Gatos

Castração de gatos: tudo o que você precisa saber

Anúncios

por Lucas Silva

19/11/2020 | Atualizado em 23/09/2021

Tido por todos os veterinários como um procedimento importante de saúde preventiva, a castração dos gatos ainda é cercada de mitos. Isso porque, é uma operação, então, exige uma equipe médica altamente qualificada.

Dentro da literatura veterinária, a castração é chamada de orquiectomia (machos) e ovariosalpingohisterectomia (fêmeas), e é uma operação que vai retirar os testículos ou útero do felino.

Mas, diferente do nome técnico, a castração de gatos é algo simples e rápido. E essencial para garantir que os bichanos vivam mais e melhor.

Além de impedir que sua gata emprenhe (o termo animal para engravidar), a castração evita doenças como cânceres e inflamações, ajuda no controle do humor dos felinos e impede surpresas (des)agradáveis, como uma ninhada de gatinhos.

Que fique claro, a gente aqui ama gatinhos. Mas eles trazem uma série de custos e preocupações que nem todo dono de gato quer ou pode ter.

Outra coisa importante de dizer é que a castração é gratuita, se feita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) municipal (confira as determinações específicas, no CCZ da sua cidade).

Mesmo assim, a castração ainda é vista com ressalvas por alguns tutores. Muitas ideias são mitos, mas é você saiba algumas coisas sobre essa operação, antes de submeter seu gato a ela.

Anúncios

Castração: não é (só) sobre aquilo

Muitos tutores de gato entendem a castração pela ótica humana, isso é, você estaria impedindo seu gato de ter “relacionamentos afetivos”.

Isso é um mito porque, essa forma de pensar é humana – falar em “amor” exige um pensamento abstrato que os gatos, provavelmente, não têm.

A castração serve, principalmente, para ajudar na saúde de seu gato. Os relacionamentos que o gato macho tem com a fêmea são instintivos. Ou seja, quando você castra seu gato, ele não ficará triste porque não pode “namorar” – porque isso é uma ideia humana.

Castração é sobre impedir uma série de problemas que os órgãos sexuais podem trazer, no futuro, principalmente, canceres. Você sabia que gatas também podem ter câncer de útero, e gatos, câncer de próstata e que eles são tão fatais para os animais quanto para nós?

Reforçando a ideia, para os gatos, cruzar não é um ato “afetivo”, mas um instinto. O macho não vai ter afeto pela fêmea da mesma forma que o homem pela mulher, porque isso é um sentimento abstrato – o amor.

O gato até pode ter afeto pela gata, mas esse afeto não depende dos órgãos reprodutores.

Gatos tranquilos, donos descansados

Outros benefícios da castração incluem a melhora do comportamento. Isso porque o útero e os testículos são órgãos que produzem hormônios que afetam o temperamento dos animais, de várias formas.

Animais castrados ficam menos agressivos e territorialistas – é o chamado “estímulo hormonal” de comportamentos como arranhar, morder ou ficar horas miando alto.

No caso dos gatos machos, alguns comportamentos, como urinar pela casa, arranhar móveis, e atacar outros animais (e até visitas) é uma herança de seus parentes selvagens, do passado.

Quando o gato não-castrado faz isso, é como se eles estivesse querendo provar sua “virilidade”, mostrar que ali, quem manda, é ele. Esses instintos vêm dos hormônios sexuais, porque para gatos selvagens, dominar certa região era essencial.

No caso das gatas, quem já teve uma gata não-castradas deve lembrar: elas ficam miando a noite toda, ficam se enrolado nas pernas das pessoas, ficam mexendo nas janelas e portas. Instintivamente, o que a gata está fazendo é tentando chamar a atenção de machos, porque seu corpo está pronto para gerar filhotes.

Além disso, tanto machos quanto fêmeas não-castrados, eventualmente, fogem em busca de parceiros. Então, podem ser sequestrados, atropelados, se perder, contrair doenças na rua, voltar para casa com pulgas e carrapatos…

São muitos comportamentos desagradáveis para um gato doméstico. E todos eles são muito mais fáceis de serem contornados, quando o gato é castrado.

Anúncios

E quando eu devo fazer a castração?

Como regra geral, veterinários costumam falar em castrar o gato após 60 dias do nascimento, e preferencialmente antes de completar 1 ano.

Por outro lado, a castração de gatos pode acontecer (praticamente) em qualquer período da vida do felino.

Porém, como a gente sempre fala nesses casos, procure um veterinário de sua confiança, antes de tomar qualquer decisão. Gatos idosos, normalmente, são os únicos casos em que a castração não é recomendável. Mas isso, quem vai dizer, é o veterinário.

