Gatos

Cuidados ao castrar o gato: entenda quais são!

A castração é muito importante para felinos. Igualmente, os cuidados ao castrar gato são indispensáveis. Conheça quais são e garanta a saúde do seu pet!

Anúncios

Conheça quais são os cuidados necessários ao castrar um gato

Cuidados ao castrar o gato
Cuidados ao castrar o gato

Tutores de felinos são responsáveis por alguns cuidados ao castrar gato. Eles são prévios à cirurgia e posteriores. São eles, então, que garantem o sucesso da recuperação.

A castração é muito importante para gatos. Afinal, ela pode torná-los menos agressivos, quando esse for o caso. Da mesma forma, deixam-nos mais caseiros. Com a cessação dos hormônios reprodutivos eles não têm mais o impulso de fugir de casa para o cruzamento.

E esses não são os únicos motivos para fazer a castração. Ela ajuda a reduzir a população de felinos em situação de abandono, nas ruas. Ainda, pode garantir a longevidade do seu companheiro ao evitar doenças.

Contudo, para que tudo isso seja possível, existem alguns cuidados ao castrar o gato. Sem eles o seu felino fica à mercê de infecções. Isto é, de uma má-recuperação pós-cirúrgica. A ausência desse trabalho preventivo, então, pode colocar a saúde dele e o bem-estar em perigo.

Porém, não se preocupe! Hoje veremos todos os cuidados que um gato demanda para sua castração. Abaixo você encontra, portanto, informações completas do que fazer antes e depois de castrar seu pet. Continue lendo e confira tudo!

O que é necessário pensar antes de castrar um gato?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a necessidade de castrar um felino. Isso é mesmo indispensável? Há perigo para o pet que passa por esse tipo de operação? Meu gato vai ficar diferente? Todas essas questões podem causar confusão e medo.

Entretanto, saiba que a castração traz inúmeros benefícios ao seu pet. São os principais deles:

  • Evite gestações sequenciais de gata fêmea, o que é exaustivo para o corpo da felina e pode prejudicar sua saúde;
  • Auxilie no controle da população de gatos de rua;
  • Previna doenças como câncer nos ovários para gatinhas e câncer de próstata para os gatos;
  • Tenha maior controle da circulação do seu gato, que tende a sair menos de casa. Com isso, expõe-se menos a perigos como atropelamentos, violência humana e até brigas com outros gatos;
  • Elimine comportamentos negativos como marcação de território.

Portanto, com os cuidados ao castrar o gato você garante que ele tenha maior qualidade de vida. Ainda, previne algumas doenças.

Além disso, saiba que o seu gatinho não deixará de ser feliz e ativo por causa da castração. É verdade que alguns felinos diminuem o ritmo. Contudo, isso não significa que eles fiquem completamente apáticos. Com os estímulos certos seu felino continua brincalhão.

Entenda um pouco mais dos cuidados ao castrar gato

Principais cuidados ao castrar o gato
Principais cuidados ao castrar o gato

Por isso, caso o seu gato de estimação ainda não seja castrado, não deixe de procurar um veterinário. Igualmente, caso o seu pet tenha alguma condição especial de saúde, informe-a ao profissional. Isso pode influenciar no tipo de cirurgia, anestesia ou mesmo na necessidade de castrar.

Ainda, existem cuidados ao castrar o gato que se aplicam ao momento prévio à castração. Eles se referem às condições do felino no dia da cirurgia em relação à alimentação. Veja:

  • Água: jejum de 06 horas antes da cirurgia;
  • Comida: 12 horas em jejum, antes da castração.

E não acabou. Você também precisará contar com alguns acessórios de gatos para facilitar nessa empreitada. São eles:

  • Caixa de transporte para levá-lo até o local da castração;
  • Macacão pós-cirúrgico para gatas fêmeas e colar elizabetano (cone) para gato macho;
  • Leve junto uma manta para manter o felino aquecido após o operatório. A anestesia tende a derrubar a temperatura dos seus corpos.

Castração de gatos: tudo o que você precisa saber

Diferente do nome técnico, a castração de gatos é algo simples e rápido. E essencial para garantir que os bichanos vivam mais e melhor.

Com quanto tempo pode castrar o gato?

