isso, o mercado está repleto de inúmeros modelos de todos os valores e para diversos fins.

Assim, ao fazer um curso de maquiagem online você aprende como utilizar os produtos. Ainda, independe de outra maquiadora e economiza, garantindo maquiagens profissionais em casa.

Outro motivo muito interessante para apostar em um curso de maquiagem online é a riqueza profissional da área. Caso você queira se profissionalizar, trabalhar na área de beleza é uma ótima alternativa.

Ela encontra muita demanda no mercado. Além disso, serve para inúmeros fins. Por exemplo, você pode trabalhar com maquiagens para fotografias. Igualmente, com aquelas próprias para eventos, como formaturas e casamentos.

As oportunidades, portanto, são inúmeras! Por fim, cabe ressaltar que existem inúmeras opções de cursos, na internet e presencialmente. Contudo, ao optar pelo curso de maquiagem online e gratuito, você economiza e aprende sem sair de casa.

Como funciona o curso de maquiagem gratuito e online?

O curso de maquiagem online e gratuito funciona de uma maneira bastante simples. Primeiramente, você deve escolher uma das opções grátis que existem na internet. Ainda, conhecer a reputação de quem é o responsável pelas aulas.

Depois, basta fazer a inscrição e, após, acessar as aulas em plataforma específica, de acordo com cada curso. A partir de então, você tem acesso aos vídeos com explicações teóricas e práticas. Ainda, pode ou não encontrar materiais em PDF para acompanhar.

O restante do curso de maquiagem online ocorre da mesma maneira que os presenciais. Ou seja, você se depara com uma série de ensinamentos, técnicas e teorias sobre produtos e suas aplicações.

Ao final, você pode ou não receber um diploma de conclusão de curso. Isso varia de acordo com cada plataforma, curso e professor. Em alguns casos, apesar das aulas serem gratuitas, a certificação cobra taxas.

curso de maquiagem gratuito e online

Curso de limpeza de pele online e gratuito

Se você tem interesse na área da beleza, pode se profissionalizar com um curso de limpeza de pele online e gratuito! Saiba mais aqui!

Quanto tempo dura um curso de maquiagem online?

A duração do curso de maquiagem gratuito e online varia de acordo com cada modelo. Isso, pois, existem inúmeros tipos de plataformas, professores e de temas.

Quanto aos temas, considere que existem diversos modelos de cursos. Enquanto alguns dão uma noção geral de maquiagem, outros são específicos. Considere, por exemplo, aqueles que se voltam para maquiagens artísticas, para fotos ou eventos.

Igualmente, você pode encontrar um curso de maquiagem online específico para os olhos. Outros, para preparação da pele e uso de bases, pós e corretivos. Portanto, saiba que existe uma infinidade de alternativas na web.

Dessa maneira, em cada caso há uma duração específica. Alguns cursos contam com poucas horas e módulos. Outros, mais completos e complexos, podem ter dezenas de horas disponíveis.

Além disso, cabe ressaltar que no caso do curso de maquiagem gratuito e online, é você quem organiza seu cronograma. Ou seja, você pode ver tudo em uma semana ou um mês. Isso depende, então, da sua disponibilidade de horários.

Com isso, a duração do curso de maquiagem online irá variar de acordo com a sua disponibilidade. Também, como vimos, com a complexidade que ele possui, o número de módulos e ao que ele serve.

Como escolher o melhor curso de maquiagem gratuito e online?

Há uma pluralidade de cursos de maquiagem online e, também, gratuitos. Por isso, é imprescindível que você saiba como fazer a melhor escolha para o seu caso. Assim, você não perde tempo e também se empenha em aulas que realmente farão a diferença.

Para ajudar na sua empreitada separamos algumas dicas importantes para escolher o seu curso de maquiagem:

  • Defina o que você pretende aprender. Por exemplo, se são noções básicas de produtos e acessórios (como pincéis), ou então questões mais complexas que envolvam elaboração;
  • Em segundo lugar, conheça suas opções. Busque quais cursos estão disponíveis. Após, busque saber da reputação de cada um deles e dos profissionais. Para tanto, visite redes sociais dos responsáveis, analise os comentários e também as fotos sobre as técnicas de cada um;
  • Por fim, veja quais são os materiais que cada um dos cursos exige e quais você tem à disposição. Com isso, você garante que realmente aproveitará cada aula e não perderá parte dos ensinamentos por falta de ferramentas próprias.

4 benefícios de fazer um curso de maquiagem online

Ainda restam dúvidas quanto à importância e efetividade de um curso de maquiagem gratuito e online? Pois não se preocupe. Separamos para você 04 vantagens que tornam inquestionável a importância desse tipo de aulas. Veja:

  • Aprenda sem sair de casa: principalmente em tempos de pandemia, poder aprender no ambiente online é uma forma de se manter na segurança do seu lar;
  • Confira os conteúdos de acordo com o seu ritmo: ao apostar em um curso de maquiagem online você escolhe o momento de suas aulas. Elas ficam disponíveis na internet e quem escolhe o horário e cronograma é você;
  • Aprenda sem gastar: um benefício inegável do curso de maquiagem gratuito e online é que ele não tem custos. Por isso, você aprende de uma maneira barata e se responsabiliza apenas pelos materiais para as maquiagens.
  • Conheça o trabalho do professor antecipadamente: por fim, você pode saber exatamente a qualidade técnica do curso. Para isso, basta consultar o portfólio e trabalhos do responsável.
curso de maquiagem gratuito e online

5 passos para preparar a pele para maquiagem

Você sabia que preparar a pele para a maquiagem faz toda a diferença no resultado final? Entenda mais a seguir!

Você também pode gostar

content

Pedicure para homens: conheça os cuidados específicos

É muito importante os cuidados com pedicure para homens, para deixar os pés e as unhas saudáveis, evitando problemas. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Curso de maquiagem online e com certificado: 5 opções!

Um curso de maquiagem online e com certificado pode ser feito sem sair de casa e atesta seus conhecimentos. Veja 5 opções aqui!

Continue lendo
content

Como fazer a unha crescer rápido? Veja aqui!

Todas as mulheres querem saber como fazer a unha crescer rápido! Basta saber como hidratar, nutrir e cuidar. Veja aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo