Gatos

Vacinas para gatos: veja quais são as essenciais!

Os gatos também precisam de proteção para evitar que tragam doenças para dentro de casa. Por isso as vacinas são tão importantes para um felino saudável. Conheça as principais e como decidir qual aplicar no seu gatinho!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 20/10/2022

Confira tudo sobre a vacinação dos gatos: proteja seu bichano!

Confira tudo sobre as vacinas para gatos. Fonte: AdobeStock.
Confira tudo sobre as vacinas para gatos. Fonte: AdobeStock.

Embora sejam animais diferentes dos cachorros, as vacinas também são essenciais para gatos se manterem saudáveis. No entanto, é preciso ficar atento a periodicidade e levar seu pet ao veterinário para tirar as principais dúvidas.

Aliás, a vacinação dos felinos acontece de forma individualizada. Ou seja, é preciso que um profissional avalie o estado de saúde e necessidade de certas vacinas antes de fazer a aplicação.

Gato branco sendo examinado por veterinário

Primeira visita do gato ao veterinário

Se você é um tutor de primeira viagem, ou mesmo se tem mais de um animal de estimação, é importante entender o que fazer na primeira visita do gato ao veterinário.

Além disso, é importante ressaltar que, ainda que não haja nenhum calendário oficial ou lei de obrigatoriedade de certas vacinas, esse deve ser um ato de cuidado e amor com seu animal de estimação.

Então, quer entender melhor quais são as vacinas essenciais para os gatos e por que são importantes para um ter um felino saudável? É só continuar a leitura para saber mais detalhes sobre o assunto.

Anúncios

Por que as vacinas para gatos são tão essenciais?

Mas, por que as vacinas são tão importantes para os felinos? Fonte: AdobeStock.
Mas, por que as vacinas são tão importantes para os felinos? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, o objetivo mais importante de manter a vacinação dos seus gatos em dia é a proteção. Isso é, a vacina serve justamente para auxiliar na produção de anticorpos contra determinadas doenças.

Ou seja, é através dela que seu gatinho vai se manter protegido. Além disso, as vacinas também são importantes aliadas contra zoonoses. Assim você pode ter uma convivência saudável com seu pet.

No entanto, o protocolo de vacinação é diferente para os felinos. Isso significa que a orientação de um médico veterinário é essencial, pois é ele que vai avaliar as condições de saúde do seu gato antes de aplicar a vacina.

Ademais, também é preciso levar em conta o estilo de vida do seu gato para escolher a melhor opção de vacinação. Então, agende uma consulta com um veterinário para tirar todas as suas dúvidas e fazer os exames necessários.

Quais as vacinas não-essenciais para gatos?

Embora todas tenham sua importância, algumas vacinas não são essenciais para alguns gatos. Isso é, dependendo do estilo de vida e condições de saúde do seu pet, você não precisa fazer a aplicação.

Entretanto, vale ressaltar que quem deve decidir o que é melhor para a saúde do pet é apenas o médico veterinário. Portanto, não deixe de levar seu bichano para uma consulta para determinar seu calendário de vacinação.

Anúncios

FIV

Pois bem, a vacina contra a FIV protege contra o vírus da imunodeficiência felina, ou o HIV para os gatos. Embora muito importante, ela nem sempre é recomendada dependendo da saúde do seu pet.

Aliás, é essencial que o seu gato faça um teste sorológico antes da aplicação dessa vacina para saber se ele já não possui a doença. Afinal, a aplicação em um gato já doente não é recomendada.

De modo geral, os gatinhos podem tomar a primeira dose já quando jovens, com pelo menos 8 semanas de vida. Depois de uma segunda dose de reforço, a vacina contra a FIV pode ser aplicada anualmente.

Cão e gato na grama

A importância do veterinário

O médico veterinário tem uma ampla área de atuação e sua profissão está ligada tanto à saúde do seu pet quanto à saúde da sociedade de um modo geral.

FeLV

A FeLV é uma sigla em inglês para uma doença equivalente a leucemia felina. Desse modo, uma vacina contra a FeLV para um gato que já possui a doença também não é recomendada.

Por isso, essa é uma vacina não essencial e que precisa de uma avaliação médica para determinar sua real necessidade. Nesse sentido, o profissional deve solicitar um teste sorológico para saber se o animal já apresenta a doença.

Vale lembrar que existem gatos que não desenvolvem nenhum sintoma. Então, é muito importante que você procure orientação veterinária antes de escolher aplicar a vacina contra a FeLV, tudo bem?