Cuidados ao castrar o gato
Cuidados ao castrar o gato

Os médicos veterinários indicam que a castração ocorra cedo. Com isso você já garante os benefícios desde logo. Igualmente, a recuperação de um felino jovem é muito mais rápida. Por isso, não perca tempo.

Todavia, para fêmeas, indica-se que a castração ocorra entre o seu 1º e 2º cio. Já para machos as castrações variam. Alguns especialistas indicam fazê-la após o 1º ano do pet. Da mesma forma, outros afirmam que o melhor momento é em torno de 06 meses.

Por isso, aguarde ao menos esse tempo mínimo (6 meses). Também, consulte sempre o veterinário para decidir a data da castração. Afinal, ele é o profissional que tem especialização na área e acompanha seu pet ao longo do crescimento. Ou seja, ele é quem conhece a saúde do gato e suas necessidades especiais.

5 dicas de cuidados ao castrar um gato

Por fim, confira 05 dicas para cuidados após a castração do gato. Com elas você garante a melhor recuperação para o seu bichano. Ainda, trabalha em prol do bem-estar felino e da saúde do pequeno. Confira agora mesmo!

1. Invista em material de isolamento do curativo

Primeiramente, certifique-se de que você tem os materiais para isolar o curativo enquanto o corte cicatriza. Os gatos tendem a lamber a região para atenuar a dor e o incômodo. Isso, então, pode levar às infecções que podem ser letais.

Contudo, para gatos machos o melhor é o colar elizabetano. Ele é o cone que fica preso ao pescoço e que lembra em muito um abajur. Já para fêmeas, o ideal é o macacão. A cicatriz delas é muito maior e a recuperação leva mais dias. Com isso, há isolamento completo do curativo.

Ainda, cabe ressaltar que algumas técnicas de cirurgia para gatos machos usam laser. Assim, sequer requerem curativo ou o colar. Contudo, requerem os demais cuidados ao castrar gato.

2. Deixe-o descansar após a cirurgia

Após a cirurgia o seu gatinho precisará descansar. E não se preocupe, é normal ele ficar quieto nas primeiras horas do pós-operatório. Considere que além do efeito da anestesia eles podem estar com dor e até mesmo assustados.

Por isso, certifique-se de que ele possui um lugarzinho quente e aconchegante para se recuperar.

3. Observe a recuperação do felino

Todavia, é essencial que você observe a recuperação e as reações do seu pet. Vômitos são normais em razão da anestesia, mas não devem continuar nos demais dias. Qualquer alteração, contate seu veterinário.

4. Siga todas as recomendações do veterinário

Falando nele, saiba que é crucial seguir todas as recomendações. Somente assim você garante os cuidados ao castrar gato de forma correta e completa.

5. Adote a ração própria para gatos castrados

Por fim, após a cirurgia você deve optar pela ração para gatos castrados. Ela considera a nova condição do pet e possui nutrientes importantes. Em caso contrário o seu gato pode ser vítima de obesidade, por exemplo.

Cuidados com pelo do gato: veja 8 dicas!

Felinos de pelagem requerem cuidados com o pelo do gato. Por isso, não deixe de conferir como deixar seu gato com os pelos em dia!

Em Alta

content

Hiper Curioso: conheça essa plataforma completa!

A plataforma Hiper Curioso vale a pena, porque reúne jogos, cursos, dicas diversas e conteúdo sobre benefícios sociais. Saiba mais sobre ela!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de Fotografia Udemy?

Veja como fazer e se inscrever no Curso de Fotografia da Udemy e comece a estudar um conteúdo básico, mas completo para aprender!

Continue lendo
content

5 melhores cursos Abeline gratuitos para fazer!

Nutrição, administração, finanças, redação... são diversos cursos Abeline gratuitos para você estudar online! Conheça os melhores.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Kayak?

A Kayak é um site meta buscador com mais de 700 parceiros cadastrados. Portanto, ele pode pesquisar serviços, como voos, hotéis, pacotes e aluguel de carros com apenas um clique. Então, se você quer saber como comprar sua passagem com a Kayak, veja aqui o passo a passo!

Continue lendo
content

Como aproveitar voos com conexões longas?

Fazer voos com conexão pode ser uma boa forma de economizar seu dinheiro. Você pode aproveitar para explorar o local enquanto espera o próximo embarque. Veja dicas de como passar seu tempo!

Continue lendo