Animais

Os pais do reino animal que são verdadeiras mães: descubra quem são eles

No reino animal, há machos que dão uma lição sobre o que se deve fazer na paternidade quando comparado com os homens. Isto porque eles cuidam de suas crias, dão alimentos e os protegem, assim como verdadeiras mães. Com certeza, são, muitas vezes, um exemplo para nós!

Anúncios

por Priscila B.

Publicado em 19/11/2020
No reino animal, há machos que dão uma lição sobre o que se deve fazer na paternidade quando comparado com os homens. Isto porque eles cuidam de suas crias, dão alimentos e os protegem, assim como verdadeiras mães. Com certeza, são, muitas vezes, um exemplo para nós!

Na maioria dos seres vivos, são as fêmeas que possuem o papel fundamental na criação de seus filhotes. São elas, por exemplo que ficam a função de gestar, dar a luz e depois cuidar de suas crias. No entanto, há exceções à regra, pois há pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Na maioria dos seres vivos, são as fêmeas que possuem o papel fundamental na criação de seus filhotes. Mas há pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Alguns animais levam a paternidade muito a sério. Eles desempenham um papel fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos seus bebês, tornando-se as verdadeiras mães da relação. São exemplo de amor, compromisso e devoção aos seus filhotes, servindo, inclusive, de inspiração para os seres humanos.

Se você possui curiosidade sobre o assunto, então está no lugar certo. Vejo abaixo os 10 pais do reino animal que são verdadeiras mães e se surpreenda com tamanha devoção!

Anúncios

10. Cavalo-marinho

Para começar a lista dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, não poderia ser de outra forma que não fosse pelo cavalo-marinho. Com certeza, dentre todas as espécies que estão aqui listadas, ele é o mais conhecido no que diz respeito à paternidade – ou, no seu caso, seria maternidade?

Para começar a lista dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, não poderia ser de outra forma que não fosse pelo cavalo-marinho, cuja gestação é feita pelo pai.

Isto porque o cavalo-marinho, como bem deve saber, possui uma paternidade incomum. Ao invés das fêmeas, são os machos que ficam “grávidos” e dão a luz a centenas de cavalinhos-marinhos de uma só vez. Sim, é isto mesmo: a gestação do cavalo-marinho é feita pelo pai.

Os cavalos-marinhos machos têm uma bolsa no ventre onde as fêmeas depositam seus ovos. Uma vez depositados, o macho os fertiliza e os incubam por um período de até 45 dias, até os filhotes nascerem completamente desenvolvidos.

09. Belostomatidae

Você já escutou falar no belostomatidae? Se não, saiba que não está perdendo muito porque este animal é popularmente conhecido como barata-d’água. Pois é! No entanto, este inseto, apesar do seu nome vulgar, não se trata de baratas no sentido estrito, mas sim de grandes percevejos.

As fêmeas depositam os ovos sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregá-los até a eclosão.

E o que o belostomatidae tem a ver com o nosso texto? Basicamente tudo! Sabe estas saliências na parte de cima do inseto? Então, elas não são suas características físicas, mas sim ovos! As fêmeas os depositam sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregar os ovos até a eclosão.

No entanto, o motivo para os machos levar os ovos em suas asas até que eles choquem não é o mais legal do reino animal. Acredita-se que isso ocorra porque os pais costumam consumir os ovos e, em suas costas, o acesso torna-se praticamente impossível.

Anúncios

08. Peixe-lapa

Cientificamente chamado de Cyclopterus lumpus, o peixe-lapa é uma uma espécie de água salobra e marinha. Se olhar na foto abaixo, vai reparar que não se trata do animal mais bonito da natureza, mas o que os machos dessa família de peixes fazem pelos filhotes é realmente notável.

Durante o período da desova, as fêmeas depositam cerca de 140.000 ovos, os quais são protegidos pelos machos até à eclosão das larvas.

Durante o período da desova, as fêmeas depositam cerca de 140.000 ovos, os quais são protegidos pelos machos até à eclosão das larvas. Para isto, o pai usa suas nadadeiras pélvicas, que são essencialmente como ventosas, para grudar em uma superfície perto dos ovos. Lá, ele se acomoda, chocando os ovos de certa forma até que eles eclodirem.