Saiba quais são as vacinas essenciais para o seu gato!

Então, confira as principais vacinas para aplicar no seu gato! Fonte: AdobeStock.
Então, confira as principais vacinas para aplicar no seu gato! Fonte: AdobeStock.

Assim como os cachorros, existem algumas vacinas felinas que são mais importantes e consideradas essenciais pelos veterinários. Aliás, é imprescindível que você tenha constância na vacinação.

Ou seja, não atrase as doses, ou seu pet vai ficar desprotegido. Além disso, você pode começar a vacinação ainda quando seu gatinho for um filhote, com cerca de 8 semanas. Veja a seguir as principais vacinas que ele deve tomar.

Antirrábica

Com certeza essa é uma das mais importantes vacinas, tanto para gatos quanto para cachorros. Afinal, é ela que vai proteger os animais, e também os tutores, contra uma doença grave, a raiva.

Aliás, essa é uma doença com altíssima taxa de mortalidade. Então, não deixe de vacinar seus gatinhos contra essa zoonose. A primeira dose pode ser aplicada logo que o animal completa 12 semanas de vida.

V3

Também conhecida como tríplice ou trivalente, a vacina V3 é o que chamamos de uma vacina polivalente. Ou seja, ela vai proteger seu bichano contra mais de uma doença ao mesmo tempo.

Aliás, é por isso que ela é tão receitada entre os veterinários, tornando-a uma das vacinas essenciais para os gatos atualmente. A V3 deve proteger o seu pet contra doenças respiratórias e do trato digestivo como:

  • Panleucopenia felina;
  • Rinotraqueíte;
  • Calicivirose felina.

Além da V3, também é muito importante que você vacine seu gato contra a raiva. Converse com o médico veterinário para fazer um calendário correto e de acordo com a saúde do amigo peludo.

V4

Pois bem, a vacina V4 também é uma polivalente e vai proteger seu bichinho contra diversas doenças. Aliás, essa é uma vacina mais completa que a V3 citada anteriormente e também é bastante recomendada por veterinários.

Nesse sentido, além de proteger o gato contra a Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose, a V4 ainda é eficaz contra a Clamidiose. Essa doença afeta os olhos dos felinos e também é transmissível para os humanos.

Como você já deve saber, animais são grandes responsabilidades. Além disso, vacinas, exames e consultas podem acabar pesando no orçamento no final do mês. Então, que tal fazer um plano de saúde pet para ajudar com despesas?

Isso mesmo, um plano pet como o Vet Prev vai diminuir gastos e evitar surpresas! Afinal, você vai pagar uma pequena mensalidade e terá acesso a inúmeros procedimentos veterinários. Acesse a seguir e saiba como contratar!

Vet Prev plano de saúde: como fazer para seu pet?

Conheça hoje o Vet Prev plano de saúde para animais de estimação e veja como fazê-lo para seu amiguinho de 04 patas, garantindo sua saúde com cuidados especiais.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Lulu da Pomerânia: tudo sobre essa raça!

O cachorro Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro com pelos longos, porte médio e um temperamento dócil e sociável! Veja mais sobre aqui!

Continue lendo
content

Como fazer os cursos online Buzzero?

Confira como fazer os cursos online Buzzero sobre Informática, Estética, Línguas e mais áreas e comece a estudar direto de casa!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso Escola dos Cílios?

Veja o passo a passo para fazer o curso Escola dos Cílios e torne-se uma profissional de sucesso aprendendo técnicas incríveis! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mais Gold e saiba se vale a pena!

Com o cartão Pão de Açúcar Mais Gold você acumula muito mais pontos e tem direito a outros benefícios incríveis. Conheça todas as características do cartão, as vantagens dele e peça o seu agora mesmo!

Continue lendo
content

Pacotes de viagem são mais convenientes? Veja dicas para aproveitar!

Pacotes de viagem podem ser a solução para quem quer transferir a responsabilidade de organização de viagem para uma agência, por exemplo. Assim, você pode adquirir um combo de serviços em um só lugar, o que facilita bastante na hora de programar suas férias. Confira!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na NTour Viagens?

Com excelência em atendimento ao cliente, a NTour oferece pacotes e cruzeiros exclusivos para mulheres. A agência tem mais de 10 anos de experiência na área, então veja a seguir como comprar com ela!

Continue lendo