Gatos

Brinquedos para gato: 5 ideias criativas para fazer em casa!

Os felinos são brincalhões por natureza e por isso existem diversos brinquedos para gato doméstico. Veja, hoje, como fazer alguns em casa!

Anúncios

Descubra como fazer brinquedos para gato para ele aproveitar

Brinquedos para gatos
Brinquedos para gatos

Você sabia que pode criar em casa brinquedos para gato? Com eles seu amigo permanece ativo, gasta calorias e se diverte muito. Veja, hoje, como fazer alguns de forma simples.

Os gatos amam brincar. Eles manifestam seu jeito brincalhão e o interesse em brincadeiras e caças a partir dos 03 meses. Além disso, saiba que isso está tão arraigado neles que mesmo felinos desnutridos brincam.

Dessa forma, brincar faz parte dos seus instintos. E para isso existem inúmeras possibilidades. Quando um gato conta com outro amigo de quatro patas, como outro gato ou mesmo cães, ele pode gastar sua energia e se divertir muito em grupo.

Contudo, quando eles não possuem companhia, isso não quer dizer que não queiram brincar. E aí é a sua vez de entrar em campo! É muito importante estimulá-los às brincadeiras, pois assim seu desenvolvimento melhora. Igualmente, ele se torna ativo fisicamente.

Veja como distrair seu gato com brinquedos criativos

As brincadeiras entre humanos e gatos são possíveis de diversas maneiras. Seja uma brincadeira de pega-pega ou com brinquedos para ele “caçar”, a diversão se garante. Além disso, esses brinquedos também são úteis para ele brincar sozinho.

Ou seja, mesmo quando você não está em casa ou está ocupado, um brinquedo pode ocupar seu gato. Mas quais são os mais adequados? São muitos. Em verdade, é bastante fácil entreter um felino.

Afinal, quem nunca gastou horrores em brinquedos e viu a atenção felina voltar à caixa ou sacola? Isso, por si só, demonstra como é fácil entretê-los e levar diversão até eles. Brinquedos caseiros, então, são ótimas opções. Igualmente, evitam esse tipo de frustração que resulta entre a expectativa da compra e o interesse felino.

Hoje, então, aprenda como fazer brinquedos para gato. Você economiza e, ainda assim, garante muita alegria no dia a dia do felino. Portanto, confira abaixo tudo sobre como brincar com ele e diverti-lo!

Como brincar com os gatos?

Brincando com felinos
Brincando com felinos

Interagir com seu felino é muito fácil. Basta que você saiba como instigá-lo. Para isso, você pode usar os brinquedos para gato ou até mesmo seus dedos. Sempre que possível, simule uma caça.

Para isso, deixe o objeto a uma certa distância do gato. Depois, mexa-o, imitando movimentos de um animal (ou balançando os dedos). A intenção é fazer de conta que o animal está indo para a toca. Assim, você pode até mesmo mostrá-lo em parte, escondê-lo e seguir isso por um tempo.

Quais os brinquedos que os gatos mais gostam?

Gatos são caçadores por natureza. Então, interessam-se em brinquedos que lhes permita “caçar”. Não à toa, então, dentre os brinquedos que eles mais gostam estão as bolinhas. Acredite, ele mesmo irá colocá-la “para correr” e caçá-la com muita dedicação.

Igualmente, as varetas para gatos fazem muito sucesso nas lojas para pets. Elas geralmente são um pouco maleáveis. Na ponta, possuem um elástico ou corda e objetos para chamar a atenção dos felinos.

Dentre os que mais aparecem estão pequenas bolinhas e bichinhos de plástico ou pelúcia, como peixes. Assim, eles chamam a sua atenção, que se instiga a pegá-los. Aqui, então, você é quem deve manipular a vareta.

Ainda na intenção da caça, outro dos brinquedos para gato que encantam os felinos são os lasers. Nesse caso, você deve apontar a luz para locais diversos. Assim, o gatinho irá caçá-la. Lembre-se de criar obstáculos e graus de dificuldade.

Por exemplo, aponte a luz para longe e depois para locais em que eles possam escalar. Isso faz com que eles corram bastante e, também, desenvolvam seus músculos. Além disso, a concentração deles e raciocínio entram na brincadeira.

Os arranhadores são outros dos brinquedos felinos. E não só isso, pois são vitais para a sobrevivência dos seus móveis. Aqui, muitas vezes eles contam com brinquedos acoplados. Outras opções que lhes acompanham são bancos e tocas. Isso pode até mesmo estimular seu gato ao uso do arranhador.

5 ideias criativas de brinquedos caseiros para gato

Brinquedos para gatos
Brinquedos para gatos

Por fim, veja como fazer alguns brinquedos para gato em casa. Você pode reciclar materiais e não gastar. Além disso, garantir a exclusividade do seu pet sobre aquele brinquedo, feito especialmente para ele.

Existem diversas formas de fazer brinquedos para felinos em casa. Separamos 05 ideias criativas, dentre inúmeras, para você. Confira quais são e veja como divertir seu pet pode ser fácil e barato!

Catnip: Tudo o que você precisa saber

O Catnip é uma erva que os gatos são apaixonados, mas ela pode causar alguns efeitos. Entenda mais sobre eles aqui!

1. Meia + CatNip

Para esse brinquedo caseiro para gato você precisará de:

  • Uma meia, velha (daquelas que perdem misteriosamente o par);
  • Papel, algodão, tecido ou rolo de papel higiênico para preencher;
  • CatNip (erva-do-gato);
  • Barbante ou fita.

Basta preencher a meia com o papel ou algodão (ou outras opções, conforme lista acima). Antes de fazê-lo, contudo, passe folhas secas de erva-do-gato pelo preenchimento. Outra opção é o CatNip em spray.

Preencha a meia e amarre a parte de cima com o barbante ou fita. Você pode chamar ainda mais atenção ao brinquedo pendurando nele bolinhas de feltro ou penas, por exemplo.

2. Rolha + Penas

Para fazer esse segundo brinquedo para gato você precisa de:

  • 01 rolha de vinho;
  • Penas coloridas;
  • Barbante;
  • Alfinete ou agulha.

Basta prender em uma rolha as penas. Para isso, preferencialmente as cole ou enfie na rolha com ajuda do alfinete. Também, passe barbantes pela rolha com a agulha.

3. Pote com tampa, velho + Ração + Brinquedos

Esse é outro brinquedo caseiro para gato bem criativo, veja o que usar:

  • 01 pote de plástico com, tampa;
  • Ração;
  • Brinquedos.

Com auxílio de um estilete ou uma tesoura, faça buracos na tampa do pote. Depois, coloque dentro do recipiente grãos de ração (não exagere) e alguns brinquedos. O gato, então, brincará de tentar pegar esses objetos. Além disso, é atraído pelo cheiro da ração.

4. Castelinho de caixas de papelão

Aqui você precisa apenas de caixas de papelão e uma tesoura. Faça recortes nas caixas, como em círculos ou quadrados. É importante que o gato consiga passar por elas. Depois, distribua brinquedos nas tocas e as empilhe em um lugar seguro.

Caso necessário, coloque um peso embaixo para mantê-las no chão. Assim, seu gato ganha seu próprio castelo.

5. Cadarço + Bolinha

Por fim, experimente amarrar uma bolinha (ou mesmo uma rolha) na ponta de um barbante ou cadarço. Após, use-o para chamar a atenção do seu gato e fazê-lo caçar. Lembre-se de instigá-lo e simular fugas ou tentativas do objeto em se esconder.

Cuidados com gatos filhotes

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Treinar o gato para usar a caixa de areia: 8 dicas incríveis!

Treinar um gato para a caixa de areia é simples, porém pode ser um pouco trabalhoso. Por isso, separamos algumas dicas simples! Veja aqui!

Continue lendo
content

Curso online de adestramento canino: saiba tudo sobre!

O curso online de adestramento canino é muito interessante para os tutores e para quem está querendo ingressar nessa área. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Você sabe como cuidar de um gato cego? Veja aqui!

Evitar sustos, não mudar os móveis de lugar e aumentar a oferta de água e comida são algumas dicas sobre como cuidar de um gato cego.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como encontrar passagens aéreas baratas pelo Google Flights?

O Google Flights é um buscador de passagens aéreas, hotéis e hospedagens e serviços de turismo. Na plataforma você pode encontrar voos muito baratos, então entenda como funciona esse mecanismo e economize!

Continue lendo
content

Aerolíneas Argentinas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Aerolíneas Argentinas é resultado da fusão de diversas companhias argentinas, daí o seu nome. Com dezenas de destinos, ela é uma excelente opção de voos diretos para Buenos Aires. Veja os detalhes!

Continue lendo
content

Como fazer cadastro no eDestinos?

Com uma plataforma bastante intuitiva, o eDestinos te permite planejar uma viagem completa com apenas alguns cliques. Seu cadastro é gratuito e você pode utilizar o aplicativo para ter ainda mais facilidades! Veja aqui como fazer!

Continue lendo