Gatos

Gato Siberiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos peludos e de ar majestoso, então precisa conhecer o gato Siberiano. Nesse sentido, a raça de porte médio a grande tem ancestrais selvagens, mas é muito carinhoso e dócil. Difícil não se apaixonar por ele. Confira!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 16/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Siberiano

Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: Adobe Stock.
Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: Adobe Stock.

Acredita-se que a raça de gato Siberiano tenha como ancestrais os gatos selvagens das florestas da Sibéria, daí o seu nome. Ainda que a raça tenha sido documentada recentemente, suas origens o fazem um dos gatos mais antigos do mundo.

Embora tenha uma aparência robusta e um pouco selvagem, o gato Siberiano é um felino muito amável e tranquilo. Então, se você procura um animal companheiro e carinhoso, com certeza vai adorar conhecer os gatos dessa raça. Portanto, continue a leitura e descubra tudo sobre os gatos Siberianos.

Gato tomando sol

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos e que não precisam de muita manutenção, então conheça o gato Peterbald, uma raça recente e carinhosa!

Anúncios

Qual é o gato Siberiano?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: Adobe Stock.

Também conhecido como “gato da floresta”, essa raça tem suas origens nas regiões dos bosques da Sibéria e Ucrânia e pode ser considerada uma das raças mais antigas do mundo. No entanto, o gato Siberiano apenas foi difundido nos anos 90, isso porque durante o regime soviético, a exploração de animais domésticos foi proibida.

Dessa forma, alguns criadores clandestinos vendiam esses animais secretamente. Assim, apenas em 1987 é que a raça foi reconhecida, espalhando-se pelo mundo a partir de então. Aliás, é muito fácil se apaixonar por um gato Siberiano devido sua aparência exuberante e sua personalidade carinhosa.

Primeiramente, a característica que mais chama a atenção na raça com certeza é sua pelagem. Desse modo, os gatos Siberianos possuem duas camadas distintas de pelos, uma mais externa e mais longa, e outra mais interna, uma camada espessa que o protege do frio da região. Além do mais, quase todas as padronagens de cor são aceitas na raça, exceto os chocolate.

Ademais, os exemplares da raça possuem olhos redondos e grandes, geralmente de cor amarela e verde. Entretanto, ainda são aceitos olhos azuis, embora sejam raros de encontrar e mais caros também. Além disso, o gato Siberiano é um gato robusto, forte e sua pelagem o faz parecer ainda maior do que de fato é.

Por fim, também é importante mencionar que os gatos da raça levam mais tempo para atingir a maturidade. Ou seja, ele mantém a personalidade e características de gatos filhotes até se desenvolverem por completo, por volta de 5 anos de idade.

Quanto custa um gato dessa raça?

Embora seja um gato já difundido pelo mundo, a raça ainda não é muito popular em alguns lugares, especialmente devido ao clima. Isso porque, como você pode imaginar, o gato Siberiano é típico de locais muito frios, com temperaturas drásticas. Desse modo, você pode comprometer a saúde do bichano com climas muito quentes.

Além disso, é importante conhecer o gatil ou criadouro de onde você vai adotar seu filhote. Assim, você poderá evitar locais que não respeitam os animais e evitará financiar criadouros clandestinos. Ademais, não acredite em valores muito fora do padrão, pois você não poderá atestar o pedigree do seu gatinho, e pode ser que ele fuja do modelo da raça. Aliás, você também pode adquirir um filhote doente se não souber a procedência da linhagem.

Pois bem, dito isso, se você está apaixonado pela raça Siberiano e quer adquirir um filhote, prepare seu bolso já que essa é uma das raças mais caras que existem. Talvez devido a sua raridade em alguns lugares do mundo, o gato Siberiano custa em média cerca de R$5.000,00 no Brasil. Entretanto, esse valor pode aumentar de acordo com o sexo ou padrão de cor.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de tudo, como já dissemos, o gato Siberiano possui uma dupla camada de pelos o que lhe faz parecer um gato maior do que realmente é. Além disso, os gatos da raça tem o corpo musculoso e robusto, com patas largas e grossas. Assim, um exemplar Siberiano é considerado um gato de porte médio a grande, atingindo cerca de 30 centímetros de altura e podendo chegar a 9kg!

