Gatos

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Anúncios

por Aline Mesquita

26/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021

Descubra qual seria a idade humana do seu gato

Qual a idade humana do seu gato
Qual a idade humana do seu gato

Talvez seu felino seja mais velho que você, sabia? Isso porque a idade humana do gato é bastante veloz. Aliás, se você achava que o cálculo era igual ao de cães, esqueça disso!

Os gatos têm desenvolvimento muito mais veloz do que o dos cães. Por isso, saiba que um cão de 02 anos é mais jovem que um gato de 01 ano. Incrível, não é mesmo? E só para dar uma ideia do quão diferentes são os felinos, aos 02 anos eles têm 25 anos humanos.

Assim, fica claro desde logo que o desenvolvimento deles é muito mais rápido! Quem tem um gato percebe, dia a dia, como eles aprendem coisas e adotam comportamentos e rotinas. E isso não é apenas na aparência, o organismo deles também se desenvolve velozmente.

Outro ponto interessante quanto ao cálculo da idade humana do gato é que ela não avança na mesma proporção. Ou seja, até os 03 anos, cada ano tem uma correspondência em idade humana. A partir do 04º ano, então, isso estabiliza.

Portanto, que tal aprender agora mesmo a idade humana do seu pet? Para isso, continue lendo. Abaixo, você encontra tudo sobre como calcular a idade do seu gato. Também, caso você não a saiba em cálculos normais, veja como descobrir quantos anos ele tem!

Anúncios

Como calcular a idade humana de um gato?

Conforme falamos acima, os gatos se desenvolvem de forma muito rápida. Entre 01 mês e 01 ano eles se tornam caçadores, têm hábitos de higiene diária e obtém uma rotina. Além disso, reconhecem estímulos e aprendem formas de comunicação (o miado de fome, areia ou água!).

Quer um exemplo? A gestação felina é de apenas 08 semanas. Isso mesmo, 02 meses! O desenvolvimento deles, assim, é rápido desde o útero felino. Além disso, eles em um mês se tornam menos dependentes, abrem os olhos e se interessam pelo ambiente.

Dito isso, esteja preparado para se surpreender com a idade humana do gato. É bem possível que o seu companheiro felino seja mais velho que você.

Entenda a relação entre a idade felina e a idade humana

Idade humana do seu gato
Idade humana do seu gato

Isso decorre do fato de que 01 ano do gato corresponde a 15 anos humanos. É isso mesmo! Um só ano do felino corresponde a mais de 02 anos dos caninos, que somam 07 anos humanos a cada ano.

Pois bem, o primeiro ano é de 15 anos humanos. O segundo, por sua vez, é de 10 anos em idade humana. Como dissemos, nos 03 primeiros anos essa evolução varia. Isso se dá pela queda no desenvolvimento do gato.

No terceiro ano, então, o gato soma 04 anos. E, a partir dessa idade, todos os anos ele somará novos 04 anos. Por exemplo, considere o cálculo de idade humana do gato que possui 05 anos:

  • Primeiro ano: 15 anos;
  • Segundo ano: 10 anos;
  • Terceiro ano: 04 anos;
  • Quarto ano: 04 anos;
  • Quinto ano: 04 anos.

O total, então, é de 37 anos humanos. Um gato de 06 anos tem 41 anos humanos, enquanto o de 07 anos tem 45 anos humanos e assim por diante. 

Mas, como descobrir a idade humana do gato se eu não sei quantos anos (de 365 dias, o “Normal”) ele possui? Não se preocupe, pois você poderá sanar sua curiosidade. Abaixo, separamos dicas de como descobrir a idade do seu felino.

Isso é interessante até mesmo para questões da saúde do seu gato. Ao adotá-lo diretamente da rua, por exemplo, você não tem as informações sobre a idade. E ela influencia diretamente na alimentação, cuidados veterinários e vacinas.