Outro mito sobre castração diz respeito ao gato engordar. Supostamente, com a perda desses hormônios, haveria um desregulamento de apetite. Porém, muitos fatores (para além dos hormônios sexuais) podem levar a isso.

A falta de brinquedos, arranhadores e comidas adequadas contribuem (muito) mais pra obesidade, do que a castração.

Como é a castração de gatos?

Para você castrar seu gato, primeiro, você precisa procurar um veterinário. Apenas esse profissional poderá fazer a avaliação correta da situação do felino, e dizer se é o momento de castrar ou não.

Se for, então será marcada uma operação. Provavelmente, ele vai pedir que você deixe seu gato em jejum por umas 12 horas. Então, na sala de operações, o gato vai receber anestesia geral.

Depois, acontece a parte operatória. Na região onde será feito o procedimento, o gato vai ser tosado e o órgão genital (o ovário ou testículos) serão retirados, e depois a incisão vai ser fechada com pontos.

As castrações (mesmo nas fêmeas, que precisam ter o ventre aberto) costumam ser bem rápidas, e os animais recebem alta no mesmo dia.

Eventualmente, o veterinário vai pedir pra você por um colar elisabetano (aquele tubo em volta do pescoço, parecendo uma cúpula de abajur) ou um colete operatório no seu gato.

Talvez ele sinta dor nos primeiros dias (mas isso, por ser uma operação, e não por ser “a castração”). Se isso acontecer, você precisa avisar o veterinário, e esse profissional vai indicar o remédio mais adequado, se for o caso.

Então, você já sabe…

Adotou um gato e não quer filhotes em casa? Castre ele!

Castrar é um gesto de amor para e com seu gato, pois isso permitirá que ele viva mais, melhor e com mais tranquilidade.

Não pense nisso como uma operação invasiva (algo que vai machucar eles), mas como uma operação preventiva (para evitar problemas maiores).

As lembranças e momentos felizes que você e seu bichano viverem, farão tudo ter valido à pena!


E você, já castrou seu gato? Ficou alguma dúvida? Tem alguma história envolvendo castração (ou cio) engraçada ou curiosa? Conte para nós nos comentário!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Sobre o autor

Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Em Alta

content

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Se você quer adotar um pet, mas está em dúvida entre gato ou cachorro, trouxemos aqui alguns prós e contras de cada espécie para te ajudar!

Continue lendo
content

Curso de baby pilates: conheça e veja opções online!

Você sabia que existe o curso de baby pilates? Isso mesmo! É um curso direcionado para as mamães praticarem junto com seus bebês. Veja!

Continue lendo
content

Cachorro não quer comer: como ajudar?

Quando o cachorro não quer comer, é preciso investigar a causa do problema, pois pode estar acontecendo várias coisas com seu cão. Entenda!

Continue lendo

Cursos

Curso de pilates à distância: conheça essa modalidade!

O curso de pilates à distância é uma modalidade de ensino para quem quer se especializar na área. Veja mais informações!

Descubra tudo sobre o curso de pilates a distância

Um dos mercados que estão em alta no momento é o de pilates. Por esse motivo, cada dia mais pessoas buscam por uma especialização na área, e nada melhor do que um curso de pilates à distância para isso. 

Os profissionais que seguem na área de pilates possuem um amplo campo de atuação. Isso porque, ao obter um certificado no curso, você poderá trabalhar em academias, clínicas, estúdios ou abrir seu próprio negócio! 

Então, ingressar em um curso de pilates à distância é uma ótima opção, principalmente para quem gosta da área. Pois, ao seguir nesse caminho, é possível empreender e conquistar o sonho de independência financeira. 

Porém, mesmo que existam todas essas possibilidades, os profissionais que desejam ingressar na área têm muitas dúvidas. A principal delas é como se tornar um especialista em pilates. 

E, uma das principais razões para essa grande dúvida, é a inexistência de uma Lei específica que regulamenta os direitos e deveres desses profissionais. Entretanto, já existem algumas regras regulamentadas, e é essencial conhecê-las. 

Essas regras são fundamentais, pois esse profissional trabalha diretamente com a saúde das pessoas. Portanto, não há como não preencher alguns requisitos para ingressar nessa carreira. 

O primeiro deles é buscar por uma especialização. Inclusive, existem algumas opções de curso de pilates à distância que podem ajudá-lo a seguir nesse sonho! Veja mais sobre como essa modalidade funciona.

Como funciona um curso à distância?

Mesmo que não seja necessário ingressar em uma modalidade de ensino superior específica para seguir na área, a busca por uma especialização é fundamental. E, justamente para suprir essa falta, existem opções de curso de pilates à distância.