Tal proteção é fundamental para a espécie, tendo em vista que seus ovos são altamente requisitados. De tonalidade que varia entre o rosa pálido e o amarelo, eles são submetidos a um processo de coloração, o que os torna pretos. Com isto, são colocados em salmoura para ser comercializado substituindo o caviar de esturjão. Acredite se quiser!

07. Sapos e rãs

Considerando os pais do reino animal que são verdadeiras mães, talvez não haja nenhuma espécie com machos tão dedicados à paternidade como as rãs e os sapos. Para se ter ideia, o cuidado é tanto que há pais que levam seus minúsculos girinos na boca a fim de protegê-los de predadores.

Para se ter ideia, o cuidado é tanto que há sapos pais que levam seus minúsculos girinos na boca, muitas vezes até se recusando a comer, a fim de protegê-los de predadores.

Esta situação, por sua vez, mantém-se até os filhotes ficarem grandes o suficiente para sobreviver por conta própria. Enquanto isto não acontece, os pais ficam, muitas vezes, sem comer! Inspirador, não concorda?

Mas não para por aqui! Existem, ainda, machos que são capazes de incorporar sua prole dentro de sua pele, enquanto há outros que abrigam em seu corpo uma bolsa especial para transportar os girinos enquanto eles crescem. Enfim, são infinitos exemplos de cuidados e dedicação por parte dos pais a seus filhotes. Tudo pode para protegê-los!

06. Jaçanã

Não, Jaçanã não é apenas um distrito de São Paulo que ficou muito famoso graças à música “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. Trata-se, também, de uma espécie de um pássaro, cujos machos desempenham a paternidade muitíssimo bem. Não à toa, está na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

Jaçanã é uma espécie de um pássaro, cujos machos desempenham a paternidade muitíssimo bem. Não à toa, está na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

No caso do Jaçanã, as fêmeas passeiam e acasalam com o maior número de machos que puderem para perpetuar a espécie. Depois de acasalarem com diferentes parceiros, elas deixam a tarefa de criar os filhotes para os pais, que fazem todo o trabalho de construir os ninhos, incubar os ovos e cuidar das crias quando nascerem.

Ou seja, os machos da espécie jaçanã executam, então, o papel de leais donas de casa, optando por ficar no ninho mesmo muito tempo depois das fêmeas terem deixado o local. Inclusive, são esses pais que, muitas vezes, cuidam de ovos que foram fecundados por outros pais. Dedicação linda de se ver, não é mesmo?

05. Aruanã

Os aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Classificada como uma das espécies mais valorizadas no aquarismo, este peixe pode custar um valor altíssimo, chegando a ser vendido por até 300 mil reais! Parece mentira, mas não é!

Além do fato de custar uma fortuna, outra curiosidade desta espécie de peixe é a respeito dos aruanãs machos, pois expõem alguns dos mais extensos cuidados paternais.

Além do fato de custar uma fortuna, outra curiosidade desta espécie de peixe é a respeito dos aruanãs machos, pois expõem alguns dos mais extensos cuidados paternais. Considerados um dos pais do reino animal que são verdadeiras mães, eles constroem ninhos para seus filhotes e os protege depois que os chocam.

Não bastasse isso, os aruanãs machos também são notáveis pela sua capacidade de abrigar centenas de alevinos em suas bocas. Alguns pais deixam que estes filhotes saiam por alguns minutos para explorar o ambiente, que são buscados um a um assim que “terminar o passeio”. O macho, então, suga os alevinos de volta para sua boca, mantendo-os a salvo dos predadores.

04. Pinguim imperador

Assim como o cavalo-marinho, outro animal bastante conhecido por sua paternidade exemplar é o pinguim imperador. Afinal, há poucos casos na natureza de um pai amoroso e dedicado quanto eles. Não à toa, eles estão na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães

Há poucos casos na natureza de um pai amoroso e dedicado quanto ao pinguim imperador. Não à toa, eles estão na nossa lista de pais do reino animal que são verdadeiras mães.

O cuidado do macho com os seus filhotes começa desde o ovo, uma vez que é a tarefa do pai em aquecê-los. Funciona da seguinte maneira: após a fêmea colocar o ovo, suas reservas nutricionais se esgotam e ela precisa retornar ao mar para se alimentar por dois meses seguidos. Com isto, o macho fica responsabilidade de manter o aquecimento do ovo durante o inverno antártico.

