Cachorro

Cachorro Basset Hound: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os cachorros da raça Basset Hound são amistosos, carinhosos e muito pacientes com criança. Embora seus olhos e orelhas caídos lhe remetam um ar tristonho, esses pets são brincalhões e ótimas companhias.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 03/03/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Basset Hound

Conheça tudo sobre a raça de cachorro Basset Hound. Fonte: Adobe Stock.
Conheça tudo sobre a raça de cachorro Basset Hound. Fonte: Adobe Stock.

O famoso cão de orelhas grandes e olhos tristonhos é uma das raças mais conhecidas do mundo. Aliás, esse é um animal carinhoso e paciente e pode ser excelente com crianças. Estamos falando do cachorro Basset Hound, o cão anão conhecido por ser o animal de estimação de Sherlock Holmes no cinema.

Ademais, a raça veio da França e seu nome faz referência às suas perninhas curtas, remetendo a um anão. Então, se você está procurando por um novo companheiro peludo, com certeza vai se encantar pelo cachorro Basset Hound. Continue a leitura e descubra tudo sobre essa raça!

Preço de cachorro de raça: qual é a média?

Você sabe estipular – ainda que genericamente – o preço de cachorro de raça? Pois conheça os valores gerais com os quais os cães de raça são comercializados.

Anúncios

Qual é o cachorro Basset Hound?

Antes de mais nada, o Basset Hound, como seu próprio nome diz, é um cão anão muito utilizado para caça. Isso mesmo, o olfato desse animal é extremamente apurado e sua raça foi desenvolvida para caçar pequenos animais como coelhos, ratos e lebres.

Ainda que o cachorro Basset Hound tenha surgido na França, a raça como conhecemos hoje foi melhor desenvolvida e aprimorada na Inglaterra. No entanto, seus registros não são tão populares, de modo que sua origem apenas foi creditada aos franceses depois que uma ilustração de 1585 foi encontrada em um livro de caça.

Ademais, o Basset Hound teve muitos ancestrais até que o padrão da raça chegasse ao que é hoje. Muitos acreditam que ele tenha misturas de Basset de Artois, além do Beagle e do Bloodhound. Embora tenha surgido em meados do século XVI, a raça se tornou reconhecida apenas em 1935.

As cores mais aceitas de sua pelagem são o tricolor de branco, preto e marrom, o bicolor alterando entre as três principais cores e outras combinações com cinza e caramelo. Além do mais, os pelos são curtos e em partes do seu rosto é possível ver algumas dobrinhas. Seu focinho é longo e as orelhas são grandes e caídas. Aliás, as rugas do rosto acabam criando a ilusão de olhos tristes

Além do mais, a principal característica desse pet são as patas curtas e musculosas. Seu corpo, embora fique próximo ao chão, é longo e robusto e sua cauda é reta, mais grossa na base e fina na ponta. Vale lembrar que esse é um dos melhores cães farejadores do mundo.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, quanto custa um filhote da raça? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quanto custa um filhote da raça? Fonte: AdobeStock.

Embora o cachorro Basset Hound seja uma raça muito conhecida pelo mundo devido suas aparições no cinema e literatura, nem todas as famílias a escolhem como pet. Ou seja, pode ser um pouco difícil de encontrar um filhote da raça para aquisição.

Dessa forma, é importante procurar canis qualificados e criadouros de confiança para ter certeza do padrão da raça. Aliás, muitos lugares acabam vendendo filhotes por um valor menor do que o praticado no mercado, e isso acontece, pois esses locais ignoram o bem-estar dos animais. Portanto, muito cuidado com valores tentadores demais!

Pois bem, justamente por ser um tanto difícil de encontrar, filhotes de cachorro Basset Hound possuem um preço mais elevado. De um modo geral, você poderá encontrar animais que variam entre R$1.500,00 a R$3.000,00. Nesse sentido, sexo do filhote, Pedigree e linhagem do pet podem acabar encarecendo o valor do Basset Hound.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de tudo, muitas pessoas olham para as patinhas curtas do cachorro Basset Hound e logo assumem que essa é uma raça de porte pequeno. Entretanto, esse é um pensamento errôneo, já que esses cães podem pesar muito mais do que aparentam.

Embora sejam cães anãos devido ao comprimento das pernas, eles possuem um corpo longo, robusto e pesado. De um modo geral, os machos da raça podem chegar a pesar até 30kg, enquanto as fêmeas devem pesar em torno de 23kg. No entanto, sua altura não ultrapassa os 60 centímetros de cernelha, sendo assim um cão de porte médio.

