Animais

Os pais do reino animal que são verdadeiras mães: descubra quem são eles

No reino animal, há machos que dão uma lição sobre o que se deve fazer na paternidade quando comparado com os homens. Isto porque eles cuidam de suas crias, dão alimentos e os protegem, assim como verdadeiras mães. Com certeza, são, muitas vezes, um exemplo para nós!

Por

Priscila B. 

| Publicado em

No reino animal, há machos que dão uma lição sobre o que se deve fazer na paternidade quando comparado com os homens. Isto porque eles cuidam de suas crias, dão alimentos e os protegem, assim como verdadeiras mães. Com certeza, são, muitas vezes, um exemplo para nós!

Na maioria dos seres vivos, são as fêmeas que possuem o papel fundamental na criação de seus filhotes. São elas, por exemplo que ficam a função de gestar, dar a luz e depois cuidar de suas crias. No entanto, há exceções à regra, pois há pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Na maioria dos seres vivos, são as fêmeas que possuem o papel fundamental na criação de seus filhotes. Mas há pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Alguns animais levam a paternidade muito a sério. Eles desempenham um papel fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos seus bebês, tornando-se as verdadeiras mães da relação. São exemplo de amor, compromisso e devoção aos seus filhotes, servindo, inclusive, de inspiração para os seres humanos.

Se você possui curiosidade sobre o assunto, então está no lugar certo. Vejo abaixo os 10 pais do reino animal que são verdadeiras mães e se surpreenda com tamanha devoção!

ANÚNCIOS

10. Cavalo-marinho

Para começar a lista dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, não poderia ser de outra forma que não fosse pelo cavalo-marinho. Com certeza, dentre todas as espécies que estão aqui listadas, ele é o mais conhecido no que diz respeito à paternidade – ou, no seu caso, seria maternidade?

Para começar a lista dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, não poderia ser de outra forma que não fosse pelo cavalo-marinho, cuja gestação é feita pelo pai.

Isto porque o cavalo-marinho, como bem deve saber, possui uma paternidade incomum. Ao invés das fêmeas, são os machos que ficam “grávidos” e dão a luz a centenas de cavalinhos-marinhos de uma só vez. Sim, é isto mesmo: a gestação do cavalo-marinho é feita pelo pai.

Os cavalos-marinhos machos têm uma bolsa no ventre onde as fêmeas depositam seus ovos. Uma vez depositados, o macho os fertiliza e os incubam por um período de até 45 dias, até os filhotes nascerem completamente desenvolvidos.

ANÚNCIOS

09. Belostomatidae

Você já escutou falar no belostomatidae? Se não, saiba que não está perdendo muito porque este animal é popularmente conhecido como barata-d’água. Pois é! No entanto, este inseto, apesar do seu nome vulgar, não se trata de baratas no sentido estrito, mas sim de grandes percevejos.

As fêmeas depositam os ovos sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregá-los até a eclosão.

E o que o belostomatidae tem a ver com o nosso texto? Basicamente tudo! Sabe estas saliências na parte de cima do inseto? Então, elas não são suas características físicas, mas sim ovos! As fêmeas os depositam sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregar os ovos até a eclosão.

No entanto, o motivo para os machos levar os ovos em suas asas até que eles choquem não é o mais legal do reino animal. Acredita-se que isso ocorra porque os pais costumam consumir os ovos e, em suas costas, o acesso torna-se praticamente impossível.

ANÚNCIOS

08. Peixe-lapa

Cientificamente chamado de Cyclopterus lumpus, o peixe-lapa é uma uma espécie de água salobra e marinha. Se olhar na foto abaixo, vai reparar que não se trata do animal mais bonito da natureza, mas o que os machos dessa família de peixes fazem pelos filhotes é realmente notável.

Durante o período da desova, as fêmeas depositam cerca de 140.000 ovos, os quais são protegidos pelos machos até à eclosão das larvas.

