Gatos

Veja quando gatos adultos atacam filhotes e como evitar

Gatos são animais bastante territoriais. Por isso, ao introduzir um novo membro felino na casa é importante ter bastante paciência para evitar brigas e ataques. Veja algumas dicas para ter um encontro pacífico e seguro!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 03/08/2022

Confira 4 dicas essenciais para adaptar melhor os seus gatos!

Entenda se os seus gatos adultos atacam filhotes e o porquê fazem isso! Fonte: AdobeStock.
Entenda se os seus gatos adultos atacam filhotes e o porquê fazem isso! Fonte: AdobeStock.

É comum que até os gateiros experientes encontrem dificuldades na adaptação de um novo membro felino da família. Aliás, você sabia que gatos adultos atacam filhotes e outros gatos novos da casa?

Embora os amantes de gato tenham uma certa queda na hora de adotar outros gatinhos, é importante ter cuidado na adaptação. Caso contrário, você pode acabar contribuindo com alguns traumas nos seus bichanos.

Gato deitado no cobertor

Pode deixar o gato ficar sozinho por quantos dias?

Mesmo que seu gato seja um animal independente, cuidado! Isso não significa que ele pode ficar sozinho em casa por dias. Veja aqui alternativas!

Aliás, é muito importante respeitar o tempo dos seus gatos e não forçar nenhum convívio. Na verdade, existem algumas dicas de adaptação que são essenciais na introdução de um novo membro.

Por isso, trouxemos algumas sugestões para que o convívio se torne mais amigável e pacífico. Portanto, continue a leitura para entender porque gatos adultos atacam filhotes e como evitar esse comportamento.

Anúncios

Afinal, por que gatos adultos atacam gatos filhotes?

Mas, por que os gatos não gostam de ter contato com felinos de fora? Fonte: AdobeStock.
Mas, por que os gatos não gostam de ter contato com felinos de fora? Fonte: AdobeStock.

Embora os cães sejam animais sociáveis e que gostem de companhia, os felinos têm uma personalidade completamente diferente. Nesse sentido, os gatos são animais solitários e reservados.

Ainda que você possa ter um gato falante ou que goste de ficar perto de você, os felinos geralmente preferem ficar sós, sem outros gatos por perto. Além disso, esses animais prezam muito por seu território e sua rotina.

Gato branco sendo examinado por veterinário

Primeira visita do gato ao veterinário

Se você é um tutor de primeira viagem, ou mesmo tendo mais de um animal de estimação, é importante entender o que fazer na primeira visita do gato ao veterinário.

Ou seja, quando você chega em casa com um novo membro felino que veio para ficar, os gatos mais velhos podem se sentir ameaçados. Aliás, é importante ressaltar que isso é um instinto desses animais!

Portanto, não force o convívio! Afinal, a primeira impressão pode ser traumatizante tanto para o gato mais velho quanto para o mais novo. Então, procure ter paciência e respeitar o tempo dos dois.

Ademais, você pode investir em algumas técnicas comportamentais para minimizar o estresse dos bichanos. Continue a leitura para conferir algumas dicas imperdíveis de como adaptar seus gatinhos!

Como adaptar seus gatos: 4 dicas para evitar brigas

Veja algumas dicas para que os gatos convivam pacificamente. Fonte: AdobeStock.
Veja algumas dicas para que os gatos convivam pacificamente. Fonte: AdobeStock.

Além de desenvolver um possível problema comportamental, também é preciso pensar que os gatos adultos atacam gatos filhotes ou novos integrantes da família. Mas, é possível evitar esse tipo de comportamento?

Pois bem, com as técnicas corretas e muita paciência, é perfeitamente possível adotar novos bichanos e ter uma boa convivência em casa. Veja a seguir o que fazer para adaptar os novos e velhos gatos da família.

Anúncios

Preparação para chegada

Caso seja possível, é muito importante que você separe um cômodo especialmente para o novo integrante da família. Nesse sentido, vale a pena investir em um feromônio sintético em spray, por exemplo.

Existem algumas marcas com dispositivos práticos que você pode colocar na tomada alguns dias antes da chegada do novo gatinho. Além disso, prepare o ambiente com caixas, ração e água.

Assim, ele vai se sentir mais confortável e seguro no novo lar, o que contribui para um comportamento relaxado. Consequentemente, seu relacionamento com outros integrantes da casa tende a ser melhor.

Apresentação

Ainda que muitos pensem que é necessário apresentar visualmente um gato ao outro, essa prática não é nada recomendada! De início, o primeiro contato que ambos devem ter é apenas pelo olfato.

Desse modo, você deverá deixar que o novo gatinho aproveite o espaço preparado para ele como mencionamos anteriormente. Enquanto isso, os outros gatos da casa continuam vivendo normalmente.

Aliás, é muito importante que você não permita que nenhum outro gato entre no espaço reservado para o gatinho. Assim todos se sentirão seguros, mesmo que haja alguns rosnados por debaixo da porta.

Gato Siamês com pelúcia de coração

Brinquedos para gato: 5 ideias criativas!

Os felinos são brincalhões por natureza e por isso existem diversos brinquedos para gato doméstico. Veja como fazer alguns em casa!

Troca de odores

Cerca de dois ou três dias após a chegada do novo integrante felino, é hora de misturar alguns odores para que todos comecem a se habituar melhor. Desse modo, separe objetos dos gatos mais velhos e do mais novo.

Em seguida, troque os objetos de cômodo para que eles consigam sentir os cheiros um do outro. Vale a dica de esfregar uma toalha nos gatos mais velhos e no novo integrante e então deixar que sintam o cheiro.

Por fim, você poderá retirar o novo gatinho do seu quarto sem que nenhum outro bichano o veja, e deixar que os gatos da casa entrem e sintam seu cheiro.

Faça o mesmo com o gatinho novo, permitindo que ele ande pela casa. Mas não se esqueça de que eles não devem ter contato visual ainda!

Encontro

Agora que todos conhecem o cheiro um do outro, chegou a hora do encontro visual entre eles. Lembre-se que isso pode levar semanas, então tenha muita paciência para evitar qualquer trauma posterior.

Aliás, o ideal para o primeiro encontro é ter uma barreira como uma janela, porta de vidro ou portão vazado entre os bichos. Assim, se algum deles se mostrar agressivo, os gatos adultos não atacam gatos filhotes ou vice versa.

Na verdade, vale lembrar que alguns felinos podem demorar mais tempo para se habituarem ao outro novato. Ou seja, não existe uma fórmula mágica para a adaptação e o importante é ter paciência!

É possível criar gatos e aves na mesma casa?

Veja aqui se é possível e como fazer para criar gatos e aves na mesma casa!

Ademais, durante o encontro presencial, uma boa dica é utilizar petiscos e brinquedos para associar positivamente o convívio entre eles. Então não economize na atenção e carinho na hora do encontro.

No entanto, se você também tem um cão e quer introduzir um novo companheiro a ele, felino ou não, saiba que o procedimento é quase o mesmo. Você sabia que existem treinamentos online que podem te ajudar?

Nesse sentido, o adestrador dos cães das estrelas, Henrique Perdigão, possui um curso completo com dicas de comportamento e adestramento de cães. Confira a seguir como se inscrever para participar!

Logo do programa Meu Filho Cão

Como fazer o Programa Meu Filho Cão?

Através do curso Programa Meu Filho Cão, você terá acesso a passos essenciais para melhorar o comportamento do seu cachorro. Confira!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorros mais fofos de todas as raças: veja aqui!

Os cachorros mais fofos de todas as raças podem variar de acordo com cada pessoa, podem ser o beagle, o poodle, o lulu, entre outros. Veja!

Continue lendo
content

Aplicativo YouCam Makeup: maquiagem perfeita sem gastar nada!

O aplicativo YouCam Makeup está disponível gratuitamente para Android e iOS e é perfeito para quem quer testar maquiagens, então conheça-o!

Continue lendo
content

Curso online de confeitaria: conheça 5 opções!

O curso online de confeitaria é muito interessante para quem deseja atuar na área, ou já atua, e quer se profissionalizar. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 países que já abriram as fronteiras para turistas brasileiros em 2022

Depois de tanto tempo sem viajar e curtir novos destinos, a retomada do setor de turismo traz empolgação aos brasileiros amantes de viagem! Veja países que reabriram suas fronteiras e comece a se planejar novamente!

Continue lendo
content

Como usar milhas para ganhar dinheiro?

Muitas pessoas já utilizam as milhas acumuladas e até pontos do cartão de crédito para vender e ganhar mais dinheiro. Você pode vender para pessoas físicas ou mesmo plataformas. Veja algumas alternativas para usar!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Cadê o Ônibus?

Tenha acesso a todas as linhas de ônibus da cidade de São Paulo e região com o aplicativo Cadê o Ônibus! Veja como baixar e usar para conferir informações em tempo real sem complicações.

Continue lendo