Gatos

Catnip: Tudo o que você precisa saber

por

Senhor Gato

Publicado em

Afinal, o que é a erva de gato e quais são seus efeitos?

De acordo com a ciência, os gatos reagem ao catnip assim que um óleo volátil chamado nepetalactona interage com o tecido nasal. Uma vez que começam a interagir, a erva de gato começa a replicar os feromônios que, por sua vez, “acendem” os receptores felinos e ativam diversos neurônios no cérebro do felino. Em outras palavras, o catnip produz uma reação semelhante ao LSD ou a maconha.

Seu óleo essencial parece ser mais poderoso quando a planta é fresca e amassada ou seca, e o óleo é diretamente exposto ao ar. A sensibilidade ao nepetalactona se desenvolve durante a infância. Quando um gatinho tem de três a seis meses de idade, caso ele seja geneticamente predisposto, a atração ao catnip começará a aparecer. De um modo geral, entre 50% e 75% dos gatos são sensíveis à catnip e reagem às suas propriedades. Os efeitos do catnip dependem de como os gatos são expostos a ele e se são suscetíveis ao seu fascínio. O cheiro, o toque e a ingestão provocam reações diferentes aos gatos que se inclinam para o catnip.

Os gatos que reagem ao catnip podem se contorcer, babar e se tornar mais agressivos ou hiperativos por um curto período de tempo. Estas reações tendem a ser mais visíveis de 10 a 15 minutos após a exposição olfativa mais forte.

Se o seu gatinho gosta de engolir o catnip, há uma forte chance de que ele caia em um estado sedutor de felicidade. Sim, a partir desse momento seu gato está em um estado de alucinação, sonhando com caixas de papelão infinitas.

Por outro lado, se o seu felino é do tipo sofisticado que só cheira a erva daninha, é aí que ela realmente enlouquece. Com certeza você ja viu isso antes: é quando ele rola freneticamente de costas, como se não estivesse mais no controle de seu próprio corpo.

Se você sempre se perguntou porque seu gato se esfrega na erva ao invés de cheirá-la ou comê-la, aqui está o motivo: seu gato está tentando quebrar as folhas para que mais nepetalactona seja liberado. Mas não se preocupe: a erva é totalmente natural e segura para os gatos. Se seu gato exagerar no catnip, o máximo que acontecerá é um pouco de vômito ou diarréia. Depois disso, ele voltará ao normal. Quase quando nós humanos exageramos nos drinks de final de semana.

Animais

8 arranhadores diferentes para seu gato

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Quem tem gatos sabe: para seu bichano, arranhar é essencial. Seja para marcar território, “fazer” as unhas, deixar sua “assinatura” ou se exercitar, arranhar coisas, pular de um lugar para o outro, e se meter nos buracos menos prováveis da casa é parte essencial da saúde física e mental de um gato.

Dessa forma, se você tem um gato, com certeza, já deve ser um costume, acordar de manhã e ver o baço do sofá todo desfiado, as revistas da sala espelhadas pela casa, e seu amigo ronronando... atrás da máquina de lavar?

Pois é: gatos são criaturas com enorme necessidade de explorar a casa e mostrar que quem manda lá são eles.

Porém, você não deve desestimular esses comportamentos. Lutar contra a natureza de um gato é, ou uma luta perdida, ou uma forma de perder a amizade daquele do membro mais fofo do lar.

Por isso, apresentamos aqui uma solução: alguns arranhadores diferentes, cheios de entradas escondidas e formas inusitadas, perfeito para seu animal ficar horas distraído.

Alguns são legais para o gato, e decorações muito bonitas para sua casa. Outros, parecem verdadeiras obras de arte. Todos vão fazer seu gato mais feliz - e seu sofá, caso ele falasse, agradecer! Confira nossa lista e se surpreenda!

(Atenção: Imagens meramente ilustrativas, retiradas das páginas dos produtos, na Amazon. O site Senhor Gatos não se responsabiliza pelos produtos apresentados)

8. Arranhador com protetor de canto para sofás

Brinquedo mais básico, esse arranhador consiste de um tapume em L, forrado com material resistente, e com um cordão com uma bolinha texturizada e emplumada na ponta. Um brinquedo simples, mas eficiente.

Adequado para casas com pouco espaço, seu gato certamente vai adorar e vai poder continuar brincando com o móvel preferido de 99% dos gatos.

Compre esse brinquedo aqui.

7. Arranhador plataforma com bolinha emplumada

Um brinquedo um pouco maior, esse arranhador passa muito bem por objeto de decoração da casa, e permite uma maior interação entre o gato e seu tutor.

O brinquedo é uma plataforma com uma pilastra texturizada no centro. Na ponta, há uma mola com uma bolinha cheia de plumas, permitindo que o humano fique balançando ela, para frenesi do gato que, vai ficar pulando e esfregando as patas na coluna.