Ademais, os gatos dessa raça possuem uma saúde invejável. Alguns especulam que isso se dê pelo fato da raça ter se mantido inalterada por muitos anos. Ou seja, o Siberiano descende de gatos selvagens e a raça evoluiu naturalmente, sem a interferência de humanos. Desse modo, ele não possui doenças congênitas conhecidas.

Entretanto, é muito importante que você mantenha a rotina de consultas veterinárias, além de vermifugação e vacinação em dia. Portanto, procure leva-lo a uma consulta pelo menos uma vez ao ano para exames de rotina. Se bem cuidado, os gatos Siberianos tem uma longa expectativa de vida, podendo ultrapassar os 18 anos de idade.

Como criar um gato Siberiano?

Então, como criar a raça? Fonte: Adobe Stock.
Então, como criar a raça? Fonte: Adobe Stock.

Primeiramente, como você já deve ter adivinhado, o principal cuidado que você precisa ter com a raça é a manutenção dos seus pelos. Aliás, como esse gato possui dupla camada, é muito importante que você tenha tempo hábil para escová-lo regularmente. Desse modo, você evitará nós e emaranhados, além das bolas de pelos. Mas não se preocupe, escovação de 2 a 3 vezes por semana já é suficiente.

Além disso, essa raça é conhecida por gostar muito de água. Então pode ser uma boa ideia leva-lo passear com você se você tiver lagos ou córregos na região onde vive. Mas cuidado, pois manter os pelos molhados constantemente pode causar doenças, já que você pode eliminar a camada protetora da pele.

Ao contrário do que muitos pensam ao dar de cara com um gato Siberiano, essa raça é bastante dócil e carinhosa. Então não se engane pela aparência robusta e majestosa, pois a personalidade desses gatos muito se assemelha a de um cachorro. Nesse sentido, eles costumam esperar seus donos retornarem quando saem, e pedem atenção constantemente.

Entretanto, esse gato pode ser um pouco tímido com estranhos, mas com o passar do tempo e com paciência, ele se torna bastante sociável. A raça também convive bem com outros animais e adora brincar e escalar. Portanto, é uma boa ideia investir em arranhadores mais altos, devido ao porte grande da raça.

Então, você gosta de gatos grandes e peludos? Pois você precisa conhecer a raça Ragdoll. De personalidade afetuosa e carinhosa como o gato Siberiano, é difícil não se encantar por um gatinho essa raça. Assim, acesse nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre o Ragdoll.

Cara de gato Ragdoll

Gato Ragdoll: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Ragdoll é uma das maiores e mais populares raças de gato do mundo, com personalidade dócil e companheira, você vai se encantar por ele!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso Empreende Aroma: conheça o curso e saiba se é confiável!

Veja aqui se o Curso Empreende Aroma é confiável. Ele te ensina a produzir cosméticos naturais com ingredientes que você tem em casa!

Continue lendo
content

Como me inscrever nos cursos gratuitos do SENAC 2022?

Gestão, informática, saúde... Os cursos gratuitos do SENAC atendem muitas áreas de atuação, então veja como se inscrever e aperfeiçoar!

Continue lendo
content

Neutralização de sobrancelhas: como fazer?

A neutralização de sobrancelhas é uma técnica para dar um aspecto mais suave para a sobrancelha após alguns procedimentos. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino. Portanto, confira aqui algumas dicas de como aproveitar ao máximo a gastronomia local quando for viajar!

Continue lendo
content

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

Embora ainda estejamos vivendo resquícios da pandemia, o mercado de turismo já começa a aquecer novamente. No entanto, se ainda está receoso de viajar, trouxemos dicas de lugares com menos aglomeração para você aproveitar as viagens pós-quarentena. Confira!

Continue lendo
content

5 melhores apps tradutores para usar em viagens

Nem toda viagem internacional precisa ser um sufoco se você não fala a língua do seu destino. Para ajudar, veja aqui uma lista de melhores apps tradutores para viagens que preparamos e assim tenha mais conforto para se comunicar!

Continue lendo