Se ovo ficar exposto a temperaturas congelantes, os filhotes dentro dele podem morrer, o que seria uma grande fatalidade. Depois que eles nascem, os papéis se invertem e o papai pinguim sai para caçar o alimento e cuidar da família.

03. Ema

Confundida, por sua semelhança, com o avestruz, a ema é uma espécie de ave grande que não voa, cujos machos são as verdadeiras mães da relação. Isto porque são eles que chocam os ovos das fêmeas, em grupos nos quais até 12 fêmeas podem pôr ovos de um macho.

A ema é uma espécie de ave grande que não voa, cujos machos são as verdadeiras mães da relação.

Apesar de ter 12 fêmeas em seu harém, o macho não é um pai ausente. Na verdade, está longe disso! Além da incubação de até – pasme! – 50 ovos por período, durante seis semanas, a ema pai é responsável pela construção do ninho e também por cuidar dos filhotes nos primeiros seis meses, sem qualquer assistência das várias mães.

Inclusive, durante o período de reprodução, o macho fica muito agressivo e suas patas tornam-se especialmente perigosas por conta de sua musculatura. Se algo ameaçador se aproximar dos preciosos pequeninos do papai, ele não hesitará em atacar quem quer que seja.

02. Lobo

Apesar da sua reputação temível como predador e de poderem muito bem estar na nossa lista de animais fofos que podem matar, os lobos do sexo masculino têm um comportamento exemplar. Além de serem monogâmicos e viverem com suas lobas por uma vida inteira, os machos são pais atentos, ferozmente protetores.

Além de serem monogâmicos e viverem com suas lobas por uma vida inteira, os lobos machos são pais atentos, ferozmente protetores.

Caso você não saiba, uma matilha de lobos é essencialmente uma família clássica, que consiste de uma mãe, um pai e filhos. Aliás, é bom reforçar que estamos falando de um pai presente. Por exemplo, depois que a fêmea dá à luz, ela fica perto de seus filhotes indefesos e não deixa sua toca durante várias semanas. É aí que a presença de um pai forte se faz necessário.

Isto porque, enquanto a mãe está de olho em seus filhotes, o pai fica de guarda e caça alimentos para compartilhar com sua nova família. Quando o jovem filhote cresce um pouquinho, o pai assume o papel de cuidador e de mentor, tanto para brincar quanto para ensinar a cria a se integrar no ambiente. Enfim, entre os dois, existe uma relação linda e inspiradora!

01. Sagui

Para finalizar o nosso texto de pais do reino animal que são verdadeiras mães, temos o sagui. O macho desta espécie leva o seu papel de pai muitíssimo a sério! Com a ajuda de outros membros da família, incluindo os irmãos mais velhos, o pai sagui alimenta e carrega seus filhotes nas costas, enquanto as mães descansam da maternidade.

A dedicação e o cuidado é tanto que os pais até agem como “parteiras” durante o nascimento de seus filhotes, limpando a placenta e mordendo o cordão umbilical. Segundo os estudos, há uma razão por trás disso: as fêmeas fazem um tremendo esforço físico durante a gestação, mas principalmente no parto.

Com a ajuda de outros membros da família, incluindo os irmãos mais velhos, o pai sagui alimenta e carrega seus filhotes nas costas, enquanto as mães descansam da maternidade.

Sendo assim, chegamos ao fim do nosso texto sobre os pais do reino animal que são verdadeiras mães. Há, obviamente, outros animais cujos pais fazem de tudo por seus filhotes, como o peixe-palhaço (sabe o filme Nemo? Pois então, há uma razão do peixe escolhido ter sido o palhaço!), mas estes 10 são os que têm a paternidade realmente aflorada. Que sejam exemplos para nós, seres humanos!

Sobre o autor

Priscila B.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Marcas cruelty free: veja quem não testa em animais!

Existem várias marcas cruelty free, mas é importante você conhecer quais são elas, para que saiba a origem dos produtos que você utiliza.

Continue lendo
content

5 apps de alongamento para aliviar dores nas costas!

Conheça apps de alongamento e yoga guiados por profissionais para incluir essas práticas diariamente na rotina e manter a saúde!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça os maiores navios do mundo!

Cruzeiros têm se tornando mais populares no Brasil e no mundo com tantas embarcações luxuosas em operação. Então, conheça os maiores navios do mundo que têm muitas atrações para conquistar turistas!

Continue lendo
content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo