Gatos

Gato Oriental Havana: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Além de ser um gato bastante carinhoso, o Oriental Havana possui uma personalidade bastante sociável. Ou seja, pode ser o pet ideal para quem possui outros animais de espécies diferentes.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 22/06/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Oriental Havana

Então, conheça tudo sobre essa raça de gato. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de gato. Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, você sabia que o gato Oriental Havana é uma raça rara? Desenvolvida em meados de 1950 na Inglaterra, esse felino tem uma pelagem marrom e olhos grandes e verdes. Ademais, é um gato esguio e ágil, com uma personalidade bastante afetuosa que encanta seus tutores.

Embora existam pouquíssimos exemplares do gato Oriental Havana no mundo, os criadores da raça continuam empenhados em gerar cada vez mais desses felinos. Então, já pensou em adquirir um filhote desse gato? Quer conhecer mais sobre sua história e personalidade? Pois é só continuar a leitura para conferir tudo sobre ele!

As 15 raças de gatos mais carinhosas

Nem sempre os gatos gostam de contato com os seus donos, não é mesmo? Porém, você sabe quais são as 15 raças de gatos mais carinhosas que existem? Então, confira aqui!

Anúncios

Qual é o gato Oriental Havana?

Ainda que haja bastante controvérsia quanto a origem desse gato, o primeiro filhote de que se tem registro do Havana data de 1952. No entanto, não se sabe se o nascimento desse felino foi acidental ou proposital. De acordo com especialistas, os criadores da raça de gatos Siameses tinham o objetivo de criar um gato marrom.

Logo, nasce o primeiro gatinho com a pelagem chocolate na Inglaterra, ao que outros seguiram nas próximas crias. Então, foi em 1958 que a raça foi finalmente reconhecida oficial por clubes de felinos e seus primeiros exemplares chegaram aos Estados Unidos. Assim, começou a propagação do gato Oriental Havana.

Os padrões da raça trazem um animal de pelo sedoso de cor chocolate, a única coloração aceita. Aliás, seu nome se dá devido a semelhança do tom de marrom com os charutos cubanos Havana. Enquanto isso, também possuem olhos grandes, geralmente de cor verde bem vivo que acabam se destacando bastante sobre o pelo escuro.

Além disso, suas orelhas são pontudas e separadas, bem inseridas na cabeça que possui um formato mais arredondado. Ademais, seu corpo é esguio e musculoso, com patas fortes e ágeis. De um modo geral, esse felino é bastante brincalhão e carinhoso, razão pela qual encanta os aficionados da raça. Entretanto, vale lembrar que existem pouquíssimos exemplares no mundo, sendo considerado um gato em extinção.

Quanto custa um gato dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma raça bastante desejada por sua beleza e personalidade, o gato Oriental Havana é um felino bastante raro de se encontrar. Ou seja, tenha cuidado ao procurar um gatil ou criadouro para adquirir seu filhote. Nesse sentido, procure sempre indicações e resenhas de outros tutores para evitar dores de cabeça.

Além disso, é muito importante exigir o Pedigree da raça e conhecer os ancestrais do filhote que você vai levar para casa. Portanto, visite o local para ter certeza de que os animais são saudáveis e que o estabelecimento segue os padrões da raça. No entanto, vale lembrar que talvez você não encontre um criador ou gatil do Havana no Brasil.

Ademais, você pode encontrar criadores fora do país, mais especificamente nos Estados Unidos ou Inglaterra, de onde pode importar um filhote. De um modo geral, o gato Oriental Havana tem um valor um pouco acima da média, variando entre US$1.000,00 e US$1.500,00 devido a dificuldade de se encontrar exemplares desse felino.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Primeiramente, o Havana é um gato de aparência magra, mas com pernas longas e musculosas. Nesse sentido, sua altura tende a variar entre 25 centímetros e 30 centímetros, sendo a fêmea um pouco menor que o macho na maioria das vezes. No entanto, seu peso não é dos maiores, variando entre 2,5kg e 4kg.

Ou seja, embora seja um gato um pouco mais alto, é um felino forte e esguio, sendo considerado um gato de porte médio. Ademais, suas patas atléticas dão a ele um ar de gato ágil e veloz, combinando com sua personalidade brincalhona. Aliás, o gato Oriental Havana é um animal bastante saudável e resistente a doenças.

Entretanto, existem alguns problemas de saúde que são característicos da raça como a propensão ao cálculo renal, ou Urolitíase. Portanto, é muito importante manter uma rotina regrada de visitas ao médico veterinário, realizando exames regularmente. Lembre-se que doenças do trato urinário são perigosas e precisam ser monitoradas com frequência.

Por fim, o Havana não é um gato muito tolerante ao frio. Desse modo, é importante mantê-lo aquecido caso a temperatura atinja níveis muito baixos na sua região, podendo deixar o felino doente. Quando bem cuidado, esse gato pode ultrapassar os 15 anos de vida! Ou seja, é de fato um animal forte e resistente!

Como criar um gato Oriental Havana?

Veja como criar essa raça. Fonte: AdobeStock.
Veja como criar essa raça. Fonte: AdobeStock.

Se você possui um filhote de gato Oriental Havana e está em dúvida de como é seu comportamento, saiba que você tem em casa um animal muito carinhoso. Nesse sentido, esses felinos são pets companheiros e afetuosos, sempre simpáticos e sociáveis, são excelentes companhias para crianças e idosos.

Aliás, esses gatos tem uma personalidade privilegiada, se dando bem com outros animais até mesmo de espécies diferentes. Entretanto, esse é um felino que não gosta de ficar sozinho, necessitando de interação humana ou com outros animais durante seu dia. Portanto, caso você fique longos períodos fora de casa, essa não é a raça ideal para você.

Ademais, esses gatos são bastante inteligente, ainda que tenham um nível de energia moderado. Desse modo, alguns arranhadores e brinquedos serão suficientes para mantê-lo entretido durante o dia. Além disso, esses pets adoram cochilar no colo do seu tutor, chamando a atenção sempre que se sentir sozinho.

O gato Oriental Havana também é bastante paciente com crianças, sendo um animal fiel e carinhoso com os pequenos. Não se surpreenda se encontrar seu Havana carregando seus itens pessoais na boca, como meias e objetos pequenos, já que eles são muito brincalhões. Tem como não se apaixonar por essa raça?

Pois bem, se você gosta de felinos carinhosos e companheiros, que tal conhecer tudo sobre o gato Munchkin? Essa raça de gato anão é, além de adorável e fofa, uma das raças mais carinhosas dentre os felinos. Seus pelos macios e suas patinhas curtas lhe conferem um ar dócil e amoroso, o que não deixa de ser verdade. Confira a seguir tudo sobre ele!

Gato anão: conheça a raça Munchkin

O Munchkin é uma raça doméstica de gato anão. Possui pernas curtas devido à uma mutação genética natural. Se parece com um gato em miniatura.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Dicas para ganhar sorteio no Instagram: aumente suas chances de conseguir um prêmio!

Quer ter mais chances de ganhar prêmios incríveis? Então confira nossas dicas para ganhar sorteio no Instagram e participe!

Continue lendo
content

Gato Himalaio: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Himalaio é um dos felinos mais encantadores no mundo. Com pelos fartos e personalidade dócil, ele é ideal para crianças. Conheça!

Continue lendo
content

Setores da área da beleza: quais são os principais?

Existem setores da área da beleza que está em alta no mercado, devido à procura dos consumidores, que estão mais interessados em cuidados.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Internacional?

O cartão Latam Pass Itaucard Internacional é uma ferramenta ideal para quem costuma viajar sempre. Assim, ele oferece benefícios e descontos exclusivos para seus clientes. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Viracopos: veja antes de viajar!

O aeroporto de Viracopos é um dos principais terminais aéreos do Brasil e movimenta cada vez mais passageiros. Além de estar recém reformado e com novos serviços, você pode economizar com voos que saem de lá!

Continue lendo
content

Aplicativo FlixBus: veja como funciona e se vale a pena!

Um dos aplicativos de transporte rodoviário mais famosos no mundo chegou ao Brasil e oferece passagens com preços incríveis para quem quer economizar. Entenda como ele funciona e veja se vale a pena de verdade!

Continue lendo