Seu gato vai gastar bastante energia, e depois de algumas horas brincando, provavelmente só vai querer deitar no sol e dormir longas e merecidas horas. E se na casa tiverem crianças, essas também vão adorar a diversão!

Compre esse brinquedo aqui.

6. Pufe arranhador em formato de amplificador

Um brinquedo um pouco mais simples, mas superdivertido, esse arranhador em formato de amplificador de guitarras.

Trata-se de um pufe com textura e estampada de um aparelho de amplificação, mas oco por dentro.

Se seu gato, que gosta de mexer nos aparelhos da casa, vai adorar, porque, além de arranhador, ele também pode servir de esconderijo, caminha, e como pufe para os tutores humanos – aguentando até 100 quilos. Assim, você estica as pernas depois de um dia de trabalho, enquanto seu amigo afia as patas.

Compre esse brinquedo aqui.

5. Arranhador toca com estampa

Que tal você dar para o seu gato um arranhador que combina com a decoração da casa? Com essa linha de arranhadores toca, isso é possível!

São blocos de papelão maciço, de alta durabilidade, com entradas de formatos diferenciados, e estampas muito bonitas.

Tem tocas de formato redondo e apertado, tocas largas e triangulares, tocas duplas... E as estampas garantem um belo visual para sua casa, com cores e padrões marcantes.

Compre esse brinquedo aqui.

4. Arranhador-circuito

Se o seu gato é o dono da casa (e vamos falar a verdade, todos os gatos são), ele vai adorar esse circuito de arranhadores.

São 8 nichos-prateleiras, incluindo uma toca e uma ponte pênsil, para você instalar na sua casa, e, seu bichano explorar.

Você pode montar um circuito fazendo degraus com as prateleiras, pode espalhar os nichos pela casa, pode colocar um em cada quarto... basta imaginar e fazer! Seu gato vai adorar explorar a casa de um jeito totalmente novo!

Compre esse brinquedo aqui.

Seu gato te arranha? Ele te lambe demais? Derruba coisas no chão? Descubra aqui, porque os gatos fazem essas e outras coisas!

3. Arranhador casinha com casa de passarinho

Esse arranhador é para aqueles gatos que ainda tem seus instintos de tigre aflorados.

Trata-se de uma plataforma com uma casa de passarinhos sustentada por três colunas em um lado, e uma banqueta do outro. Com um diferencial, na casa tem uma bolinha presa com mola, exatamente igual a um passarinho.

Totalmente revestido em material arranhável, esse brinquedo vai ser a sensação da casa – entre gatos e seus tutores, que podem se divertir escondendo coisas dentro da casinha.

Compre esse brinquedo aqui.

2. Arranhador com rede

Para os gatos que até gostam de brincar pular e arranhara, mas preferem, mesmo, é uma boa soneca.

Esse arranhador tem dois andares. No andar de cima, tem uma casinha, toda forrada, para seu gatinho entrar, pular de esconder, além de duas colunas – uma, como uma bolinha texturizada, presa por mola.

No andar de baixo, está a grande novidade do brinquedo, uma rede de praia em pelúcia própria para animais, aquele estofado que os gatos tanto amam. Para o seu amigo pular, esticar as pernas e dar vazão à sua merecida preguicinha da tarde!

Compre esse brinquedo aqui.

1. Arranhador com três andares

O maior brinquedo dessa lista, não é para uma casa pequena, mas certamente é para gatos que sabem se divertir!

Esse brinquedão vai atrair até mesmo as crianças da casa. Isso porque, ele é constituído de três andares todos em pelúcia, além das 4 colunas de sustentação, forradas em material arranhável, de alta resistência. Mas, não é apenas isso, cada andar tem um diferencial.

No primeiro, tem um banco, no melhor estilo dos balanços de parquinhos infantis. No segundo, um tubo forrado garante um lugar divertido para seu gato subir e escalar.

No terceiro, uma casinha toda forrada, com um cercado de corda no “quintal” garante para o seu gato, não apenas um lugar para ele brincar, como também, um lugar para ele dormir e, se falasse, chamar de “seu”.

Além disso, o teto da casinha também pode ser escalado, garantindo ao brinquedo um “quarto andar” totalmente novo! É um investimento que vai valer muito à pena, pois seu gato vai se esquecer completamente de seu sofá, e vai permitir muitas horas de diversão entre você e seu bichano.

Compre esse brinquedo aqui.

E você, conhece outro brinquedo arranhador para gatos, original e criativo? Você já tem algum desses brinquedos na sua casa? Seu gato gosta dele? Escreva para nós contando!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Continuar Lendo

Em Alta