Ademais, devido a sua anatomia característica, o cachorro Basset Hound pode apresentar algumas doenças como obesidade, por exemplo. Caso isso aconteça, pode desencadear outros problemas como deslocamento de discos na coluna e bicos de papagaio. Além disso, suas orelhas caídas podem ser propensas otites e parasitas.

Quanto as doenças genéticas, o Basset Hound possui apenas algumas relacionadas a coagulação sanguínea, mas elas podem ser fatais para o pet. No entanto, embora tenha algumas peculiaridades, essa é uma raça saudável e sua expectativa de vida gira em torno de 12 anos de idade.

Aliás, vale lembrar que consultas em médicos veterinários devem ser regulares, bem como exames de rotina, vacinação e vermífugos. Nesse sentido, um cão bem cuidado tem mais chances de ter um prognóstico melhor em caso de doenças. Então fique de olho!

Como criar um cachorro Basset Hound?

Então, como criar esse cachorro? Fonte: Pixabay.
Então, como criar esse cachorro? Fonte: Pixabay.

Primeiramente, esses animais são bastante animados e adoram brincar e correr. Entretanto, lembre-se que sua coluna é delicada e é importante ter um cuidado especial com ela. Aliás, evite que o pet suba e desça de lugares altos ou mesmo escadas.

Ademais, esses cães são bastante pacientes e acolhedores, e podem ser perfeitos com crianças de qualquer idade. Afetuosos e simpáticos por natureza, eles gostam de fazer amizade com todo mundo e sentem necessidade de sair e farejar os locais. Portanto, leve seu cão para passear com frequência para ele se distrair.

Embora seja um cão de pelos curtos e grossos, é bom ter atenção com as dobrinhas do seu corpo. Nesse sentido, as rugas podem ser um prato cheio para fungos e alergias de pele. Então, quando der banho em seu cachorro Basset Hound, tenha certeza de secar muito bem suas orelhas e dobrinhas.

Por fim, outro cuidado essencial com a raça é com sua alimentação. Isso porque os Basset Hound são propícios a obesidade. Ou seja, converse com seu médico veterinário de confiança para escolher uma ração balanceada e horários corretos de alimentação. Quando esse pet fica acima do peso, isso pode desencadear outros problemas de saúde, então fique atento!

Então, gostou dessa raça de cachorro? E que tal conhecer um cãozinho pequeno e cheio de personalidade? Pois bem, estamos falando do Yorkshire! Originais da Inglaterra, esses pets são muito populares no Brasil e no mundo. Conheça tudo sobre a raça acessando nosso conteúdo a seguir!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O Yorkshire conquistou seu espaço nos lares brasileiros e isso não é à toa. Saiba, hoje, tudo sobre esse pequeno cão cheio de personalidade.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Melhores cursos de maquiagem do Brasil: veja aqui!

Se você está em dúvida sobre quais são os melhores cursos de maquiagem do Brasil, preparamos uma lista completa para você escolher! Veja aqui.

Continue lendo
content

Cachorro Afghan Hound: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Descubra tudo sobre o cachorro Afghan Hound, mais conhecido como Galgo Afegão, a raça preferida das famílias nobres britânicas!

Continue lendo
content

Brinquedos para gato: 5 ideias criativas para fazer em casa!

Os felinos em geral, adoram brincar com diversos itens, mas você sabia que você mesmo pode criar brinquedos para gato, com itens de casa?

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem na Flytour Viagens?

Confira aqui o passo a passo para comprar passagens aéreas com a Flytour Viagens. Aliás, a Flytour é a agência que mais emite passagens aéreas no país. Confira como fazer!

Continue lendo
content

Cartão pré-pago ou dinheiro em espécie: como levar dinheiro em uma viagem internacional?

A maior dúvida dos viajantes que vão para o exterior é como levar dinheiro para destinos internacionais. Nesse sentido, existem diversas opções, cada uma com suas vantagens. Confira aqui as mais utilizadas e veja qual a melhor escolha!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Sicredi Mastercard Black: acumule pontos ou milhas!

Ao solicitar o cartão de crédito Sicredi Mastercard Black, você terá a sua disposição um concierge 24h por dia, além de atendimento exclusivo Mastercard Global. Ademais, o cartão está disponível para clientes Sicredi com alto poder aquisitivo. Entenda mais sobre o cartão!

Continue lendo