Cachorro

6 Dicas para Emagrecer um Cachorro Obeso: cuide da saúde do seu pet!

A obesidade canina é uma doença que afeta 30% dos cães no Brasil. Por isso, é muito importante saber como ajudar seu animal de estimação a emagrecer e cuidar bem da saúde dele!

Anúncios

por Filipe Travanca

Publicado em 07/12/2022

Descubra como emagrecer seu cachorro obeso de forma saudável!

Confira as dicas para um cãozinho saudável! Fonte: Pixabay.
Confira as dicas para um cãozinho saudável! Fonte: Pixabay.

Os nossos amigos peludos também podem sofrer com a obesidade. Então, confira quais são as 6 dicas que preparamos para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer.

Aliás, essa é uma doença grave que vem atingindo cada vez mais cachorros não só no Brasil, mas em todo o mundo. Assim, fique atento ao peso do seu cão.

Cachorro na mesa do veterinário

Vacinas para cachorro: veja quais são essenciais!

Além de vacinas essenciais para o seu pet, existem outras opcionais que também podem ser importantes de acordo com a vivência do seu cão.

É importante que você observe se ele está engordando com o passar do tempo e sempre leve seu cãozinho ao veterinário. Além disso, lembre-se sempre de cuidar da alimentação dele, além de ajudá-lo a se exercitar.

Você sabia que a obesidade canina pode gerar uma série de outras doenças? Vamos descobrir um pouco mais sobre o porque a obesidade pode ser perigosa e ver dicas fáceis para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer!

Obesidade Canina: o que é?

Mas, afinal, o que é um cão obeso? Fonte: Pixabay.
Mas, afinal, o que é um cão obeso? Fonte: Pixabay.

Pois bem, o sobrepeso em cães acontece quando seu animal está acima da média de quilos que correspondem ao seu porte físico.

Isso pode ocorrer por causas genéticas, sedentarismo, problemas endócrinos, alimentação desbalanceada, entre outros. Independente do motivo, é importante estar atento ao seu cachorro obeso para ajudá-lo a emagrecer.

Porque seu cachorro obeso precisa emagrecer

A obesidade canina pode diminuir a expectativa de vida do seu pet em dois anos! Além disso, ela é responsável por várias doenças! Os cães obesos podem desenvolver uma série de problemas ósseos, como artrite e artrose.

Além disso, a obesidade aumenta o risco do seu pet sofrer uma fratura ou romper um ligamento. Isso pode afetar a locomoção do seu pet ao longo da vida.

Ademais, a obesidade ainda pode aumentar a chance do seu cão desenvolver câncer, diabetes, dermatites, problemas circulatórios, cardíacos e respiratórios.

Por isso, é necessário que se cuide bem da saúde do seu animal e não veja a obesidade canina com banalidade. Então, confira agora as dicas que preparamos para ajudar seu cachorro a emagrecer!

6 Dicas para ajudar o seu cachorro com obesidade a emagrecer!

Então, veja o que fazer para ajudar seu cachorro a emagrecer. Fonte: Pixabay.
Então, veja o que fazer para ajudar seu cachorro a emagrecer. Fonte: Pixabay.

Primeiramente, é perfeitamente possível ajudar o seu amigo de quatro patas a emagrecer com pequenas ações no seu dia a dia.

Então, vamos conferir quais são essas dicas para ajudar seu cachorro obeso a recuperar a saúde e emagrecer?

Consulte um veterinário

Primeiramente, a ação mais importante para ajudar um cão obeso a emagrecer é levá-lo ao veterinário. Da mesma forma que vamos ao médico quando estamos doentes, é importantíssimo levar seu animal ao veterinário.

Apenas com a ajuda de um especialista você saberá se seu cachorro precisa realmente emagrecer e qual é a forma mais adequada.

Assim, o veterinário pode passar uma dieta específica, recomendando marcas e tipos de ração, além de rotinas de alimentação ideais para o seu pet. 

Ademais, ele vai recomendar o nível e os tipos de exercícios mais adequados para o seu cãozinho. Então, seu pet poderá recuperar a energia e emagrecer enquanto se mantém saudável.

Faça atividades físicas

Mas, existem algumas ações que podem ser feitas antes mesmo de você levá-lo ao veterinário. E, em alguns casos, pode até ajudar a prevenir a obesidade.

Assim, entre elas você deve sempre incentivar seu animal a fazer atividades físicas. Como brincadeiras ou usando acessórios que estimulam o gasto de energia.

Border Collie correndo atrás do freesbie

Conheça as raças de cachorros mais inteligentes!

Cães inteligentes são mais fáceis de treinar e aprendem truques com facilidade. Existem algumas raças consideradas as mais espertas do mundo e são populares no Brasil.