Então, mesmo que não exista um curso superior na área, ainda sim é necessário ingressar em um curso para conseguir a especialização necessária. Nas vias das regras, é isso que acontece com qualquer pessoa que decide seguir essa carreira. 

Porém, quando isso é colocado na prática, o estudante deve ter alguns conhecimentos básicos na área da saúde, como: a ciência do movimento, a anatomia humana e áreas semelhantes.

Por essa razão, é muito comum encontrar profissionais da área da saúde, como professores de dança, fisioterapeutas e educadores de educação física, exercendo essa profissão.

Por outro lado, como não há nenhuma exigência de curso superior para seguir como um profissional de pilates, profissionais de outras áreas também podem ingressar no curso de pilates à distância, caso seja de seu interesse. 

Então, se você tem interesse em seguir nessa carreira ou abrir seu próprio negócio, confira alternativas para realizar esse curso.

Curso de alongamento de cabelo

O curso de alongamento de cabelo é indicado para as pessoas que desejam se especializar na área. Além disso, nesses cursos, será possível desenvolver técnicas essenciais.

Qual o melhor curso de pilates? Veja 4 opções

Segundo a legislação brasileira, se você tem interesse em seguir nessa carreira, não há necessidade de possuir um curso superior. No entanto, é necessário ingressar em cursos para ministrar suas aulas de pilates. 

Existem várias opções de ensino disponíveis, seja na modalidade de ensino presencial ou à distância. Então, se você tem interesse em seguir na área e não sabe por onde começar, confira algumas opções de cursos de pilates para realizar pela internet.

1. Curso de Pilates – Curso Online com Certificado – iPED

Essa opção de curso de pilates, com aplicação de conhecimentos da área de fisioterapia, aborda os principais benefícios de praticar essa modalidade. Além disso, o estudante também tem acesso aos equipamentos necessários, bem como os principais problemas.

Assim que você chegar ao fim de seu curso, terá acesso a um certificado digital, sem a necessidade de pagar nada para obtê-lo. Isso sem contar que o modelo possui um número de autenticidade. 

E, se você desejar, é possível obter um certificado especial, basta pagar pela confecção do mesmo. Assim que ele estiver pronto, será enviado até a sua residência, independentemente da região que você vive! 

O certificado do curso de pilates online da iPED possui um selo especial, ou seja, é totalmente seguro e evita falsificações. Além disso, possui um número específico que você pode consultar online! 

2. Cursos Online | Equipe Ivana Henn | Pilates e Treinamento Funcional

Com o curso EAD da Equipe Ivana Henn, você pode escolher o dia e o horário para realizar as suas aulas. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens da modalidade de ensino a distância.

Vale ressaltar que, ao investir em qualquer curso da Equipe Ivana Henn, as aulas estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana. Além disso, elas são liberadas por módulos e, ao finalizar a avaliação do primeiro módulo, você passa para o próximo. 

Assim que finalizar as suas aulas, será possível solicitar o certificado no mesmo instante! E, em poucos segundos, você tem acesso a ele através do painel do curso.  

3. Curso com Certificado válido em todo Brasil | CF Cursos

O curso de pilates na CF Cursos oferece certificado válido no Brasil. E, assim como as opções citadas anteriormente, existem mais alternativas de ensino que você pode gostar de realizar.

As principais vantagens dessa opção são: curso com certificado válido para todo o Brasil, acesso a professores para solicitar orientação e, além disso, acesso ao certificado via e-mail ou correios. 

Caso tenha dúvidas sobre as opções de cursos disponíveis, basta entrar em contato com os especialistas da plataforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. E, aos sábados, das 9h às 17h.

4. Curso online de Pilates – Portal Educação

O curso de pilates à distância do Portal Educação é indicado para os profissionais da área de fisioterapia ou educação. E, ao finalizar o curso, um certificado online será emitido para os alunos. 

Então, ao escolher esse portal para se especializar, você garante capacitação profissional e um certificado válido para todo o Brasil! 

Curso de pilates

O curso de pilates se popularizou pelo país nos últimos anos. Com ele, é possível fortalecer a musculatura e ganhar equilíbrio. Conheça mais aqui!

Você também pode gostar

content

Risco na sobrancelha com maquiagem: como fazer?

O risco na sobrancelha com maquiagem está em alta! Mas além de ser uma tendência é um traço de personalidade forte! Quer saber mais? Veja!

Continue lendo
content

Como fazer o curso de manicure Senac?

Ao fazer o Curso de Manicure SENAC, você poderá ingressar no mercado de trabalho da beleza em salões ou abrir seu próprio negócio! Veja como!

Continue lendo
content

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Continue lendo