Beleza

O Boticário é cruelty free? Saiba aqui!

Você sabe se o Boticário é uma marca cruelty free? Confira, hoje, se uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil usa animais para testes.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 20/08/2021

Descubra se a marca O Boticário é cruelty free

O Boticário é cruelty free?
O Boticário é cruelty free?

O Boticário é cruelty free? Veja, hoje, tudo sobre os seus produtos e sobre a relação que a marca tem com o uso de animais em testes cosméticos e dermatológicos.

Muito se fala sobre a responsabilidade social das empresas. Ela se revela no cuidado com as leis trabalhistas e ambientais. Ainda, ao respeito à diversidade e à promoção de medidas que ajudem na construção de uma sociedade melhor e mais justa.

Portanto, quando falamos em responsabilidade social também nos referimos aos processos produtivos. E, neles, o respeito à vida. Contudo, esse respeito não deve ser apenas à vida humana, mas a todas as formas de vida que existem.

E é exatamente aqui que entra o conceito de cruelty free. Ele se refere ao uso de animais em testes para produtos humanos. Para saber mais sobre o assunto e se o Boticário é cruelty free, continue sua leitura e confira!

Produtos cruelty free: o que são? Veja aqui!

Hoje muito se fala em produtos cruelty free. Mas você sabe exatamente o que são eles? Conheça hoje e veja as vantagens e porque usá-los.

Anúncios

O que são marcas cruelty free?

São marcas que dispensam do seu processo produtivo o uso de animais para testes dos novos produtos e fórmulas. Por isso, esse selo se refere às fabricantes de cosméticos, produtos de higiene e de beleza que não usam animais como testes.

O termo, portanto, se refere ao respeito à vida animal e ao não uso de animais como cobaias. Porém, não diz respeito apenas ao uso direto de animais. Ele também inclui o uso indireto. Isto é, que a marca não use ingredientes cujos fabricantes usam testes animais.

Assim, exige-se que a marca não use animais em seus testes e, também, não patrocine testes de terceiros em bichos.

Portanto, para saber se o Boticário é cruelty free é necessário analisar esses pontos na sua conduta. Abaixo, então, confira se o grupo Boticário pode ser visto dessa maneira.

Afinal, a marca O Boticário é realmente cruelty free?

O Boticário é cruelty free?
O Boticário é cruelty free?

A marca Boticário aponta que não usa testes em animais há mais de 20 anos. Igualmente, que não faz uso de ingredientes que surgem a partir de testes em animais. Portanto, ela pode ser considerada como cruelty free.

Seus produtos possuem selos que apontam o reconhecimento dessas condições por importantes órgãos internacionais, como veremos abaixo. O que deve ficar claro, contudo, é que o Boticário pode ser cruelty free, mas não é vegano.

Uma empresa vegana é aquela que não usa ingredientes com origem animal, qualquer seja ela. Da mesma forma, requer que a empresa não patrocine eventos que sacrificam ou maltratam dos animais. 

Contudo, o que acontece é que apesar do Boticário ser cruelty free, ele usa alguns ingredientes de origem animal. Por exemplo, leite e mel, dentre vários outros. Entretanto, já é possível ver grandes avanços da marca.

Uma simples pesquisa no seu site aponta que o Boticário possui 1.017 produtos veganos. Isto é, sem qualquer ingrediente de origem animal. Além disso, todos os que são assim possuem informação nas embalagens, sendo facilmente reconhecíveis.

Por fim, cabe ressaltar que mesmo tendo alguns selos de cruelty free, o Boticário ainda causa algumas polêmicas quanto às suas condutas. Abaixo, entenda.

Anúncios

O que diz a marca O Boticário ?

O Boticário é cruelty free?
O Boticário é cruelty free?

O Boticário ressalta, em sua página, a inexistência de uso de animais em testes. Veja o que diz publicação do grupo ainda em abril de 2021:

“O Grupo Boticário e O Boticário não realizam testes em animais nos produtos fabricados em suas operações, para marcas próprias e/ou licenciadas, nem em matérias-primas há mais de 20 anos, mesmo não havendo legislação que proíba a prática no Brasil, e exige esse mesmo compromisso de seus fornecedores.

Não realizamos testes em animais e fomos pioneiros no Brasil na criação de métodos alternativos. Hoje, são mais de 50 métodos desenvolvidos por nossos pesquisadores, que garantem a segurança e a eficácia dos produtos. Entre eles, destacam-se a pele 3D – que simula a pele humana – e o organs on a chip – que atua como um órgão humano em um chip.”

Além disso, a marca se orgulha dos seus selos que atestam o não uso de animais em testes. Veja, então, o que diz a marca Boticário sobre ser cruelty free:

“Temos o selo Beauty Without Bunnies, da PETA, voltado a marcas que oferecem cosméticos e outros produtos de cuidados pessoais que não são testados em animais. Também temos o selo Leaping Bunny, o que significa que todos os produtos das nossas marcas são aprovados pela organização de proteção animal Cruelty Free International, um programa de referência internacional que certifica produtos livres de crueldade animal”.

O que dizem sobre isso?

Como vimos acima, o Boticário afirma ser cruelty free ao mesmo tempo em que sustenta selos de instituições importantes que afirmam isso. Onde estão, então, as polêmicas? Pois bem, vamos aos fatos.

Muitas instituições e representantes da causa vegana e animal afirmam que o Boticário não seria realmente cruelty free. E isso decorreria do fato de que ele faz parte da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Ou melhor, não só faz parte, mas também ocupa importantes papéis no conselho da Associação. Dessa forma, em 2018 essa associação, cuja presidência estava nas mãos do Grupo Boticário, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federar.

Essa ação, então, visava derrubar algumas leis estaduais que proíbem o uso de animais nos testes. Portanto, ativistas apontam que o Boticário não é cruelty free. E isso se deve ao fato de que ele tenta, ainda, derrubar normas que protegem o reino animal.

Nesse sentido, o principal argumento dos ativistas é que a empresa ocupava a presidência da ABIHPEC. Com isso, tomou um posicionamento nocivo e que representaria os princípios da empresa.

Portanto, mesmo que o Boticário não use testes em animais no seu processo produtivo, é como se ele estivesse sendo favorável à liberação. E, com isso, permitia outras empresas e o próprio Boticário ao uso desses testes. 

Marcas cruelty free

Você sabe quais são as marcas cruelty free? Então confira a lista completa e saiba com quem comprar sem que isso cause prejuízos aos animais.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Maquiagem para debutante: veja o passo a passo!

A maquiagem para debutante deve ser pensada com cuidado, pois ela precisa fazer sentido para a escolha do vestido e principalmente do tema!

Continue lendo
content

TOP 8 opções de App para Alongamento e Flexibilidade: escolha o melhor!

Se você busca o melhor app para alongamento e flexibilidade, veja nossa lista com 8 opções incríveis! Tem até yoga para relaxar!

Continue lendo
content

Raças de gatos preferidas pelos brasileiros: conheça as 10!

Existem várias raças de gatos espalhadas pelo mundo, mas existem algumas que são mais comuns no Brasil. Conheça algumas agora aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Single Trips Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Conheça a Single Trips, agência focada em passeios para solteiros que garante boa companhia e experiências inesquecíveis. Com pacotes nacionais e internacionais, ela oferece turismo para ajudar as pessoas a fazerem amizades!

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banco do Brasil Gol Smiles Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Banco do Brasil Gol Smiles Visa Infinite é uma parceria com o programa de milhas Smiles e pontua conforme seus gastos. Além disso, sua pontuação é maior e você pode acumular muito mais milhas aéreas!

Continue lendo