Além disso, é importante fazer caminhadas diárias com seu cão. Mas evite passear nos horários mais quentes. O calor pode exigir muito do animal que precisa emagrecer por conta da obesidade.

Ademais, faça pausas e fique atento ao comportamento do seu pet. Lembre-se que se os exercícios exigirem muito do animal, isso pode agravar seus problemas de saúde.

Água

Não apenas no caso dos cães, mas a água é fundamental para a digestão e funcionamento do organismo.

Desse modo, é muito importante fazer seu cachorro beber bastante água para ele poder emagrecer saudável. Principalmente, se ele iniciou uma rotina de atividade física.

Muitas vezes pode ser difícil conseguir fazer seu amigo peludo beber bastante água. Mas, caso precise, deve tentar adestrá-lo de modo calmo.

Assim, tudo deve ser feito aos poucos, sem criar pressões e evitando que o animal se estresse.

Ração

A ração pode ser um dos problemas que causa a obesidade no seu cachorro. Desse modo, a marca que ele consome pode não ser ideal, ou a rotina pode estar desbalanceada.

Por outro lado, é importante que você continue alimentando seu cachorro. Não pense que se cortar a quantidade de ração ele vai emagrecer. O ideal é que ele coma duas vezes ao dia, em horários definidos por você.

Além disso, cortar a comida pode ser perigoso para a saúde do pet. Dessa forma, o ideal é que você procure outras opções, como rações light. Você também pode fracionar a ração do seu cãozinho durante o dia.

Ademais, para saber melhor como conduzir a alimentação do seu pet e se é recomendável mudar para ração light, o melhor é consultar o veterinário.

Evite petiscos

Este é um tópico que deve receber muita atenção. É bastante comum querer mimar seu pet com guloseimas como demonstração de amor. Mas este é um fator que influencia muito na obesidade.

Por outro lado, é algo muito simples de se resolver. Então, para ajudar seu cachorro a emagrecer, é recomendável que se pare de dar petiscos ao animal!

Essas comidinhas são muito calóricas. Assim, costumam desregular a alimentação e saúde do seu amigo de quatro patas. Além disso, elas roubam o apetite do seu pet e fazem com que ele coma menos ração

Conscientização

O último item da lista não é o menos importante e está relacionado ao anterior. É necessário que todas as pessoas que tem contato com o cachorro obeso entendam que ele precisa emagrecer.

Isso porque, não adianta nada você tomar todas as ações sugeridas acima e/ou indicadas pelo veterinário se outras pessoas da sua família não as respeitarem.

Todo mundo que está na vida do cãozinho deve entender que ele não pode comer petiscos, por exemplo. Afinal, o mais importante é a saúde do seu pet, não é mesmo?

Que tal fazer um convênio de saúde para o seu cachorro? Assim você economiza na hora das consultas, exames e até emergências, escolhendo um plano que cabe no seu bolso. Veja a seguir como assinar o Pet Top e aproveite!

Logo pet top saúde animal com fundo verde

Como fazer o plano Pet Top Saúde Animal?

Você pode assinar o convênio Pet Top do conforto do seu lar. Tudo funciona através da internet e telefone. Conheça um passo a passo exclusivo para contratar o serviço!

Sobre o autor

Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Você pode passear com cachorro e ganhar um dinheiro extra! Veja como!

Se você gosta de animais e tem bastante disposição, saiba que pode ganhar dinheiro para passear com cachorro! Veja dicas de como fazer!

Continue lendo
content

Plano de saúde Pet Mais Vida: como fazer para seu pet?

O plano de saúde Pet Mais Vida é uma opção bem interessante para os tutores que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pets!

Continue lendo
content

Cão de Água Português: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça tudo sobre o cachorro Cão de Água Português, um animal robusto de corpo longo e musculoso que é ótima companhia para brincar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a premissa de oferecer viagens exclusivas aos clientes mais exigentes, a Primetour Viagens garante experiências inesquecíveis para qualquer lugar do mundo. Então, conheça agora essa agência completa e veja como comprar!

Continue lendo
content

Fully Viagens ou Vai Viver: qual a melhor para viajar?

Tanto a Vai Viver Viagens quanto a Fully Viagens são agências confiáveis que oferecem pacotes incríveis com roteiros diferenciados. No entanto, é necessário analisar o que cada uma oferece antes de fazer a compra. Veja aqui!

Continue lendo
content

Guia completo de como tirar seu visto americano

Tirar o visto americano pode ser um processo complexo, mas não é impossível! Basta seguir um passo a passo e se organizar para conseguir a aprovação e fazer sua viagem. Veja algumas dicas de como conseguir!

Continue lendo