Animais

Campanhas de vacinação contra raiva em cães e gatos: veja como funcionam!

A raiva é uma doença controlada no Brasil, mas é preciso manter os pets vacinados, já que essa é uma zoonose que não tem cura. Veja mais detalhes sobre a campanha de vacinação do governo municipal e sua importância!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 06/11/2022

Campanhas de vacinação contra a raiva: mantenha seu amigo peludo seguro!

Veja como funcionam as campanhas contra raiva! Fonte: AdobeStock.
Veja como funcionam as campanhas contra raiva! Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma doença controlada nos dias de hoje, as campanhas de vacinação contra a raiva são essenciais e funcionam como uma forma de manter população e animais a salvo. Afinal, a raiva é também uma zoonose.

Ou seja, essa é uma doença que afeta também os humanos, razão pela qual as vacinas são obrigatórias para cães e gatos. Aliás, a raiva é fatal em quase 100% dos casos de animais e pessoas infectadas.

Frasco e seringa

Como cadastrar seu pet nas campanhas de vacinação?

Veja como cadastrar seu pet para participar das campanhas de vacinação contra a raiva e proteja seu amigo peludo contra essa doença letal!

Portanto é de extrema importância que você mantenha seus animais de estimação vacinados e protegidos contra essa doença. Nesse sentido, essa é a única forma de prevenir contra a raiva.

Mas, afinal, a vacinação é mesmo obrigatória? Como funcionam e como participar das campanhas de vacinação contra a raiva que acontecem nos municípios? Veja a resposta para essas e outras dúvidas a seguir!

Anúncios

O que é a raiva?

Primeiramente, você sabe do que se trata essa doença? Pois bem, a raiva é uma infecção causa por vírus que ataca diretamente o sistema nervoso central. Tanto animais quanto seres humanos podem se infectar.

Nesse sentido, animais contaminados com o vírus podem morder pessoas ou até mesmo outros animais, alastrando ainda mais a doença. O hospedeiro infectado apresenta diversos sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Confusão mental;
  • Espasmos musculares;
  • Salivação excessiva.

Ainda que seja uma doença erradicada em países como Japão e Antártida por exemplo, no Brasil ela está apenas controlada. Ou seja, as campanhas de vacinação contra a raiva são uma forma de prevenção contra doença.

Isso porque não existe tratamento ou cura para uma pessoa ou animal infectado. Depois que os sintomas se instalam, a taxa de letalidade é quase 100%! A única forma de nos mantermos seguros é a vacina.

Quais são os benefícios de vacinar seu pet?

Afinal, quais as vantagens de vacinar seu pet? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quais as vantagens de vacinar seu pet? Fonte: AdobeStock.

Não são apenas cães e gatos que podem ser os transmissores da raiva. Nesse sentido, os animais silvestres, como o morcego, também carregam o vírus. Portanto, essa é uma doença que se alastra facilmente.

Mas é de fato possível eliminar a doença? Sim, é possível que todos estejam protegidos contra a raiva, basta manter a vacinação em dia. Por isso é tão importante que você vacine seu cão e gato contra a doença.

Além disso, você também estará contribuindo com a segurança de toda a população. Afinal, a raiva é uma zoonose. Isso significa que ela pode ser também transmitida para os seres humanos.

Anúncios

Como são feitas as campanhas de vacinação?

A vacina contra a raiva é obrigatória por lei para cães e gatos. Dessa forma, o governo costuma organizar campanhas de vacinação anuais para manter a doença controlada e a população segura.

De um modo geral, as campanhas de vacinação contra a raiva funcionam percorrendo os bairros dos municípios como informado no calendário. Geralmente acontecem entre os meses de outubro e novembro de cada ano.

Como me inscrever para levar meu gato ou cachorro para tomar a vacina contra raiva?

Se o governo da sua cidade de fato realiza companhas de vacinação contra a raiva, é importante ficar de olho para entender como elas funcionam. Ou seja, quais são as datas em que os agentes estarão próximos ao seu bairro.

Então, basta comparecer com seu pet e cartão de vacinação para solicitar a dose gratuita. Aliás, quer saber como funcionam as campanhas nas principais capitais do país? É só acessar a seguir para mais detalhes.

Frasco e seringa

Como cadastrar seu pet nas campanhas de vacinação?

Veja como cadastrar seu pet para participar das campanhas de vacinação contra a raiva e proteja seu amigo peludo contra essa doença letal!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Maquiagem para pele com sardas: veja 10 dicas simples!

A maquiagem para pele com sardas tem alguns cuidados adicionais, para que as sardas sejam realçadas. Por isso, veja aqui algumas dicas!

Continue lendo
content

Curso de Aromaterapia da Unova: conheça e saiba se vale a pena!

O curso de Aromaterapia da Unova vale a pena para quem quer aprender sobre terapias holísticas. Ele é online e gratuito, então conheça-o!

Continue lendo
content

Amolecedor de cutícula: entenda porque você deve usar

É importante utilizar um amolecedor de cutícula para manter suas unhas saudáveis e facilitar o processo de fazer as unhas. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

eDestinos é confiável? Veja antes de comprar!

O eDestinos está presente em diversos países do mundo e oferece diversos serviços de turismo. Veja aqui como planejar sua viagem facilmente utilizando as ferramentas da plataforma e economizando tempo e dinheiro!

Continue lendo
content

Como obter o ID Jovem para viajar de graça?

Já pensou em viajar todo o Brasil de ônibus sem pagar pelas passagens? Saiba aqui como obter o ID Jovem para conseguir! Esse é um benefício do governo que também dá descontos para acesso a programações culturais.

Continue lendo
content

Azul ou Max Milhas: qual a melhor para viajar?

Antes de escolher a melhor agência para fechar sua viagem, é importante entender como ela funciona, além de pesar os prós e contras das suas opções. Portanto, confira nosso conteúdo comparativo entre Azul ou Max Milhas antes de escolher!

Continue lendo