Apesar disso, ao adotar com uma ONG de felino você geralmente tem a idade estimada dele. Quem poderá afirmar, ao certo, será um veterinário. Porém, siga os sinais abaixo para saber ou conferir a data do bichano!

Anúncios

Idade do gato adulto

Por outro lado, o gato adulto é aquele que possui entre 01 e 07 anos. Nesse período, os dentes apresentam sinais de tártaro. Isso se revela na cor amarela que toma conta dos dentinhos dos felinos.

Ao final da vida adulta, ainda, os dentes do felino tendem a apresentar o início de desgastes.

A mudança de comportamento aqui se dá aos poucos. O gato é muito ativo nos primeiros anos de sua vida adulta. Por isso, continua se interessando por brincadeiras e caças (mesmo que de uma borboleta). Aos poucos, com o passar dos anos, ele aquieta. Isso é natural.

Contudo, é normal que ele alterne alguns momentos de preguiça e outros de brincadeira intensa. Por isso, ele se torna ativo por bastante tempo.

Gato filhote

Veja a idade humana do seu gato
Veja a idade humana do seu gato

Os gatos filhotes são os mais fáceis de se reconhecer. Primeiramente porque no primeiro mês não abrem os olhos de forma completa e são completamente dependentes. Já aos 03 meses eles já conseguem usar a caixa de areia, apresentam hábitos de higiene e de rotina.

É por volta dessa idade, também, que eles se interessam por brincadeiras e caça. Outros indícios da idade humana do gato, bem como da idade “normal”, são os dentes.

Quando ele já possui dentes permanentes e brancos, esse é um indício de que o felino tem 04 meses (16 semanas). Cabe lembrar que os gatos são considerados filhotes até 01 ano de idade.

Gato idoso

Por fim, o gato idoso é aquele que já possui 07 anos ou mais. O sinal disso, além do desgaste mais avançado dos dentes, é a perda de alguns deles. Isso é natural e ocorre a partir dos 10 anos, principalmente.

Porém, a ausência de dentes, na adoção de um gato idoso, pode indicar que ele tem de 10 a 15 anos. Os felinos, afinal, vivem por muito tempo, para nossa alegria!

Quanto ao comportamento, o gato se torna mais preguiçoso, tende a comer menos e interagir com menor freqüência. Contudo, continua sendo um companheiro para qualquer hora.

Quais são as doenças que atacam os gatos?

Antigamente, quando não existiam vacinas, humanos e animais ficavam sujeitos ao risco constante de contraírem doenças, e morrerem.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Primeira visita do gato ao veterinário: principais dúvidas e o que perguntar!

Se você acabou de adotar um amigo peludo, é importante agendar a primeira visita do gato ao veterinário. Então, veja tudo o que esperar!

Continue lendo
content

Cachorro Boiadeiro Australiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de cães leais, companheiros e com muita energia para gastar, então a raça ideal para você é o cachorro Boiadeiro Australiano!

Continue lendo
content

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato angorá é mundialmente e muito amado no Brasil! Ele chama atenção pelo tipo de pelagem e sua personalidade! Veja mais sobre ele aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 8 países mais baratos para se viajar pela Europa!

Você sabia que é possível viajar gastando pouco por alguns países da Europa? Então confira aqui nossa lista de 8 países que você pode viajar barato e inclua Polônia, Portugal, entre outros destinos no seu roteiro.

Continue lendo
content

Aplicativo Sygic Travel: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Sygic Travel você cria roteiros completos com hotéis, traslado, atrações e ainda confere a intensidade do seu itinerário diário. Entenda melhor como ele funciona e veja se vale a pena.

Continue lendo
content

Viagens só para mulheres: como funciona essa tendência!

Se você é mulher e quer conhecer a experiência de desbravar o mundo sozinha, saiba que existem agências de viagens exclusivas para o público feminino. Confira como elas funcionam e veja algumas sugestões para você planejar sua próxima viagem!

Continue lendo