Durante o período da desova, as fêmeas depositam cerca de 140.000 ovos, os quais são protegidos pelos machos até à eclosão das larvas. Para isto, o pai usa suas nadadeiras pélvicas, que são essencialmente como ventosas, para grudar em uma superfície perto dos ovos. Lá, ele se acomoda, chocando os ovos de certa forma até que eles eclodirem.

Tal proteção é fundamental para a espécie, tendo em vista que seus ovos são altamente requisitados. De tonalidade que varia entre o rosa pálido e o amarelo, eles são submetidos a um processo de coloração, o que os torna pretos. Com isto, são colocados em salmoura para ser comercializado substituindo o caviar de esturjão. Acredite se quiser!

07. Sapos e rãs

Considerando os pais do reino animal que são verdadeiras mães, talvez não haja nenhuma espécie com machos tão dedicados à paternidade como as rãs e os sapos. Para se ter ideia, o cuidado é tanto que há pais que levam seus minúsculos girinos na boca a fim de protegê-los de predadores.

Para se ter ideia, o cuidado é tanto que há sapos pais que levam seus minúsculos girinos na boca, muitas vezes até se recusando a comer, a fim de protegê-los de predadores.

Esta situação, por sua vez, mantém-se até os filhotes ficarem grandes o suficiente para sobreviver por conta própria. Enquanto isto não acontece, os pais ficam, muitas vezes, sem comer! Inspirador, não concorda?

Mas não para por aqui! Existem, ainda, machos que são capazes de incorporar sua prole dentro de sua pele, enquanto há outros que abrigam em seu corpo uma bolsa especial para transportar os girinos enquanto eles crescem. Enfim, são infinitos exemplos de cuidados e dedicação por parte dos pais a seus filhotes. Tudo pode para protegê-los!

ANÚNCIOS

06. Jaçanã

Não, Jaçanã não é apenas um distrito de São Paulo que ficou muito famoso graças à música “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. Trata-se, também, de uma espécie de um pássaro, cujos machos desempenham a paternidade muitíssimo bem. Não à toa, está na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Jaçanã é uma espécie de um pássaro, cujos machos desempenham a paternidade muitíssimo bem. Não à toa, está na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

No caso do Jaçanã, as fêmeas passeiam e acasalam com o maior número de machos que puderem para perpetuar a espécie. Depois de acasalarem com diferentes parceiros, elas deixam a tarefa de criar os filhotes para os pais, que fazem todo o trabalho de construir os ninhos, incubar os ovos e cuidar das crias quando nascerem.

Ou seja, os machos da espécie jaçanã executam, então, o papel de leais donas de casa, optando por ficar no ninho mesmo muito tempo depois das fêmeas terem deixado o local. Inclusive, são esses pais que, muitas vezes, cuidam de ovos que foram fecundados por outros pais. Dedicação linda de se ver, não é mesmo?

05. Aruanã

Os aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Classificada como uma das espécies mais valorizadas no aquarismo, este peixe pode custar um valor altíssimo, chegando a ser vendido por até 300 mil reais! Parece mentira, mas não é!

Além do fato de custar uma fortuna, outra curiosidade desta espécie de peixe é a respeito dos aruanãs machos, pois expõem alguns dos mais extensos cuidados paternais.

Além do fato de custar uma fortuna, outra curiosidade desta espécie de peixe é a respeito dos aruanãs machos, pois expõem alguns dos mais extensos cuidados paternais. Considerados um dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, eles constroem ninhos para seus filhotes e os protege depois que os chocam.

Não bastasse isso, os aruanãs machos também são notáveis pela sua capacidade de abrigar centenas de alevinos em suas bocas. Alguns pais deixam que estes filhotes saiam por alguns minutos para explorar o ambiente, que são buscados um a um assim que “terminar o passeio”. O macho, então, suga os alevinos de volta para sua boca, mantendo-os a salvo dos predadores.

ANÚNCIOS

04. Pinguim imperador

Assim como o cavalo-marinho, outro animal bastante conhecido por sua paternidade exemplar é o pinguim imperador. Afinal, há poucos casos na natureza de um pai amoroso e dedicado quanto eles. Não à toa, eles estão na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães

Há poucos casos na natureza de um pai amoroso e dedicado quanto ao pinguim imperador. Não à toa, eles estão na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

O cuidado do macho com os seus filhotes começa desde o ovo, uma vez que é a tarefa do pai em aquecê-los. Funciona da seguinte maneira: após a fêmea colocar o ovo, suas reservas nutricionais se esgotam e ela precisa retornar ao mar para se alimentar por dois meses seguidos. Com isto, o macho fica responsabilidade de manter o aquecimento do ovo durante o inverno antártico.

Se ovo ficar exposto a temperaturas congelantes, os filhotes dentro dele podem morrer, o que seria uma grande fatalidade. Depois que eles nascem, os papéis se invertem e o papai pinguim sai para caçar o alimento e cuidar da família.

03. Ema

Confundida, por sua semelhança, com o avestruz, a ema é uma espécie de ave grande que não voa, cujos machos são as verdadeiras mães da relação. Isto porque são eles que chocam os ovos das fêmeas, em grupos nos quais até 12 fêmeas podem pôr ovos de um macho.

A ema é uma espécie de ave grande que não voa, cujos machos são as verdadeiras mães da relação.

Apesar de ter 12 fêmeas em seu harém, o macho não é um pai ausente. Na verdade, está longe disso! Além da incubação de até – pasme! – 50 ovos por período, durante seis semanas, a ema pai é responsável pela construção do ninho e também por cuidar dos filhotes nos primeiros seis meses, sem qualquer assistência das várias mães.

Inclusive, durante o período de reprodução, o macho fica muito agressivo e suas patas tornam-se especialmente perigosas por conta de sua musculatura. Se algo ameaçador se aproximar dos preciosos pequeninos do papai, ele não hesitará em atacar quem quer que seja.

ANÚNCIOS

02. Lobo

Apesar da sua reputação temível como predador e de poderem muito bem estar na nossa lista de animais fofos que podem matar, os lobos do sexo masculino têm um comportamento exemplar. Além de serem monogâmicos e viverem com suas lobas por uma vida inteira, os machos são pais atentos, ferozmente protetores.

Além de serem monogâmicos e viverem com suas lobas por uma vida inteira, os lobos machos são pais atentos, ferozmente protetores.

Caso você não saiba, uma matilha de lobos é essencialmente uma família clássica, que consiste de uma mãe, um pai e filhos. Aliás, é bom reforçar que estamos falando de um pai presente. Por exemplo, depois que a fêmea dá à luz, ela fica perto de seus filhotes indefesos e não deixa sua toca durante várias semanas. É aí que a presença de um pai forte se faz necessário.

Isto porque, enquanto a mãe está de olho em seus filhotes, o pai fica de guarda e caça alimentos para compartilhar com sua nova família. Quando o jovem filhote cresce um pouquinho, o pai assume o papel de cuidador e de mentor, tanto para brincar quanto para ensinar a cria a se integrar no ambiente. Enfim, entre os dois, existe uma relação linda e inspiradora!

01. Sagui

Para finalizar o nosso texto de pais do reino animal que são verdadeiras mães, temos o sagui. O macho desta espécie leva o seu papel de pai muitíssimo a sério! Com a ajuda de outros membros da família, incluindo os irmãos mais velhos, o pai sagui alimenta e carrega seus filhotes nas costas, enquanto as mães descansam da maternidade.

A dedicação e o cuidado é tanto que os pais até agem como “parteiras” durante o nascimento de seus filhotes, limpando a placenta e mordendo o cordão umbilical. Segundo os estudos, há uma razão por trás disso: as fêmeas fazem um tremendo esforço físico durante a gestação, mas principalmente no parto.

