Gatos

Sinais de gato envelhecendo: veja os 10 principais!

Você reconhece os sinais de gato envelhecendo? Pois saiba que isso é necessário para adaptar a vida do seu pet. Veja como perceber e o que fazer.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 22/06/2021

Descubra quais são os sinais de que o gato está envelhecendo

Sinais de gato envelhecendo
Sinais de gato envelhecendo

Os sinais de gato envelhecendo se dão de inúmeros modos. Seja na alimentação, na energia diária ou nos próprios dentes, é possível saber quando a idade começa a pegar.

E isso é importante porque os gatos, assim como humanos, carecem de atenção especial na velhice. Assim, eles precisam de alguns cuidados adicionais, bem como adaptações. E é isso que lhes permitirá viver ainda mais e com conforto.

A idade altera hábitos de alimentação e de exercícios. Igualmente, requer mais carinho e delicadeza, bem como companhia. Assim, essa é a idade em que seu felino mais precisará de cuidados depois da infância.

Mas como reconhecer os sinais de gato envelhecendo? Como notar que o felino está precisando de cuidados especiais? Hoje, aprenda como fazê-lo. Também, confira quais são os cuidados, adaptações e atenções que o gato idoso requer.

Anúncios

Como cuidar de um gato velho?

Principais sinais de gato envelhecendo
Principais sinais de gato envelhecendo

Os sinais do gato envelhecendo demonstram que o seu felino está alcançando a idade idosa. Ele ainda tem anos pela frente, mas precisa de alguns cuidados para que os aproveite com saúde e conforto.

É normal que a idade afete o apetite e também a disposição. Isso ocorre para humanos, da mesma maneira que se dá em relação aos animais. E com os gatos não é diferente. Eles passam a exigir algumas alterações no dia a dia.

A maioria delas se refere aos cuidados alimentares, à atenção e à adaptação de espaços. Contudo, isso pode variar, por exemplo, no aparecimento de alguma doença o condição especial.

No geral, para cuidar de um felino que dá sinais de gato envelhecendo você precisará tomar os seguintes cuidados:

  • Adaptações de locais: gatos mais velhos sentem mais frio, de modo que pedem locais mais quentes, como tocas ou caminhas com cobertor. Igualmente, perdem um pouco da capacidade de chegar a lugares altos, de forma que precisam de nichos um pouco mais baixos;
  • Alimentação: é preciso que o gato na idade idosa se alimente com ração especial para essa fase da vida. Os nutrientes que eles requerem mudam. Aliás, não só isso, mas também o seu apetite, que tende a diminuir pela perda gradual do faro. Por isso, invista em uma ração adequada que dê o equilíbrio de nutrientes e evite o sobrepeso e doenças;
  • Comportamento: gatos idosos brincam menos, mas ainda assim gostam de brincar, especialmente porque ganham atenção. Ao ver sinais de que o gato está envelhecendo, observe como andam as brincadeiras e as instigue. Para isso, aposte em brinquedos especiais. Também, efetivamente participe da brincadeira e dê a atenção necessária. Outra questão é que o gato tende a se tornar mais carente, de forma que requer ainda mais carinho.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Veja 10 sinais de que o seu gato está envelhecendo e precisa de cuidados extras!

Sinais de gato envelhecendo
Sinais de gato envelhecendo

Pois bem, não basta saber as adaptações que seu felino necessita na velhice. Também é preciso reconhecer os sinais de que o gato está envelhecendo. E existem muitos deles, que se apresentam de forma física ou comportamental.

Continue lendo e confira nos itens abaixo os principais sinais de envelhecimento felino. Assim, você reconhece que a idade está chegando para seu pet e pode agir para deixá-lo sempre confortável e em bem-estar.

Anúncios

Dentição

Gatos idosos tendem a apresentar bastante tártaro sobre os dentes, com alguns deles com manchas ou pontos. Além disso, nessa idade é comum que os felinos percam alguns dentinhos, que enfraquecem com os anos.

Perda de apetite

É normal que haja a perda de sentidos com o tempo. Ela atinge tanto a audição quanto o faro e a capacidade de sentir sabores complexos. Por isso, é natural que o felino dê sinais de que está envelhecendo pela alimentação.

Cor e aspecto dos pelos

Ainda, os pelos também sofrem com a idade. Eles tendem a perder o brilho e parecer menos fortes. Isso se deve à produção das glândulas sebáceas, que diminui. Também, à alteração dos nutrientes no organismo.

Sono, muito sono

Além disso, um dos principais sinais de que seu gato está envelhecendo é o sono. Em verdade, não só ele, mas também a diminuição do ritmo geral. Os gatos tendem a buscar locais mais confortáveis e silenciosos, bem como perto dos seus tutores.

É natural que eles passem horas a fio tirando sonequinhas intermináveis. Por isso, respeite o descanso do bichano e tome as providências para melhorá-lo. Adicione, por exemplo, mantas, almofadas e o deixe sempre confortável.

Lentidão um dos sinais de gato envelhecendo

Os gatos tendem a ficar não apenas mais parados, mas também mais lentos com a idade. Por isso, note a forma de movimentação e a agilidade.

Olhos nublados

Assim como para os cachorros, os sinais de gato envelhecendo incluem os olhos nebulosos. Ou seja, o aparecimento de uma camada acidentada perante os olhos, como se fosse uma névoa.

Afinamento da íris (surgimento de manchas)

Outros sinais de gato envelhecendo que dizem respeito aos olhos é o afinamento da íris, que é a parte colorida. Esse afinamento se evidencia pelo surgimento de pequenas manchas escuras.

Perda muscular é um dos principais sinais de gato envelhecendo

Em razão da própria diminuição do ritmo e do aumento dos períodos de descanso, também é notável a perda muscular. Ela se dá pelo afinamento dos membros. Igualmente, ilustra-se pela mudança de locais em que os gatos costumam ir, como lugares altos.

Dependência

Outro dos sinais de que o gato está envelhecendo é a dependência. Eles tendem a ficar mais carentes e se irritam com períodos de ausência maiores. Por isso, têm mais dependência que pode ou não se agravar.

Por exemplo, alguns demandam auxílio para uso da caixa de areia ou para se alimentar. Contudo, isso somente tende a acontecer em casos de doenças.

Sobrepeso ou magreza

Para fechar nossa lista de sinais de que o gato está envelhecendo temos a alteração no peso, que pode ser para mais ou para menos. No caso do emagrecimento, relaciona-se com a perda de apetite ou mesmo pela dificuldade em comer. Já a engorda se apresenta pelo sedentarismo e diminuição do ritmo.

5 dicas para cuidar do seu gato idoso

O tempo passa para todos. Inclusive para os gatos. Por isso, veja algumas dicas sobre cuidados com gatos idosos.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 dicas e truques na hora de tirar a cutícula sozinha!

Se você quer aprender a tirar a cutícula sozinha, não esqueça de hidratar bem e saber usar corretamente o alicate. Veja mais 5 dicas aqui.

Continue lendo
content

Como fazer o Curso Design de Sobrancelha Cátia Armigliatto?

Veja como fazer o curso de design de sobrancelha de Cátia Armigliatto e torne-se especialista na área com conteúdos completos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Worldpackers é confiável? Veja como funciona e viaje pelo mundo

A Worldpackers é uma comunidade que utiliza o voluntariado como moeda de troca por hospedagem e até refeições! São mais de 2 milhões de viajantes e anfitriões espalhados pelo mundo todo, então veja aqui como funciona!

Continue lendo
content

Viajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?

Ainda que não seja muito popular para os ocidentais, a Coreia do Sul está sendo cada vez mais desejada por turistas. Veja aqui como aproveitar esse país repleto de história e cultura que vai te render uma viagem surpreendente!

Continue lendo
content

5 melhores lugares para conhecer em Fortaleza: atrações imperdíveis para todos os gostos!

Fortaleza abriga inúmeras atrações imperdíveis que vão desde museus até uma vida noturna agitada. Ou seja, a cidade agrada todos os viajantes, além de possuir uma gastronomia invejável que vale a pena conhecer.

Continue lendo