Gatos

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Peterbald é uma raça recente que surgiu na Rússia em meados de 1994. No entanto, a raça só foi reconhecida em 1997 e ainda é bastante rara pelo mundo. Então, se quiser saber todas as características desse gato exótico, confira aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato Peterbald

Afinal, você já conhece o gato Peterbald? Fonte: Unsplash.
Afinal, você já conhece o gato Peterbald? Fonte: Unsplash.

Com ancestrais como Don Sphynx, Oriental Shorthair, Russian Blue e Siamês, surge na Rússia o gato Peterbald. Aliás, essa é uma raça bem recente que apareceu por volta de 1994 em São Petesburgo. Assim os gatos Peterbald podem ter o gene de ausência de pelos, ou também podem existir exemplares que não herdam a calvície.

Ademais, esses gatos são bastante inteligentes e companheiros e gostam de ficar dentro de casa. Portanto, pode ser uma boa opção para pessoas mais velhas que não costumam ficar muito tempo fora. Então, quer saber mais sobre a raça? É só continuar a leitura que trouxemos todas as características principais do gato Peterbald! Confira!

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente, e amado no Brasil! Veja mais.

Qual é o gato Peterbald?

Mas, afinal, você conhece essa raça? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, você conhece essa raça? Fonte: Pexels.

Então, a raça é bastante recente e os cruzamentos para obtê-la começaram na Rússia em meados de 1994. No entanto, a raça só foi reconhecida em 1997 e tem chamado bastante atenção devido sua aparência de um gato Oriental sem pelos. Assim, a característica da calvície nesses gatos vem de uma alteração genética causada por um gene dominante.

Ainda que seja esperado que um gato Peterbald não tenha pelos, é bastante comum encontrar filhotes com pelagem normal em uma ninhada. Aliás, existem gatos da raça que apresentam pelos menores de 5 milímetros, e seu toque lembra a textura de um pêssego. Existem ainda os que possuem pelos comuns, maiores de 5 milímetros.

Ademais, não existe um padrão ou cor característica da raça. Ou seja, todas as cores e padrões de pelos são aceitas.

Pois bem, o Peterbald lembra bastante o gato Oriental Shorthair. Nesse sentido, ele é um gato esbelto de corpo musculoso e elegante, bastante resistente. Sua cabeça é longa e triangular, com um focinho fino e comprido e com orelhas pontiagudas.

Além disso, seus olhos são de tamanho médio, amendoados e não são protuberantes. Assim como a pelagem do gato Peterbald, os olhos também não apresentam cores específicas da raça. Portanto, podem ser de cores variadas.

De um modo geral, o gato Peterbald é um gato afetuoso e simpático, além de ser bastante vocal. Então, se você tem tempo de dar atenção ao seu Peterbald, com certeza serão melhores amigos durante toda sua vida.

Quanto custa um gato dessa raça?

Primeiramente, o gato Peterbald é de uma raça bastante recente, sendo oficializada apenas em 1997. Sua criadora, Olga Mironova, procurava obter um gato sem pelos que fosse diferente do Sphynx, com uma aparência mais característica do gato Oriental. Desse modo, é importante dizer que a raça ainda está em desenvolvimento.

Portanto, o gato Peterbald ainda não é muito conhecido, sendo mais popular na Europa. Assim, um filhote da raça custa em torno de $5.000,00 dólares. Aliás, alguns já o colocaram na lista de gatos mais caros do mundo!

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, o gato Peterbald é uma raça bastante esbelta, com pernas compridas e musculosas. Assim, ele tende a ser um gato maior que seus ancestrais Orientais e Sphynx, sendo considerada uma raça média. Ou seja, sua altura varia entre 20cm a 25cm.

Ademais, os gatos Peterbald são robustos, resistentes e costumam pesar entre 3kg e 5kg. No entanto, alguns exemplares maiores podem pesar ainda mais. Portanto, os gatos dessa raça são ágeis e elegantes, com patas longas.

Por ser um gato sem pelos, ou ainda com pelos bastante curtos como é o caso de filhotes com pelos de 5 milímetros, por exemplo, é importante ficar de olhos na variação climática. Nesse sentido, é preciso manter o gato Peterbald aquecido em dias frios, e protege-los do sol em dias mais quentes já que eles não têm pelos mais grossos para fazer essa função. Além do mais, essa raça não possui problemas de saúde relacionados a genética, o os tornam gatos resistentes. Ou seja, a raça tem uma expectativa de vida mais longa, em média 15 anos.

Como criar um gato Peterbald?

Então, como criar essa raça? Fonte: Unsplash.
Então, como criar essa raça? Fonte: Unsplash.

Antes de tudo, essa é uma raça bastante apegada ao dono. Nesse sentido, ele é um gato que vai receber seu dono quando ele chega, e também se despede dele na porta quando percebe que vai sair. Ou seja, o gato Peterbald não gosta muito de ficar sozinho. Portanto, se você costuma passar longas horas fora de casa, talvez essa não seja a raça que procura.

Ademais, os gatos Peterbald tem um temperamento bastante calmo e carinhoso. Assim, são ótimos com crianças e também se dão muito bem com outros animais. Aliás, esse gato não gosta muito de sair de casa, o que os tornam perfeitos para morar em apartamentos ou uma casa menor.

Além do mais, essa raça é muito inteligente e brincalhona. Então, é importante que você separe um tempo do seu dia para dar bastante atenção a ele. O gato Peterbald também é um gato vocal, o que quer dizer que vai adorar conversar com você, especialmente para chamar sua atenção e pedir carinho.

Por fim, essa é uma raça de metabolismo acelerado, o que significa que ele vai exigir uma alimentação mais frequente e mais balanceada. Ademais, não é um gato de muita manutenção, ainda que seja encorajado visitas regulares ao médico veterinário. Aliás, fique de olho nas variações climáticas e proteja seu Peterbald do frio e calor excessivos.

Então, quer conhecer outra raça de gato exótico e bastante carinhoso? Pois acesse nosso conteúdo a seguir e descubra todos os detalhes do gato Exótico Shorthair, uma raça amorosa e paciente que vai te encantar!

Gato Exótico Shorthair: saiba tudo sobre essa raça

O gato Exótico Shorthair é um gato ideal para famílias e se dá muito bem com crianças e outros animais. Confira aqui tudo sobre essa raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Como fazer os Cursos do Centro das Sobrancelhas?

Veja como fazer os cursos do Centro das Sobrancelhas para aprender sobre estética facial e faça sua matrícula para as aulas presenciais!

Continue lendo
content

Gato Donskoy: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Donskoy é uma versão russa do gato sem pelos, além de ser um animal simpático, sociável e muito brincalhão. Conheça mais sobre a raça!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso grátis de sobrancelha Certificado Cursos Online?

Veja aqui como fazer o Curso de sobrancelha Certificado Cursos Online e aproveite aulas gratuitas e online, além de certificado! Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo ou Trivago: qual a melhor para viajar?

Existem muitas opções de agências de turismo online no mercado. Então, se você está em dúvida entre Zarpo ou Trivago, confira aqui as principais características e o que cada uma tem a oferecer para fazer a melhor escolha para você!

Continue lendo
content

Zarpo Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Conheça a Zarpo Viagens, uma agência inovadora e criteriosa que oferece descontos exclusivos em diárias de hotéis de alta categoria. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Como transformar cashback em milhas? Vale a pena?

O cashback é um dos benefícios mais simples para o consumidor. Mas, para quem viaja com frequência, as milhas aéreas podem ser mais vantajosas. Veja como juntar cashback e confira se é possível transformá-lo em milhas!

Continue lendo