Com a ajuda de outros membros da família, incluindo os irmãos mais velhos, o pai sagui alimenta e carrega seus filhotes nas costas, enquanto as mães descansam da maternidade.

Sendo assim, chegamos ao fim do nosso texto sobre os pais do reino animal que são verdadeiras mães. Há, obviamente, outros animais cujos pais fazem de tudo por seus filhotes, como o peixe-palhaço (sabe o filme Nemo? Pois então, há uma razão do peixe escolhido ter sido o palhaço!), mas estes 10 são os que têm a paternidade realmente aflorada. Que sejam exemplos para nós, seres humanos!

Animais

8 arranhadores diferentes para seu gato

Por

Lucas Silva 

| Publicado em

Quem tem gatos sabe: para seu bichano, arranhar é essencial. Seja para marcar território, “fazer” as unhas, deixar sua “assinatura” ou se exercitar, arranhar coisas, pular de um lugar para o outro, e se meter nos buracos menos prováveis da casa é parte essencial da saúde física e mental de um gato.

Dessa forma, se você tem um gato, com certeza, já deve ser um costume, acordar de manhã e ver o baço do sofá todo desfiado, as revistas da sala espelhadas pela casa, e seu amigo ronronando… atrás da máquina de lavar?

Pois é: gatos são criaturas com enorme necessidade de explorar a casa e mostrar que quem manda lá são eles.

Porém, você não deve desestimular esses comportamentos. Lutar contra a natureza de um gato é, ou uma luta perdida, ou uma forma de perder a amizade daquele do membro mais fofo do lar.

Por isso, apresentamos aqui uma solução: alguns arranhadores diferentes, cheios de entradas escondidas e formas inusitadas, perfeito para seu animal ficar horas distraído.

Alguns são legais para o gato, e decorações muito bonitas para sua casa. Outros, parecem verdadeiras obras de arte. Todos vão fazer seu gato mais feliz – e seu sofá, caso ele falasse, agradecer! Confira nossa lista e se surpreenda!

(Atenção: Imagens meramente ilustrativas, retiradas das páginas dos produtos, na Amazon. O site Senhor Gatos não se responsabiliza pelos produtos apresentados)

8. Arranhador com protetor de canto para sofás

Brinquedo mais básico, esse arranhador consiste de um tapume em L, forrado com material resistente, e com um cordão com uma bolinha texturizada e emplumada na ponta. Um brinquedo simples, mas eficiente.

Adequado para casas com pouco espaço, seu gato certamente vai adorar e vai poder continuar brincando com o móvel preferido de 99% dos gatos.

Compre esse brinquedo aqui.

7. Arranhador plataforma com bolinha emplumada

Um brinquedo um pouco maior, esse arranhador passa muito bem por objeto de decoração da casa, e permite uma maior interação entre o gato e seu tutor.

O brinquedo é uma plataforma com uma pilastra texturizada no centro. Na ponta, há uma mola com uma bolinha cheia de plumas, permitindo que o humano fique balançando ela, para frenesi do gato que, vai ficar pulando e esfregando as patas na coluna.

Seu gato vai gastar bastante energia, e depois de algumas horas brincando, provavelmente só vai querer deitar no sol e dormir longas e merecidas horas. E se na casa tiverem crianças, essas também vão adorar a diversão!

Compre esse brinquedo aqui.

6. Pufe arranhador em formato de amplificador

Um brinquedo um pouco mais simples, mas superdivertido, esse arranhador em formato de amplificador de guitarras.

Trata-se de um pufe com textura e estampada de um aparelho de amplificação, mas oco por dentro.

Se seu gato, que gosta de mexer nos aparelhos da casa, vai adorar, porque, além de arranhador, ele também pode servir de esconderijo, caminha, e como pufe para os tutores humanos – aguentando até 100 quilos. Assim, você estica as pernas depois de um dia de trabalho, enquanto seu amigo afia as patas.

