Gatos

Gato Van Turco: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O Van Turco é uma raça rara de encontrar, mas que encanta facilmente quem o conhece. Com verdadeira paixão pela água, esse felino é brincalhão e muito adaptável. Veja tudo sobre sua personalidade amorosa!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 18/08/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Van Turco

Conheça tudo sobre essa raça antiga! Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre essa raça antiga! Fonte: AdobeStock.

Ainda que seja uma das raças mais antigas da Europa, o gato Van Turco só foi reconhecido como uma raça oficial mais recentemente. Talvez por isso, encontrar exemplares dessa raça seja tão difícil!

Entretanto, quem encontra esses felinos e tem a oportunidade de entrar em contato com eles logo se apaixona. Afinal, esse gato tem personalidade muito dócil e brincalhona, além de uma pelagem exuberante.

Gatos dando patada

Veja quando gatos adultos atacam filhotes

Gatos são animais bastante territoriais. Por isso, ao introduzir um novo membro felino na casa é importante ter bastante paciência para evitar brigas e ataques.

Embora tenham pelos longos e fartos, essa é uma raça que adora o contato com a água, contrariando a crença popular de que gatos não gostam de se molhar. Na verdade, esse gato é bastante adaptável.

Ou seja, mesmo que você more em apartamento, esse felino pode ser uma excelente opção de pet. Então, quer saber mais sobre a raça de gato Van Turco? É só continuar a leitura para saber tudo sobre ele!

Anúncios

Qual é o gato Van Turco?

Primeiramente, como o próprio nome diz, o gato Van Turco tem suas origens na Turquia. Aliás, mais precisamente próximo ao lago de Van. Alguns dizem que vem daí a paixão desse felino pela água!

Ademais, essa é uma raça de gato bastante antiga, tendo se originado de forma natural, sem intervenções humanas. Ou seja, esse felino não é uma raça híbrida, o que o torna um animal com saúde privilegiada.

Na verdade, o Van Turco é uma das raças mais antigas do mundo, e existem poucos registros sobre ele e sobre suas origens. Alguns até acreditam que os primeiros exemplares venham da Arca de Noé!

gato Bombaim deitado

Gato Bombaim: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma das raças mais adoradas pelos tutores, o Bombaim é um gato companheiro, amoroso e muito esperto. Embora tenha aparência selvagem, esse felino é se dá bem com todos!

São muitas as lendas que envolvem essa raça, que teve sua primeira aparição para o mundo apenas na década de 1960: uma criadora de gatos inglesa, Laura Lushington, acabou levando um casal Van Turco para a Grã-Bretanha.

Desse modo, iniciou então a criação desses felinos, que acabaram conseguindo reconhecimento oficial em 1969. Entretanto, essa é uma raça ainda bastante rara de encontrar fora da Europa.

Um dos fatores que mais chama a atenção na raça são seus pelos longos e sedosos, geralmente brancos. Ainda que alguns exemplares apresentem manchas características na cabeça e rabo, o restante do corpo é sempre branquinho.

Além disso, outro fator de destaque nesses felinos são seus olhos. De acordo com os padrões da raça, eles devem ser azuis, âmbar ou apresentar heterocromia, ou seja, um olho de cada cor.

Quanto custa um gato dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa um filhote Van Turco? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa um filhote Van Turco? Fonte: AdobeStock.

Como você pode ver, o gato Van Turco é um felino bastante raro de se encontrar quando fora da Grã-Bretanha ou da Turquia. Aliás, seus pelos longos e fartos podem dificultar sua adaptação em climas mais quentes.

Portanto, é importante pesquisar com cuidado para encontrar um gatil de confiança com filhotes desse felino. Além disso, exija o Pedigree para evitar adquirir um filhote que foge dos padrões da raça.

gato Siberiano sentado na neve

Gato Siberiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos peludos e de ar majestoso, então precisa conhecer o gato Siberiano. Confira tudo sobre a raça!

Ademais, criadouros clandestinos podem resultar em filhotes doentes e fracos, e você pode acabar contribuindo para os maus tratos animais! Portanto, procure referências e visite o local para ter certeza que o estabelecimento é confiável.

Os filhotes de Van Turco podem apresentar valores diferentes de acordo com o sexo do filhote, já que a fêmea é tida como mais valiosa do que o macho. Nesse sentido, o preço de um gato da raça pode chegar a R$5.000,00.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Além de possuir uma pelagem vasta e sedosa, essa raça também tem uma musculatura forte e maciça. Então, não se surpreenda se um gato Van Turco acabar sendo mais pesado do que você imagina.

Nesse sentido, esses felinos são bastante elegantes e possuem um porte médio. Sua altura pode variar entre 23 centímetros e 27 centímetros de cernelha, sendo que as fêmeas tendem a ser menores que os machos.

Ademais, seu peso também varia entre machos e fêmeas e pode chegar a 7kg! Aliás, muito cuidado com sua alimentação para evitar felinos obesos, já que a condição pode desencadear outros problemas de saúde.

gato Oriental Havana em pé fundo verde

Gato Oriental Havana: saiba tudo sobre essa raça!

Além de ser um gato bastante carinhoso, o Oriental Havana possui uma personalidade bastante sociável. Ou seja, pode ser o pet ideal para quem possui outros animais!

Na verdade, é importante realizar visitar regulares ao médico veterinário para exames de rotina. Embora sejam animais com uma saúde exemplar, os Van Turco com pelagem totalmente branca exigem cuidados específicos.

Isso porque esses felinos são considerados gatos albinos e, como tal, podem apresentar problemas auditivos e alguns são até mesmo surdos. Além disso, é bom evitar a exposição ao sol, já que sua pele rosada é bastante sensível.

Quando bem cuidados, essa raça possui uma boa expectativa de vida, podendo ultrapassar os 17 anos! Portanto, cuide bem do seu gatinho e ofereça a ele uma boa qualidade de vida para que ele permaneça forte e saudável!

Como criar um gato Van Turco?

Então, confira como criar essa raça de gato! Fonte: AdobeStock.
Então, confira como criar essa raça de gato! Fonte: AdobeStock.

Embora essa raça tenha um porte elegante e pomposo, os gatos Van Turco são muito brincalhões e tem bastante energia! Então tenha a certeza de que você tem tempo hábil para dar atenção a ele todos os dias.

Aliás, essa raça tem verdadeira paixão pela água. No entanto, é bom supervisioná-lo quando próximo a piscinas e lagos, por exemplo. Evite que molhem o ouvido para evitar infecções e seque bem seus pelos depois da brincadeira.

Ademais, com uma pelagem tão farta, é importante manter uma boa rotina de escovação e duas vezes na semana é o suficiente. Dessa forma você evita a queda excessiva de pelos pela casa.

Gato deitado no cobertor

Pode deixar o gato ficar sozinho por quantos dias?

Mesmo que seu gato seja um animal independente, cuidado! Isso não significa que ele pode ficar sozinho em casa por dias. Veja aqui alternativas de como não estressá-lo!

Ainda que a raça seja bastante adaptável tanto em apartamentos quanto casas maiores, é muito importante oferecer um bom enriquecimento ambiental. Isso quer dizer que ele necessita de arranhadores e brinquedos suficientes para gastar energia.

Por fim, animais de estimação geram um custo regular aos tutores, seja para uma boa alimentação ou para consultas regulares ao veterinário. Mas, você sabia que existem planos de saúde pet que podem te ajudar a economizar?

Pois bem, com o Vet Prev você pode escolher um plano que cabe no seu bolso e inclui exames preventivos e serviços básicos de saúde. Então, veja a seguir como contratar e confira as opções disponíveis para você!

Vet Prev plano de saúde: como fazer para seu pet?

Conheça hoje o Vet Prev plano de saúde para animais de estimação e veja como fazê-lo para seu amiguinho de 04 patas, garantindo sua saúde com cuidados especiais.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de cabeleireiro: guia completo + 5 dicas de ouro!

O curso de cabeleireiro é ideal para quem está buscando ingressar na área de beleza e cuidados pessoais, uma área que está em crescimento.

Continue lendo
content

Bola de pelo: se lamber e ingerir pelos é prejudicial?

Seu gato adora se limpar? Costuma vomitar bola de pelo? Fique atento na frequência! Ele pode sofrer com bloqueios intestinais.

Continue lendo
content

Curso de pilates à distância: conheça essa modalidade!

O curso de pilates à distância é uma opção interessante para quem quer continuar praticando, mesmo durante a pandemia. Saiba mais sobre aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Top Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Top Turismo possui um site completo com todos os serviços que oferece, além de curiosidades sobre destinos, documentos e muito mais! Conheça tudo sobre a agência e como funciona para solicitar um orçamento.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaú Mastercard Black?

Solicitar o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black nunca foi tão fácil! Ao contrário de outros cartões Black, você pode pedir o seu por meio do site do Itaú. Entenda como funciona o procedimento.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pelo Guichê Virtual?

Se você pretende viajar de ônibus, não deixe de economizar seu tempo e evite enfrentar filas. Para isso, basta acessar o site do Guichê Virtual ou baixar o aplicativo e fazer sua compra online. Veja o passo a passo e entenda como funciona!

Continue lendo