Compre esse brinquedo aqui.

5. Arranhador toca com estampa

Que tal você dar para o seu gato um arranhador que combina com a decoração da casa? Com essa linha de arranhadores toca, isso é possível!

São blocos de papelão maciço, de alta durabilidade, com entradas de formatos diferenciados, e estampas muito bonitas.

Tem tocas de formato redondo e apertado, tocas largas e triangulares, tocas duplas… E as estampas garantem um belo visual para sua casa, com cores e padrões marcantes.

Compre esse brinquedo aqui.

4. Arranhador-circuito

Se o seu gato é o dono da casa (e vamos falar a verdade, todos os gatos são), ele vai adorar esse circuito de arranhadores.

São 8 nichos-prateleiras, incluindo uma toca e uma ponte pênsil, para você instalar na sua casa, e, seu bichano explorar.

Você pode montar um circuito fazendo degraus com as prateleiras, pode espalhar os nichos pela casa, pode colocar um em cada quarto… basta imaginar e fazer! Seu gato vai adorar explorar a casa de um jeito totalmente novo!

Compre esse brinquedo aqui.

Seu gato te arranha? Ele te lambe demais? Derruba coisas no chão? Descubra aqui, porque os gatos fazem essas e outras coisas!

3. Arranhador casinha com casa de passarinho

Esse arranhador é para aqueles gatos que ainda tem seus instintos de tigre aflorados.

Trata-se de uma plataforma com uma casa de passarinhos sustentada por três colunas em um lado, e uma banqueta do outro. Com um diferencial, na casa tem uma bolinha presa com mola, exatamente igual a um passarinho.

Totalmente revestido em material arranhável, esse brinquedo vai ser a sensação da casa – entre gatos e seus tutores, que podem se divertir escondendo coisas dentro da casinha.

Compre esse brinquedo aqui.

2. Arranhador com rede

Para os gatos que até gostam de brincar pular e arranhara, mas preferem, mesmo, é uma boa soneca.

Esse arranhador tem dois andares. No andar de cima, tem uma casinha, toda forrada, para seu gatinho entrar, pular de esconder, além de duas colunas – uma, como uma bolinha texturizada, presa por mola.

No andar de baixo, está a grande novidade do brinquedo, uma rede de praia em pelúcia própria para animais, aquele estofado que os gatos tanto amam. Para o seu amigo pular, esticar as pernas e dar vazão à sua merecida preguicinha da tarde!

Compre esse brinquedo aqui.

1. Arranhador com três andares

O maior brinquedo dessa lista, não é para uma casa pequena, mas certamente é para gatos que sabem se divertir!

Esse brinquedão vai atrair até mesmo as crianças da casa. Isso porque, ele é constituído de três andares todos em pelúcia, além das 4 colunas de sustentação, forradas em material arranhável, de alta resistência. Mas, não é apenas isso, cada andar tem um diferencial.

No primeiro, tem um banco, no melhor estilo dos balanços de parquinhos infantis. No segundo, um tubo forrado garante um lugar divertido para seu gato subir e escalar.

No terceiro, uma casinha toda forrada, com um cercado de corda no “quintal” garante para o seu gato, não apenas um lugar para ele brincar, como também, um lugar para ele dormir e, se falasse, chamar de “seu”.

Além disso, o teto da casinha também pode ser escalado, garantindo ao brinquedo um “quarto andar” totalmente novo! É um investimento que vai valer muito à pena, pois seu gato vai se esquecer completamente de seu sofá, e vai permitir muitas horas de diversão entre você e seu bichano.

Compre esse brinquedo aqui.

E você, conhece outro brinquedo arranhador para gatos, original e criativo? Você já tem algum desses brinquedos na sua casa? Seu gato gosta dele? Escreva para nós contando!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Continuar Lendo

Em Alta